Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Há um mês, no dia 15 de março, a Portuguesa fazia sua última partida na temporada. Já com os portões do Canindé fechados por causa da pandemia de coronavírus, a equipe venceu o Rio Claro por 1 a 0, pela 12ª rodada da Série A2. Desde então, todos os jogos de futebol profissional no Estado foram paralisados.

Com essa pausa, você, torcedor, ainda se lembra de como foi o ano da Rubro-Verde até aqui? Caso a resposta seja negativa, preparamos uma retrospectiva completa. No entanto, se você ainda lembra, vale a pena conferir para lembrar do bom momento do time ou ainda para garantir que está totalmente certo.

Pré-temporada

A Portuguesa começou 2020 motivada. O time tem bons resultados nos jogos-treinos feitos para a Série A2, e passou a virada vindo de uma vitória por 1 a 0 sobre o Nacional. Já no primeiro amistoso desse ano, diante do mesmo rival, o placar ficou no 0x0. Já contra o Bangu, nova vitória pelo placar mínimo. E, no último teste antes da estreia na Série A2, o triunfo diante do Guarani por 2 a 1.

Fora de campo, o ambiente também colaborava. A eleição de Antonio Carlos Castanheira deu um gás nos ânimos da torcida. O novo mandatário também fez a sua parte e promoveu diversas ações para levar mais público ao estádio. A de maior destaque foi a promoção de ingressos.


Era Moacir Júnior

O bom momento que o time vivia foi sacramento logo na estreia. O Canindé recebeu 3.111 pagantes, que é, até o momento, o recorde de público da Série A2. O bom futebol, aliado a vitória por 2 a 0 diante do XV de Piracicaba, davam a entender que o acesso, enfim, chegaria.

Contudo, não foi assim. Com uma arbitragem conturbada, veio uma derrota fora de casa contra o São Bento. O tropeço em casa para o Taubaté, na sequência, afastou o clube do G-8. Na quarta rodada, mesmo diante do fragilizado Votuporanguense, o empate não ajudou em nada. Isso se comprova pela queda do técnico na rodada seguinte, após o revés contra a xará santista.

Marchiori: do Z-2 ao G-8

Atual campeão da Série A2 com o Santo André, Fernando Marchiori topou o desafio de comandar a Lusa. Sua chegada foi no pior momento da Lusa na competição, já que após a derrota para o São Bernardo, a equipe entrou na zona de rebaixamento. Para completar, o treinador ainda faria sua estreia no Canindé diante do Monte Azul, então líder do torneio.

Mas foi logo no grande desafio que o time mostrou suas virtudes e venceu por 2 a 0. Contra o Penapolense, mais um grande resultado: a primeira vitória rubro-verde fora do Canindé. Completando uma série de invencibilidade, o empate contra o São Caetano e uma virada histórica contra o Atibaia recolocaram a Rubro-Verde no grupo que garante uma vaga nas quartas de final.

As duas últimas exibições da Portuguesa foram diante de Audax e Rio Claro, nesta ordem. O empate sem gols em Osasco, no dia 7 de março, manteve o time no G-8. Já no último dia 15, os casos de coronavírus na cidade de São Paulo já preocupavam as autoridades e, por isso, todos os confrontos disputados na capital paulista tiveram que ser realizados com portões fechados. Mesmo prejudicada com isso, a Lusa bateu o Rio Claro por 1 a 0 e se consolidou na oitava colocação. Desde então, sem futebol no Brasil.

Assista à entrevista com o ex-lateral esquerdo Marcelo Cordeiro:

Veja também:

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here