Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A torcida da Portuguesa começou confiante a temporada 2021. Após o título da Copa Paulista em 2020, a Lusa dava indícios de que teria um bom ano para o clube. Mas as expectativas foram por água abaixo.

Retrospectiva 2021: Sub-20 e feminino voltam ao calendário da Lusa

Série A2

Durante toda a temporada, a equipe rubro-verde foi irregular. Na primeira competição da temporada, a Série A2 do Campeonato Paulista, o time comandado por Fernando Marchiori patinou e terminou a primeira fase em sétimo. Com isso, encarou o temido Água Santa nas quartas de final.


Diante do clube de Diadema, uma derrota por 2 a 0, no Canindé, e um triunfo por 2 a 1, em São Bernardo do Campo. Insuficiente e a eliminação estava decretada. Foram 17 partidas disputadas no Estadual, com seis vitórias, sete empates, quatro derrotas e diversos atletas utilizados.

Série D

Apesar do insucesso no Paulista, a diretoria da Portuguesa manteve o técnico Fernando Marchiori para a Série D, objetivo principal na temporada. Entretanto, o roteiro foi o mesmo. Um time que não se encontrou e que não conseguiu uma regularidade no torneio.

Nos números, a Lusa até foi bem, com sete vitórias, seis empates e três derrotas em 15 jogos disputados. No entanto, uma nova eliminação, mais uma vez no primeiro mata-mata. Contra o Caxias, a Portuguesa perdeu a oportunidade de vencer na ida e perdeu por 1 a 0. Na volta, um gol de Caio Mancha nos últimos minutos garantiu a decisão nos pênaltis. Porém, o clube gaúcho foi mais competente nas penalidades e avançou de fase, frustrando o retorno rubro-verde ao cenário nacional.

Copa Paulista

Com a eliminação no Brasileiro, a Portuguesa apostou todas as suas fichas na Copa Paulista. Um novo título do torneio recolocaria a Lusa em uma divisão nacional novamente. Devido aos insucessos, Fernando Marchiori não resistiu e deixou o comando técnico do clube. Em seu lugar, Alex Alves foi o escolhido pelo presidente Antonio Carlos Castanheira.

O futebol ofensivo, contando com o reforço do atacante Léo Castro, empolgou a torcida. Porém, tudo foi por água abaixo na partida de volta contra o Botafogo, pela semifinal. Após vencer por 2 a 1 na ida e abrir 1 a 0 na volta, a Portuguesa sofreu a virada por 3 a 1. Com isso, não chegou à final e voltou à estaca zero, sem divisão nacional. Foram 12 partidas no torneio, com cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas.

Números

O jogador que mais atuou na temporada foi Lucas Douglas, com 35 partidas disputadas. O atacante também foi um dos artilheiros, com nove gols. Ele, no entanto, perde para Caio Mancha, que também balançou as redes nove vezes, mas em menos jogos.

A melhor média de gols foi de Léo Castro, com 0.75 gols por partida. Ele anotou três gols em quatro jogos. Ao todo, incríveis 65 atletas passaram pela Portuguesa na temporada. Oito jogadores, inclusive, passaram pelo clube sem entrar em campo.

Assista à retrospectiva 2021 do NETLUSA:

1 comentário

  1. Brigávamos de igual pra igual contra qualquer um e os nomes dos nossos algozes são Água Santa, Caxias e Botafogo de Ribeirão Preto que somadas as histórias não chegam aos pés da nossa.
    Estamos perto do nosso fim, precisa subir no Paulista e precisa da vaga para Série D urgentemente e ainda será pouco

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here