Fernando Marchiori não é mais o técnico da Portuguesa. O que já havia sido noticiado pelo NETLUSA confirmou-se no fim da tarde desta quarta-feira em anúncio oficial do clube.
Segundo comunicado, o treinador pediu demissão por razões particulares, contrariando o presidente Antonio Carlos Castanheira, que desejava a sua permanência. Vale lembrar que Marchiori vinha sendo muito criticado pela torcida. Alguns, mais exaltados, passaram até a enviar mensagens em seu celular.
Junto do treinador, também deixam o clube os auxiliares Genilson França e Fábio Toth, o preparador físico Hamilton Faria e o treinador de goleiros Wilker Moreira. Fábio, no entanto, ainda comandará o time sub-20 nesta quinta-feira, contra o Nacional.
Contratado pela Portuguesa em fevereiro de 2020, em substituição a Moacir Júnior, Fernando Marchiori comandou a equipe em 61 jogos, com 32 vitórias, 18 empates e 11 derrotas. Com o treinador, a Lusa foi campeã da Copa Paulista do último ano.
Aos poucos, no entanto, a relação entre o comandante e a torcida se desgastou. As constantes mudanças nas escalações, além das substituições pouco comuns e da postura reativa em grande parte dos jogos, incomodou os torcedores, que passaram a criticá-lo.
Substituto
Agora a Portuguesa corre contra o tempo para fechar com um novo treinador, já que nesta sexta-feira enfrenta o Taubaté, no Canindé. O preferido de parte da torcida é Sérgio Guedes, que também agrada à diretoria rubro-verde. A reportagem do NETLUSA entrou em contato com o treinador, que disse não ter sido procurado pela Lusa. O ex-goleiro confirmou ainda que sua renovação com o Água Santa “está encaminhada”.
Sérgio Guedes, de 58 anos, já comandou a Portuguesa, entre 2010 e 2011. Na ocasião, terminou a Série B na quinta colocação e por pouco não conquistou o acesso no Campeonato Brasileiro.
Em entrevista ao NETLUSA, no último ano, o treinador revelou que foi derrubado da Portuguesa após pressão do radialista Alexandre Barros na diretoria da época. Confira o trecho da entrevista:
Não perder tempo é essencial. Infelizmente temos que ganhar esse campeonato ridículo novamente e um treinador de verdade é fundamental. Lembrando que esse campeonato é mais difícil que o do ano passado, basta observar os elencos das equipes participantes. Meu treinador ideal é o Sérgio Guedes.
Que ótima notícia.
Seja feliz em outro clube, pq você é muito ruim, não entende nada de esquema tático.
Sérgio Guedes seria um ótimo nome, mas acho difícil ele sair do Água Santa.
Sergio Guedes é um boa.
Acho o Sérgio Guedes bom técnico mas precisamos ver no mercado do futebol e para os nossos objetivos futuros quem se destacou e poderia realmente melhorar o futebol na Portuguesa.
Torço pra que Sérgio Guedes aceite, caso seja contactado, pelo sentimento de terminar o que foi interrompido, no passado. Sabemos que terá de imediato, a ingrata missão de enchugar enxugar o elenco.
A diretoria demorou pra dispensar FM, pessimo profissional, nao tem a minima nocao de comando tecnico. Montou um sub 40 na lusa, aceitou um monte de jogadores “pes de rato” e nao teve coragem de olhar pro sub 20, e garimpar valores em outros estados e interior.
Sergio Guedes e um bom nome, mas eu tentaria o Jorginho, cantinflas ou mesmo um treinador da serie b. A lusa quer subir? Tem de investir, fazer time pra GANHAR E NAO DISPUTAR.
E esse FDP do Castanheira queria segurar o cara????? VFS junto com o Marchiori !
Quem vai comanda o time contra o Taubaté
O técnico do sub-20
Vida que segue. Agora é não errar na contratação do novo técnico. Também sou fã do Sérgio Guedes. Acompanhei de perto o tralho dele aqui na Briosa. Ótimo profissional e muito comprometido com o projeto da agremiação.
Lembrando que o AS vai jogar a A1, portando será bem difícil vir, ele é um cara de caráter, se deu a palavra para os maluco de Diadema, vai cumprir!!! FM tem tds limitações, se tornou arrogante e prepotente, não tinha a mínima condição de continuar, se realmente ACC queria a permanência, e porque ou não sabe nada de bola ou é um FDP anti arquibancada.
Esse ab é o que à de mais ruim na Portuguesa.
Bem lembrado, difícil ele aceitar, eu não aceitaria.
A Portuguesa dará muito mais visibilidade ao Sérgio Guedes e a visão de futuro é muito mais promissora. AS é viver na gangorra. Aqui, ele ressuscita a Lusa e sua carreira. Te aguardamos Sérgio Guedes!!!!
Tem de ser um tiro certo, quem vier vai ter uma tarefa complicada, tem muito amigo do FM no “mega“ elenco
Em 62 jogos ele só perdeu 11 jogos, quero ver achar outro treinador que consiga manter um índice de menos de 20% de derrotas.