Caio Mancha comemora gol contra o Caxias
Caio Mancha comemora gol contra o Caxias (Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA)

Não deu para a Portuguesa. Em jogo tenso, a Lusa venceu o Caxias por 1 a 0, no estádio do Canindé, na tarde deste sábado (18), mas foi superada nos pênaltis por 4 a 1. Com isso, a equipe rubro-verde está eliminada do Campeonato Brasileiro da Série D apenas na segunda fase.

No jogo de ida, a Portuguesa perdeu por 1×0 pelo Caxias, no Estádio Centenário, ficando em desvantagem. A Lusa se saiu bem no quesito atuação dominando grande parte do jogo, mesmo jogando como visitante, mas não aproveitou as chances que teve, esbarrou no goleiro Marcelo Pitol e acabou sofrendo um gol bobo.

Classificado às oitavas de final, o Caxias terá pela frente agora o União Rondonópolis-MT, que passou pelo Boa Esporte-MG. No jogo de ida, no Estádio Luthero Lopes, no Mato Grosso, venceram por 2 a 0 e, na volta, no Estádio Melão, em Minas Gerais, ficou no empate em 1 a 1, avançando com uma certa sobra.

O JOGO


Mesmo com a vantagem e jogando fora de casa, o Caxias começou a partida em cima, tentando agredir a defesa lusitana, que tentava dar a resposta em seguida. Com 7 minutos, Cesinha pegou a sobra de bola na área após erro da zaga adversário, mas o goleiro defendeu. Depois de uma pressão inicial dos gaúchos, a Portuguesa equilibrou o jogo. Reserva no confronto de ida, o atacante começou o confronto sendo muito acionado pela esquerda.

Com 14 no cronômetro, a Lusa tomou o controle da partida, cercando a área do Caxias. Aos 20, Denis Neves teve uma falta na entrada da área, mas isolou. Em cobrança de escanteio pela direita, Willian Magrão quase marcou de cabeça com 23 no relógio, atrapalhado pela zaga. A Portuguesa se postava muito bem em campo, honrando o posto de dono da casa e de quem precisava do resultado. Nos minutos seguintes, a Lusa apertou o cerco diante dos Gaúchos, levando muito perigo.

Aos 27, Denis Neves cruzou a bola na área, mas foi muito alta. Com 32 no cronômetro, o Caxias voltou a ameaçar a defesa da Portuguesa, com bola levantada na área, que o ataque escorou de cabeça pela esquerda, mas Dheimison pegou sem nenhum susto. Ermínio recebeu uma boa bola em profundida, mas escorregou e a bola saiu pela linha de fundo, aos 34. A resposta veio no minuto seguinte, com uma tentativa de finalização gaúcha que subiu muito.

Chegando em 40 da segunda etapa, o panorama do jogo não mudou muito. A Portuguesa continuou cercando a área do Caxias, que se segurava como podia. Depois de escanteio pela esquerda, a bola sobrou para Ermínio que, quase na pequena área, não conseguiu fazer. Aos 23, Marzagão arriscou de fora da área e André Lucas praticou uma grande defesa, evitando o que seria o primeiro gol lusitano. Com 50 no relógio, Cesinha finalizou pela esquerda, e o goleiro espalmou para escanteio.

Na cobrança, a zaga cortou mas, na sequência do lance, Caíque finalizou de muito longe, a bola quicou e passou muito perto do gol. O árbitro apitou o fim do primeiro tempo aos 51. Na volta do intervalo, Fernando Marchiori promoveu uma alteração, com a entrada de Caio Mancha e a saída de Ermínio. Assim como na primeira etapa, o Caxias começou a segunda ocupando o campo de ataque, com a Lusa tentando dar a resposta, ainda mais pressionada precisando do resultado.

Em bola longa cruzada na área, Caio Mancha cabeceou muito próximo do gol aos 8 minutos. Com 11 no relógio, o Caxias foi ao ataque com Marlon em finalização de longa distância, defendida em dois tempos por Dheimison. Aos 14, o Camisa 23 teve uma nova chance pelo alto, mas a bola estava muito alta e a cabeçada foi fraca nas mãos de André Lucas. Chegando em 20 minutos no marcador, o técnico lusitano promoveu mais duas mudanças, comas entradas de Tauã e Maykinho, na vagas de Marzagão e Cesinha.

Com 24 minutos, Willian Magrão sofreu falta quase na entrada da área. Na cobrança, Denis Neves tentou buscar o contrapé do goleiro, mas a bola não fez a curva necessária e foi para linha de fundo. Aos 28, o Camisa 3 levou cartão amarelo após falta. A Portuguesa se jogou ao ataque diante da necessidade de balançar as redes, chegando cada vez mais próximo de marcar. Com 31 no relógio, Tauã finalizou com muito perigo de fora da área, quase anotando um golaço. O tempo seguiu passando e a Lusa entrou no momento decisivo, precisando de pelo menos um gol para levar para os pênaltis.

Aos 36 minutos, Fernando Marchiori colocou Tito na vaga de Jefferson Feijão e, aos 38, Raphael Luz no lugar de Lucas Douglas, na tentativa de ir com força total ao ataque. Com 41, Danilo Pereira finalizou de muito longe e o arqueiro gaúcho fez uma bela defesa. Na base do abafa, a Lusa emendou uma sequência de bolas alçadas na área, mas a zaga adversária afastou todas. Aos 43, Michel subiu pela direita e por muito pouco não marcou para o Caxias. Com 47, em bola jogada na área, Caio Mancha fez o gol lusitano: 1×0.

Com 51 minutos, o autor do gol levou cartão amarelo. Com 53, o Caxias teve uma boa falta pela direita, jogou a bola na área, mas não deu em nada e o árbitro apitou o final do jogo com 54. A decisão da vaga nas oitavas de final será nos pênaltis. Em disputa tensa, os visitantes foram mais efetivos e venceram por 4×1, eliminando a Portuguesa do Campeonato Brasileiro da Série D 2021. A equipe lusitana lutou muito, arrancou a vitória no fim, mas a vaga ficou mesmo com os gaúchos.

PÊNALTIS

Portuguesa

  • Raphael Luz – Gol
  • Tito – Perdeu
  • Denis Neves – ISOLOU

Caxias

  • João Viera – Gol
  • Erik – Gol
  • Karl – Gol
  • Milla – Gol

FICHA TÉCNICA

Estádio do Canindé, São Paulo

16h, 18 de setembro de 2021

Jogo de volta da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D

PORTUGUESA: Dheimison; Jefferson Feijão (Tito), Willian Magrão, Patrick e Denis Neves; Marzagão, Caíque e Danilo Pereira; Lucas Douglas (Raphael Luz), Ermínio (Caio Mancha) e Cesinha.

TÉCNICO: Fernando Marchiori

CAXIAS: André Lucas; Erik, Thiago Sales e Rafael Lima; Lucas Carvalho (Maicon), Marlon (João Vieira), Jean Dias (Matheuzinho), Karl e Bruno Ré; Kelvin (Lucas Rocha) e Michel (Milla).

TÉCNICO: Rafael Jacques

ARBITRAGEM

O jogo foi apitado por Leonardo Sígari Zanon, com a colaboração dos bandeirinhas Weber Felipe Silva e Leandro Polli Glugoski, os três do Paraná, além do quarto árbitro José Guilherme Almeida e Souza, de São Paulo.

33 comentários

  1. Mais um ano jogado no lixo por conta desse tecnico burro e Presidente Teimoso.
    Fora Marchiori !!! Fora Marchiori !!! Fora Marchiori !!! Fora Marchiori !!! Fora Marchiori !!! Fora Marchiori !!! Fora Marchiori !!! Fora Marchiori !!!

  2. Vcs da Net lusa só salva narrador o resto não entendi nada de futebol .falar que Denis neves e ótimo de bola parada não acertou um cruzamento jogo todo o marco e muito mais lateral vcs só ficam criticando treinador e fez muito a portuguesa tá quebrada ninguém quer vir jogar nela se não fosse treinador e presidente a portuguesa tava no fundo do poço

  3. Já demorou pra cair fora esse técnico. Não sabe escalar, não sabe mexer no time. Mais um ano de vergonha e desgosto. Melhor que tivesse decretado a falência. TODOS SABIAM O QUE IRIA ACONTECER.

  4. Tbem concordo incompetência pura , fora marchiori voce é o maior culpado ,tirando o caique , Mazagão e Willian Magrao esr eu queimei a lingua mas me surpreendeu , presidente que decepcao com você , me iludiu pensando que agora seria diferente mas infelizmente outra vez …perdemos por falta de pura competência de um técnico ruim nao sabe substituir e paneleiro , jogar com Erminio tenha dó dos lusitanos , 70 anos e ainda sinto humilhado pela burrice de voces dois .

    • Me desculpa Carlos mas se o Caique fosse bom como vc diz não teria sido dispensado da Ferroviária, o cara erra passe de 2 metros, não tem futebol pra jogar na Portuguesa. Desse elenco só se salvam o Geovani e o Sacoman o resto é só lixo. O William Magrão é um bom jogador tecnicamente mas fisicamente não tem condições de jogar.

  5. A minha decepção como de toda torcida Lusa é o futebol apresentado. O futebol do FM é apenas de uma jogada: cruzamentos e mais cruzamentos para um só jogador o centro avante de 1,60mts. Fez o gol num cruzamento para um centro avante bem mais alto. Mas é um futebol sem nenhuma criatividade, jogadores sem nenhuma qualidade individual. Os pontas jamais farão gols porque só cruzam bolas e no meio nenhum jogador de qualidade para chutar em gol. Pra mim, de uma vez por todas não podemos ficar com técnico de uma só jogada. não dá mais. Estou indignado, temos um elenco de 50 jogadores que pra mim não servem nem para copa Paulista ou série D. Perder do Caxias, time fraquíssimo, mas que tem mais competência pra bater penaltis. A cobrança de penaltis mostrou a qualidade de jogadores que temos . Gostaria urgente da troca do técnico para saber se esses jogadores possam jogar com mais qualidade. Estou puto da vida além da desclassificação e também pelo futebol que jogaram. Não confio nem na classificação na copa Paulista,

  6. Não adianta colocar a culpa no Marchiori, só existe um culpado que se chama Antonio Carlos Castanheira, esse sim tem a grande responsabilidade por tudo que aconteceu, já deveria ter mandado embora o Prof. Pardal quando foi desclassificado pelo XV na série A2 de 2020.

  7. Eu fui um dos poucos que pediu a saída do Marchiori desde da A2 de 2020,agora tem muita gente pedindo a cabeça do FM e até bem pouco tempo ficava elogiando ou sendo a favor da sua permanência, meus amigos agora é tarde.

  8. Além de tudo que mencionei, escala muito mal. O lateral esquerdo Denis Neves é ridículo, é só ver o penalti que bateu. Não acerta um cruzamento e faltas, o nosso da base é muito melhor Cesinha medíocre e o tal de Douglas na esquerda horroroso. O tal de Erminio deve ser amigo íntimo do FM pois nunca foi jogador de futebol. Feijão é uma lástima e o Marzagão é o famoso enceradeira. Nosso ataque é uma vergonha de ruindade. Pra que 50 jogadores ruins? Não é melhor ter 25 ou 30 de muito mais qualidade? CASTANHEIRA QUERO VER O QUE VC. TEM A DIZER AGORA? CONTRATA UM OUTRO TÉCNICO URGENTE QUE CONHEÇA MAIS DE FUTEBOL!

    • Augusto concordo com vc em praticamente tudo só não concordo quando vc fala que tinha que jogar o Marcos, o cara é muito limitado. Eu acrescentaria nessa lista o Caique, o Feijão e o Maykinho.

    • Vergonhoso jogar uma classificação no lixo …. Qualquer pessoa que acompanha futebol, seja ela de que idade for, sabe que time gaúcho tem pegada, tem gana. Aí no primeiro jogo, que é o mais importante, joga sem coragem, como se jogar com coragem fosse sinônimo de jogar para perder …. Pelo amor de deus, nunca se jogou um trabalho no geral tão no lixo! Enquanto não chegar na série C não se vai a lugar nenhum!

  9. VTNC todo mundo que apoia essa merda de técnico e presidente!
    ESSE FDP do Castamheira, não tem nada de diferente dos outros, doidinho para arrumar as finanças e vender o clube, o negócio dessa portuguesada é só esse pensamento, de futebol ninguém entende bosta nenhuma!

  10. TENHO 78 ANOS E ACOMPANHO FUTEBOL HA MAIS DE 70 ANOS E NUNCA VI UM FUTEBOL TÃO ARCAICO E LIMITADO E MAIS VELHO DO QUE EU. CONTRATAR JOGADORES DESSA CARACTERÍSTICA E QUALIDADE É NÃO TER VISÃO E CONHECIMENTO DE FUTEBOL OU PORQUE SÃO MUITO BARATOS! CASTANHEIRA VEJA AS RECLAMAÇÕES DA TORCIDA QUE ENTENDE MUITO MAIS QUE O SEU TÉCNICO FM! A TORCIDA EXIJE A TROCA DO TÉCNICO URGENTE ALÉM DE FAZER UMA FAXINA NO ELENCO!

  11. Todo mundo aqui torce pelo sucesso da Portuguesa. Isto é fato. Porém todos já tínhamos pesadelos com o filme que passa toda hora. Infelizmente tem gente que acreditava que “o time estava evoluindo” e dizia impropérios à quem criticava as peripécias do Pro. Pardal. Somos sempre eliminados no primeiro jogo doa mata-mata. Tivéssemos ganho em Caxias do Sul, e dava para ganhar tranquilo, não teria sufoco aqui. Time com só uma jogada, escalação e algumas substituições bisonhas além da condição física precária de alguns atletas. Fernando Marchiori é um técnico sem ambição, derrotado que serve apenas para treinar times que queiram evitar rebaixamento. Jogar para ganhar e subir, esquece. Mais um ano jogado no lixo. Ganhar a Copa Paulista com este elenco que é maior e melhor que qualquer um outro que disputa a competição é OBRIGAÇÃO! Não estou dizendo que estes perebas são bons de bola, mas a Copa Paulista é um torneio varzeano. Antes que eu me esqueça: Tito vai para pqp! Centroavante RUIM, lento, pesado que não sabe fazer gol (nem de pênalti). Denis Neves, enganador que não acerta um cruzamento e parece nem ter treinado pênaltis. FORA MARCHIORI, técnico covarde e sem repertório. Vermes!!!!! Eu quero a minha Portuguesa de volta!

  12. Ah, esqueci de dizer que mais uma vez, como sempre, o goleiro do time adversário (reserva, neste caso) é MUITO melhor que o fraquíssimo Dheimison. Quer subir na A2 no ano que vem? Além de demitir o FM contrata qualquer um dos goleiros que enfrentou a Portuguesa.

  13. CASTANHEIRA VC. SÓ PENSA NA ARENA, E O FUTEBOL? SERÁ QUE TODA TORCIDA DA PORTUGUESA ESTÁ ERRADA E VC. ESTÁ CERTO, VENDO ESSE FUTEBOL LIMITADO PRATICADO POR ESSE JOGADORES INDICADOS PELO FM . QUEM ENTENDE UM MÍNIMO DE FUTEBOL ESTÁ VENDO UM FUTEBOL DE UMA JOGADA SÓ SEM NENHNUMA EVOLUÇÃO, REPETITIVO E ARCAIXO COM JOGADORES LIMITADÍSSIMOS QUE VC. CONTRATOU. NESSA COMISSÃO TÉCNICA PARECE QUE NINGUÉM ENTENDE DE FUTEBOL. CONTRATARAM JOGADORES SEM NENHUMA CONDIÇÃO TÉCNICA E INDIVIDUAL E AÍ ESTÁ O RESULTADO!DERROTA. A COPA PAULISTA NÃO É NENHUMA REFERÊNCIA PARA DISPUTAR BRASILEIRO MESMO DA SÉRIE D. PERDER DO CAXIAS, PRA MIM, É UMA DAS DERROTAS MAIS VEXATÓRIAS DA PORTUGUESA, E MOSTRA A INCOMPETÊNCIA DE UMA DIRETORIA EM GERAL, DESDE O PRESIDENTE ATÉ A COMISSÃO TÉCNICA. AGORA, SE PERSISTIREM COM ESSA VISÃO DO FUTEBOL E TAMBÉM PARA CONTRATAR ESSA QUALIDADE DE JOGADORES, É MELHOR NÃO DISPUTAR MAIS NADA PARA NÃO INTRISTECER AINDA MAIS A NOSSA SOFRIDA TORCIDA.

  14. Eu disse no início do ano… Se era pra desperdiçar a oportunidade deveria ter escolhido participar da copa do Brasil aumentava o “caixa” para subir na A2 e aí sim participar da série D com frequência.
    Não fez isso não ganhou $$$ desperdiçou a oportunidade e coitados de nós torcedores.

  15. Amigos sofredores, hoje a APD morreu…
    Quantos anos mais teremos que esperar por uma oportunidade de disputar a série D ?
    Sr. Castanheira, tínhamos que ser acertivos.
    O senhor é o grande responsável pelo fracasso. Foi alertado pelos torcedores lúcidos que aqui opinam.
    Para os céticos apoiadores do FM, fica a lição : vcs não entendem absolutamente nada de futebol.
    Infelizmente nós todos fomos omissos. Muitos de nós esperamos que a Leões resolvesse tudo.
    Jamais deveriamos ter deixado chegar onde chegou depois do caso Heverton. Não chegamos junto, deixamos as coisas acontecerem.
    É triste dizer, mas é irreversível.
    Nunca mais voltaremos a elite.
    Perdemos muitos torcedores nos últimos anos.
    O ministério público se omitiu e não apurou os verdadeiros responsáveis pela “venda” da vaga na série A.
    Não temos mais receita, não temos mais mídia…A nossa Lusa acabou e não aceitamos o seu fim.
    Seu corpo permanece inerte e fétido em estado de putrefação. Sequer lhe demos um enterro decente.
    Pobre Portuguesa !!!
    A cada temporada uma ilusão. Desta vez vai…
    Jamais aconteceu e nunca acontecerá !
    Alguém ainda acredita ??

    .

  16. E o goleiro nos pênaltis: pulava antes achei até que era problema da transmissão kkkk, o Carlos Alberto ai tem muita razão, esse time acabou, vai ficar nesse lenga lenga. Na elite nunca mais chega.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here