Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Com muita intensidade e pressionado a defesa do Botafogo, a Portuguesa fez um grande primeiro tempo e conseguiu, com Léo Castro e Caio Mancha, marcar duas vezes para vencer por 2 a 1 na tarde deste domingo (31), no Canindé. O confronto, válido pela partida de ida da semifinal da Copa Paulista, teve um segundo tempo bem morno, mas os visitantes conseguiram um gol no último minuto.

A partida de volta entre as equipes acontece nesta quarta-feira (3), às 19h, em Ribeirão Preto. A Rubro-Verde pode até empatar na volta para se garantir na final pelo segundo ano seguido. Por outro lado, se for derrotada por um gol, a decisão da vaga vai para a disputa de pênaltis.

O jogo

A Portuguesa iniciou o embate pressionando muito o adversário em seu próprio campo. Logo aos três minutos, Bolt errou o recuo de bola para o goleiro e Léo Castro desperdiçou uma grande chance para abrir o marcador.


Aos oito, Léo Castro balançou as redes, mas não valeu. Após boa trama da Rubro-Verde, Lucas Douglas bateu para o gol e o arqueiro conseguiu espalmar, dando o rebote que acabou tocando na mão de Léo Castro antes dele finalizar. Logo após o lance, o Tricolor precisou fazer sua primeira alteração, tirando o lateral esquerdo Pará e colocando Martineli.

De tanto martelar, a Lusa conseguiu abrir o placar aos 18 minutos, com Léo Castro. Nas costas da zaga, sua especialidade, o jogador recebeu um lançamento Willian Magrão, ainda do campo defensivo, de e ainda cortou um defensor antes de inaugurar o placar do Canindé com o pé esquerdo.

A partida ficou um pouco mais equilibrada depois disso, contudo a Lusa ampliou aos 39 minutos. Sacomam colocou muita força no cruzamento, no entanto, Cesinha conseguiu salvar a jogada e pegou na área pela direita. O atacante levou novamente a bola e encontrou Caio Mancha sozinho na pequena área, apenas para mandar para o gol.

Ainda antes do intervalo, o técnico Samuel Dias precisou queimar sua segunda substituição para tirar Yan Victor do Botafogo. Com o placar já bem adverso, Gabriel Tocantins foi para campo.

Segundo tempo

Logo após a volta dos vestiários, o time do interior criou algumas boas jogadas, mas parou na segurança de Thomazella. Aos 13, Hélio tentou o desvio no lançamento de Bolt, contudo foi parado pelo arqueiro, que desviou para escanteio. Na sequência, Gabriel Tocantins cabeceou sozinho, entretanto o goleiro da Portuguesa apareceu de novo para mais uma grande defesa.

Apesar de ter pedido o controle do jogo por causa dos poucos homens no meio-campo, a primeira mudança do técnico Alex Alves foi a saída “de seis por meia dúzia”. Exausto, o lateral esquerdo Julinho deu espaço para Denis Neves aos 27 minutos.

Com o decorrer da segunda etapa, a Lusa foi equilibrando as ações. Mesmo sem buscar ampliar, também passou a sofrer poucas ameaças do Botafogo. Aos 33, o treinador tirou os dois atacantes pelas beiradas, como faz quase sempre, e colocou Miguel Augusto e Serafim.

Aos 42 minutos, enfim, Geovani retornou aos gramados. Depois de sete meses afastado por causa do rompimento de ligamento cruzado anterior do joelho, o meia entrou em campo na vaga de Léo Castro ao mesmo tempo que Caio Mancha saiu para a entrada de Felipe Souza.

O árbitro ainda deu cinco minutos de acréscimos, e, em após uma jogada de bola parada, os visitantes conseguiram diminuir o prejuízo aos 48 minutos. Bruno Michel furou o gol de Thomazella

Ficha técnica

PORTUGUESA 2 x 1 BOTAFOGO

Data: 31/10/2021
Local: Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé, em São Paulo (SP);
Hora: 16h (de Brasília);
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP);
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Rodrigo Meirelles Bernardo (SP);
Quarto árbitro: Rodrigo Gomes Paes Domingues (SP);
VAR: Adeli Mara Monteiro.

Público: 1.139. Renda: R$ 26.750.

Gols: Léo Castro, aos 18′, Caio Mancha, aos 39′, do primeiro tempo, para a Portuguesa e Bruno Michel, aos 48′ do segundo tempo, para o Botafogo.

Portuguesa: Thomazella, Lenon, Willian Magrão, Sacoman e Julinho (Denis Neves); Tauã, Queven e Léo Castro (Geovani); Lucas Douglas (Miguel Augusto), Caio Mancha (Felipe Souza) e Cesinha (Matheus Serafim).
Técnico: Alex Alves.

Botafogo: Igor, Rodrigo, Yan Victor (Gabriel Tocantins), Diego Guerra e Pará (Martineli); Caetano, Victor Bolt (Bruno Santos), Emerson (Bruno Michel) e Rafael Tavares; Dudu e Ariel (Hélio Paraíba).
Técnico: Samuel Dias.

Assista ao nosso pós-jogo:

13 comentários

  1. Quem foi o jogador da portuguesa que foi dar uma cavadinha em vez de jogar simples e na jogada deu o gol pro botafogo? Não deu pra eu ver quem foi mas ser perder a classificação por um gol a culpa é dele.

  2. Não podia ter tomado o gol no fim do jogo, agora em Ribeirão Preto é torcer para fazer um gol logo no inicio da partida , jogar no contra ataque além de ter muita atenção na defesa e meio campo, valeu a vitória e nosso goleiro espetacular.

  3. Primeiro tempo de gala e segundo tempo de Fernando Marchiori. É assim que assisti ao jogo. Dominamos o primeiro tempo e no segundo o Thomazella salvou nossa pele. Levamos gol no final graças à gracinha do Tauã e a falta de atenção do Sacoman que nem pulou com o jogador do Botafogo. O segundo tempo me deixou muito preocupado. Peço que, pelo amor de Deus, se treine cobrança de pênaltis.

  4. O placar do primeiro tempo estava de bom tamanho
    A “gracinha” do Tauan comprometeu totalmente o jogo de volta.
    Perdendo por um gol de diferença vamos aos pênaltis e aí, tradicionalmente, já sabemos o que vai dar…
    Tem que jogar com seriedade até o fim. Fica a lição.
    O ano pode ser comprometido por causa de uma brincadeira

  5. Segundo tempo decepcionante e preocupante. Perdemos o meio de campo e pareceu que também o preparo físico não está adequado para 90 minutos. Vai ser muito díficil o segundo jogo se não marcarmos sob pressão o jogo todo. Esse gol de cabeça tomado aos 48 minutos mostrou que faltou não sóa tenção como falta de marcação dentro da área. Esperamos uma guerra, e sem dúvida uma prova para mostrarmos garra, atenção e inteligência . O Segundo jogo mostrará se o Alex Alves é realmente capaz da fazer o time jogar com intensidade os 90 minutos.

  6. Se perdermos a classificaçao, a culpa e total do Treinador que mecheu mal no time. Felipe Souza tinha que ter entrado no intervalo para dar mais consistencia no meio, no lugar do Lucas Douglas.

  7. Segundo tempo foi ridículo e a postura pode ter comprometido todo o trabalho do campeonato.
    Por que sempre tem que tomar sufoco? Faz 1/2 e coloca o time na retranca. Se fizer isso em Ribeirão vai voltar pra casa com o rabo entre as pernas.
    O gol no final foi motivado por essa postura e o erro do Tauan. PQP que merda…

  8. Vivemos cobrando do nosso time postura e comportamento de time grande … Mas nossa torcida também precisa ter esta mesma postura e comportamento de TORCIDA DE TIME GRANDE !!! É nítida a diferença de postura do time com Alex Alves ! Não é hora de criticar ou reclamar … É hora de incentivar , empurrar e aplaudir nosso time ! Antes dos bons resultados e jogo bonito vem a força de vontade , empenho , raca e dedicação ! E isso eles estão mostrando ! O Alex pegou um Abacaxi na mão e já está mostrando resultado ! Já passamos pelo primeiro mata mata , estamos com vantagem no segundo ! O Botafogo é que tem de ficar com medo da PORTUGUESA e pessimista e com receio da eliminação ! Nós não ! Nós temos que respeitar nosso adversário e jogar com seriedade e humildade , mas com auto confiança e segurança também ! Se nós não acreditarmos em nós mesmos quem vai acreditar ? Somos maiores que o Botafogo , em tradicao , em peso de camisa , em amor e em vontade ! Com todo respeito ao nosso oponente … Eles têm que ter medo de nós !!! E não o contrário !!! Nós precisamos ter respeito , é bem diferente … Nossa torcida precisa apoiar e incentivar , aplaudir !!! Parar de reclamar um pouco !!! Se comportar e se colocar como GRANDE também !!! O Alex já mostrou que tem muito boa vontade , muito amor e muito respeito pela LUSA !!! O elenco também está de parabéns pela mudança de atitude !!! Castanheira de parabéns pelo comprometimento e responsabilidade !!! Afinal , alguém aí com saudades de Alexandre Barros ? De Fernando Marchiori ? Minha simples opinião …

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here