A SAF da Portuguesa oficializou os seus primeiros cinco jogadores para a disputa do Paulistão em 2025. O diretor geral da SAF lusitana, Alex Bourgeois, confirmou a chegada do goleiro Rafael Santos, além do zagueiro Gustavo Henrique (ex-CRB-AL), dos volantes Barba e Matheus Nunes (ex-sub-23 do Santos) e do atacante Everton.
+ Nos pênaltis, Portuguesa vence e vai às semifinais da Paulista Cup Sub-20
Dos nomes citados, o mais conhecido é o do goleiro Rafael Santos, que foi titular do Operário-PR na disputa da Série B do Brasileiro deste ano. Formado nas categorias de base do Corinthians, o arqueiro, de 35 anos, defendeu a Portuguesa entre os anos de 2014 e 2015, quando a Lusa foi rebaixada na Série B do Brasileiro. No total, ele participou de 43 jogos com o manto lusitano. Ele soma passagens por Tupi, Madureira, Bahia, Vila Nova, Confiança, Tombense e estava no Operário há dois anos.
Nesta temporada, Rafael Santos foi o goleiro com a segunda melhor sequência sem sofrer gols, com 16 jogos de invencibilidade, atrás apenas de Alex Muralha, do Mirassol, que não teve as redes balançadas em 22 partidas. O clube paranaense, inclusive, teve a quarta melhor defesa do torneio, com 30 gols sofridos. Além disso, ele foi eleito o arqueiro que mais acertou passes na segunda divisão nacional. Ele chegou a conversar com o Paysandu, mas optou por aceitar a proposta lusitana.
O zagueiro Gustavo Henrique tem 25 anos. Ele é formado nas categorias de base do Grêmio São Carlense e Atlético-MG, o atleta passou pelo Bahia, Botafogo-SP e Sampaio Corrêa, antes de desembarcar no CRB. No clube alagoano, disputou 28 partidas e marcou um gol.
Matheus Nunes tem 21 anos e atua como volante e zagueiro. Ele fez as suas categorias de base no Santos. Ele atuou neste ano no Centro Oeste FC, da segunda divisão mato-grossense, onde disputou 11 jogos e marcou um gol. Ele estava no time Sub-23 do clube alvinegro, onde atuou em oito jogos.
O volante Barba tem 25 anos e é formado nas categorias de base do Novorizontino, onde participou da ascensão da equipe entre 2020 e 2023, acumulando acessos à Série C e B do Brasileiro e Série A1 do Paulistão. Ele também passou pelo Figueirense e, neste ano, foi emprestado para o Caxias. No clube do Rio Grande do Sul, atuou em 23 jogos e não marcou gols.
Por fim, o atacante Everton tem 22 anos e pertence ao RB Bragantino, onde disputou as categorias de base, mas disputou a Série B do Brasileiro pelo Vila Nova. No clube goiano, ele esteve em campo em cinco jogos, sendo um time principal e quatro no Sub-23, e não marcou gols. Já no clube de Bragança Paulista, ele atuou em 15 jogos pelo RB Bragantino 2 e marcou três gols, atuou em um duelo do time Sub-23 e um no principal.
Estes são os primeiros atletas confirmados pela Portuguesa SAF. Antes disso, os responsáveis pelo futebol lusitano confirmaram a chegada do treinador Cauan de Almeida, ex-América-MG.
Confira o vídeo de Alex Bourgeois com o anúncio dos atletas: