Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A Portuguesa foi novamente dominada pelo Água Santa e saiu do jogo de ida das quartas de final derrotada por 2 a 0. O resultado deixa a Lusa em uma situação difícil já que precisará vencer por uma diferença de três gols em São Bernardo de Campo, onde acontece jogo da volta. Em caso de vitória por dois gols, a decisão será nos pênaltis.

O primeiro tempo no Canindé foi bastante disputado. As equipes tentaram explorar as fraquezas adversárias, mas foi o time de Diadema quem se saiu melhor. Dominando as ações da partida, criou as chances mais perigosas.

O domínio se refletiu em gol aos 35 minutos. Após escapar pela direita, o atacante Renato chutou cruzado. A bola cruzou a área e encontrou o lateral esquerdo Rhuan, livre, que só teve o trabalho de empurrar para o gol.

A melhor chance da Portuguesa foi em uma cobrança de falta de Raphael Toledo de longa distância, que fez a curva e quase enganou o goleiro Oliveira.

No início do segundo tempo, Oliveira novamente trabalhou e defendeu falta cobrada por Raphael Luz no segundo minuto. Porem, a tentativa de pressão da Lusa falhou quando o meia Luan Dias recebeu a bola no grande círculo e lançou Dadá Belmonte nas costas de Douglas Dias. O atacante diademadense invadiu a área e bateu colocado na saída do goleiro Thomazella.

O gol abalou o time rubro-verde que se mostrou apático. Fernando Marchiori fez as primeiras substituições apenas aos 18 minutos, quando colocou Wellington Reis, Lucas Douglas e Misael.

A atitude, porém, pouco mudou. Tanto que aos 25 o Água Santa teve a chance de matar o confronto com Renato, que saiu cara a cara com Thomazella, mas falhou a finalização.


Com Caio Mancha e Vinícius Silva, Marchiori fez a última tentativa de buscar um gol para diminuir o prejuízo, porém, o Água Santa controlou o jogo, não deixou a Portuguesa exercer pressão e garantiu a vitória por 2 a 0.

Ficha Técnica

Portuguesa 0x2 Água Santa

Local: estádio Oswaldo Teixeira Duarte, em São Paulo
Data: 18/05/21
Hora: 19h
Árbitro: Flávio Rodrigues Sousa

Portuguesa: Thomazella; Gilberto Alemão, Diego Jussani e Fernando Lombardi; Douglas Dias, Caíque (Wellington Reis), Raphael Toledo (Caio Mancha), Raphael Luz e Denis Neves (Vinicius Silva); Maykinho (Misael) e Ermínio (Lucas Douglas). Técnico: Fernando Marchiori

Água Santa: Oliveira; Luis Ricardo (Jonathan Bocão), Helder, Rodrigo Sam, Rhuan; Marzagão (Bileu), Tauã e Luan Dias; Lelê, Renato Júnior (Bambam) e Dadá Belmonte (Deivide). Técnico: Sérgio Guedes

52 comentários

  1. Os jogadores são fracos, o técnico é fraco e chegaram onde poderiam, no fundo sabíamos que o Agua Santa era favorito, todos insistem em dizer que o planejamento foi ruim e dizem que o presidente esta fazendo um bom trabalho, pra mim isso não faz sentido, o planejamento começa no presidente, repito se era para não aproveitar a oportunidade, pois infelizmente montar um novo time com um novo treinador agora para a Serie D vai precisar de sorte para subir, então por que não escolheu a Copa do Brasil, pega os 4 milhões de participação investe tudo na subida do paulistão e depois estando na elite do paulista fica mais fácil estar na serie D todo ano!!
    Planejamento zero!
    “Bola pra frente” Vai Lusa eu te amo!!!

    • Entendo seu ponto de vista, mas a premiação das primeiras fases da Copa do Brasil é bem menor do que 4 milhões.
      Os clubes que não estão na Série A só recebem 560 mil na primeira fase e 675 mil na segunda. Pra chegar na casa dos 4 ou 5 milhões, teria que chegar nas oitavas, o que seria totalmente improvável com o que a Lusa tem pra investir em elenco.

  2. Mais um ano apodrecendo na A-2, vendo nossa torcida diminuir, as pessoas em geral esquecerem da Portuguesa ou não mostrarem o menor respeito pela tradição desta agremiação centenária. O “mago”, “Professor Pardal” veio com suas desculpas habituais para mexer em 5 posições no time. Numa partida de quarta-de-final contra um adversário tecnicamente superior???? De novo a lateral direita acabou com nosso sonho. Assim como contra o XV, os dois gols saíram pelo lado direito onde o fraquíssimo Douglas Dias deixou os adversários sozinhos para fazerem os gols. Vou ter pesadelo com o tal Dadá Belmonte. Com que facilidade ele driblava nossos jogadores. Nosso “Ferguson” poupou jogadores para a segunda partida, mas esqueceu que para o segundo jogo valer algo, não poderia tomar um vareio de bola novamente. Mais uma vez Sérgio Guedes mostrou que é muito mais técnico do que o FM. FORA FERNANDO MARCHIORI!!!!!

    • A Lusa está vivendo algo parecido com o que o América-RJ viveu nos anos 1990. Pra quem não se lembra, até o final dos anos 1980, eles majoritariamente disputavam Série A e a elite do futebol carioca, e pouco a pouco foram perdendo espaço nacionalmente e, depois, dentro do próprio estado. Embora a Lusa tenha mais potencial pra se reerguer do que o time carioca, cada ano que passa em divisões inferiores dificulta essa retomada.

  3. Com esse time, com esse ataque, com esse lateral direito,com esse técnico, SEM COMENTÁRIOS. E AGORA CASTANHEIRA QUAL VAI SER SUA PRÓXIMA PROVIDÊNCIA?

    CHEGA SE JOGADORES DE VÁRZEA! CASTANHEIRA, DE UMA VEZ POR TODAS, CONTRATA PROFISSIONAIS QUE CONHEÇAM FUTEBOL E SEJAM VENCEDORES.

  4. Acho que tem algo errado por aqui…

    Galera, estamos vendendo o almoço pra comer a janta, nosso time foi longe de mais pela qualidade técnica, temos alguns esforçados jogadores e só, média de idade alta, entre outros fatores, que determinam uma continuidade na competição, infelizmente, mais uma vez, o que fizeram e fazem é muito pouco, para nossa amada e vibrante torcida.

    Espero por dias melhores…..
    Viva nossa lusa, pois o amor por ti PORTUGUESA sempre será incondicional.

  5. Como foi dito nos comentários do Netlusa os times exploram as fraquezas do adversário, infelizmente para nós a Portuguesa tinha 19 fraquezas ( 11 titulares + 7 reservas + 1 técnico ) enquanto o nosso adversário não tinha um nenhuma fraqueza, resumo 2×0 foi pouco.
    ACORDA Castanheira!!!!!

  6. NÓS TORCEDORES DA PORTUGUESA NÃO NOS CONFORMAMOS COM A INCAPACIDADE DESSA COMISSÃO TÉCNICA PARA MONTAR UM TIME DE FUTEBOL. CONTRATAR JOGADORES VELHOS E, AINDA, REFUGOS, É DE UMA INCOMPETÊNCIA CUJO RESULTADO É O QUE SE APRESENTOU AO LONGO DO CAMPEONATO. NOS CLASSIFICAMOS ENTRE OS OITO NA BACIA DAS ALMAS E CONTRA TIMES MEDIOCRES. NÃO É POSSÍVEL FICAR REPETINDO A INCOMPETÊNCIA PARA CONTRATAR JOGADORES DE MELHOR QUALIDADE. ATÉ QUANDO CASTANHEIRA?

  7. Bem que a Federação Paulista poderia criar o troféu campeão da capital assim a Portuguesa faria a final contra o Juventus, assim teríamos alguma chance de ganhar um trofeuzinho este ano, eu acho.

  8. CASTANHEIRA, NÓS TORCEDORES DA PORTUGUESA, EXIGIMOS A CONTRATAÇÃO DE UM TÉCNICO QUE CONHEÇA E ENTENDA DE FUTEBOL, PARA A SÉRIE D. COM O FM NÃO CHEGAREMOS A LUGAR NENHUM.

  9. O pior cego é aquele que não quer enxergar…
    Ainda tem gente que crítica quem diz a verdade.
    Torcer é uma coisa, apoiar a incompetência, é outra.
    Tomazella não repõe todas as bolas para lateral.
    Douglas Dias não consegue dominar uma bola. É horrível.
    Maykinho, o sem noção. Não tem habilidade alguma. Destrói todos os ataques. Péssimo.
    Raphael Toledo ? Meu Deus !!! Quem falou pra ele que é jogador ?
    A zaga sênior é brincadeira ! O tal Gilberto Alemão parece lutador de sumo.
    Para terminar, técnico ridículo.
    O favorito ganhou sem qualquer dificuldade.
    Já era esperado.

  10. Simplesmente VERGONHOSO. Não por perder para um time claramente superior, mas sim pela postura, pela falta de vontade, pela falta de ousadia, pela covardia, por se contentar em pura e simplesmente ser mediocre. Assistir a um jogo da Portuguesa de Fernando Marchiori é sempre o mesmo martírio. Um bando de ex jogadores, muitos fora de fora ou sem qualquer condição física decente, andando em campo como baratas tontas sem saber o que fazer. Um caminhão de balões pro ataque pro pobre Erminio (totalmente isolado) tentar inutilmente ganhar a bola até alguém resolver se aproximar. Laterais horriveis que não sabem marcar ou atacar, zagueiros lentos que perderiam pra minha avó na corrida. Sabem o que ainda é pior que tudo isso? Quem comanda não tem a menor vergonha na cara, nenhuma auto critica, não assume responsabilidade por esse show de horror que é o futebol da Portuguesa em 2021. Para o senhor Castanheira, Flávio Alves e Marchiori fazem trabalhos maravilhosos… E enquanto essa for a visão não temos perspectiva alguma de melhora.

  11. Tomamos um vareio, esse Douglas Dias é uma mãe, FM/Flávio Alves os responsáveis, já ACC…..esse falo depois, mesmo porque o NETLUSA bloqueou uma chuva de palavrões…..agora de forma mais tranquila vou traduzir o que penso desse presidente!!!

  12. Tudo dentro daquilo que se esperava. As 4 primeiras rodadas deixaram bem claro qual era o potencial dessa equipe para uma série a2. Era brigar pra não cair. E não caiu, o que já está bom. Infelizmente viramos um clube de série a2. Um clube que luta pra ficar entre os 8 num campeonato com 16 times. Temos o ônibus mais bonito, a camisa mais bonita, a torcida mais apaixonada mas não temos elenco. Não temos um time capaz de disputar um campeonato de segunda divisão estadual. E não é falta de dinheiro. É falta de planejamento. Com exceção do Oeste que até o ano passado jogava uma série b, os times todos tem calendário igual o da portuguesa. O água santa joga a2 e copa Paulista. Como consegue montar um elenco muito superior ao nosso? Pra começar, é bem treinado. Depois, sabe investir o pouco dinheiro que tem. Ou alguém vai me convencer que o bambam e o Luis Ricardo ganham 100 mil por mês pra jogar a2? Falta de planejamento. Sempre foi e continua sendo. Agora, vem aí a série d. Que tem que subir. Se não subir, voltamos uma casa importante. Como subir? Estão aí novorizontino e mirassol para ensinar. É investir certo. E se for com essa base para a série d, na primeira rodada já toma uma cassetada do cianorte, que é uma equipe muito bem montada. Acorda, presidente. Menos live e mais futebol.

  13. Dominada ? Foram bonzinhos com relação ao comentário do resultado hein. A portuguesa não viu a cor da bola DE NOVO contra o água benta. Pqp que vergonhoso um time com a história que a portuguesa tem se deixar derrotar por um time desses.

  14. Calma pessoal! De que adianta ficar criticando presidente e o técnico? Como é que se poderia fazer melhor nas condições em que a atual diretoria encontrou o clube. Quais as alternativas de aumento de receita para fazer contratações de jogadores com mais qualidade? Quais ideias e propostas concretas vocês apresentam para que a Portuguesa possa compor um elenco de maior qualidade para disputar a Série D?

    • Essa é a desculpinha mais patética de todas. Rio Claro tá aí na semi final. Lá ta sobrando dinheiro? Eles pagam em dólar ou euros por lá? Devem ter uma receita extraordinária.

    • Desculpa, Paulo, mas dinheiro ninguém tem. O próprio Luiz Ricardo praticamente se ofereceu para jogar na Portuguesa no final do ano passado. Acontece que não interessa. Assim como não interessa dar chance aos garotos. Desculpa, mas com todas as desculpas de “imaturidade, falta de responsabilidade, balada, etc” ninguém vai me convencer que Vinícius Silva e Prego são melhores que Rickson e Cesinha (dispensado pelo FM antes de contratar o Prego), que o aposentado Léo Jaime e o Caio Mancha podem ser mais úteis que o Maicom Jesus. Ou ainda que o lutador de sumô Gilberto Alemão possa jogar melhor que o João Vitor ou o Patrick (na zaga, não na lateral). A pesar de tudo a Lusa ainda é vitrine. Os empresários de meia pataca que rondam o Canindé e são aceitos por diretoria e comissão técnica põe todo tipo de tranqueira no elenco. É assim que funciona pelo menos desde 2014.

  15. Ganharam a copa Paulista e se acharam um super time, a realidade bateu na porta. Tomamos um vareio de bola, Dadá Belmonte infernizou a lateral e zagueiros não conseguiam dar cobertura. Elenco fraco, zaga pesada, ataque não assusta, o que nos resta e se organizar para a serie D e tentar algo melhor.

  16. Tomamos um baile do agua santa, aquela zaga de gordos não viu a cor da bola…….
    Cadê a marcação de pressão que vinha sendo aplicada nos últimos jogos pelo menos uns 15 minutos ??? Adeus subir, acabou o sonho. Ontem ainda comentei a grande estreia de Denis Neres, meu Deus, mais um gordinho, o lateral direito parece que joga bêbado, cai cai sozinho. Um chute no gol em 90 minutos. Nem com ónibus novo nosso time não decola. Para a serie D tem que mudar todo esse time, se não só vai levar pau todo jogo. Mais uma perdido no paulista. Abraços a todos torcedores lusitanos. O pior azar que ainda passou na Sport TV para mais gozação -PQP.

  17. Presidente Castanheira, o sr. como administrativo tiro o chapéu,mas a Portuguesa sempre foi futebol, e o que vimos ontem foi um baile de um time de esquina contra o time que já foi vice campeão brasileiro, deu dó de ver um amontoado de pseudos jogadores de futebol, que mais parecem pedreiros “não desmerecendo a categoria dos pedreiros”. um bando agrupado por um técnico horrível que não conhece futebol e que contratou quantidade em vez de qualidade. Se é para continuar com esse time na série D , acho melhor nem participar porque será um vexame nunca visto, uma vergonha nacional. Toma vergonha Castanheira, põe gente do ramo no depto. de futebol, não adianta colocar padeiros, feirantes, donos de posto de gasolina, que eles não entendem de futebol. Resumindo dá pena o que estão fazendo com a nossa querida agremiação

  18. Logo com 10 minutos de jogo já se percebia que não ia ter como, nosso elenco é muito fraco.
    Não adianta criticar esse ou aquele jogador, é um todo.
    Fica a dica: Tem time que vai jogar a série D muito, mas muito melhor que o Água Santa.

  19. Quando se tem um elenco, parte do princípio que se deve escalar nos titulares os que estão em melhores momentos técnico e físico, minha indignação são as escolhas de Jussani, Maykinho, além dos três zagueiros.

    Ontem seria bem melhor não ter escalado 3 zagueiros, ter colocado mais um meia (Walfrido ou Wellington Reis), daria mais sustentação e versatilidade para a equipe, o Raphael Luz no primeiro tempo se preocupou apenas em marcar, e no ataque, no lugar do Maykinho um jogador que pudesse furar a linha defensiva, um jogador mais leve como o Lucas Douglas ou o Misael.

    E equipe ficou muito previsível, e o Sergio Guedes inteligentemente bloqueou nossas laterais, quando nós tínhamos a bola, o Agua Santa abria os atacantes nas costas dos nossos laterais, fazendo com que nossos zagueiros dessem o bote na lateral do campo, abrindo espaços em nossa zaga para que os meias deles penetrassem com facilidade.

    Faltou leitura de jogo para nosso treinador, infelizmente, fomos presa facil!

    • Concordo plenamente. Faltou nosso treinador enxergar o jogo. Já é terceira partida seguida contra o Agua Santa que somos dominados. Uma demos sorte e passamos nos pênaltis.

      O Marchiori precisa ter variações do tipo de jogo. Sempre a mesma coisa fica previsível, e presa fácil de times melhor armados (sem contar que além de bem armado, o Água é bom tecnicamente também).

  20. A gente sabe que o time não é uma maravilha,mas pelo menos vamos correr se empenhar em campo não consigo entender o time perdendo e jogando para trás ai fica dificil o futebol tem que ter um ganhador,mas quando você se empenha em campo faz seu melhor e não vem o resultado esperado o reconhecimento da torcida e valido,mas ontem parecia que estavam todos cansados.Eu pergunto será que dá para reverter esta situação?As vezes milagre acontecem quem sabe na sexta feira, se isso não acontecer mais,no ano que vem vai disputar novamente a serie A2 e vamos aguardar as cenas dos proximos capitulos.

  21. Parece que todo mundo já esqueceu que até ontem o time estava completamente afundado em todos os sentidos, não passavamos da primeira fase da copa paulista, nem nos classificavamos para segunda fase da A2.
    Não existe mágica, é necessário tempo, já conseguimos ver uma melhora significativa e sendo mantido o trabalho, outros objetivos serão alcançados.
    O Castanheira trabalhou bem, manteve o time inteiro da copa paulista (exceção ao Adilson Bahia) e reforçou com outras peças. A pouco tempo não se conseguia nem pagar salário, quanto mais manter uma base.
    A muito a se fazer e concordo que poderíamos estar fazendo uma A2 bem melhor, mas entendo que essa diretoria merece nossa confiança.

  22. É esse o pensamento do fracasso. De quem pensa pequeno, de quem se contenta em ser mediocre. Se nos 3 anos anteriores se fazia ainda menos que isso (ou seja muito abaixo do minimo), quando você consegue “evoluir” (dava pra piorar?) vem essa idéia de que é necessário tempo pra fazer acontecer…. Meu amigo, pode me dar um carro de fórmula 1 e todo o tempo do mundo que eu não vou conseguir chegar perto do Hamilton. Sabe por quê? Porque não adianta se dar tempo pra quem não é profissional, pra quem não sabe o que faz, pra quem é incompetente. O senhor Flávio Alves e o senhor Fernando Marchiori se provaram tremendos INCOMPETENTES… Você pode dar o tempo que você quiser, que ainda sim você estará enxugando gelo e parado na mediocridade. E quanto ao presidente, óbvio que tem vários acertos mas não vão servir de nada enquanto ele continua mantendo pessoas incompetentes em cargos importantes do futebol. por teimosia, vaidade e afinidade pessoal, não adianta. Copa paulista é um torneio semi amador, isso tá mais do que comprovado já.

    • Bruno, concordo em gênero, número, tudo o que vc falou acima, fui a primeira vez no velho Estádio da Ilha da Madeira em 1957, ví diversos times da Lusa, esse é infinitivamente o PIOR, mas põe PIOR, colocaram uns piões para jogar futebol. Mas a culpa não é deles é de quem contratou e disse para eles que eram jogadores de futebol.

  23. É triste sermos o time pequeno jogando contra um time grande como o Água Santa e ainda sermos totalmente dominados. Se falta dinheiro, falta muito mais competencia para saber contratar . E isso atualmente continua acontecendo. A copa Paulista é um torneio de 5a categoria e mantiveram um time dessa categoria para disputar a série A 2. Entao, falta realmente conhecimento básico de futebol na Portuguesa. Quem é culpado? O CASTANHEIRA tem que ter um mínimo de conhecimento de futebol e não deixar o técnico pedir pra contratar seus parças idosos e aceitar simplesmente. O profissionalismo na Portuguesa é de um amadorismo crônico.

  24. Bruno concordo em gênero, número e tudo o que vc. falou, sou torcedor da Lusa desde 1957, ví grandes jogadores e grandes times da Portuguesa nesse espaço de tempo, apenas 64 anos, este é sem dúvida o PIOR TIME que ví jogar, para mim um amontoado de piões que não tem culpa! Culpado foi quem os contratou e disse que eram jogadores de futebol, e um técnico que não entende nada de estratégias

  25. Vergonha desse time fe Véios ruins de bola , time mais fraco que vi até hoje , Marchiori me enganou plenamente que decepção lusitanos , fravis fe tudo de passe , categoria, raça e nem honram a nissa camisa poóooooooooooo…rua pra todos se aproveitam poucos .

  26. Cadê aquele discurso bonito que quando chega cada jogador diz que ama a portuguesa e dará o sangue pelo time?
    Agora é a hora de mostrar né?
    Resumo: Mais um ano na A2 porque ganhar do água santa vai ser difícil.

  27. F. Marchiori pare de jogar com 3 zagueiros isso só da certo na Europa, agora com tres gordos e veteranos (Lombardi, Jussani, Alemão, Rafael Toledo, Denis Neres e cia) , não vamos a lugar algum. Meio de campo do água santa deitou, somente o Kaique marcando e não vi ninguém brigar pela posse de bola. Time estava sem sangue nos zoio. Vamos virar na sexta feira, pelo menos temos que acreditar e ter fé – ir pra cima deles com tudo, ou seja, ganha ou toma goleada.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here