Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Sábado, 01 de julho, 15hs, estádio do Canindé, Portuguesa e Santo André. Eis o jogo que vai marcar o pontapé inicial na trajetória rubro-verde em direção a uma vaga no calendário nacional. Fácil? Longe disso. Difícil? Claro. Possível? Obrigação.

+ Portuguesa vence o Taubaté pela 2ª fase do Paulista Sub-20

A retomada do calendário nacional é chave para tirar a Lusa de vez dessa posição de ocaso. Jogar luz em direção a um clube, que reúne camisa, torcida e patrimônio, mas que em virtude de milhares de situações, muitas inexplicáveis e inacreditáveis, está à margem do cenário esportivo brasileiro.

Leandro Zago, o treinador rubro-verde, está incumbindo dessa dura missão, mas seria bom frisarmos: ele não pode e não deve entrar pressionado na competição. É preciso uma boa dose de paciência e cautela, mesmo sabendo que a torcida rubro-verde está cansada desse lenga-lenga. Mas é um novo trabalho, um recomeço, uma filosofia profissional e ela precisa ser abraçada pela torcida. Precisa!


Agora, depois dos quatro jogos-treinos realizados, somando uma vitória, duas derrotas e um empate, Zago já tem à mão os necessários elementos para definir quem vai a campo diante do Santo André. O time iniciado no empate por 1 a 1 contra o RB Bragantino na partida amistosa, realizada no Canindé, nos deu uma pista. A conferir.

Thomazella, claro, titular absoluto da meta rubro-verde. Pela lateral-direita, Luís Gustavo e pela esquerda, Eduardo Diniz. Aqui, um ponto: a depender da maneira como vai se recompor o sistema defensivo, e isso vale para os zagueiros e volantes, os laterais poderão se comportar muito mais como um ponto de marcação do que efetivamente como apoio. E talvez o time fique um ponto mais lento na hora de agredir o adversário. Veremos como isso vai ser dar na prática.

No miolo da zaga, Robson e Patrick. E hoje é isso. Jovens, rápidos e com bom poder de marcação. Titulares, sem dúvida.

No meio de campo, Marzagão e Tauã, além de um meia de ofício, Luiz Felipe, com uma saída rápida de Rone. Aqui, outra observação. Se olharmos para o retrovisor imediato e lembrarmos de que Luiz Felipe fará as vezes de Daniel Costa, a Lusa vai precisar naturalmente evitar a lentidão na construção de jogo, algo visto no Paulista quando jogavam conjuntamente Marzagão, Tauã e Daniel Costa. Tudo bem, tudo bem que a Copa Paulista está longe do nível de intensidade do Paulistão, mas é preciso olhar com atenção esse ponto. Em outras palavras, se Rone for o titular, será o meia da transição rápida.

Na frente, Paraizo e Chrigor. O primeiro vai sair da área, ao passo que o segundo será o homem de referência. Faz sentido? Faz. Mas de novo tudo depende de quão rápido e assertivo será o time na construção de jogo.

Ou seja, diferente de outros tempos, Zago terá no banco diferentes opções para mexer na lateral, no meio e no ataque. Meias-atacantes, zagueiros-laterais compõem esse cenário, o que me parece um acerto. E vai dar a necessária tranquilidade ao treinador.

Até porque, muito provavelmente, o Santo André virá de um jeito bem rocambolesco, uma vez que joga no mesmo dia e horário pela Série D do Brasileiro diante do Resende fora de casa. Então, há uma conjunção favorável para vitória e colocar os pingos nos devidos “is” dessa competição.

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

8 comentários

  1. copa paulista nao e OBRIGACAO.
    A obrigacao da COPA PAULISTA, e de quem derrubou a PORTUGUESA.
    DIRIGENTGES DE 1991 A 2013.

    time titular, acho que hudson e wendel nas laterais devem ser titulares.

  2. Copa Paulista é obrigação e ganhar o primeiro jogo de um time que tem outro jogo no mesmo horário é mais obrigação ainda. É nesse pique. Ou faz 3 pontos ou faz 3 pontos.

  3. Tudo já foi dito. A nosso favor temos o desinteresse de algumas equipes (como o Santo André), contra nós temos as contratações horríveis e um técnico que não tem bagagem alguma. Vamos torcer e vê no que dá. Pra cima deles, Lusaaaa!

  4. Agora que vamos comecar a Champions, estou de volta pessoal Lusitano. Espero que todos esteja bem com suas familias. Para mim a situacao e bem simples.

    Estrategicamente falando, o time precisa ser campeao desta Copa Paulista para participarmos na Serie D no ano que vem. Certo ? Pois bem ! Para ganhar a Copa Paulista ela precisa ter um time de nivel Serie D. Nao sei como determinar tal coisa mas so as proximas semana dirao. Uma vez na Serie D para subir para a Serie C, ela precisa montar um time Serie C para competir na D. Assim sucessivamente. Essa tem que ser a estrategia de qualquer time que precisa subir. Obs. Ja na A1 este ano por pouco nao caimos pois o nosso time ainda era de A2. Concordam ?

    Pergunta: Esse time e comissao tecnica podem ser considerados como Serie D neste momento? Claro que nao. As proximas semanas vao revelar essa estrategia que coloco aqui.

    Mais uma vez: Sem um time a nivel Serie D, nem a pau vamos ganhar a Copa Paulista. Veremos.

    Sabado, estarei na abertura da Champions prestigiando nossa equipe. Vamos todos !!!

  5. Sou Lusa, como todo início de competição ficamos naquela expectativa. Hoje colocamos nossas fichas no Zago e vamos com tudo É é é eu sou do Canindé, vamos pensamento positivo desta vamos

  6. Eu moro em uma cidade do ABC e aqui a mídia regional fala mais do Santo André do que qualquer outro time da região. O Santo André já tem vaga na série D do ano que vem (querem a vaga na Copa do Brasil). Vão disputar esse campeonato mais pra dar rodagem para jogadores do sub20 e observar alguns jogadores reservas pouco relacionados do time principal que esta jogando o brasileiro. Vi ontem no Diário do grande ABC que contrataram 2 zagueiros só pra Copa Paulista.

    Eles tem um técnico e elenco separado só para Copa Paulista, então não é um time recombolesco não. Não é um time que esta se dividindo em 2 competições, estavam se preparando pra CP também. Molecada querendo mostrar serviço pode colocar muito mais dificuldade que um time de medalhões desinteressados. Só ver o que o time de moleques dos gambas jogaram na ultima quarta-feira pela Libertadores.

    A Lusa não deve entrar de salto alto amanhã não, o Santo André é um time que esta há muitos anos na A1, muito tradicional, hoje inclusive faz 19 anos que ganharam uma Copa do Brasil, e estruturado, tem torcida (inclusive aliados da Leões) que deve ir em bom numero amanhã no Canindé. Hoje estão em situações muito mais estruturados que a Lusa e sem grandes dividas… A Lusa precisa vencê-los amanhã porque podem surpreender na competição, seguramente eles têm mais time que São Caetano e o cachorrão (EC São Bernardo) da minha cidade, mesmo sendo um time B.

  7. A impressão que se tem é que estamos num mundo pequeno e os outros num mundo grande ! Mas saímos desse mundo grande e só queremos voltar a habitar nosso verdadeiro mundo ! Ficar aqui é desconfortável e não atende as nossas expectativas ! O problema é que ainda temos que sofrer muito neste mundo pequeno para que possamos voltar a merecer nosso retorno ! Vale dizer que nos colocaram aqui e o oxigênio já está no fim ! O chamado mundo grande é o nosso verdadeiro habitat !

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here