Maurício Capela: Sábado começa a “Champions League” da Lusa

Diante do Santo André, a Portuguesa de Leandro Zago dará início à participação na Copa Paulista 23, onde só o caneco interessa na busca por uma vaga no cenário nacional

8
Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Sábado, 01 de julho, 15hs, estádio do Canindé, Portuguesa e Santo André. Eis o jogo que vai marcar o pontapé inicial na trajetória rubro-verde em direção a uma vaga no calendário nacional. Fácil? Longe disso. Difícil? Claro. Possível? Obrigação.

+ Portuguesa vence o Taubaté pela 2ª fase do Paulista Sub-20

A retomada do calendário nacional é chave para tirar a Lusa de vez dessa posição de ocaso. Jogar luz em direção a um clube, que reúne camisa, torcida e patrimônio, mas que em virtude de milhares de situações, muitas inexplicáveis e inacreditáveis, está à margem do cenário esportivo brasileiro.

Leandro Zago, o treinador rubro-verde, está incumbindo dessa dura missão, mas seria bom frisarmos: ele não pode e não deve entrar pressionado na competição. É preciso uma boa dose de paciência e cautela, mesmo sabendo que a torcida rubro-verde está cansada desse lenga-lenga. Mas é um novo trabalho, um recomeço, uma filosofia profissional e ela precisa ser abraçada pela torcida. Precisa!

Agora, depois dos quatro jogos-treinos realizados, somando uma vitória, duas derrotas e um empate, Zago já tem à mão os necessários elementos para definir quem vai a campo diante do Santo André. O time iniciado no empate por 1 a 1 contra o RB Bragantino na partida amistosa, realizada no Canindé, nos deu uma pista. A conferir.

Thomazella, claro, titular absoluto da meta rubro-verde. Pela lateral-direita, Luís Gustavo e pela esquerda, Eduardo Diniz. Aqui, um ponto: a depender da maneira como vai se recompor o sistema defensivo, e isso vale para os zagueiros e volantes, os laterais poderão se comportar muito mais como um ponto de marcação do que efetivamente como apoio. E talvez o time fique um ponto mais lento na hora de agredir o adversário. Veremos como isso vai ser dar na prática.

No miolo da zaga, Robson e Patrick. E hoje é isso. Jovens, rápidos e com bom poder de marcação. Titulares, sem dúvida.

No meio de campo, Marzagão e Tauã, além de um meia de ofício, Luiz Felipe, com uma saída rápida de Rone. Aqui, outra observação. Se olharmos para o retrovisor imediato e lembrarmos de que Luiz Felipe fará as vezes de Daniel Costa, a Lusa vai precisar naturalmente evitar a lentidão na construção de jogo, algo visto no Paulista quando jogavam conjuntamente Marzagão, Tauã e Daniel Costa. Tudo bem, tudo bem que a Copa Paulista está longe do nível de intensidade do Paulistão, mas é preciso olhar com atenção esse ponto. Em outras palavras, se Rone for o titular, será o meia da transição rápida.

Na frente, Paraizo e Chrigor. O primeiro vai sair da área, ao passo que o segundo será o homem de referência. Faz sentido? Faz. Mas de novo tudo depende de quão rápido e assertivo será o time na construção de jogo.

Ou seja, diferente de outros tempos, Zago terá no banco diferentes opções para mexer na lateral, no meio e no ataque. Meias-atacantes, zagueiros-laterais compõem esse cenário, o que me parece um acerto. E vai dar a necessária tranquilidade ao treinador.

Até porque, muito provavelmente, o Santo André virá de um jeito bem rocambolesco, uma vez que joga no mesmo dia e horário pela Série D do Brasileiro diante do Resende fora de casa. Então, há uma conjunção favorável para vitória e colocar os pingos nos devidos “is” dessa competição.

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA


guest
8 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Heitor Madeira da Silva
Heitor Madeira da Silva
1 ano atrás

copa paulista nao e OBRIGACAO.
A obrigacao da COPA PAULISTA, e de quem derrubou a PORTUGUESA.
DIRIGENTGES DE 1991 A 2013.

time titular, acho que hudson e wendel nas laterais devem ser titulares.

Rodrigo Antônio
Rodrigo Antônio
1 ano atrás

Copa Paulista é obrigação e ganhar o primeiro jogo de um time que tem outro jogo no mesmo horário é mais obrigação ainda. É nesse pique. Ou faz 3 pontos ou faz 3 pontos.

RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
1 ano atrás

Virou obrigação pelo histórico da Lusa, para chegar tem que merecer e torço pra tudo se resolver bem nessa fatídica Copa Paulista, ninguém merece, quero minha Portuguesa de volta, VAI LUSA PÔ!

Luiz Gustavo - Santos/SP
Luiz Gustavo - Santos/SP
1 ano atrás

Tudo já foi dito. A nosso favor temos o desinteresse de algumas equipes (como o Santo André), contra nós temos as contratações horríveis e um técnico que não tem bagagem alguma. Vamos torcer e vê no que dá. Pra cima deles, Lusaaaa!

Mauro Gomes
Mauro Gomes
1 ano atrás

Agora que vamos comecar a Champions, estou de volta pessoal Lusitano. Espero que todos esteja bem com suas familias. Para mim a situacao e bem simples.

Estrategicamente falando, o time precisa ser campeao desta Copa Paulista para participarmos na Serie D no ano que vem. Certo ? Pois bem ! Para ganhar a Copa Paulista ela precisa ter um time de nivel Serie D. Nao sei como determinar tal coisa mas so as proximas semana dirao. Uma vez na Serie D para subir para a Serie C, ela precisa montar um time Serie C para competir na D. Assim sucessivamente. Essa tem que ser a estrategia de qualquer time que precisa subir. Obs. Ja na A1 este ano por pouco nao caimos pois o nosso time ainda era de A2. Concordam ?

Pergunta: Esse time e comissao tecnica podem ser considerados como Serie D neste momento? Claro que nao. As proximas semanas vao revelar essa estrategia que coloco aqui.

Mais uma vez: Sem um time a nivel Serie D, nem a pau vamos ganhar a Copa Paulista. Veremos.

Sabado, estarei na abertura da Champions prestigiando nossa equipe. Vamos todos !!!

Juarez
Juarez
1 ano atrás

Sou Lusa, como todo início de competição ficamos naquela expectativa. Hoje colocamos nossas fichas no Zago e vamos com tudo É é é eu sou do Canindé, vamos pensamento positivo desta vamos

Paulo Vilela
Paulo Vilela
1 ano atrás

Eu moro em uma cidade do ABC e aqui a mídia regional fala mais do Santo André do que qualquer outro time da região. O Santo André já tem vaga na série D do ano que vem (querem a vaga na Copa do Brasil). Vão disputar esse campeonato mais pra dar rodagem para jogadores do sub20 e observar alguns jogadores reservas pouco relacionados do time principal que esta jogando o brasileiro. Vi ontem no Diário do grande ABC que contrataram 2 zagueiros só pra Copa Paulista.

Eles tem um técnico e elenco separado só para Copa Paulista, então não é um time recombolesco não. Não é um time que esta se dividindo em 2 competições, estavam se preparando pra CP também. Molecada querendo mostrar serviço pode colocar muito mais dificuldade que um time de medalhões desinteressados. Só ver o que o time de moleques dos gambas jogaram na ultima quarta-feira pela Libertadores.

A Lusa não deve entrar de salto alto amanhã não, o Santo André é um time que esta há muitos anos na A1, muito tradicional, hoje inclusive faz 19 anos que ganharam uma Copa do Brasil, e estruturado, tem torcida (inclusive aliados da Leões) que deve ir em bom numero amanhã no Canindé. Hoje estão em situações muito mais estruturados que a Lusa e sem grandes dividas… A Lusa precisa vencê-los amanhã porque podem surpreender na competição, seguramente eles têm mais time que São Caetano e o cachorrão (EC São Bernardo) da minha cidade, mesmo sendo um time B.

LEONINO
LEONINO
1 ano atrás

A impressão que se tem é que estamos num mundo pequeno e os outros num mundo grande ! Mas saímos desse mundo grande e só queremos voltar a habitar nosso verdadeiro mundo ! Ficar aqui é desconfortável e não atende as nossas expectativas ! O problema é que ainda temos que sofrer muito neste mundo pequeno para que possamos voltar a merecer nosso retorno ! Vale dizer que nos colocaram aqui e o oxigênio já está no fim ! O chamado mundo grande é o nosso verdadeiro habitat !