Maurício Capela: Um confronto sempre polêmico

A Lusa, de Alan Dotti, vai encarar o XV de Piracicaba nas quartas-de-final da Copa Paulista de 2024, sem o seu principal jogador: Maceió

18
Foto: Divulgação/Portuguesa

A Portuguesa está nas quartas-de-final da Copa Paulista de 2024. Mesmo em meio a remontagens de elenco no meio da competição, mesmo com um orçamento para lá de apertado, o time treinado por Alan Dotti tem se mostrado competitivo e resiliente. Fundamentalmente, resiliente.

+ Portuguesa vence o Centro Olímpico no Paulista Feminino Sub-17

Diante do São Bento de Sorocaba, nas oitavas-de-final, esteve sereno ao longo dos mais de 180 minutos de disputa e não titubeou na cobrança de penalidades máximas. Um feito.

Agora, pela frente, a equipe rubro-verde terá o XV de Piracicaba. Historicamente, um adversário difícil e controverso. Controverso, porque em edições anteriores da própria Copa Paulista, lances polêmicos marcaram o confronto. Sem contar a histórica partida do gato e o apagar das luzes no Estádio do Canindé no fim dos anos 80 do século passado. Mas isso é história.

Por outro lado, a Lusa de Alan Dotti vai enfrentar uma agremiação, que se classificou em segundo lugar no Grupo C, somando 13 pontos. Bem abaixo dos 19 pontos da Portuguesa, que passou para as oitavas em segundo lugar no Grupo E.

Com o quinto melhor ataque na fase de grupos, com 10 gols, o XV de Piracicaba tomou apenas 6 tentos no certame, o que lhe conferiu o quinto melhor desempenho ainda na etapa classificatória. Só para se ter uma ideia, a Lusa marcou 14 gols e levou apenas 5 na primeira fase do torneio.

Mas agora é mata-mata. E a Lusa tem problemas para esses dois confrontos, sendo o primeiro em seus domínios e o segundo em Piracicaba. Qual seja? O atacante Maceió.

Com 7 gols no certame, artilheiro até aqui da Copa Paulista de 24, o atacante se foi do Canindé. Voltará ao São Caetano e somente retornará a Portuguesa em janeiro de 2025, quando outro vínculo com o clube passará a valer. Enfim, coisas do futebol brasileiro.

O fato é que se trata de uma perda e tanto para o treinador Dotti, que apresenta virtudes nessa competição. É um técnico que não teme em mexer em seu esquema de jogo. É um treinador que lida bem com as sucessivas e inesperadas trocas em seu elenco e que vai se consolidando como alternativa importante nesse projeto de reconstrução da Lusa, que terá o seu ápice no ano que vem, com a tão sonhada combinação primeira divisão do Paulista e finalmente a Série D nacional.

Gosto honestamente da maneira como Dotti enxerga o futebol. Monta seu time em linha com adversários e não com crenças fixas de esquema tático. Algo raro no futebol brasileiro de hoje.

A Lusa de Dotti apresenta deficiências? Claro. Mas são muito mais de ordem técnica do que efetivamente tática.

Tanto que tenho opinião muito clara sobre esse relacionamento Dotti e Portuguesa. O atual treinador da Lusa deveria virar uma espécie de comissão técnica permanente do clube, algo na linha Milton Cruz no São Paulo.

Eu sei, eu sei, o cobertor rubro-verde é curto e movimentações dessa envergadura são arrojadas para o atual padrão do time. Mas é aquela história. O sucesso de amanhã vai se construir a partir das tomadas de decisão corretas do hoje. E a meu ver, vale o esforço.

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA


18 comentários

  1. O que eu não consigo entender na portuguesa é isso entendeu o técnico David por isso que eu te falei que a portuguesa vai morrer sempre assim vai morrer sempre do mesmo jeito eu não consigo entender como que um time tão escroto como esse fez uma batida de pênalti mais incrível de todos os tempos para portuguesa não dá para entender foi a batida de pênalti melhor de todos os tempos da portuguesa

  2. Mistérios difíceis de entender na Portuguesa. Se o atacante não vai jogar mais pela Portuguesa porque ele treinou com o restante do elenco no dia de ontem? Amanhã é o último treino do término do empréstimo, veremos o que ocorre nos dias anteriores, coisas de LUSA, VAI LUSA PÔ!

  3. Maceió por pouco não deixou a Lusa ‘a frente do placar , no segundo tempo do jogo contra o São Bento , no Canindé ! Agora , já estamos sem o único jogador que poderia resolver um jogo , como já tinha acontecido contra o Mirassol no Paulistão passado e que nos livrou de um possível rebaixamento ! O que querem ? Manter o clube na patinação constante ? Abutres do futebol rondando sempre !

    • Boa tarde.
      É isso ai orlando uma andorinha dó nao faz verão, maceio é bom jogador e com certeza sera uma perca para o mata a mata . mas como torcedor da lusa desde a nasci sempre acredito nesse clube q esta renascendo das cinzas
      Ser campeão da copa paulista seria muito importante para entrar na copa do brasil .
      Se tivermos 3 competiçoes sendo 2 nivel nacional e paulistão sera uma boa vitrine para a lusa e a busca no investidor para a SAF.
      SAF Que alias é o caminho para Portuguesa voltar a lutar por titulo de expressão.
      Pra do xv Lusa

  4. Concordo plenamente com sua colocação sobre o Allan Dotti, Maurício. Já falei isto à amigos. Também acho que ele deveria ser da Comissão Técnica permanente como já tivemos o Gerson Sodré alguns anos atrás.

  5. Essa Copa Kaiser esta nivelada por baixo… aliás muito baixo, quem se defender melhor e achar um gol ganha.

    Todos os times são “catados”, inclusive e principalmente o nosso.

    Não tenhamos ilusões ou criemos expectativas. Mas devemos sim, ter pensamento positivo e incentivar, porque é o que temos pra hj.

  6. Quando se vê um Mirassol lutando e convencendo prá galgar a série A no ano que vem , olhamos nossa Lusa com olhos de compaixão !!!! Isso sem contar o Novorizontino , líder da B !!! Os tempos realmente mudaram e só ventania com areia para os lados do Canindé ! Culpa da torcida não é !!!!! Essa administração lusitana é por num saco e jogar não sei onde !!! Uma vergonha ( já tô vendo a boquinha do Boris Casoy ) …….

  7. Gente o.que o Castsngeira fez nesta V. Paulista é algo nunca visto !!!! Estreamos e o time vinha bem, emprestou quatro bons jogadores, deu sorte em trazer um meia bom, o Portuga e tínhamos o Hudson jogando muito de volante, aí ele empresta de graça os dois Ponte Preta !!! E agora perdemos o último melhor jogador Maceió é mole !!! Porém mesmo assim tem quem vai dizer que estamos sendo críticos !!! Fazer o quê !!! E ainda agora o XV que sempre consegue ter o apito ajudando gente, e duvido o Castanheira foi a FPF, cobrar bom juízes nos dois jogos !!!….

  8. Quando a gente pensa que todas as lambanças já tinham sido feitas neste campeonato, eis que surge mais uma. O Maceió é o único do elenco que pode definir uma partida em uma jogada individual. O São Caetano não tem nada relevante para atuar até o final do ano, então, deve haver uma forma de pedir um empréstimo por 06 jogos.

  9. É minha gente, mais uma baixa! Maceió 7 gols, Portuga tinha 4, esse empresta, troca, vende, compra que existiu durante toda a competição, fica difícil acreditar nesse time…vamos ver!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here