Opinião: O Canindé é verde e vermelho

Projeto de reforma do Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte transforma em parceiros Lusa e Santos, tendo como viabilizador a Federação Paulista de Futebol (FPF); e apesar da engenharia financeira ser plausível, o assunto levanta as sobrancelhas da torcida rubro-verde

37
Foto: Lucas Ventura/NETLUSA

Vila Canindé. Nome bonito, acordo que faz sentido, mas é preciso pisar no freio no oba-oba, principalmente na euforia santista, com todo respeito. Explico. O Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte não é um amontoado de tijolo que deu origem a um lugar onde se joga futebol. Não, longe disso. E também não se resume ao senso comum: ah, é a casa da Portuguesa. Também não. O Estádio do Canindé é proprietário de uma simbologia quase única no futebol brasileiro, comparável somente à atmosfera do Estádio de São Januário do Vasco da Gama. Detalho.

LEIA TAMBÉM: Portuguesa e Santos fecham parceria pelo estádio do Canindé

O Canindé, que completa meio século neste ano, foi palco de grandes craques do futebol brasileiro, mas o seu pertencimento não está atrelado aos atletas de renome. O Doutor Oswaldo Teixeira Duarte é um projeto de uma comunidade, que resolveu colaborar ativamente para que o sonho virasse realidade. É preciso sublinhar, portanto, que a casa da Portuguesa não é um estádio apenas. É um ponto de encontro entre os patrícios, que um dia se meteram em navios e refizeram a rota de Pedro Álvares Cabral para fugir das guerras contra as ex-colônias portuguesas ou mesmo da pobreza que imperava no Portugal de Salazar. Em outras palavras, é um local de memórias. E memórias afetivas, que são as mais caras e resistentes ao tempo.

Eu mesmo tenho boas histórias para contar ali, como jornalista e também como torcedor. E mais recentemente como pai. Meu filho, que tem 4 anos, não fala microfone, quando aparece o botão do navegador Waze para definir a rota de um caminho qualquer. Ele diz, “papai, deixa eu falar no Canindé”. Para ele, Canindé é microfone e só o é, porque quando ele tinha dois anos, em plena pandemia de Covid-19, para distrai-lo, eu colocava o Waze e dizia: “vamos ao Canindé?”. A ideia, claro, era também estabelecer um vínculo entre mim, ele e a Portuguesa. E ele, como mal falava, balbuciava “candé”.  

Certamente, não sou o único a ter uma história como essa, que levarei para toda vida, você também tem uma. E se conversar num dia de jogo de futebol no Canindé e começar a perguntar o que significa o estádio, provavelmente vai ouvir relatos de amor, de alegria, de saudades, sempre envoltos numa imagem ao lado de um pai, de um avô, de tios e de irmãos. 

O Canindé é mais que um estádio. É a materialização da alma de uma comunidade. Hoje, não é exagero afirmar: é a única coisa que mostra à cidade de São Paulo e, em boa medida ao País dada a sua localização estratégica, distante nem 10 quilômetros do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), o quão relevante foi, e luta para voltar a sê-lo, essa brava Associação Portuguesa de Desportos.

Por isso, é tão difícil aceitar acordos envolvendo o Canindé, sem que sentimentos difusos sejam despertados. Porque a argamassa desse estádio não é de cimento. Ela foi feita de identidade e pertencimento. O Canindé é uma ideia de uma Portuguesa grande, vencedora, temida em seus domínios. E esse é o xis da questão. 

Tenho a sensação, com tudo isso posto, de que esse passo deveria ter sido mais discutido e debatido pela torcida da Lusa. Nem digo sócios, porque hoje o número de pagantes do clube deve ser risível, mas talvez tivesse funcionado se tivessem envolvido os sócios-torcedores. Acredito que já teria sido um bom ponto de partida. 

Muito embora, é preciso frisar, o racional financeiro do negócio indique estabilidade e credibilidade, ou seja, fica em pé, o assunto é delicado. Apesar de todo o torcedor da Lusa saber que um estádio de 50 anos naturalmente reivindica uma reforma e que a Série A-1 do Paulista, hoje, exige um outro padrão de palco de jogo, há uma certa dúvida que paira no ar: qual é a duração desse acordo? Porque não há nada que incomode mais o torcedor da Lusa do que imaginar que a sua casa verde-vermelha poderá perder a identidade com o passar dos anos. E isso incomoda, ainda que ninguém tenha verbalizado claramente.

No mais, com a característica hospitalidade da comunidade portuguesa de São Paulo, digo: seja bem-vindo, Santos Futebol Clube. Com respeito à nossa história e nossas cores, tenho a sensação de que será uma convivência muito bacana, ainda que nos levante a sobrancelha em alguma medida.

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.


guest
37 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ricardo Pereira
Ricardo Pereira
2 anos atrás

por falta de competência, e outras questões já sabidas, essa história está indo por água abaixo, quase foi com os leilões. ainda dá tempo de preservar, modernizar, etc. tem memória e espaço físico para tal. estive pensando na proximidade do paulistão. vai ser uma pedreira, e competir com times do porte de palmeiras (que fez o que a portuguesa não teve capacidade) e se não houver muita sabedoria (cai de novo). tem que ser avaliado o custo benefício, pela idade, talvez pelo salário, mas como marketing cairia bem: Ricardo (não o Oliveira) Quaresma, fim de carreira? não sei, mas acho que agitaria o pedaço. nosso novo governador já disse que em são paulo é lusa. não estou associando esse fato com algum benefício, não existe isso, mas temos que aproveitar esse momento para surfar essa grande onda.

Luiz Gustavo - Santos/SP
Luiz Gustavo - Santos/SP
2 anos atrás

Concordo 100% com você, Maurício. Belo texto. Tenho meus temores quanto a este aspecto. Também acho meio “conversa mole para boi dormir” este papo de que o “Canindé serve para a A-2, mas não dá para a A-1”. Tirando a misteriosa reforma do setor das cadeiras, o gramado e os banheiros públicos (que isto eles nem mencionam) acho que está no nível dos estádios do interior paulista. Não vejo necessidade de reformas profundas no estádio. A Vila Belmiro não tem nem saída de segurança larga, são pouco maiores que as de casa e em pequeno número. Escadarias estreitas e com degraus ruins, porém ninguém interdita ou pede tais reformas à Vila. Invasões ocorrem, inclusive a mais recente em tentativa de agressão ao Cássio, mas não interditam o estádio por falta de segurança. Ah se fosse o Canindé em jogo da Portuguesa!!!!!! Acho que interesses outros que o bem da Portuguesa nortearam este acordo desejado pelo Santos e patrocinado pela FPF. Vamos torcer para que tudo dê certo. Que N.S. de Fátima nos reserve um bom 2023.

Carlos Valentim
Carlos Valentim
2 anos atrás

Concordo! A Vila tem setores nas arquibancadas que não permitem a visão integral do campo de jogo. Quer coisa mais esdrúxula do que isto?
Quanto ao Canindé, o acordo é bem-vindo se preservar tudo aquilo que nós, da comunidade rubro-verde, idealizamos quando, sob o comando memorável de OTD, o concebemos! A pergunta é: O Canindé continuará sendo nossa casa, mais que isso, nosso lar?
Um abraço, Luiz Gustavo! Sou de Praia Grande e, quem sabe, dia desses nos encontramos!

Luiz Gustavo - Santos/SP
Luiz Gustavo - Santos/SP
2 anos atrás
Responder para  Carlos Valentim

Valeu, Carlos! Um abraço!

Rodrigo Antônio
Rodrigo Antônio
2 anos atrás

Ser contra reforma ou uma parceria que traga benefícios para o clube é besteira e clubismo exagerado. Agora, chamar o dr. Oswaldo Teixeira Duarte de Vila canindé já é ousadia demais. O estádio é da portuguesa e o santos também será beneficiado pela reforma. Agora, na imprensa, parece que o. Santos é o bonzinho que vai ajudar a pobre portuguesa.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
2 anos atrás

Concordo com tudo que foi dito. A torcida da Portuguesa tem que fiscalizar de perto esta reforma, nada pode ser alterado do original. O Caninde tem que continuar vermelho e verde como um todo.

J. Alberto
J. Alberto
2 anos atrás

O texto do Maurício é um alento pra quem entra nos comentários e tem que aturar essa turminha que amaldiçoa nossas origens, nossa história, nosso nome, nossas cores etc. Eu particularmente estou tranquilo com essa parceria. Nosso Canindé é pequeno perto dos grandes estádios. Por quanto tempo o Santos vai pagar aluguel pra jogar pra menos de 20 mil pagantes? Meu palpite é que só até o Pacaembu ser reinaugurado. Mas a falta de transparência realmente preocupa, ainda mais sabendo que o Santos já tentou passar a Portuguesa Santista pra trás no passado…

Nelson SJS
Nelson SJS
2 anos atrás
Responder para  J. Alberto

Portuguesa Santista praticamente acabou, virou time de empresário, não tem torcida, os poucos que vão,.a maioria é torcedor do SFC, e não sei aonde o SFC passou a perna na Briosa!

J. Alberto
J. Alberto
2 anos atrás
Responder para  Nelson SJS

Você mesmo já respondeu… Qual a necessidade de falar assim da Portuguesa Santista? Deve ser a de achar pêlo em ovo por causa do terreno, né? Aproveitando, acontece cada coisa naquele outro terreno do bairro ao lado e a federação não faz nada, por quê será hein?

Alex
Alex
2 anos atrás

Aviso aos navegantes, quem recebe dinheiro de alguém, vira escravo do outro!

Resumindo, quem paga é quem manda !

Tá aí a merda …só falta pintar o Canindé de preto e branco e sumirem c nossas cores

TNC

Daniel
Daniel
2 anos atrás
Responder para  Alex

Quem está pagando é a federação Paulista e não o Santos…

Nelson SJS
Nelson SJS
2 anos atrás
Responder para  Daniel

SantosFC vai pagar, pq a FPF vai descontar do bordero dos jogos do SFC !!!

J. Alberto
J. Alberto
2 anos atrás
Responder para  Nelson SJS

A federação vai ficar com a renda de todos os jogos

Jose
Jose
2 anos atrás

Vamos ao um exemplo, o Endrick centroavante do palmeiras é bom jogador joga num time muito bom com algumas estrelas e como tem um marketing agressivo todo mundo fala dele e os melhores time do mundo quem contratar por “1 trilhão” .O Paraízo que também é bom jogador só de de um time mediano(mais difícil de fazer gol) faz gol prá cacete e ninguém fala dele, não tem markenting, empresário se tiver, não deve investir $$$. Se o do Palmeiras vale
“1 trilhão” será que o da Portuguesa não vale “1/2 trilhão” para ser vendido e não precisar de esmolas de ninguém. Fica a dica.

Mario
Mario
2 anos atrás

É um alerta, mas Tb um.excesso. O Palmeiras jogou lá durante a reforma do estádio.deles até o.confronto entre as torcidas. N mudaram o nome e nem as cores. Inclusive emprestei cadeira cativa p amigos e elas valiam. O Corinthians tem o maior público do estádio, jogou lá muitas vezes pbmais de 25 mil, n mudou o nome nem as.cores. e pelo q entendi, a parte da reforma do Santos faz parte do pacote…aluguel Mai reforma N é propriedade. Qq aluguel só pode mexer c anuência do proprietário, que.e a nossa coletividade.

HELDER QUEIROGA PEREIRA
HELDER QUEIROGA PEREIRA
2 anos atrás

Capela !
Você conseguiu colocar as palavras que estavam dentro de mim e não se expressavam em papel !
Parabéns!

Gama Industria de Matrizes Ltda.
Gama Industria de Matrizes Ltda.
2 anos atrás

Parabéns a Diretoria da Lusa pela parceria na Reforma do Estádio. Quem Não tem Din Din vai em busca de Parceiros. Quanto ao Técnico a Diretoria deixa a desejar já deveria estar no Caninde. Quanto a jogadores do Sub 20 creio que aqueles que se destacaram tem um contrato no mínimo bem feito para deixar ir embora sem ganhar algum Din Din.

Alan
Alan
2 anos atrás

Pensei exatamente a mesma quando vi as questões sobre a reforma…
O quão será vão se esforçar pra manter a identidade da Lusa? Já que pode ter a visão de que “temos que agradar o santos”.
Sou Palmeirense, mas gosto muito da Lusa, assim como gosto do Paraná Clube(time do meu estado). Sempre que posso assisto jogos tanto da Lusa quando do Paraná, acho que jamais esses times devem perder sua identidade quando aceitam qualquer acordo, qualquer parceria.

Luis Simões
Luis Simões
2 anos atrás

Prezado Mauricio…maravilhoso texto…muito feliz nas suas colocações. No entanto devo lembrar a todos que os clubes usaram o caninde porém nunca fizeram nada pela Portuguesa. Hoje tem suas arenas e nem lembram da Portuguesa. O Santos será mais um deles. É claro que eles não tem qualquer responsabilidade sobre o que os vigaristas e safados que sugaram nosso clube. Mas não esperem qualquer ajuda deles.
Só faltava agora essa outra diretoria incompetente aceitar pintar as arquibancadas de preto e branco…não ficarei surpreso se isso acontecer…escuto dizer que essa diretoria é boa isso e aquilo mas na prática não passa de um bando de incompetentes…a Portuguesa sempre será maior que qualquer um deles…eles estão de passagem e não vejo perspectivas para o clube que é mh maior paixão. Uma diretoria que não consegue obter uma vaga na série D não merece consideração. Cadê a SAF? Nunca vai acontecer porque acabará com a saga de usar e se aproveitar do clube? Só quem é cego é que não enxerga isso. Até quando esse clube ficará assim?
Esse papo da SAF vem desde 2 anos e agora não se fala mais nisso. MENTIROSOS. Tantos aqui que se manifestaram jamais terão voz no clube porque estamos na mão de meia dúzia de pessoas que no fundo não se importam com o clube. Cadê a torcida organizada comprada?..porquê não se manifestam?…vamos em breve ver o nosso estádio na mão de outro clube que nada tem a ver com nossas raizes…futebol é cada um por si e se o santos quer usar tem que pagar por isso ou então procure Barueri ou umas das outras arenas dos rivais…Gostaria de ver se eles aceitariam…claro que não..o Santos poderia usar o estádio da Portuguesa Santista ou Jabaquara.
Mais uma vez fico indignado com essa diretoria e qdo formos ao caninde futuramente quem sabe sentiremos em nosso estádio com as cores do santos e com um novo emblema ao lado do nosso. Talvez no gol da marginal tenha um escudo dos Santos….será muito engraçado.
Parabéns diretoria….quero ver qual time teremos no Paulista de 23 para mais uma vez cair de divisão. É isso. Obrigado Maurício pela oportunidade. Viva a nossa imensa Portuguesa.

Wanderley
Wanderley
2 anos atrás

Irão colocar a lusa para jogar sexta feira e o santos no domingo .

José Leite
José Leite
2 anos atrás
Responder para  Wanderley

Nada mais justo. Nesse momento o que mais importa é a saúde financeira do clube e é certo que o Santos vai ajudar com jogadores e a própria federação vai ajudar lusa, não porque ela é boazinha mas porque uma lusa forte é importante pra ela. Mais Din Din.

Nelson SJS
Nelson SJS
2 anos atrás
Responder para  José Leite

Perfeito! Sou santista e acho essa parceria bom pra todos, como.tem que ser mesmo! Maior respeito a Lusa do Caninde! SFC tem uma base forte e levando jogadores pra jogar na Lusa, será uma vitrine, pq a Lusa é grande e sempre será! Filho de Português e torcedor do SFC da capital

Juninho
Juninho
2 anos atrás
Responder para  Wanderley

Está certo … Time grande joga sábado e domingo ….

RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
2 anos atrás

Bela matéria, lembro desde os tempos de CUP que questões como essa acontecem, se for pra ajudar financeiramente não vejo problemas, só não descaracterizar o estádio, já que não será tombado, quanto mais boas memórias tivermos do Canindé, melhor ainda, na próxima partida simbora ao Canindé, e que venham mais momentos eternos. VAI LUSA PÔ!

Jorge Almeida
Jorge Almeida
2 anos atrás

Concordo com o texto. E não me parece obrigatório mudar as cores do estádio para o Santos aceitar jogar lá. Tudo por uma razão de bom senso. O rubro verde nunca foi agressivo para o peixão.

Novaes Lusa sempre!
Novaes Lusa sempre!
2 anos atrás

Depende de nós torcedores! Mais presença nos jogos! Se continuarmos assim, levando 2 mil pessoas em média, e as vezes menos que isso, fica difícil visibilidade e marketing e essa roda vai parando, parando até chegar parar de vez…acorda torcedor!

Jacob Batista de Jesus
Jacob Batista de Jesus
2 anos atrás

Temos que ir com menos sede ao pote ! O Santos já está falando em empréstimo de jogadores pra Lusa, logo dirão que nós carregaram nas costas ! Acho viável a parceria,as sempre visando nossa eterna portuguesa !! Nosso Canindé será sempre verde e vermelho !!!!! Parabéns Capela !!!

Alexandre aparecido pinto de faria
Alexandre aparecido pinto de faria
2 anos atrás

A história da lusa tem que ser respeitada,eu como santista acho legal este acordo ,sera que seria viável um estádio como é o San siro ,onde o Milan e a inter de Milan usam o mesmo estádio se não estou enganado.

Antonio Amaro
Antonio Amaro
2 anos atrás

Bom texto, tirando a habitual lacração, concordo com tudo.

att

VALTER DOS ANJOS ALVES
VALTER DOS ANJOS ALVES
2 anos atrás

Belíssimo texto do Maurício Capela. Ficamos 7 temporadas sem participar da Série A-1, estamos sem divisão nacional, portanto, chegamos a um ponto em que a Portuguesa foi tão depauperada que precisou firmar essa parceria com o Santos, via FPF, pois não teria dinheiro em caixa para fazer essa reforma por conta própria, fruto dos últimas diretorias de, pelo menos duas décadas pra trás que culminou em quase 200 processos trabalhistas, atrasos de toda ordem (IPTU, luz, etc.) que acarretaram a penhora de rendas de jogos e até de 5 troféus, que graças à Deus, foram restituídos ao acervo do Museu Histórico, isso sim,ao meu ver, um tremendo tapa na cara daqueles que lutaram para conquista-los. O Parque Aquático (projeto do Arquiteto Vilanova Artigas) foi sumariamente demolido, foi instalado um “Muro de Berlim” que segrega uma parte da área do Clube para instalação de uma “feirinha da madrugada” que nunca funcionou, mas que ao consta paga um valor mensal ao Clube. Tomara que as coisas melhorem e consigamos andar pelas próprias pernas e não dependamos mais de “auxílios” ou similares.

JuninhoAbud
JuninhoAbud
2 anos atrás

sou santista tenho um carinho imenso pela lusa acredito que todos os 4 grandes de SP , essa parceria é ótimo para ambos com essa parceria a portuguesa já vai conseguir deixar o estádio reformado bonito Apto a jogar qualquer partida e futuro brasileiro copa do Brasil Paulista assim sendo com uma estrutura já toda reformada a partir de agora é bota mão na massa e se preparar pra poder dar vôos e metas maiores pra poder fazer renda disputando campeonatos , e sobre características que vcs estão dizendo que o SFC poderia fazer não vai descaracterizar em nada o que vai ser feito é mexer em toda iluminação que vai ficar top o gramado as reformas em torno do gramado que são as telas as cadeiras os vestiário pintura etc, para o SFC o Canindé é o melhor estádio pra se jogar tirando o Pacaembu pelo acesso, único problema é a capacidade de públicos que é limitada já que jogando em SP a média de público é de 25 a 30 mil , mais com esse time medonho que o santos está nos últimos anos nos santistas temos que pensa mil vezes pra ver esses perebas joga que tá osso , mais em fim vai dar tudo certo só do santos está reformulando todo estádio e o SFC jogando no Canindé já vai dar visibilidade com isso a portuguesa possa aproveitar esse momento e se estruturar internamente já que o estádio vai ficar todo novo 👊

Márcio Rinaldo Lira
Márcio Rinaldo Lira
2 anos atrás

Acho que a parceria é boa para os dois clubes e se realmente envolver jogadores do Santos para a Portuguesa pode manter sim o clube na divisão principal, a maioria dos jogadores formados no Santos se destacam em qualquer equipe que jogam, Flamengo, Internacional, Atlético MG, Atlético PR, entre outros, não acho que deva mudar as cores do Canindé, e a reforma será feita pela Federação Paulista, o Santos não participa da reforma, mesmo porque se a Vila for reformada será pela W Torre no mesmo esquema que foi com o Palmeiras, se isso acontecer é claro, levando em consideração que depende do Conselho deliberativo que são um bando de sangue sugas que não abrem mão da mamata e de suas cadeiras cativas!

Paulo Bonavides
Paulo Bonavides
2 anos atrás

A Vila Canindé, uma das parcerias mais felizes do Brasil. E será próspera!
🙏❤️💚🤍🖤🙏

Jose
Jose
2 anos atrás

Muita teoria da conspiração também, vamos aguardar.

Paulo
Paulo
2 anos atrás

Como santista e morador da vila Guilherme, curti o acordo. Como ex sócio do clube junto ao meu saudoso pai, frequentador do bar tri fita, das piscinas, de jogar tênis no paredão, dos jantares na sede, é triste voltar lá e ver que tudo virou memórias.

Romilson
Romilson
2 anos atrás

Sou palmeirense, a primeira vez que pisei em um estádio de futebol foi no Canindé, assisti Palmeiras e Portuguesa no início dos anos de 80, eu era uma criança tinhas meus dozes anos de idade… Foi lindo ver meu Verdão jogar naquele estádio Verde e Vermelho! Gosto muito de futebol! Meu patrão é de família portuguesa ,estamos sempre no Canindé assistindo jogo da Lusa… Torço para que a Portuguesa volte para a elite da série A do Brasileiro assim como já está na série A do Paulista sem perder a essência do brilho de sua cor e natureza. Parabéns Portuguesa de Desporto, seja bem vinda a elite !

Augusto Ferreira
Augusto Ferreira
2 anos atrás

Penso que essa parceria seria uma excelente oportunidade de a Lusa ter seu Estádio, se não relativamente modernizado, pelo menos com a manutenção Geral absolutamente em dia, e também com alguns bons jogadores que fazem parte do elenco do Santos e não serão aproveitados, e poderiam muito bem, ser muito uteis para a Lusa montar um time forte para fazer bonito no Campeonato Paulista e principalmente na disputa da Série D e conseguir subir para C e assim por diante.