Foto: Lucas Ventura/NETLUSA

Portuguesa e Santos fecharam nesta terça-feira (1) uma parceria para a reforma e utilização do estádio do Canindé. A informação foi confirmada pelo presidente da Lusa, Antonio Carlos Castanheira, após o sorteio do Paulistão. Os clubes vinham negociando há meses.

LEIA TAMBÉM: FPF mantém regulamento do Paulistão para 2023

“Fechamos o contrato hoje (segunda-feira), antes do Conselho Técnico. Um acordo encabeçado pela Federação Paulista de Futebol. Serão mexidos: a numerada, o sistema de iluminação, o gramado e os vestiários. As reformas vão começar na semana que vem. Tudo já para o Campeonato Paulista. O Santos poderá até jogar a Copa Sul-Americana”, disse.

O mandatário contou ainda que os custos das reformas serão pagos pela Federação Paulista de Futebol (FPF). “O Santos teria que pagar o valor de um aluguel. Esses valores serão retidos pela FPF para que possamos abater os débitos da reforma”, explicou.


Com isso, toda a renda do setor de numerada dos jogos da Lusa, além de toda a bilheteria das partidas do Santos, serão destinados à FPF para pagamento da dívida.

Inicialmente, o valor para as reformas era de R$ 30 milhões. No entanto, os clubes reviram as prioridades e a quantia diminuiu para R$ 10 milhões, valor que a FPF aceitou arcar.

Lado da FPF

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, explicou o acordo com o clubes. “O Santos vai jogar no estádio em ordem. 15% do aluguel do estádio, em vez de ir para a Portuguesa, vai para a FPF. Ninguém aumenta a sua dívida, ninguém paga mais do que o normal. A Portuguesa não ia usar a numerada porque está interditada e vamos desinterditar e usar sem custo. E o Santos pagaria o aluguel para a FPF para a gente deixar o Canindé em ordem e arrumado. Vamos entregar para o Paulista arrumado, termina assim que quitar o pagamento”, disse.

“Quando a Portuguesa teve o acesso para a Série A1, faz parte do processo do acesso uma vistoria nos estádios para a competição do ano seguinte. Quando o Departamento da FPF foi ao Canindé, tinha uma série de quesitos que precisariam ser resolvidos. O estado do gramado, iluminação, numerada interditada, área visitante… A Portuguesa, com razão, tinha a preocupação de tirar o dinheiro da conta para fazer um time e cair de novo para arrumar o estádio. O Santos tinha interesse de jogar na capital, no Canindé. O que nós fizemos? A FPF vai adiantar a luz, gramado, iluminação, cadeiras, arrumar os vestiários e vai ser ressarcida. O aluguel do estádio vai para a Federação. A Portuguesa vai ter um estádio e vai pagar [com bilheteria] o adiantamento que a FPF fez. Sem mexer no dinheiro dela para fazer um time bom e competitivo no campeonato”, concluiu.

* colaboração de José Gustavo Felix

36 comentários

  1. O estádio precisa de melhorias urgentes. Ter uma estrutura melhor faz muita diferença em uma competição tão difícil. Então, ficar sem a renda dos jogos para pagar essa reforma, acaba sendo um bom negócio para a Lusa.

    • bem isso mesmo,vao dar prioridade pros sardinha e a gente vai jogar na javari nossos jogos,nao duvido nada, mais uma vez a gente se “prostituindo” pros outros,depois cai pra a2 de novo e fica 10 anos pra subir

    • sim,e se tiver jogo da lusa e santos no mesmo dia, a gente vai ter que se retirar da nossa propria casa, para o santos jogar( mais $$)no caninde,a portuguesa que se foda,vai pra javari,pro nacional etc

    • Bem isso mesmo, é o que venho falando já faz algum tempo, enquanto não sair essa cambada de merdas, e acabar com esse negócio de colonia,” sempre estamos correndo atrás do rabo! “

  2. E o que aconteceu com a dívida que a Portuguesa tinha com a FPF que dava à federação o direito de confiscar as cotas do Paulista? Qual era o valor? Foi paga integralmente? Foi absorvida pelo acordo judicial? O clube poderá gastar a cota de 2023? Falta informação, falta transparência…

  3. Fiquei pensando naqueles torcedores voluntários que ficaram fazendo a pintura do estádio (manutenção) dispondo de seu tempo, amor pela Portuguesa e não receberam nenhuma consideração do clube relativo a todo o esforço realizado. Agora fazem um acordo milionário com o Santos/Fpf para reforma, mas o bom de tudo isso é que teremos uma melhoria no estádio e só falta a diretoria locar para show para acabar com o gramado. Manutenção tem que ser feita constantemente assim evita falta de aprovação dos órgãos competentes como ocorre todos os anos. Vai Lusa!!

  4. E impressionante a quantidade de corneteiros que tem a Portuguesa, nada agrada e tudo e contestado. Vamos receber um Estadio reformado, pagando com a receita de bilheteria, um negocio de ocasiao para quem tem pouco dinheiro e precisa gastar na formaçao do time. Vendo a opiniao dos corneteiros, e que se conclui porque a Portuguesa esta na situaçao em que se encontra.

    • Por que quem tá cornetando não vai lá e doa 10 milhões a Portuguesa pra reformar o estádio? Ou preferem ir jogar em Barueri e Bragança Paulista e pagar aluguel?
      Ou preferiram que gastasse esse valor reformando estádio e deixasse o time de lado pra cair pra A2 de novo ?

  5. O que é melhor ?! Alugar estádio e enfiar o dinheiro no bolso ou gastar c o futebol ????
    Claro que é melhor alugar o estádio…fica fácil para embolsar a grana, sem nenhuma transparência.

  6. Não estou feliz com a situação da nossa Lusa não disputar um divisão nacional.
    Mas vejo tanta gente criticando o presidente, mas acho que está fazendo uma boa gestão.. nunca vai agradar a todos.
    Mas e bom não nos esquecermos que pegou um clube falido, cheio de dívidas e processos.. conseguiu arrumar a casa sendo já tinha fechado..
    Teve seus erros sim. Fez apostas que não deram certo. Me as conseguimos voltar para 1 divisão do paulista.. tb queria ter o prazer de ver a Lusa de volta ao cenário nacional.
    Acredito que com essa determinação em breve estaremos comemorando.
    Acho que independente de qualquer coisa devemos apoiar nosso presidente.. no meu ponto de vista arrumando a casa e as contas aos poucos..
    Vejo aqui muita gente criticando.. então façam o seguinte : montem um chapa e disputem s eleição..mas e muito fácil criticar…
    Graças às manobras ainda estamos sobrevivendo..pois senão acho que já teríamos fechado as portas..
    Força presidente..eu acredito que em breve teremos nossa Lusa de volta de onde nós tiraram..
    Pra frente e avante minha querida Portuguesa…

  7. Pelo que apurei em próprio site de torcida do Santos e com alguns torcedores amigos meus, estão todos bem felizes com este acordo com a Portuguesa. Todos dizem que jogar no Canindé é bom, é um lugar de fácil acesso, etc.

    • A localização do Canindé é maravilhosa. Não esqueço nunca do Corinthians alugando o Canindé, os corinthianos satisfeitos com o estádio, o negócio foi tão bom que a prefeitura tirou uma interdição de onde não bate sol pra prejudicar a Portuguesa e evitar que o Pacaembu virasse um elefante branco.

  8. Nossa torcida como sempre, chorando por tudo, e nos colocando no coitadismo…..
    O Santos vai pagar o aluguel do Canindé e o valor vai pra federação. A renda do Santos no Canindé também vai pra FPF assim como a renda da Lusa ( pra pagar com renda esse empréstimo vai precisar de uns 4 campeonatos paulistas) …..
    Não vejo ninguém sair perdendo já que a FPF vai injetar estes 10 milhões inicialmente …..
    E quanto a coincidência de jogos dos dois no Canindé, existem dias diferentes na rodada e nas rodadas basta que coloquem jogo do Santos mandante e Lusa visitante e vice e versa….

    • 10 milhões são 100 jogos com renda de 100 mil reais líquidos. Cerca de 10 mil pagantes. Com Lusa e Santos juntos atingindo uma média de 10 mil pagantes por ano, a reforma se pagaria em 2 anos (final de 2024). E depois disso seria só alegria com o Santos pagando aluguel diretamente para a Lusa. Mas temos que considerar que até lá o novo Pacaembu já estará pronto.

  9. Ótimo acordo para os dois times! A Lusona pagará só a bilheteria destinada às cadeiras e o meu Peixe pagará o aluguel do estádio para custear a reforma… bela parceria. Como acontece também Lá em Santos, com a burrinha e o Jabaquara!

  10. Bom dia senhores. Sou Santista e vejo com bons olhos essa parceria. Já fui diversas vezes no Canindé e é um estádio bem localizado. Já foi falado que os dois clubes vão intercalar os mandos ou seja quando o Santos estiver jogando fora a Lusa joga em casa. Bom negócio, são clubes que se respeitam e um parceria é benéfica a todos. O Santos terá a reconstrução da Vila e essa parceria pode ir além. Milan e Inter de Milão usam o mesmo estádio na Itália e é bom para os dois. Pq não o Canindé? Tenho profundo respeito pela Lusa e a

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here