No dicionário, há muitos significados. No cotidiano, também. Mas hoje vou destacar um que mescla afirmação, empatia e esperança. Porque não se trata de um verbete solto, um sinônimo, e sim de uma ode à reflexão. Em outras palavras, um chamado à garra.
+ Lusa leva vantagem em retrospecto contra a Inter de Limeira
Não é segredo para o torcedor algum da Portuguesa que o plantel versão 2024 é o melhor montado há tempos. Difícil até relembrar a última vez que a Lusa conseguiu ir a mercado com tamanha objetividade e sensatez. (nota do autor: isso não significa que os resultados virão e que será campeã paulista)
Também não deve ser nada surpreendente a luso algum que a meta precisa, deve, obrigatoriamente é: conquistar o acesso à divisão nacional para 2025. A tão sonhada Série D do Campeonato Brasileiro.
Dito tudo isso. É hora de nos manifestarmos. Não aos gritos de protesto, mas sim aos da esperança. Não aos punhos cerrados, mas sim às mãos abertas. Não aos braços recolhidos, mas sim aos estendidos. Sim, torcida rubro-verde, precisamos nos dar as mãos, nos aproximar.
A Portuguesa melhorou, é um fato. Ela respira ao natural, mas ainda usa aparelhos muitas vezes ao dia. Já se enxerga horizonte a olho nu, mas ele está muito longe, tão distante que não conseguimos calcular corretamente a distância.
A Lusa não vai renascer no cenário nacional na base da desavença. Não voltará na marra. Só há um jeito: caminhar aos poucos, valorizar cada passo e não permitir que a soberba assole o senso crítico ao longo dessa jornada.
Em muito tempo, estamos em um Campeonato Paulista com um gramado novo, uma fornecedora de material esportivo, com nomes vestindo a camisa verde-encarnada. E fazia muito tempo que nada disso acontecia.
Mas cada um de nós sabe que isso, por si, não é suficiente. Não é nada. Rigorosamente, nada, se dentro de campo não acontecer, se a coisa não funcionar, se a rede adversária não for balançada.
Nossa caminhada de retorno será um martírio. Em parte, porque assuntos do passado não foram exatamente bem escrutinados. Em parte, porque parte significativa da comunidade virou às costas ao clube e, em parte, porque a inércia não joga futebol.
Contudo, pela primeira vez em anos, enxergo uma chance real à Portuguesa. Não de ser campeã. Isso não cabe no dicionário rubro-verde atual. Mas de se classificar. De sonhar com uma semifinal, de se apropriar de uma Série D e de botar essa kombi para subir a ladeira em direção à Série A do Brasileiro.
Agora, como se faz isso? Com mágica? Não! Infelizmente, não há mágica. É trabalho mesmo. Mas mais do que isso: humildade, hombridade, correção e coração.
Não basta organização fora de campo, boas contratações, a Portuguesa é um clube peculiar. Diferente mesmo. É preciso atos de “estadista”, quando se exerce o poder nas alamedas do Canindé. Porque ninguém, que está do lado de fora, vai procurar o poder, mas se o poder aparecer no “zap”, prontamente será respondido. Se é que me entendem… (nota do autor: acho que me entendem.)
Trocando em miúdos, nunca essa frase já tão usada pela torcida Leões da Fabulosa fez tanto sentido: É contra tudo e contra todos! Mas isso somente será possível se todos estivermos juntos. Se não fisicamente, mas pelo menos em pensamento. Em irmandade.
A Portuguesa não é mais como foi. Mas ela pode voltar a sê-lo. Os ingredientes estão todos ali, principalmente a fé. Porque fé sempre tivemos. E sempre a teremos. Então, vá, Portuguesa, vá, porque a minha fé lhe acompanhará nesse Paulistão de 2024!
* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA
que o objetivo seja alcançado, de preferência sem muito sofrimento
Veremos se as contratações foram bem feitas depois dos cinco primeiros jogos… até lá, considerando a diretoria e o comando do futebol que temos ou não temos, melhor aguardar… todos nós torcemos muito para tornar a ver uma Portuguesa grande e respeitada mas, infelizmente, há muito mediocridade e incompetência enraizada no Canindé há anos…. os resultados do campo dos últimos tempos são a prova disso…
Concordo com você, Lusitano! Não vejo um planejamento de elenco bem feito, darei crédito à um técnico que não confio> Mas vamos aguardar as 5 primeiras rodadas. Pra cima deles, Lusaaa!
P
Temos mais uma chance para renascer, o ‘milagre de Mirassol’ nos deu sobrevida. As contratações foram as melhorespossiveis, dentro de nossas possibilidades, é ter fé que as peças se encaixem, que o time engrene e que passo a passo as metas sejam atingidas.
1. manutenção na serie A1 do Paulista
2. vaga na série D 2025
3. quem sabe uma semi final e vaga na Copa do Brasil 2025
Ter fé, pensar positivo.
VAMO LUSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Semifinal? Vocês precisam pensar só em se livrar do rebaixamento mesmo e olhe lá. Talvez, se o time engrenar, quem sabe uma vaga nas quartas e Série D e Copa do Brasil em 2025? Na minha opinião, briga contra o rebaixamento ao lado de Inter de Limeira, Água Santa e Santo André.
Ainda bem que temos vc aqui.
Meus sentimentos atrasados pela morte da sua Mãe…a mãe Dina
Fico feliz em ver que erdou os dons dela
“Aiiihnnn voceis pricisaum peinsa in si livra du rebaxamentuuu” ahhh quem é você pra dizer o que temos que pensar ou não seu manézão? Inclusive você torce pra quem? Vai dar pitaco nas notícias do seu time, seu morfético!
Renan você e pé no chão. Concordo 100%.
Exatamente isso!! A ordem de nossas metas deve ser nessa linha realmente de manutenção na A1(12 PONTOS); série D(15 PONTOS) e Copa do Brasil(18 PONTOS).
Com certeza será muito difícil e surpreendente acontecer alcançar todas as metas mas que apostaria no Água Santa ano passado, Mirassol anos atrás e o São Bernardo disputando a liderança com o Palmeiras rodada a rodada.
Tenho esperança e fé que esse ano vamos fazer um Paulistão digno e competitivo!!
E desculpe, mas não concordo, futebol se faz com dinheiro, não se faz omelete sem ovos ! Infelizmente futebol não é trabalho, futebol é dom, quem sabe joga, quem não sabe bate palmas ! O melhor time, sempre será aquele que tiver os melhores craques, se vai ganhar tudo ou não é coisa do esporte…A principal característica de um presidente e diretoria de um clube, é a capacidade de trazer investimentos, dinheiro só clube, quanto ao resto todos tem, uma mais outros menos, trabalho e honestidade são deveres que todos devem ter !
Alguns ou muitos enxergam a Portuguesa como time pequeno , mas, principalmente devido a tantas cacetadas nos últimos anos ! Todavia ,aquele raio de Sol de décadas atrás ainda insiste em querer levar brilho e calor ao Canindé ! Temos que raciocinar que temos um novo caminho pela frente , aquele que pode nos levar de encontro aos nossos irmãos gêmeos , afinal insisto em falar que somos quíntuplos e que genes de time grande temos !!!! Ainda e sempre !
Contra tudo e contra todos, sigamos unidos em torcida pela nossa Portuguesa, que ocorra um campeonato sem muito sofrimento, VAI LUSA PÔ!
Não queremos brigar para se safar do rebaixamento , isso é pensamento de cérebro de ervilha ! Temos que pensar em nos classificar para o mata- mata e a partir daí tem que vir a D e um retorno ‘a Copa do Brasil ! Merecemos isso pela simples história que temos ! A hora de voltar a crescer é agora !!! Temos genética pra isso!!!!!
Um bom time se monta com recursos financeiros coisa difícil para a lusa ,sim temos vários patrocinios de alguma qualidade tá certo que não e nenhuma Crefisa mas temos que nos virar com o que temos e só não ter roubalheira que nós vamos a lugares melhores.tenho 72anos e 68 no Brasil e sempre torcendo e comparecendo aos jogos tive muitas alegrias mas ultimamente muitas decepções também, espero que dias melhores venham.(boa sorte lusa do Canindé)
A série D não é um sonho e nem deve ser ! A série D é uma obrigação de um clube desse porte ! E que não seja apenas para participar ,pois , vai ficar sem divisão nacional novamente ! Tem que passar pela D como um meteoro e adentrar imediatamente a série C ! Também não deve e nem deveria ficar patinando na C ,como aconteceu com o atualmente respeitado Fortaleza , integrante agora sólido da série A e com merecimento próprio! Sim , só poderemos respirar um pouco quando estivermos na B ….Pelo menos já iremos estar no Sport TV e até nos gols do Dino Fantástico ! Já vai ser alguma coisa melhor , porém,com luta constante para sermos pelo menos o quarto colocado e subir afinal pra A ! Tentar ficar então no pelotão do meio pra poder beliscar uma Sul-Americana e porquê não uma Libertadores ! Durante todo esse processo árduo, não cair de jeito nenhum no Paulistão, se manter nele , sem riscos de rebaixamento e cutucando sempre os primeiros postos ….e nunca esquecer que podemos voltar a ser campeões paulista ! Assim tem que ser e tentar ser sempre a Associação Portuguesa de Desportos ! Sim , um louco racional … é o que sou !!!
Para os céticos e pessimistas , vocês têm um lugar pra brigar , lá na direção lusa ! São estes que precisam alavancar esse clube ! Ou devemos coloca’-los no olho da rua ! Aqui já não há mais espaço para brincar de dominó ! Precisamos resgatar o orgulho lusitano ,mas esse presidente fanfarrão ainda não mostrou a que veio ! Até agora não ! E se não mostrar a que veio este ano , que vá catar coquinho !!!! 2024 , última chance !!!! Ou que vá se amar no espelho para sempre !!!!!
Concordo! Tá na hora da união, até porque, só há esse caminho. Vamos ver no clássico contra o Palmeiras se os nossos torcedores irão tomar o Canindé…vamos ver se o amor pelo clube vai prevalecer nas arquibancadas.
Meter o “pau” na diretoria é moleza, mas fazermos a nossa parte é o desafio.
Novaes,
Se o jogo contra o Palmeiras for no Canindé certamente a diretoria e a PM vão colocar 70% do estádio para a torcida do Palmeiras. Teremos que nos espremer ou muitos até deixarão de ir. Vale lembrar que o presidente nos apequenou indo chorar para a FPF e PM liberarem o Canindé para divisão de torcidas contra Bambis, Gambás, Porcos e Baiacús. Ele deixou claro o que torcedores dos outros times dizem, “jogar com a Portuguesa não é clássico”. Da maneira como somos tratados (e ignorados) pelas diretorias do clube ainda somos muitos a ir ao estádio. Continuarei a ir e torcer muito enquanto a bola rola, mas fora continuarei a não concordar com o que vejo no futebol rubro-verde. Um abraço!
Exatamente, essa sempre foi a mentalidade da diretoria desde a fundação do clube ! Nunca, nunca deram só menos uma chance da torcida Lusa ser maioria no Canindé ! Qual torcedor lusitano, não compareceria ao Canindé, sabendo que a torcida adversária, seria apenas 10% ???? Na Europa é assim, vemos gigantes com 10% de torcedores enfrentando clubes menores, em sua cidade, mas com sua torcida sendo 90% !
Faz tempo que não via um comentário tão verdadeiro , isso mesmo agora parece que temos um luz no final do túnel , como para a lusa e tudo mais difícil
achei que estava falando do real madrid ou do manchester city, esse capela deve ter ganhado um kit presente do castanheira ou deve estar muito lokooooo……
Primeiro e último objetivo. Não cair, e não cair. No more…
Já escutei que seleção sul americana não ganharia mais a copa do mundo. A Argentina desmentiu isso. Agora um time recém montado, com 1 ano de. Nascimento, vamos dizer assim, elimina o poderoso Palmeiras da copa São Paulo de futebol Jr. Então futebol é trabalho. E ponto.
O que nos torna diferentes, é nosso amor pela LUSA, nosso carinho, a certeza que no final dará tudo certo !! Não adianta ficarmos discutindo opinião de certos Renans , que só entram no site pra denegrir nossa imagem !!! Somos diferentes pois acreditamos que o resultado positivo vira !!!vamos LUSA !!!!!!