Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Assim que o jogo começou, a torcida da Portuguesa, em bom número no Morumbi, percebeu que a noite não seria fácil. A aposta de se fechar e explorar os contra ataques já não era segredo para ninguém. Mas faltou cumprir com essa segunda parte do plano.

+ Mazola Júnior admite atuação ruim da Lusa diante do São Paulo

Como dizem no futebol, o time iria jogar por uma bola. Mas não precisa levar o bordão à risca. Ou pior. No primeiro tempo inteiro, não houve uma escapada sequer, um lance de perigo que incomodasse o time do São Paulo.

Piorou depois que o Luciano abriu o placar. Um time com a proposta de jogo da Portuguesa não pode se dar ao luxo de tomar um gol de bola parada. Um escanteio no primeiro pau, com o adversário subindo sozinho para cabecear. A torcida ainda tentou responder e gritar mais alto ao tomar o gol. Em vão.


O primeiro gol destacou as fragilidades do time. Com a bola, dificuldade para criar perigo e até mesmo manter um mínimo de posse no ataque. Sem ela, cedeu espaços para o São Paulo, principalmente pelas laterais.

O segundo e o terceiro gol era apenas questão de tempo. E surgiram justamente pelas laterais. O segundo, após ótima jogada individual de David, que deixou Madison, Pará e Bruno Leonardo para trás e cruzou para o Galoppo completar. No terceiro, Thallyson deixou o Nestor entrar como quis na área e ele acabou derrubado por Madison. Mais um gol do Galoppo na cobrança de pênalti.

Como destacou o Mazola Jr na coletiva, poderia ter saído mais. E, ainda assim, o treinador só mexeu no time aos 20 do segundo tempo. É certo que ele não tem o melhor elenco nas mãos, mas a permanência da Portuguesa também passa pelo melhor aproveitamento possível do que tem.

Marzagão poderia e merecia ter sido titular? Acredito que sim, ainda mais depois da partida que fez contra o Red Bull Bragantino. Isso mudaria a dinâmica e o resultado do jogo? Provavelmente não.

Daniel Costa poderia ter entrado antes? Talvez. Aliás, de positivo, além da torcida, somente o passe do Daniel para o gol de honra do Lucas Nathan. Bela assistência daquele que é o jogador mais criativo do elenco.

Após o apito final, aqueles que teimaram em ficar até o fim do jogo, ainda tiveram que esperar mais um tempo de 45 minutos para sair do estádio. E, quando enfim foi liberada pela Polícia Militar, a torcida, mesmo cansada e desapontada, ainda tirou da garganta uma última declaração de amor ao clube. Aos gritos de “Lusa, Eô”, a torcida da Lusa deixou o Morumbi.

E o sentimento tem que ser esse mesmo, é preciso levantar a cabeça. Por mais que tenha sido dolorido, o nosso campeonato não é contra o São Paulo. E no domingo já tem confronto direto com o Água Santa. Faltam mais 8 jogos.

Por fim, aproveito para adaptar a frase de Rogério Ceni, que dá o título a essa resenha: essa torcida tem uma vontade desgraçada de torcer.

* Gabriel Fernandes, ou GabiLusa, como apelidou o Professor Antônio Quintal, tem 26 anos e nasceu no ano do vice-campeonato brasileiro, em 96. É jornalista formado pelo Mackenzie e apaixonado por futebol e pela Portuguesa. Agora também tem um cantinho aqui no NETLUSA para dar uns pitacos e conversar com a torcida que ele aprendeu a amar desde muito cedo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

19 comentários

  1. Parabéns a Lusa por estar fazendo um clássico depois de um longo e tenebroso inverno, Parabéns a Leões por ser incansável junto a nossa Portuguesa!!! E Deus abençoe vc meu sobrinho de coração Gabriel Fernandes pelo cara sensacional que és e por todo comentário pertinente que agora terá um espaço aqui e que seja o início de uma vida longa no jornalismo!!!
    Pra cima LUSA…temos 8 finais e a resistência continua!!!
    A LUSA NÃO VAI ACABAR!!!
    NUNCA!!!!!

  2. Otima materia. Concordo com o autor.

    Celso: Veja bem. Nao da para comparar os times de ontem e o de hoje. Jogam contra times diferentes. Agora o nosso time e um time de A2 na A1. Porque falo isso ? Todos os outros times que jogaram a A1 ano passado teem 90% dos seus jogadores do ano passado. Nos somos um time que comecou a jogar agora. O oposto de nos e a Ponte Preta. Caiu de bobeira no ano passado mas hoje esta com um time de A1 jogando uma A2. E por isso que estao ganhando tudo. Eu vejo assim.

    Agora, entendo que trocar de tecnico neste momento nao adiantaria em nada. E nao devemos faze-lo. Temos que ir em frente para nao cair com o que temos. Agora, o que eu nao tenho paciencia e para tecnico teimoso.

    Observacoes:
    1. O Daniel Costa e o nosso jogador mais tecnico. Mas tambem e lento. Ele precisa jogar o primeiro tempo para cadenciar o ataque e sair no segundo dando lugar ao Nathan que corre mais (e o que temos).

    2. O Buchecha nao pode estar nesse time. Segura e protege bem a bola e ate sofre faltas no meio do campo mas nao faz mais nada. Ele e lento e nao ajuda em nada na marcacao. Olhem o primeiro gol do SP. Apesar de que a bola deveria ser de nosso zagueiro, o Buchecha ficou plantado vendo o lance acontecer. Nao e a primeira vez que eu vejo isso nele. No comeco do segundo tempo, ele estava preocupado em arrumar o calcao dele. Desculpa, mas esse cara nao joga para o time. Precisa sair ja.

    3. Lateral esquerda. Enquanto nao temos o jogador que se machucou, precisamos fazer algo para improvisar a lateral. O Thalysson realmente nao. Ja vi ele parado varias vezes enquando a jogada se desenvolve para o adversario. Acho que foi assim com um dos gols ontem. Ele estava reclamando do passe ruim da zaga para ele, enquanto os caras do SP entraram na are sozinhos. Acho que foi o penalty.

    4. Volantes: Precisa ser Marzagao, Taua e Madison. So que eles precisam ter mais cuidado com cartoes amarelos. Essa e a A1.

    O que voces acham ?

  3. Torcida melhor que o time sem dúvida…A paixão rubro verde pelo futebol é muito maior que imagina qualquer torcedor fanático, não é fácil ser fã de um clube que sempre teve dirigentes, que fazem tudo para acabar com essa paixão. Jogadores que chegam e que saem, vestem a camisa mais bonita do futebol mundial e simplesmente não percebem que aí está a grande oportunidade de fazer a diferença, afinal das contas, jogar na Portuguesa não é para qualquer um…

  4. Sou lusitano a mais de 50 anos, já vi muitos momentos bons na lusa, sei que é difícil hj em dia p nós torcedores, mas concordo com vcs todos que relataram aí, 🙏👍

  5. Os comentários aqui dos amigos são muito sensatos , nosso técnico deveria ler eles e fazer as mudanças que a torcida pede , sem o Fabiano não temos outro lateral ( Thallison não dá)melhor improvisar um zagueiro ou médio volante.
    Marzagão é nosso melhor volante ( Não entendo o critério do técnico em não ter ele no time titular ) Paraiso é jovem e vai oscilar as atuações mas nem o Lewandovsky faria gol nesse time se não tivermos quem prepara a jogada para ele finalizar.
    O campeonato é curto e não podemos trocar de técnico agora mas o Mazola poderia ser mais flexível e não ficar bancando as contratações que ele indicou já que temos alguns atletas que são melhores do que os que ele indicou .
    Domingo vai ser o divisor de águas se vencermos poderemos acreditar na permanência mas se perdermos pro água Santa aí poderemos começar a rezar .

  6. Isso mesmo Mauro..veja como citou 3 jogadores que deviam ser titulares e estavam na campanha da A2..
    Daniel Costa, Marzagão e Tauã..
    Além do lateral esquerdo , que o Carlos que disputou a Copa Paulista era bem melhor que esse Thalyson..
    Pará e Luiz Ricardo dois veteranos.. mas Luiz Ricardo era mais técnico.
    Caio continua fazendo golzinhos dele na A2..Mas não acho que seria pior que o Bortoluzo.. Tanto que Paraíso assumiu a titularidade ..
    Enfim.. aguardar para que pelo menos contra os times que não disputam série A e B do Brasileiro..o time se porte de maneira melhor..

  7. A torcida não merece a diretoria e o time que tem… A paixão pelas cores está sobrevivendo, “a duras penas”, a todas as barbaridades que temos visto nos últimos anos… Quando será que teremos a nossa LUSA de volta????? Ano após ano estamos no inferno e não há luz no fim do túnel… Pensávamos que retornando para a série A1 alguma coisa mudaria… mas não… a incompetência da gestão-futebol supera qualquer previsão otimista… mais do mesmo… o time é ruim, o técnico é ruim, e só outros bem piores salvarão o clube de retornar à série A2… Mas para o presidente traidor isso não é nada… é muito digno subir e descer o tempo todo… VERGONHA!!!!

  8. Mauro Gomes, muito boa análise.
    Se me permite, se for para jogar com 3 volantes, colocaria o Hudson no lugar do Madison, com Taua e Marzagao, ou seja, a solução estava em casa.
    Já disse, mas vou repetir: Pará é ex-jogador e Vitor Ramos é péssimo.
    Diante do que vi até agora, minha escalacao seria:
    Tomazella
    Ramon (não vi jogar, mas tem referência)
    Zagueiro central (não temos no elenco)
    Patrick
    L.esquerdo (não temos no elenco)
    Hudson
    Taua
    Marzagao
    Daniel Costa (meio tempo)
    Ponta (não temos no elenco)
    Paraizo
    Conclusão: exceto o lateral direito, os demais já estavam aqui, ou seja, das contratações de baciada, praticamente não se aproveita nada.
    Celso Comonero, acredito que poderiamos aproveitar alguns atletas da A2, como Carlos Henrique, Gustavo França, Luizao e Caio Mancha, este último fazia bem o pivô e era voluntarioso.
    Imaginem perdendo o jogo e alçando bola para o Mancha, uma opção que não temos.

  9. foi um desastre, não pela derrota, mas como ela aconteceu, avenidas largas pelas laterais, volantes que só fazem sombra, no 1o. gol, a bola foi na linha da pequena área, o Toma ficou olhando, antes do atacante haviam 3 beques, ficaram olhando, NINGUEM foi na bola e o cara subiu solitário e a vontade. triste

  10. Gostei da coerência da grande maioria dos comentários…..é isto que deve ser. O momento é coerência e cabeça fria para tentar consertar o estrago. Fato que o time na primeira fase da A2 do ano passado jogava mais. Mas os times eram outros…..Fato que praticamente todas as contratações feitas não corresponderam, mas é o que temos no momento. Existe a possibilidade de mais duas inscrições. Com critério, poderiam ser muito bem aproveitadas. Quanto ao jogo de Brasília, o tal do um milhão poderia render algo neste sentido. Nosso time precisa de recursos financeiros, e devemos lutar para isso, e que esses recursos sejam bem empregados. Nos últimos tempos não é o que vem ocorrendo.

  11. Acho que a proporção de corneteiros na nossa Lusa é superior à dos outros clubes. Imagino o que esses dirigentes têm que ouvir quando os encontram. Haja paciência!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here