Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

O futebol, na maioria das vezes, é um palco onde os holofotes se concentram nos jogadores mais técnicos, aqueles que, por vezes, nem participam tanto do jogo, mas têm o maior número de gols e assistências. Definitivamente, não é o caso do Marzagão.

+ Presidente afirma que Lusa tem reforços encaminhados para o Paulistão

Marzagão é daqueles volantes combativos, com muita entrega e disposição. Disposição essa que diversas vezes contagiou a torcida e companheiros de time, principalmente nos momentos difíceis. Um jogador que entendeu muito bem a grandeza que é jogar na Associação Portuguesa de Desportos.

Falando nisso, completar 70 jogos na Lusa atualmente é um feito e tanto. Enquanto alguns times fazem essa quantidade de jogos por ano, a Portuguesa, que não tem calendário nacional, joga muito menos. Ou seja, 70 jogos aqui representam três anos de titularidade e regularidade.


E não foi só isso. Essa regularidade foi premiada com um acesso e um título de Série A-2, em que o volante foi um dos protagonistas do time e figurou na seleção do campeonato. Foi com essa conquista, aliás, que ele conseguiu cumprir uma promessa feita às filhas: levá-las ao museu da Portuguesa para conferir uma foto do papai, junto com um troféu de campeão.

Pode parecer simples, mas atitudes como essa farão muita falta. A simplicidade do Marzagão, dentro e fora de campo, preenche um vazio enorme que o futebol atual tem deixado. Sua entrega e dedicação estão intrinsecamente ligadas à paixão que sentimos por esse clube. Por tudo isso, só posso deixar aqui meu muito obrigado. Obrigado por ter dedicado alguns dos melhores anos de sua carreira a Portuguesa. E por ter feito isso de uma maneira tão bonita.

* Gabriel Fernandes, ou GabiLusa, como apelidou o Professor Antônio Quintal, tem 26 anos e nasceu no ano do vice-campeonato brasileiro, em 96. É jornalista formado pelo Mackenzie e apaixonado por futebol e pela Portuguesa. Agora também tem um cantinho aqui no NETLUSA para dar uns pitacos e conversar com a torcida que ele aprendeu a amar desde muito cedo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

21 comentários

  1. Na figura única de Marzagão, foi-se embora aquele que representava em campo mais de meio time. Pra onde quer que ele vá, levará consigo o reconhecimento da torcida rubro-verde.

  2. Marzagão sempre honrou a camisa da Lusa, se entregava, era combativo, um leão no meio de campo… Jogava com brio e muita vontade! Tem meu reconhecimento e respeito. Me surpreendeu sua saída, não esperava… Difícil reposição!
    Desejo toda sorte e sucesso à ele!

  3. O Marzagão representava o sentimento da torcida. Era aquele jeito de jogo duro e entrega total que o diferenciava dos demais. Não vejo argumentos na Lusa para a sua dispensa, afinal, qual a dupla de volantes tão extraordinária que pensam em colocar para substituir??

  4. Marzagão, guerreiro , batalhador , mesmo não sendo um craque de bola , em alguns jogos via-se que estava fora de forma por conta de contusão, nunca deixou de honrar a camisa da LUSA, penso que deveria ter ficado, mas se a proposta do São José foi boa para ele, q vá com Deus seja feliz e obrigado.

  5. Muito obrigado Marzagão !!!!
    Meu filho tem 4 anos e só deixaria ele entrar no campo com vc ou o Thomazela
    Únicos que pra mim representam a verdadeira PORTUGUESA !!!!
    Que um dia vc volte nem que seja como um torcedor da nossa Lusa e eu possa agradecer pessoalmente a vc !!!!!

  6. Marzagao falou no programa do Prof.Quintal que, por ele, nao sairia da Lusa e se emocionou com os elogios recebidos do proprio professor e do Luiz Nascimento. Com a palavra a direçao de futebol da Lusa para explicar esta dispensa, pois ele e muito querido e bem visto pela torcida.

  7. O Taubaté tá dizendo que o Marzagão só virou ídolo porque o nome dele é típico de PORTUGUÊS! Caramba, Taubaté! Descansa, militante! Fica enxergando pelo em ovo… Eu, hein…

  8. Já vai tarde, OQUE ganhou ? Nadaaaa, só vontade não é suficiente….Nenhum desses jogadores que passaram nos últimos 10 anos, não deixaram a mínima saudade, somente derrotas e rebaixamentos, não bato palmas pra jogador pé de rato….

  9. Marzagão foi o símbolo da dedicação que esperávamos de todos os jogadores, comissão técnica e dirigentes.

    Boa sorte e muito obrigado pela garra e determinação com que defendeu as nossas cores.

  10. O problema será quem vai vim para substituí-lo, como aconteceu com Daniel Costa que também era fraco, mas batia falta, escanteios e de vez em quando acertava um passe. Depois dele não acertaram nenhuma contratação da camisa 10, só pé de rato. Pelo andar da carruagem em 2024 vamos rezar bastante pra não cair. A Lusa com sua diretoria tem uma mão ótima para contratar coisa ruim. E a nossa seleção brasileira com esses jogadores desconhecidos do futebol brasileiro não vai a lugar algum. Todos jogadores de empresários que dividem os contratos milionários com a CBF. Eu torço contra o brasil todos os jogos, espero que nem se classifica para 2026.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here