Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Foram 7 gols, 16 assistências, 1 título e 1 acesso – com direito a prêmio de melhor jogador da Série A-2. Tudo isso, em 45 jogos. Se botar na ponta do lápis, a cada dois jogos, tinha um gol da Lusa com participação direta do Daniel Costa.

+ Guarani está de olho na contratação, por empréstimo, de Paraizo

Um camisa 10 clássico, daqueles que estão em extinção num futebol que tem se tornado cada dia mais físico. Falando em físico, foi justamente este aspecto que fez com que Daniel não tivesse uma sequência maior no Paulistão. E que fique claro, isso não tem relação com falta de vontade ou condicionamento físico, mas sim com a característica do jogador.

Para exemplificar, ao contrário de Marzagão ou Tauã, Daniel Costa não é o tipo de jogador que vai correr em alta intensidade o jogo inteiro. Mas ele faz a bola correr. E isso faz muito bem.


Tem uma visão de jogo diferenciada e, com um só toque, pode clarear a jogada ou deixar os companheiros na cara do gol, como fez várias vezes com a camisa da Lusa.

E olha só, este não é um texto para defender a permanência ou não do jogador. Vejo que existem bons argumentos para essas duas posições. Isso sem contar o lado financeiro, que pode ter pesado. Não é segredo para ninguém que o investimento para a Copa Paulista não será – e não tem como ser – o mesmo do Paulistão.

Então, fica aqui o agradecimento ao jogador, que teve o seu papel de importância em todas as competições que disputou. E, pelo menos para mim, Daniel Costa está mais do que perdoado por aqueles três gols que fez em Piracicaba, no fatídico jogo do drone.

* Gabriel Fernandes, ou GabiLusa, como apelidou o Professor Antônio Quintal, tem 26 anos e nasceu no ano do vice-campeonato brasileiro, em 96. É jornalista formado pelo Mackenzie e apaixonado por futebol e pela Portuguesa. Agora também tem um cantinho aqui no NETLUSA para dar uns pitacos e conversar com a torcida que ele aprendeu a amar desde muito cedo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

17 comentários

  1. Tivemos um grande jogador assim , Dica’ , muito injustiçado no futebol ! ….Jogando com Xaxa’ e Enéas , a bola chegava sempre com qualidade ! Quando Enéas acordava ,bola nas redes ! Xaxa’ driblador e incisivo também fazia a redondinha beijar as redes ! Falta com Dica’ cobrando era gol ,quase sempre ! Um trio que deixou saudades !

    • Realmente um inesquecível ataque que ainda tinha o Wilsinho na ponta esquerda. Dava gosto de ver estes jogadores em campo… Momento “lusa saudade”! Obrigado ao Daniel Costa e boa sorte na sequência da carreira dele. Será sempre lembrado com carinho pela torcida rubro-verde!

  2. Só quem conheceu pessoalmente o DANIEL COSTA sabe o quão amável e simpático é esse rapaz. É um primor de pessoa, principalmente com as crianças e com idosos como eu. Piracicabano de fato. Humilde e educado, sua esposa era constante nas arquibancadas do Canindé e seus dois filhos ostentavam verde e vermelho ao peito na entrada do time. Além disso, coincidentemente, é possuidor de técnica refinada, o que faz dele um futebolista como poucos. Muitas vezes injustiçado, deixará saudades por onde passou, principalmente na nossa Lusa. Que Deus ilumine sempre o seu caminho, Daniel Costa!

  3. Lamento muito a nossa Lusa não renovar com DC.
    Vai fazer falta. Infelizmente, com esses minhocas castigando a bola, voltaremos ao passado com um futebol de correria e sem objetividade. Jogador bem raro no momento do futebol brasileiro.

  4. Só que na divisão principal , com tantos péssimos jogadores a seu redor , deixou a desejar e não por culpa sua…Fez o que pode e teríamos retornado a A2 ,mesmo com ele ,se não ocorresse uma sucessão de milagres , onde Thomazella foi o astro principal ! Bom goleiro , bom articulador ( Daniel Costa ) num time muito fraco tecnicamente !…Culpa do Mazola indiretamente e culpa do Cecílio diretamente !

  5. Os ignorantes e que não conhecem nada, nada de bola é capaz de fazer pouco caso com o trabalho do D.C.Cê é louco joga facin facin, para ser mais preciso é um palhinha encarnado, não o conheço pessoalmente mas deve ser muito gente boa em, tenho certeza que não é igual esses cabeçudos de hoje em dia, só porque está num time grande a arrogância o domina, felicidades onde vc for Daniel Costa.

  6. Na A2, quase todos os gols tiveram a participação dele.
    Foi fundamental para o acesso.
    Na Copa Paulista não foi tão bem, o índice de erros de passe aumentou bastante. Na A2 ele quase não errava. Mas o time muito inferior da CP também não ajudava.
    No Paulista, pela qualidade e intensidade do torneio, era quase consenso que não poderíamos depender dele, mas devido à falta de qualidade de quem veio, precisamos dele e nos ajudou a escapar do rebaixamento.
    Duvido que teremos alguém melhor na CP e tenho medo do que possa vir para o Paulista.
    Agradeço ao Daniel Costa pelos momentos felizes de ver um toque de qualidade e de beleza que há muito não víamos com a nossa camisa. E pelo acesso, que não foi coisa pouca!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here