Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Uma rodada! Um jogo para que a Portuguesa conheça o seu adversário na fase eliminatória do Campeonato Paulista da A2. Mas… Cá entre nós. E se você, torcedor, pudesse escolher o caminho perfeito para a Lusa? Renunciaria à liderança em troca de um confronto mais interessante? Ou encararia qualquer um e pronto?

LEIA TAMBÉM: Técnico da Lusa destaca semana livre para recuperação dos atletas

O assunto é polêmico e costuma dar combustível aos mais exaltados. Por exemplo, há quem defenda que subir é o mais importante, logo, escolher o adversário não é de todo mal. Já para ala mais radical, nem pensar. Imagine, direcionar a tabela da competição? Jamais. Isso por si só seria um absurdo e tiraria o brilho do acesso, da conquista, porque afinal time grande que é time grande pega o que vier e amassa. 

O fato é que para a Portuguesa o buraco é mais embaixo. Os times nessa fase eliminatória costumam ficar parelhos e qualquer descuido, bye, bye, caneco. E, de quebra, acesso.


Mas o ponto é outro. Não é somente o acesso que está em jogo na Portuguesa. É a reconstrução. É a eleição. É a SAF. É praticamente tudo. Em suma, é a vida.

A não chegada à Série A1 do Paulista em 2023 pode mexer com os humores da política no Canindé. E o resultado todo torcedor sabe de cor e salteado.

Muito embora você possa encontrar toda sorte de argumentos nesse texto, e de propósito o colunista faz a provocação e a argumentação para qualquer lado, falta conhecer a posição desse que vos escreve.

Pois bem… Para que não paire dúvida, já dou aqui um spoiller. Sou a favor da liderança intocável. Vencer a Portuguesa Santista, recobrar a confiança e chegar mais forte na fase eliminatória. Ou seja, a Portuguesa precisa terminar na ponta e ponto final. Sem mais delongas.

Se der, Primavera, deu. Se der, Velo Clube também. E se der Juventus, é isso. A Portuguesa joga como a tabela manda. 

Afinal de contas, os números mostram um desempenho contundente da Lusa na primeira fase. É o time que mais venceu, 8 vitórias. É o melhor ataque da competição, 16 gols. Tem a defesa menos vazada, 5 gols. E perdeu uma única vez no Paulista A2. 

Qualquer outra situação não faz parte da história rubro-verde, não condiz com a maneira como esse clube sempre se comportou em 101 anos de vida. Não nos esqueçamos que já sofremos muito com erros de arbitragem e com situações esquisitas. A história da Lusa é repleta disso. Então, já que é para se reconstruir, que o faça em terreno sólido, e o da ética costuma ser o mais caro, mas também o que tem a melhor fundação. 

Se é para voltar com tudo, que volte com a Cruz de Avis ali estampada, reluzente e com a cabeça erguida. Se é para começar a galgar o espaço que lhe pertence, que o faça rugindo como um leão, mas sem perder a doçura, não é mesmo Severa? Trocando em miúdos, que a Portuguesa volte, mas volte pela porta da frente, de preferência com uma campanha irretocável.

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.

20 comentários

  1. Não tem que escolher adversário, tem que entrar forte buscando a vitória com raça e inteligência. Também não gosto do regulamento, pois em dois jogos pode anular tudo o que foi feito em 15 rodadas e nem sempre o melhor é contemplado, mas se aprovaram esse tipo de campeonato então que a sorte esteja também do nosso lado.

  2. Acho que a Lusa tem time para encarar qualquer um.
    Só acho que esses caras se acomodaram com a classificação antecipada, e isso é preocupante.
    Quem quer subir tem que jogar como uma final de copa do mundo em qualquer jogo.
    Vamos pra cima de quem quer que seja.
    Vai Lusa !!!

  3. Que venha quem vier temos time para vencer todos. Não vamos nos preocupar com quem jogar, eles é que tem que respeitar o nosso manto sagrado. Vamos vencer a Santista e embarcar na proxima fase com quem vier. Vai Lusa 3 x 0 Santista.

  4. DEPOIS DA CLASSIFICAÇÃO O TIME TIROU O PÉ E ADMINISTROU ALGUNS JOGOS, POUPOU JOGADORES , EVITOU MAIS CONTUSÕES E AGORA É FACA NOS DENTES.
    FICANDO SEMPRE EM PRIMEIRO VAMOS SEMPRE JOGAR CONTRA O TIME DE PIOR CAMPANHA, DECIDIMOS SEMPRE EM CASA E COM O APOIO DA TORCIDA.
    VAMOS SUBIR LUSA!!!!!

  5. O Mata mata perfeito é aquele que a gente passa. São 4 jogos, nem precisa vencer os 4 para conseguir a vaga. Que o grupo esteja focado e o treinador preparado para, enfim, nos tirar desse inferno e deixar a macaca se divertir na a2 o ano que vem.

  6. Tem que ganhar pra ser líder e se puder cruzar com o oeste ou XV só na final seria melhor. (claro que tem que pensar só nas quartas primeiro, mas) O confronto do acesso será difícil contra qualquer um, mas esses dois tendem a ser especialmente complicados

  7. Não vencer para escolher um adversário mais fácil nas oitavas, pode resultar em um adversário mais difícil na semifinal, já que a definição dos confrontos segue sendo pelo campanha geral, incluindo todas as fases da competição.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here