Foto: Divulgação/Portuguesa

Os sinais são positivos até aqui. Depois do fim da campanha desastrosa no Campeonato Paulista de 2023, onde por alguns milagres a Lusa permaneceu na elite para 2024, o clube do Canindé insinua que entendeu o recado dos céus. Qual seja? Não se faz uma casa pelo telhado.

+ Portuguesa é citada por marroquino como time conhecido no Brasil

Aos fatos. O primeiro rito tem sido feito com sucesso: a dispensa, o deixar se retirar, o fim do contrato, como queiram, com uma série de jogadores do elenco formado para o Paulista de 23. Claro que essa lista ainda poderá ser engordada nas próximas semanas, mas até aqui tudo certo. Também o segundo ato foi completado com sucesso: a contratação de um novo executivo de futebol.

Independentemente da opinião da torcida do Vitória, que parece não ter gostado da passagem de Edgard Montemor por lá, informações colhidas por esse que vos escreve dão conta de que Montemor tem lastro. Se vai dar certo ou não, é outra história, mas parece ser dessa safra que, pelo menos, lê e entende o significado da palavra scout no mundo da bola. Ou seja, não contrata baseado no “ouviu falar”, o que já é ótimo. Também foi classificado como sério e correto. Portanto, vamos dar tempo ao tempo.


Terceiro ato e o mais importante: comissão técnica e plantel. E desde já digo: o posicionamento do vice-presidente de futebol da Lusa, José Roberto Cordeiro, está correto. Correto, não. Corretíssimo. Não se monta time com um mês para a bola rolar. E é isso. Sem muitas tergiversações e blá blá blás… Já deu de tentativas rocambolescas.

Trocando em miúdos, é justamente esse o ponto da Lusa agora. Comissão técnica e plantel. A mim, não faz muito sentido deixar o goleiro Thomazella sair, ainda que seja por empréstimo. Também não tem lógica alguma liberar Pará, Paraizo, Daniel Costa, Marzagão e Patrick. Afinal, qual é a missão? Ganhar a Copa Paulista e beliscar de vez a Série D nacional. Então, é preciso ter time para tal.

Sinceramente, quem ficar precisa entender que nenhum outro resultado será aceito a não ser a conquista dessa competição, cujo orçamento é baixo e a exposição pequena. Mas é o que temos para hoje. E para o amanhã.

Perde-se muito tempo com argumentos vazios, quando a realidade nos aponta na cara. A Lusa precisa ter de volta o calendário nacional. E essa ideia de montar uma espinha dorsal para no Paulistão 24 já na Copa Paulista de 2023, recheando depois com meia dúzia de bons jogadores, é o mínimo em termos de gestão de recursos e elenco.

O tempo do ônibus cheio ficou no século passado. Quem não entendeu vai esvaziar os cofres nas rescisões e perder competitividade. E acho, acho, que a Lusa aprendeu a lição de uma vez por todas. Assim, espero.

Ah, quanto ao técnico. Gostei do trabalho de Gilson Kleina. Foi técnico com “T” maiúsculo, mexeu na hora certa, no jogo diante do Mirassol. Tem meu respeito. E olhando para sua trajetória, de fato, tem jeito para montar base que depois resultam em algo nos times que comandou.

Agora, é aquilo. Gilson Kleina, se ficar, se for esse o nome, precisa entender que a missão é ganhar a Copa Paulista de 23. E mais. Ganhar com jogadores que ainda não tem nome no mundo da bola, portanto, encontrar bons atletas de qualidade técnica é um ponto que passa pelo olhar do treinador. Montemor pode até ter olho clínico, mas quem diz “vamos nessa” é o técnico. E não há espaço para erro.

Portanto, quem entendeu que a Lusa está sob pressão, parabéns, porque é isso mesmo. A Portuguesa precisa ganhar a Copa Paulista 23. Qualquer outra interpretação é vazia e vai atrapalhar a recuperação do clube. Com a palavra, os gestores, porque a responsabilidade é e será grande.

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

23 comentários

  1. Maurício Capela Parabéns pela sua colocação Seriedade e Competência é o que queremos a partir deste Ano na Lusa. Estamos a muito tempo jogando as ultimas partidas para Não cair de Divisão isso é muito complicado para os dias atuais. Queremos voltar FORTE e com um Time Vencedor em qualquer serie do futebol que venha disputar. a Base deve ser um fator importante para Buscar um jogador similar ao DENER para render frutos a Lusa caso contrario fica cada dia mais difícil.

  2. Na teoria está tudo indo no caminho certo.
    No mundo do futebol existe um fator extra que costuma fazer toda a diferença.
    Sorte!
    Às vezes o clube contrata vários jogadores de reconhecida qualidade, comandados por um bom técnico, mas em campo não dá o resultado esperado.
    Costuma-se dizer que o time “não deu liga”.
    Exemplos: Vários times do Flamengo e os galáticos do Real Madrid.
    Já a nossa Barcelusa, composta por jogadores medianos, comandada por um técnico em a devida fama jogou o fino da bola e ganhou a Série B com o pé nas costas.
    É isso que espero.
    Que os jogadores que venham a formar a equipe para a Copa Paulista “dê liga”.

  3. Ou dá liga ou vamos ter que ficar adiando o retorno do clube ao Brasileirão …e a série D 2024 seria o primeiro passo ! Por enquanto , só uma ascensão meteórica colocaria a Portuguesa no primeiro patamar em 2027 ! Caso vá patinando , corremos o risco de entrarmos na primeira prateleira do futebol nacional , só na próxima década! De 2013 a 2027 já daria 14 anos ! Dessa forma temos que matar um leão por dia e não incluo os Leões da Fabulosa , é claro !!!

  4. Que se inicie uma campanha urgente — Lusa Brasileirão 2027 … Aí tudo o que tem que ser feito já fica implícito.Tem que ser assim , não somos nenhum Fluminense que siquer voltou ao Brasileirão via campo de jogo !!!!!

    • E o termo rebaixamento tem que ser abolido do dicionário lusitano ! No Paulista é lutar contra os outros quatro e pronto ! Os demais clubes têm que ser respeitados , mas passando o trator neles ! Empatar com Guarani ou Botafogo fora do Canindé já deve ser entendido como péssimo resultado ! É mudar o enfoque !

      • Essa mania de grandeza levou o clube ao patamar onde se encontra hoje. Guarani e Botafogo são times de serie B, algo que a Portuguesa não sabe o que é desde 2014, logo, empatar com eles fora de casa seria um ÓTIMO resultado.

    • Mania de anão,isso sim ! Se não crescermos na mentalidade e ficarmos se equiparando a certas equipes pequenas ou medianas ,ficaremos estagnados ! É pensando grande que se cresce ! Não temos que ficar copiando Água Santa ou São Bernardo ,isso é ridículo pro tamanho do clube .Os dirigentes nos apequenaram mas os torcedores não !

  5. Concordo com você, Maurício. Se os recursos não são muitos, não pode haver erro. Este chororo de “sem ovos não se faz omelete”, “vai lá e põe dinheiro”, etc já deu. Quem pega uma missão desta tem que saber que só tem um resultado à alcançar e que tem muita pressão. Já se perdeu tempo demais no ostracismo, a Portuguesa precisa voltar a aparecer no cenário futebolístico nacional.

    • Luiz Gustavo, concordo com você.
      É público e notório que não há ovos nem dinheiro.
      Quem pega a tarefa sabe muito bem onde está entrando.
      Quem não tem a devida competência que não aceite o desafio.
      Se aceita tem que mostrar resultado.
      Então não devem ser admitidas justificativas.

  6. BRASILEIRÃO 2027 E PONTO FINAL ! OS DIRIGENTES QUE SE VIREM !!! LUPA E SUA CORJA FORAM OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELO DECLÍNIO DO CLUBE NO CENÁRIO NACIONAL E ALEXANDRE BARROS O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO MARTÍRIO DA A2 DURANTE SETE LONGOS ANOS .AGORA CABE CONSERTAR O ESTRAGO ,SEJA NAS MÃOS DE QUEM FOR !!! É MATAR OU MORRER .O RESTO É CONVERSA FIADA !!!!

  7. Já que na foto aparece Associação Portuguesa DE DESPORTOS com mais ênfase ao Desportos vamos começar a chamar a Lusa do nome DESPORTOS , já pensando no futuro , afinal vai que pinte no futuro uma Libertadores ou mesmo um Mundial de clubes , aí não seríamos confundidos com algum clube de Portugal , mesmo porquê lá nem existe uma Associação Brasileira de Desportos …

  8. A Desportos tem que ter por meta se aproximar dos grandes do futebol brasileiro e não se aproximar dos interioranos ….Mente e objetivos pequenos vão nos deixar estagnados ou cair mais ainda ! O projeto Lusa Brasileirão 2027 seria uma forma de estarmos uma quinta e não andar como tartaruga ! Já perdemos tempo demais ! Postura de lebre é a indicada !

  9. Belo comentário!! Penso assim também! Beto Cordeiro teve um histórico muito bom lá atrás. Sabe o que precisa ser feito. Vamos ganhar essa Copa Paulista e subir imediatamente da D para C para não sermos obrigados a disputar essa copa novamente. Quero a LUSA no Brasileirão em 2027! Estou louco pra apostar nos jogadores da LUSA no Cartola rsrsrs. Vamos em frente!!!!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here