Maurício Capela: Em busca da temporada perfeita

Com a permanência no Paulista de 2024, a Lusa precisa agora definir, antes de bater o martelo com Gilson Kleina, se vai ter ou não um executivo de futebol, porque a Copa Paulista de 2023 não será tão simplória como a dos outros anos, uma vez que Santos e Corinthians estão sem vaga na Copa do Brasil de 2024 e poderão transformar essa competição em alvo

9
Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

O caminho foi árduo e a batalha foi bem difícil, mas a Portuguesa cumpriu o rito que se imaginava: permanecer na elite do Campeonato Paulista para 2024. À distância, pode até parecer pouco, mas para a Lusa foi um enorme passo em direção a dias melhores. E eles virão. Virão, porque a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) poderá até demorar, mas ela chegará ao Canindé. É inexorável. É imperativo, em que pese qualquer opinião em contrário.

+ Presidente da Lusa diz que SAF deve ser aprovada até o meio do ano

Mas a SAF não é remédio para todo o mal. Nem varinha mágica. E para ser bem absorvida demanda respeito à cultura da instituição. Trocando em miúdos, é mandatório entender que o clube foi erguido por meio das mãos de sua gente. Depois, compreender que nesses tempos de ostracismo se manteve por conta da abnegação de muitos. E isso não pode ser jogado na lata do lixo. De maneira alguma. 

Em tese, parece simples fechar essa equação, mas não o é. Há inserido na alma rubro-verde o sentimento patrimonialista. Negociar qualquer fatia precisa entrar na conta, mas não no formato de ações, números ou cotas, mas sim na forma de pertencimento. Se não houver a inclusão do sentimento de participação, a SAF poderá até sair, mas será um voo de galinha. Com o tempo, não se sustentará.

Só que em meio ao projeto SAF, há a dura realidade pela frente. A premente necessidade de vencer a Copa Paulista, um campeonato que nesse ano poderá chamar a atenção de clubes grandes do Estado de São Paulo, como Corinthians e Santos. Sem vaga na Copa do Brasil, as equipes poderão mirar o certame para garantir vaga na competição nacional do ano que vem. E aí o caldo poderá entornar para cima da Lusa.

Entorna, porque o time não tem a menor condição de brigar com Corinthians e Santos por nada. Não tem. Sua força máxima hoje não faz cócega à metade da carga dessas agremiações. Só que sem conquistar a Copa Paulista, o clube do Canindé não belisca a vaga na sonhada Série D em 2024, pelo menos não da maneira como a situação está desenhada hoje. E sem Série D no ano que vem, o planejamento para o Paulistão ficará complicado de novo. Ou seja…

Portanto, com o time esforçado atual, levando em conta que não existam grandes contratações no percurso, o caminho rubro-verde para o segundo semestre será tão espinhoso quanto o primeiro de 2023. Nessa esteira, definir o técnico torna-se vital.

Mas tenhamos calma, uma vez que seria bom tomar outra decisão antes: a Lusa terá executivo de futebol ainda em 2023? Porque imagine a cena. Gilson Kleina fica e chega um novo mandatário da bola que nada dialoga com o treinador, nem preciso escrever muito para demonstrar que o impasse está feito. Portanto, convém colocar primeiro os pingos nos “is”.

Portanto, torcida lusa, pressa não combina com Portuguesa agora. É preciso investir tempo pensando em alternativas para se evitar hecatombes futuras. Descompassos somente vão tirar o foco, então vale olhar com calma o que há à mesa, antes de bater o martelo com a, b ou c. Porque não custa lembrar: a Portuguesa terá muitas dificuldades para aguentar novo solavanco. Nessa esteira, ela precisa da temporada perfeita em 23, sendo que uma parte já aconteceu em Mirassol. A outra está em aberto.

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA


guest
9 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
1 ano atrás

Gosto de continuidade em trabalhos com bom desempenho. Se o fator for desempenho, o Kleina tá fora e o executivo de futebol definirá o herdeiro da nau lusitana para assim formar o grupo de atletas, que tenham êxito nas escolhas. VAI LUSA PÔ!

João Duarte
João Duarte
1 ano atrás

Conseguiu tirar o time do rebaixamento ótimo desempenho não entende nada de futebol

POSTIGO
POSTIGO
1 ano atrás

O QUE VAI TER DE EMPRESÁRIO MALANDRO COMPRANDO COTAS DE SAF NÃO TÁ ESCRITO…SEM ELA, OS EMPRESÁRIOS JÁ ESCALAM ESSES PEREBAS, IMAGINE DEPOIS DE SER CONCRETIZADA! SOU A FAVOR QUE FECHE LOGO SÓ PARA NÃO DAR ESSE GOSTINHO AOS LADRÕES QUE ESTÃO INTERESSADOS EM SUGAR AINDA MAIS DA NOSSA LUSA!

João Duarte
João Duarte
1 ano atrás
Responder para  POSTIGO

Nem foi feito nada já tá falando mau ,vai lá fazer melhor corneteiro

Heitor Madeira da Silva
Heitor Madeira da Silva
1 ano atrás

Capela admiro suas POSTAGENS.
PARBENS TEM PEDIGREE.

Paulo Barros
Paulo Barros
1 ano atrás

Tenho um Palpite, assim como no Palmeiras mas com muito mas muito menos dinheiro e observando o q aconteceu nos último tempos!!
Euro 17 , mesmo ramo da Crefisa e o alvo seria o comércio em geral e seus empregados da linha de panificação!!
Apenas palpite!!

Rodrigo Antônio
Rodrigo Antônio
1 ano atrás

A participação de Curintia e Santos é preocupação muito pequena. Já aconteceu outras vezes e com outras equipes e a verdade é que não há calendário pra jogar tudo. A copa Paulista se joga de fim de semana e esses times não vão colocar time titular nem reserva em copa Paulista. Se jogarem, é com sub 23 e sub 20. E ainda tem a possibilidade de chegarem a final e assim a vaga pra série d fica aberta. A portuguesa tem de ir atrás dos jogadores que estão se destacando na série a2 e nos estaduais por aí. Pelo amor de Deus, um centroavante que venha jogando e que esteja fazendo gols.

Lucas Pilla
Lucas Pilla
1 ano atrás

A Lusinha perdeu o bonde da história. SAF não é garantia de sucesso, nem de investimento. Tivesse saído a fusão com o Red Bull hoje ela seria a 4a ou 3a força do estado e não a 10a como é hoje. Sem falar que teria angariado jovens torcedores pra colocar pelo menos 5K de público todo jogo. Infelizmente hoje só cai arrumar aproveitadores ou aventureiros.
E sobre “temporada perfeita” tem que ficar esperta é se Corinthians e Santos e até Guarani não vão querer disputar a CP já que tá difícil vaga na Copa do Brasil…

jose figueiredo amaral
jose figueiredo amaral
1 ano atrás

parceria com a red bull nunca passou pela cabeça deles,