Foto: Jhony Inácio/Ag. Paulistão

O jejum de vitórias chegou ao fim e a Portuguesa voltou a brigar pela classificação no grupo A do Campeonato Paulista. Boa parte dessa retomada de ânimo e fôlego tem nome: Pintado. De contratação questionada a eficiência dentro de campo, o técnico implementou um time que demonstra estratégia e entrega. Duas palavras que nem sempre andaram juntas nas primeiras rodadas do certame.

+ Giovanni exalta vitória e quer “virada de chave” da Lusa no Paulistão

Mas onde estaria o pulo do gato de Pintado? Simples. Ele reside na coragem em alterar esquema de jogo e peças.

A Portuguesa praticamente saiu de um clássico 4-3-3 para um 3-5-2 ou até 3-6-1 com alguma tranquilidade. Em parte, porque o elenco de hoje possibilita a qualquer treinador promover mudanças. Há mobilidade nas peças. Quer um exemplo?


Giovanni Augusto. De meia a atacante por dentro, o atual camisa 10 rubro-verde reúne predicados que possibilitam a Pintado tais mexidas. Quer outro? A base.

Pode se questionar o estágio da garotada rubro-verde, mas não a qualidade. Tudo bem, tudo bem que o Paraizo não poderia ter perdido a possibilidade de fazer o segundo tento diante do Guarani, tudo bem… Mas vejamos por outro ângulo. Há mais mobilidade no campo de ataque.

Além de Paraizo, Talles entrou, convenceu e dominou a lateral direita, proporcionando um duelo interessante com Borel. Patrick, agora com uma marcação mais robusta no meio de campo, pega melhor no sistema defensivo. Aliás, o trio de zaga deste domingo merece reflexão de Pintado.

Marco Antônio, Patrick e Robson foram ágeis nas coberturas e seguros no embate. Possibilitaram aos laterais maior liberdade e isso, sem dúvida, traciona a Portuguesa em campo. Sem contar que Tauã e Ricardinho no meio de campo compõem um rol de “morde e assopra” que a Lusa necessitava há tempos.

Trocando em miúdos, é claro que o time melhorou. Não só pelo resultado, mas pela pegada no gramado. Agora, falta um tanto ainda.

Falta assertividade no ataque. Falta sincronismo entre meio de campo e saída rápida de jogo pelos lados. E falta ajustar, mas aí é ajuste mesmo, entre volantes e zaga.

Mas tem outra. Quando Pintado tiver Chrigor e Victor Andrade à disposição, como peças de reposição ou mesmo de titularidade, a equipe vai ganhar em qualidade e mobilidade. Fato.

Portanto, a Portuguesa com esses quatro pontos conquistados em dois jogos pavimentou desempenho melhor na reta final do Paulista de 2024. Ainda que tenha Palmeiras e Mirassol em casa, a Lusa vai sair para pegar Botafogo e Novorizontino.

Se analisarmos com alguma atenção, o time do Canindé precisa contabilizar uma vitória contra o Mirassol e morder um ponto contra o Botafogo. Diante do Palmeiras, a tendência é derrota. O mesmo vale para o Novorizontino. Caso essa lógica se confirme, o clube iria a 11 pontos.

Pontuação essa que deve dar para classificar, porque o Ituano tem três compromissos dificílimos pela frente. Já no tocante ao Santo André, uma pausa. Porque vai depender muito do que o Ramalhão fizer hoje contra o São Bernardo, uma vez que há confrontos possíveis em termos de somatória de pontos ainda no caminho.

Em tempo, tudo isso é pura contabilidade criativa. Porque o que resolve mesmo é o jogo, o confronto em 90 minutos. E o melhor mesmo é avaliar partida a partida, rodada após rodada, já que seu grupo se mostra frágil e dali devem sair rebaixados para a Série A-2 do Paulista de 2025.

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

23 comentários

  1. O Guarani pelo que jogou ontem é tem jogado também é forte candidato ao rebaixamento e tem pela frente São Paulo e Bragantino. Agora é pensar em somar pontos em Ribeirão. Uma vitória lá pode significar uma grande injeção de ânimo no elenco.

    • Aposto que o Guarani cai. Próximo jogo dele é contra SP e é lógico que será mais uma derrota no lombo. Bom pra Lusa, só fica “sobrando” uma vaga pra A2. Ituano, santo André, Botafogo e Lusa para apenas uma vaga. Muita chance de se livrar….

  2. Nessa história toda, é impossível um ataque escalado com Paraízo e Felipe Marques… Ambos são ruins demais!!!! Têm muita vontade, lutam, mas não têm nenhuma qualidade… E o pior é que a alternativa seria o ex-jogador Henrique Dourado.. Ou seja, esperemos, urgentemente, pelas voltas do Vitor e do Chrigor… Muito mais o primeiro que o segundo…. É preciso pontuar em Ribeirão porque depois teremos jogos “complicados” pela frente…

    • Eu vejo assim também porém o Ghrigor no mesmo grau de importância o cara tem qualidade e se dia o jogo todo. E tomara ambos estejam em condições de saírem jogando domingo, vamos torcer por isto, no mais a defesa e o meio de campo foi muito bem, e Tauá além de marcar muito o fez sem fazer faltas e deu passes corretos, um foi na penalidade e o outro seria para o segundo gol se o Paraíso chegasse mais correto para bater certo, e o Ricardinho tbm jogou muito bem, então ……

  3. O Paraiso tem que mudar de profissão depois daquele gol perdido ontem, vai ser feirante, balconista em padaria, pqp, a Lusa passa sufoco o jogo todo porque um caneludo desse não sabe fazer gol e ainda vestir a camisa 9.
    Volta H. Poste Dourado e Chrigor e vamos rumo a classificação mesmo no sufoco.

  4. Só ganhou porquê o o Guarani tá ruim demais ( nenhum chute a gol ) ! Desta vez Thomazella não teve trabalho algum !!! Chutamos um pouco mais ,mas também sempre judiando da bola !!!! Exatamente por isso , não vamos achar que evoluímos ! Apenas ganhamos de um adversário um pouquinho pior !!!

  5. O time está mais equilibrado com três zagueiros, meio campo mais mordedor e ataque com mais mobilidade, se não dermos chance para o jogadores formados na casa nunca sairemos da mediocridade, parabéns ao Pintado, Fabinho seu auxiliar, ao Allan Dotti e ao Cesar seu auxiliar, todo mundo se ajudando em prol da Lusa.
    Vai Lusa, eu acredito.
    Vamos pensar grande e classificar no grupo.

  6. O ataque Chrigor dourado Vitor Andrade aí sim esse paraíso já teve mil chances muito ruim ontem podia ter afundado portuguesa dourado parado joga dez vezes melhor que ele agora o departamento médico netlusa ninguém diz nada como está recuperação desses atletas temos uma semana

  7. Alguem sabe do estado do Vito Andrade ? Eu nao conheco o estatuto do torcedor mas acho que teria que dizer algo la que nos temos o direito de saber do dept medido de uma entidade esportiva o estado de recuperacao de seus atletas. E para isso que temos um DM.

    Eu acompanho Futebol Americano a anos, e o DM dos caras sempre encaminham toda informacao aos torcedore sobre os jogadores que estao no departamento. Chances de voltar our nao, etc.

    Porque esses murrunhas ficam omitindo tal informacao. Pior que varzea.

  8. Podemos terminar na antepenultima posição, mais classificados e com vaga na Serie D graças ao estapafurdio regulamento da FPF. Enfim na situação atual da Lusa não voltando para o Paulistinha já e digno de volta olimpica, com essas diretorias mediocres não dá para almejar mais que isso, é se debater para ficar na A1 e torcer para um dia aparecer um investidor forte que resgate a Lusa ao seu devido lugar.

  9. Como torcedor, digo que ganharemos de todos os adversários. O Palmeiras é o melhor time do campeonato, mas não é uma brastemp. Tem técnico que faz um monte de jogador comum dar tudo de si. O Pintado pode botar isso na cabeça dos nossos e conquistar a vitória. Futebol hoje em dia é mais correria do que talento.

  10. Olha o time ao todo e muito ruim ,essa e a verdade nove jogo ganhou dois ,perdeu 6 só não perdeu 7 porque não jogou contra o Palmeiras…o Botafogo não tá lá essas coisas,e o jogo chave,se perder lá pode esquecer…

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here