Maurício Capela: A moldura rubro-verde para 2024

O quadro começou a ser pintado, mas a julgar pelos gols em Limeira (SP), todos podem ser emoldurados em estilo clássico; foi uma vitória da resiliência e persistência na estreia do Campeonato Paulista

17
Foto: Divulgação/Portuguesa

A vitória por 3 a 2, de virada, diante da Internacional de Limeira em seus domínios deu a letra sobre esse time da Portuguesa. Sob o comando do técnico Dado Cavalcanti, a equipe foi aguerrida dentro de campo, insistente, persistente, resiliente. E tecnicamente deu sinais de que reúne condições para exibir um bom futebol.

+ Giovanni Augusto comemora estreia com o “pé direito” na Lusa

Em tempo, não vou gastar a tua e a minha paciência para avaliar a arbitragem da partida. Além de um pênalti claro não assinalado, ainda tivemos um lance onde o cartão vermelho poderia ter sido naturalmente aplicado ao jogador da Inter de Limeira, que atingiu por meio de um carrinho por trás o atacante Victor Andrade. Aliás, que partida fez Victor Andrade.

Mas voltemos ao que rolou no gramado. E não, não há euforia nas linhas acima, porque nem tudo funcionou à perfeição. O sistema defensivo ficou exposto em boa parte do primeiro tempo. Há um ajuste ali entre a dupla de zagueiros e os homens de contenção no meio de campo que necessariamente deverá acontecer nos próximos confrontos. Muito embora tenha ficado evidente que Quintana é seguro, bem como Patrick. O que aconteceu ali foi falta de entrosamento. E só. Mas vai dar liga.

Agora, eu fiquei mesmo com a pulga atrás da orelha no que diz respeito ao goleiro Thomazella. Não sei… No primeiro gol, tenho cá a sensação de falha por parte do arqueiro rubro-verde. Talvez falte ritmo de jogo. Para goleiro, isso é mortal.

Por outro lado, a velocidade pelo lado de campo foi interessante. A participação de Borel fundamental, bem como Eduardo Diniz e Victor Andrade. Corredores de aproximação e velocidade deram certo. Ponto muito forte demonstrado pelo time verde-encarnado.

Henrique Dourado fez um trabalho tático, puxou a marcação, abriu espaço para a diagonal, principalmente de Victor Andrade e tentou se ajeitar no ataque. Mas também fica evidente que vai precisar mudar um pouco o seu estilo de jogo para balançar as redes adversárias, caso contrário não conseguirá pegar na bola. Marcação no Paulista é dura e será ainda pior diante de equipes mais qualificadas.

O ponto alto, no entanto, foi a entrada de Giovanni Augusto. Primeiro, porque a construção por dentro começou a ser efetiva. Depois, porque o sujeito tem bola. Sabe jogar futebol.

Complicado até comparar com Chrigor, que fez essa função na maior parte do jogo, porque como meia, a mim, não vai. Não é a dele. É uso emergencial, sabe como é… Mas pelos lados pode ser e será uma alternativa excepcional para Lusa de Dado com o decorrer do certame.

Trocando em miúdos, a vitória, além de ter sido de virada, mostrou qualidade técnica. Porque vamos combinar: os três gols da Lusa foram golaços. O do Borel, a falta de Diniz e o enfileiramento de Giovanni Augusto estão na categoria de belos gols. E exagerando um pouquinho, mas nem tanto, alô marketing da Lusa pode encomendar a placa, porque cabe, cabe bem ao tento marcado pelo novo meia da Portuguesa.

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA


guest
17 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rodrigo Antônio
Rodrigo Antônio
10 meses atrás

Bola no contrapé do thomazella. Não há falha alguma. Poderia fazer melhor? Poderia. Mas é um goleiro que vem de mais de 5 meses sem jogar futebol. Tem todo crédito, é ídolo e merece ser apoiado. Se não fosse thomazella, no meio de semana iríamos a capivari ou a rua javari.

FERA DE GUARULHOS
FERA DE GUARULHOS
10 meses atrás
Responder para  Rodrigo Antônio

É ISSO MANO!! TÔ CONTIGO!! PEGARAM O GOLEIRO NO CONTRAPÉ!! NÃO FOI FALHA!!! ACHO QUE O SEGUNDO FOI MAIS FALHA DELE E DA DEFESA QUE O PRIMEIRO!!

Jeferson
Jeferson
10 meses atrás
Responder para  Rodrigo Antônio

Concordo plenamente, o Thomazella nos salvou ano passado imagina portuguesa x Juventus.

LUSITANO
LUSITANO
10 meses atrás

Dessa vez concordo contigo… o time foi bem e demonstrou personalidade estando atrás no marcador duas vezes, e no campo inimigo… aguerrido e buscando a vitória sempre.. é assim que queremos ver a LUSA… e, realmente, a defesa vacilou em algumas oportunidades.. me preocupa contra times mais qualificados… erros podem ser fatais… mas vamos jogo a jogo para sabermos até onde poderemos chegar… “cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém..”

p.s: esse Vitor Andrade jogou muita bola.. para mim o melhor em campo..

Ilha da Madeira
Ilha da Madeira
10 meses atrás
Responder para  LUSITANO

Parabéns Lusa, fazia 24 anos que não vencia a Internacional de Limeira, o resto é o resto, mais uma vez parabéns a todo o elenco, continuem assim.

Eduardo Martins
Eduardo Martins
10 meses atrás

Oque importa é ganhar, time teve atitude e buscou o ataque, pressionou, foi pra cima, o Técnico me parece bom, fez boas substituições, já é uma grande mudança de times anteriores, quanto ao Thomazella, na MINHA OPINIÃO, falhou nos 2 gols, tem crédito ??? Sim tem crédito, mas ao meu ver é um goleiro que sai muito mal do gol, não me trás segurança ! Bora Lusa, ganhar do Redbull na quarta e pra cima dos Bambis no Sábado !!!

Dgl
Dgl
10 meses atrás

Concordo com Capela: O Thomazella está sem ritmo de jogo. No primeiro gol da Inter ele saiu correndo para o centro do gol sem perceber que já estava nele e daí foi pego no contrapé. O Quintana também estava sem ritmo de jogo.

Alexandre Mendes
Alexandre Mendes
10 meses atrás

Acho que o Thomazella não falhou no primeiro gol

Achei que num lance depois sim, deu um soco pra baixo e quase toma o segundo

No terceiro gol poderia ter saído com os pés, mas tem que dividir essa com os zagueiros

Ricardo LUiz SAmpaio
Ricardo LUiz SAmpaio
10 meses atrás

Thomezalla tem muito crédito ainda.
Um ataque com Chrigor, Dourado e Victor Andrade seria interessante.
Meio campo com Zé Ricardo, Ricardinho e Giovanni Augusto.
Borel, Quintana, Patrick (tem que correr um pouco mais) e na lateral esquerda tenho dúvida, pois o Diniz é apenas para 1 tempo de jogo.
Mas pelo que vimos durante o jogo foi um time que não parou. Ótimo começo contra um time que também quer a série D.

Mauro Martins Pereira
Mauro Martins Pereira
10 meses atrás

Ricardo, o Dudu Miraima é muito bom.

Lusa Grande
Lusa Grande
10 meses atrás

Meus amigos! Torço para a Lusa há mais de 70 anos. Fazia tempo que eu não experimentava a alegria que estou sentindo! Não especificamente pela Vitória (de virada e mais gostoso) mas pelo espírito de luta, garra, determinação e principalmente do nível técnico que estava tão afastado do Canindé ultimamente! Parabéns, jogadores,comissão técnica, funcionários, torcida, é porque não dizer diretoria tão execrada nos últimos tempos.

Rodolfo Vicente Teixeira
Rodolfo Vicente Teixeira
10 meses atrás

Belo texto, adoramos a vitória lusitana e continua a torcida por um ano cheio de glórias, VAI LUSA PÔ!

LEONINO
LEONINO
10 meses atrás

Goleiro tem que crescer na frente do atacante adversário e isso Thomazella não fez no segundo gol da Inter ! Muito pelo contrário se encolheu ainda mais ! Mas ,como disse o colega ,esse goleiro tem crédito dentro do clube e só está fora de ritmo ! Sim , não fosse ele e ao invés de Limeira , estaríamos indo jogar com a Briosa lá em Santos ….

Daniel
Daniel
10 meses atrás

Falha da zaga, em que o atacante cabeceia sozinho no meio de 02 zagueiros, e o segundo gol também, falha da zaga, que estava em linha no meio campo, estão correndo atrás do atacante da Inter até agora.
O Thomazella vai ter muita dor de cabeça com essa zaga ainda.

HELDER QUEIROGA PEREIRA
HELDER QUEIROGA PEREIRA
10 meses atrás

Gente de boa , goleiro com culpa não vi !
Segundo gol falha do miolo , fazer o gue?
Agora o time é bom , e bom se vê logo no início ,
E eu vi , vai dar blassificação desta vez…..ufa!

J. Pereira Leal
J. Pereira Leal
10 meses atrás

Acompanho a opinião de quem percebeu mais falta de entrosamento entre o meio de campo e o miolo da zaga. Thomazella tem muito crédito e foi seguro em outros dois lances.

Eduardo Dionísio
Eduardo Dionísio
10 meses atrás

Que vitória maravilhosa,acho que no primeiro gol o thomazella falhou mais ele tem muito crédito e ótimo começar o camp com vitória pra da confiança Vitor Andrade jogou muito,time muito aguerrido vamos lusa