Foto: Divulgação/Portuguesa

Com direito a gols dos laterais e um golaço nos acréscimos do segundo tempo após ficar atrás no placar duas vezes, a Portuguesa venceu a Inter de Limeira, na noite deste domingo (21), por 3 a 2, no estádio Major Levy Sobrinho, pela disputa do Paulistão. Douglas Borel, Eduardo Diniz e Giovanni Augusto anotaram os gols lusitanos. Por sua vez, Felipe Albuquerque e Everton Brito anotaram os tentos do time do interior paulista.

+ Portuguesa oficializa a contratação do volante Marco Antônio

Com este resultado, a Rubro-Verde está liderança do grupo A, com três pontos, mesma pontuação do Santos, que venceu o Botafogo na rodada. Santo André e Ituano, que perderam para São Paulo e São Bernardo, respectivamente, estão sem pontuar.

A Lusa foi a campo com sete dos 11 reforços contratados para a disputa do Campeonato Paulista. Por sua vez, quatro remanescentes do time que disputou a Copa Paulista estão entre os titulares.


Além disso, a Rubro-Verde contava, no banco de reservas, com quatro jogadores formados no clube, sendo que dois deles (Denis e Maceió) disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano.

O JOGO

O confronto teve início com a Inter de Limeira fazendo uma marcação mais alta e tentando encontrar espaços. Já a Lusa apostava nas jogadas aéreas para tentar furar a defesa dos donos da casa. Aos sete, Victor Andrade veio pela esquerda e ajeitou rasteiro, a defesa afastou, mas Chrigor veio no rebote para arriscar. Porém Gustavo Bochecha mandou para a linha lateral.

A resposta dos donos da casa ocorreu aos 12 minutos. Em cobrança de escanteio, a bola foi desviada para a meta lusitana e Thomazella fez uma grande defesa para mandar para a linha de fundo.

A Rubro-Verde mantinha a pressão e tinha no lado esquerdo o ponto principal para a criação das jogadas. Aos 14, Marquinhos Pedroso cruzou dentro da área e Henrique Dourado cabeceou, com perigo, para perto da meta da Inter.

Contudo, foram os donos da casa que abriram o placar. No minuto seguinte, em uma falha defensiva, Rafael Silva recebeu o cruzamento de Felipe Albuquerque. A bola tocou em Thomazella, mas foi para o fundo das redes.

O gol fez com que a Lusa abrisse mais espaços, já que precisava se lançar ao ataque, o que fez com que a Inter pressionasse mais a área lusitana. Aos 23, Victor Andrade recebeu, pela esquerda e arriscou, mas o goleiro espalmou.

A Rubro-Verde manteve a pressão. Porém, encontrava dificuldades para estufar as redes. Aos 32, Dudu Miraima recebeu o passe, fora da área, e chutou, perigosamente, na meta do adversário

Contudo, o técnico Dado Cavalcanti teve que fazer a sua primeira mudança. Aos 34, Marquinhos Pedroso, com um mal estar, deixou o campo para a entrada de Eduardo Diniz. Aos 40, um lance polêmico causou reclamações da torcida e banco da Lusa. Victor Andrade arriscou dentro da área, mas o jogador da Inter defendeu com o braço aberto, o que seria considerado pênalti. Contudo, a juíza seguiu com o jogo e o VAR não chamou a análise do lance.

Entretanto, aos acréscimos, a Lusa contou com a ajuda de um lateral para conseguir deixar tudo igual. Aos 47, Victor Andrade cruzou para Douglas Borel que, sozinho, mandou uma bomba para o fundo das redes para deixar tudo igual.

No segundo tempo, ambas as equipes mantiveram as escalações que encerraram o primeiro tempo. Aos dois minutos, a Inter criou a primeira chance. Everton Brito, em velocidade, tocou para Juninho, que chutou rasteiro. Contudo, Thomazella fez uma boa defesa.

Porém, aos quatro minutos, a Inter chegou ao segundo gol. Everton Brito aparece por trás da marcação e tocou de cobertura para colocar os donos da casa em vantagem novamente.

Precisando virar o jogo, a Lusa fez mais duas mudanças na equipe, com as entradas de Giovanni Augusto e Rone nas vagas de Chrigor e Felipe Marques. Aos 20, Giovanni Augusto recebeu na entrada da área e pegou de primeira. Bola subiu muito e foi para fora.

A Rubro-Verde teve outra boa oportunidade de empatar. Aos 30 minutos, Quintana subiu e testou no contrapé de Max Walef. Diego Jussani, quase em cima da linha, evitou o gol.

Entretanto, aos 38, em um lance de bola parada, a Portuguesa conseguiu chegar ao gol de empate. Eduardo Diniz cobrou, no canto direito, sem chances para o goleiro, para deixar tudo igual.

Já nos acréscimos, Giovanni Augusto decretou a vitória lusitana. Aos 49, o jogador driblou dois marcadores e chutou, para garantir a vitória lusitana no embate.

A Portuguesa volta a campo para a disputa do Paulistão diante do Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (24), às 19h30, no Canindé.

FICHA TÉCNICA

INTER DE LIMEIRA: Max Walef; Felipe Albuquerque, Mauricio, Jussani e Zé Mário; Lucas Buchecha (João Paulo), Gustavo Buchecha e Juninho (João Felipe); Kauê (Fernando Canesin), Everton Britto (Andrew) e Rafael Silva (Quirino).
Técnico: Júnior Rocha

PORTUGUESA: Thomazella; Douglas Borel, Quintana, Patrick e Marquinhos Pedroso (Eduardo Diniz); Zé Ricardo (Ricardinho), Dudu Miraíma e Chrigor (Giovanni Augusto); Victor Andrade (Maceió), Henrique Dourado e Felipe Marques (Rone).
Técnico: Dado Cavalcanti

Público: 2.621
Renda: R$ 79.580,00

64 comentários

  1. O que essa árbitra fez com a Lusa no primeiro tempo foi criminoso
    Uma vantagem que poderia sair um gol não dada
    Uma entrada por trás e ela deu amarelo
    E um pênalti absurdo não marcado

    Quanto ao time gostei muito
    Valores individuais muito bons
    Se continuar assim
    Passa de fase
    Chega na D
    Sem susto

  2. Grande estreia, TIME É BOM, VAMOS APOIAR. Lateral Borel bom jogador (apoia bem), Dudu e Zé Ricardo bons e Vitor Andrade craque. So não ganhamos de mais por conta do pênalti não marcado.E temos banco dessa vez: Geovani, Ricardinho,Eduardo Diniz, Robson, Paraíso, os 2 da base…SOU CONTRA O MARQUETEIRO DO PRESIDENTE, MAS SOU LUSA, vamos apoiar…

  3. GOSTEI MUITO DA LUSA, TIME COM ATITUDE E VONTADE , MERECEU A VITÓRIA ! AGORA TOMAZELLA NÃO DÁ, FRANGASSO NO PRIMEIRO GOL E DEMOROU PRA SAIR NO SEGUNDO, SAÍ MAL DO GOL, INFELIZMENTE NÃO É UM GOLEIRO QUE DÁ SEGURANÇA PRA JOGAR O PAULISTA ! NA VÁRZEA DA COPA PAULISTA FOI BEM…MAS JÁ DEU, TCHAU !!! VIVA A LUSA !!!!

    • Muito feliz, a Lusa jogou com atitude, time equilibrado o Dourado está fora de ritmo, mas tenho fé q vai melhorar, o Vitor Andrade arrebentou com o jogo e o Geovani Augusto fez um golaço. Vamo Lusaaaaaaa, vamos em frente, atitude e pensamento positivo contra o Red Bull no Caninde vamos para mais uma vitória. A turma do tremoço que só vai criticar favor ficar em casa.
      Vamo Lusaaaaaaa

    • Eduardo,, vc não acompanha o Tomazela na Lusa, você se esquece que somente permanecemos na série A no ano passado por conta dos milagres dele. Ontem não jogou bem, mais dispensa-lo é decisão precipitada.

  4. Sabe Deus a quantos anos eu não via a Lusa jogar deste jeito. Claro que tem muita coisa para arrumar, mas o principal foi ver um time dentro de campo com vontade de ganhar e que em minuto algum desistiu do jogo!!!!

  5. Aquela fdp, pintora de rodapé, cabeça chata, quase nos fudeu, quando não deu pênalti claríssimo e naquela jogada quando levávamos vantagem, onde certamente teria saído gol,.
    Não fosse a grande performance da Lusa, essa juizinha FDP teria nos dados a derrota, É sempre contra todos e contra a arbitragem.
    Dá-lhe Lusa meu amor💪💪💪💪🤏🙌🙌🙌🙌

  6. Grande estreia em jogo de 6 pontos.
    Gostei muito do futebol apresentado do meio de campo pra frente, defesa precisa melhorar, Tomazela tem crédito na minha opinião.
    É que gol do GA
    Agora é lotar o Canindé contra o Braga
    VAI LUSA QUE A NOSSA FÉ TE EMPURRA

  7. Primeiro netlusa tá falidA
    Segundo cadê os urubus que treinador não prestava só jogador horrível presidente uma besta ônibus vermelho porque não verde, vcs não fazem bem portuguesa faz que netlusz fecha .adorei time só a zafa fahou duas vezes me parece Patrick não muito veloz e só corrigir isso laterais ataque meio de campo perfeito será que os urubus t no Rio Tietê kkkkkk

  8. Ainda bem que falar merda não paga imposto né Eduardo. Péssima arbitragem( ela nunca foi nota maior que 6). Otima vitória, Patrick não jogou nada, O Uruguaio também não, mas como foi o 1º jogo vamos aguardar mais um pouco. Não consegui ver de que foi a cagada do 2º gol deles, Vitor Andrade arrebentou.

  9. Ótimo jogo, muito disputado!
    Fiquei feliz em ver a Lusa jogar bem. Claro precisa de ajustes na defesa, os dois gols do Inter foram por falhas individuais.
    Um bom começo!
    Vamos para cima deles Lusa!!!
    A arbitragem nos prejudicou em duas situações:
    Pênalti não marcado, cartão vermelho em lance criminoso não mostrado, e ainda quase anula o segundo gol.

  10. valeu lusa,fazia tempo que nao via a lusa jogar tao bem assim, destaque pro vitor andrade(lembrou dener e o ponta mauricio,sem brincadeira)e os 2 golaços,pqp,destaque negativo pra arbitra que qse nos tirou os 3 pontos,como é tempo de ‘lacraçao”,nao pode falar mal porque é mulher,mas vai tnc,juizinha fraca pra cacete,votiroa fundamental,cada jogo é decisao,faz 11,12ptos depois ve o que acontece

  11. Depois desse jogo , a Inter deixou de ser um adversário direto ! Nossos adversários diretos estão agora do meio pra frente !!!! Grande partida da Lusa ,como há muito tempo não se via ! Entrosamento assim no primeiro jogo é raro de acontecer ! O segundo me fez lembrar Zico e o terceiro me fez lembrar Dener ! Agora é mentalizar que podemos ir tranquilamente pra D e se mantiver esse time , tranquilamente pra C do Brasileiro ! Copa do Brasil também é possível ! Não se trata de empolgação! No ano passado tantos jogos que não passavam confiança de dias melhores ! Com um único jogo , o de hoje , foi suficiente pra enxergar que o grupo é bom e que pode vislumbrar um ano bem melhor e com possibilidades de ascensão a curto prazo ! Parabéns , Lusa ! Essa , aliás, é a Lusa dos bons tempos de outrora !!!! E bons tempos JÁ !!!!

  12. Vcs podem até achar que eu e o Taubaté temos algo pessoal contra o cara…mas na minha opinião o Patrick falhou nos dois gols adversários. Apesar do 2 gol da Inter fora uma bola perdida no meio campo se não me falha pelo dourado ou pelu Dudu. A baixa fica por conta do Henrique Dourado. Lento, pesado, muito abaixo do esperado. Vitor Andrade se seguir nessa pegada pode ajudar muito. Boa estreia. Marquinho Pedroso bem fraquinho. Eduardo Diniz mais em forma..

  13. Início promissor! Não dá pra comparar com aquela bosta do ano passado.Boa qualidade de passes. Não concordo com quem criticou nosso Tomazella. Zero culpa nos gols! Quarta-feira Canindé! Vamos LUSA!!!!

  14. Chrigor entrar de titular é brincadeira, não deveria estar nem no banco e sequer no elenco, no jogo quem chutou precisou tentar 20 vezes para só 7 irem no gol e apenas 3 nas redes… Números, estatística, o adversário perdeu mas foi mais eficiente
    Treinar mais pessoal, treinar mais

  15. Chrigor não é ruim. Agora, marcar 3 gols eainda critica? Não é porquê demos 20 chutes no gol tem que fazer 20. Tivemos volume de jogo.E fazer 3 gols não é pra qq um…palmeiras fez 1, santos 1, Corinthians 1 e somente o São Paulo fez 3 como a gente. Prefiro ter todo esse volume de jogo do que ter apenas 1 ou 2 oportunidades.

  16. Também senti falta do Gomão/NetLusa. Optei pela imagem do Cazé-Lelé e narração do Sodate, mas não é a mesma coisa.

    Como vi só o 2° tempo, não posso opinar sobre os erros do time e da arbitragem (padrão), mas gostei muito do poder de reação do técnico e jogadores.

    Vamos lá manter a pegada, Lusa!!!!

  17. Bela vitória, pra iniciar o campeonato paulista com moral e confiança. Mas não gostei da marcação dos atacantes quando perderam a bola e dando chance pra a Inter ter espaços para o contra ataque. A marcação precisa ter mais pressão dos atacantes para evitar que a defesa fique sobrecarregada. Boa troca de passes mas o Henrique Dourado ficou muito isolado e assim fica dificil contra 3 ou quatro defensores. Vitor Andrade foi uma grata surpresa e Patrick precisa ser mais atento tanto nas bolas altas e nos lançamentos. Erra passes e isso complica a defesa. Meio de campo boa troca de passes mas precisa também marcar melhor . Mas no geral temos melhores jogadores que o ano passado . Esperamos que a cada jogo possamos evoluir para não passarmos o sufoco do ano passado.

  18. Vitória importante!!!! Alguns jogadores com destaque positivo.. o melhor deles V. Andrade… o próximo jogo já é contra um rival mais poderoso.. teste para esse grupo… mas estrear vencendo é sempre muito bom….

  19. Esse jogo e o verdadeiro treino nada a ver com campo reduzido,lusa parabéns com a garra determinação e vontade de ganhar.sou de araras e estava la essa e a lusa guerreira leoa que não se rende a adversidade foi pra cima com vontade de vencer agora só alguns ajustes e continuar com a garra que vi hoje.PARABENS AO ELENCO

  20. Eu peço aos poucos sites esportivos da Portuguesa cobrar insistentemente da Diretoria da Lusa uma atitude SEVERA contra todo o time de arbitragem da FPF. O que aconteceu hoje foi um ESCANDALO. Em todo o jogo havia nítida proteção ao time de Limeira e sobre o pênalti foi ainda pior. A câmera da Cazé TV estava tão bem posicionada que fez um zoom do ponto exato do braço do jogador afastando a bola dentro da grande área.

  21. Vitória importantíssima. Não poderíamos perder pontos para uma equipe que certamente vai estar no bolo do descenso. Gostei da postura do time, jogando como time grande e não se contentando com o empate. Acho que o meio campo e o miolo de zaga precisam melhorar muito pois tomar dois gols da Inter é pesado. Vitor Andrade é realmente um jogador que desequilibra, Giovani Augusto na reserva do Chrigor (que nem meia é) parece piada e Eduardo Diniz é melhor que o tal Marquinhos Pedroso. Próximo jogo será dificílimo e não podemos dar mole nas bolas altas na área e nos rebotes defensivos. O Red Bull é bem certinho. Quarta-feira vamos levar um bom público ao Canindé e empurrar a Portuguesa para mais uma vitória. Pra cima deles, Lusaaa!

    • O Giovanni Augusto só entrou no 2o. Tempo por opção do técnico, pois não estava 100%

      O Chrigor pode não ser um craque, mas batalhou muito e fez um bom jogo, diferente do Henrique Dourado.

      Esse time vai dar liga, mas precisamos ficar atentos aos árbitros. Vão querer nos podar sempre

  22. A diferença que faz um meio campo que sabe trocar passes e se movimentar p receber. Vitor Andrade parece querer reviver o início de carreira. Foi o destaque individual. Mas p.mim a dupla Zé Ricardo e Dudu foi muito bem e deram a sustentação p bom jogo que fizemos. Estavam em toda a tela o jogo todo. O gringo tem bom passe, mas está lento. Não concordo com as críticas sobre o Patrick. Revejam o jogo. Ele ganhou todas as disputas. Já o Dourado, além de perder a bola no segundo gol deles, destoou muito do resto do time. Não tenho expectativa com ele, mas se o time for bem, ele entra em uma fase de gols. Esse time vai lutar por coisa boa.

  23. Calma com a euforia pessoal, ano passado estreamos goleando de 3×0 o RB e depois já sabemos, mas o time é bem melhor esse ano, só achei que a defesa com a posse de bola do adversário afastava em vez de combater dava muito espaço pros caras. tem que corrigir isso ou ver se tem algo melhor para a zaga.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here