Maurício Capela: São José expõe fragilidade ofensiva da Portuguesa

Empate em 0 a 0 no Estádio do Canindé no último sábado reforça a boa construção do sistema defensivo do time, que mais uma vez teve como destaque do jogo a figura de seu goleiro Rafael Pascoal

15
Foto: Divulgação/Portuguesa

A Portuguesa sofreu diante do São José no último sábado no estádio do Canindé. Sofreu bastante. Demais até. Mas se o empate teve sabor de vitória para a equipe rubro-verde, também expôs a fragilidade do elenco montado para a competição. Tudo bem, tudo bem que o cobertor é curto. Faltam recursos. E tudo certo a respeito da atratividade da Copa Paulista, que está a quilômetros de distância de qualquer outra competição nesse segundo semestre de 2023. Mas ainda assim, convenhamos…

+ Torcida protesta contra ação da PM na confusão em jogo da Lusa

Convenhamos que o atual treinador Leandro Zago precisa, de fato, de mais peças. Claramente, um meia e mais um atacante cairiam bem à equipe. O problema é que há uma escassez de articuladores de meio de campo no futebol brasileiro. Portanto, encontrar um “dez” disposto a jogar a Copa Paulista é mais ou menos como ganhar na megasena. É possível, mas a probabilidade é baixa.

Agora, o compromisso diante do São José demonstrou claramente como será a vida da Lusa no mata-mata. Foi um aperitivo, amargo um tanto, mas que serviu também para ajustar corações e mentes na Portuguesa. Ou seja, a Lusa não vencerá a competição no automático. Longe disso.

Importante também: não há terra devastada. A campanha da Lusa tem seu valor em um grupo que não se pode dizer que é uma baba. É um tanto mais confortável em relação ao grupo 1 da competição, mas não a ponto de tirar o brilho rubro-verde.

Tanto que se o time exibiu dificuldades na criação no meio de campo, bem como no ataque, o mesmo não se pode dizer em relação ao sistema defensivo. Funcionou e bem, portanto, indica que defensivamente a casa está ajustada.

É bem verdade que teve uma situação pontual no lado direito de marcação, uma vez que o atacante Serafim do São José levou clara vantagem em relação ao lateral-direito Luis Gustavo. E ainda complicou a vida de Hudson, que entrou no lugar do lateral rubro-verde. Trocando em miúdos, Serafim foi um dos bons jogadores da partida.

Porque o outro foi o goleiro rubro-verde Rafael Pascoal. O camisa 1 da Lusa fez três defesas portentosas ao longo da partida, que chamaram a atenção pela capacidade e senso de presença em momentos complicados do jogo. Se não fosse o atleta, a Portuguesa teria conhecido sua primeira derrota na competição.

Em suma, o elenco precisa de ajustes e reforços para a fase eliminatória. Sem isso, crescem as chances de colocar em risco o ponto final dessa história, que nada mais é que a conquista da Copa Paulista 23.

Ah, em tempo, parabéns Associação Portuguesa de Desportos pelos seus 103 anos de história e excelentes serviços prestados ao futebol brasileiro. Tua volta aos principais palcos do futebol nacional anda demorando, mas pelo jeito será inexorável, porque time que tem torcida não morre nunca. Nunca!

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA


guest
15 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Laercio Rinaldi
Laercio Rinaldi
1 ano atrás

Time sem ataque não finalizou um chute a gol, time que não chuta em gol não ganha jogo não. Sem meio campo pra criar fica difícil essa bola chegar no ataque, e com esses atacantes a coisa piora.

José Cardoso Francisco
José Cardoso Francisco
1 ano atrás

Esse time da Portuguesa é muito frágil, nossa defesa é mais ou menos, meio de campo é fraquíssimo, e o nosso ataque é de riso, só o senhor Castanheira e os demais diretores do futebol da Lusa é que não querem enxergar, eu estou comentando, mas já perde a paciência com a Lusa, tenho a impressão que estava certo quando do início da Copa Paulista achava o time muito fraco, e só ganhamos de times que estão quebrados como nós São Caetano e do terceiro time do Santo André e do São Bernardo, e sofremos com a Port. Santista, quase 70 anos torcendo para a Lusa, não vou mais sofrer, a Lusa não merece o nosso sofrimento, quem viu Djalma Santos , Brandãozinho, Julinho Botelho, Ivair o príncipe, Eneas Camargo e por fim o magistral Dener , ver esse amontoado de pseudos jogadores de futebol da pena ver a Lusa hoje, falo isso com a maior tristeza do mundo. O QUE FIZERAM COM A NOSSA LUSA” lembro-me do Dr. Oswaldo Teixeira Duarte dizendo ” não deixem essa turma do outro lado do Rio Tiete tomarem o poder, porque eles acabam com a Lusa” sábias palavras do Dr. Oswaldo, eles acabaram mesmo com a nossa querida Lusa

CARLOS LOURENÇO
CARLOS LOURENÇO
1 ano atrás
Responder para  José Cardoso Francisco

Concordo plenamente Cardoso ,sou dessa época e acho que seria a maior alegria nossa ver a lusa como ela sempre foi considerada uns dos grandes de sp e do Brasil.

Jose
Jose
1 ano atrás

Nossa Lusa expõe fraqueza de A a Z, com respeito ao cobertor curto Capela, quais times desses ai tem um cobertor maior ? A portuguesa deste século é ridícula sobre todos os aspectos com um lampejo da barcelusa, e tenho que tirar da fraqueza, os goleiros do time atual que estão dando conta. Sabe quando nós veremos a portuguesa novamente na série B do brasileirão, nunca mais(só se for no tapetão mas com que força ?), na série A então nem tenho adjetivo para dizer quando. Me desculpa a franqueza José Francisco Cardoso, mas essa conversa de saudosismo já cansou. Mesmo porque com raras exceções esses jogadores do passado só queriam a Lusa como trampolim.

José Silvério Assunção
José Silvério Assunção
1 ano atrás

Maurício Capella disse tudo: o nosso ataque está mais para um ataque de nervos.
Não sei qual é a do treinador. O Paraizo pode não estar bem, mas é muito melhor que todos que entraram no ataque e além disso tem uma velocidade importante. No jogo anterior ele colocou o Rochinha que é um jogador medíocre e não completou uma jogada sequer. Nesse último jogo ele mudou o ataque todo, que bem ou mal, ainda conseguia marcar gols. Trocou o artilheiro(nome difícil) de lugar da esquerda para o meio que não é o forte dele. O Hudson entrou e logo levou amarelo. O Tauã é um limpador de para brisa, só joga para o lado, além de diversas vezes simular uma falta e tb fazer passes errados. Temos uma defesa boa e o Marzagão com muita raça. Tenho 72 anos e acompanho tudo da lusa desde criança. Estive em vila Belmiro quando o Armando Marques nos roubou escandalosamente contra o Santos. Fui em todos os jogos em 96. Acompanhei todos os craques já citados. Merecemos respeito dessa diretoria e não nos vender como fizeram para nos levar à bancarrota. Precisamos de atacantes e médios pois senão não conseguiremos ganhar no mata-mata.
Moro em Brasília e fui no jogo contra o Corinthians e presenciei, junto com meu filho e netos na nossa torcida(Leões da Fabulosa), um aglomerados de bêbados. Perguntei, e me disseram que vieram bebendo desde a saída de São Paulo e dentro do avião. Ontem jogaram duas baquetas no campo. Provavelmente seremos punidos e principalmente nas finais devemos ficar sem torcida e talvez sem campo.
Estão do nosso lado??????

LEONINO
LEONINO
1 ano atrás

Agora eu pergunto , quanto tempo faz que o time da Portuguesa não viaja de avião? Quanto tempo faz que não joga em outro estado ? Viramos um time de quintal paulista ! Como aquela música de Belchior ” Foi com medo de avião que eu segurei pela primeira vez na sua mão” eu arrisco dizer que ” Não foi com medo de avião que a Lusa enfrentava outros times do Brasileirão ” … E olha que essa música de Belchior foi inspirada nos Beatles ,o que me faz lembrar com saudades do time iê-iê-iê da década de 60 , com Félix, Marinho Peres Leivinha e especialmente o príncipe Ivair , título dado pelo próprio Rei do futebol ! Foi embora o Reinado e agora só restam cinzas da qual dificilmente surgirá uma Fênix….

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
1 ano atrás

Depois de tantos comentarios negativos, vamos concluir que tudo esta errado e perdido. Sou um torcedor otimista, acho que temos um bom treinador, uma defesa bem postada e goleiros de otimo nivel. O que nos falta e sabado ficou evidente, e um jogador de articulaçao no meio e um centro avante definidor. 9 e 10, se conseguirmos achar e contratar, ganharemos a Copa, caso contrario fica mais dificil e sofrido.

Rodolfo Vicente Teixeira
Rodolfo Vicente Teixeira
1 ano atrás

Se faltam os ovos que comprem os mesmos, continuo torcendo pra Portuguesa e espero ver melhora, presta atenção Portuguesa, VAI LUSA PÔ!

LEONINO
LEONINO
1 ano atrás

Estão querendo fazer uma omelete sem ovos ! Uma defesa bem postada mas um meio de campo sem criatividade e um ataque de biriba ! Gols podem surgir se a bola caminhar pra frente em direção ao gol adversário, mas sem aquele toque refinado e sem uma conclusão de encher os olhos ! Se pudéssemos ressuscitar Dener , o problema estaria resolvido , mas cometas que passam não voltam mais ! Cabe aí um bom armador e um um centroavante que execute ! Mais dois jogadores apenas , não precisa mais ! Com certeza ! Pra esta Copa Paulista daria ,mas para o próximo Paulistão
, a lista teria que aumentar ….

LEONINO
LEONINO
1 ano atrás

Quem foi atrás desses jogadores de ataque deve entender muito bem de rugby ….Uma escolha mais tarimbada e estaríamos certos de uma série D 2024 ! Agora é torcer por algo não tão concreto , aliás nada concreto ! Torcedor lusitano é mesmo assim , tentar a Mega-Sena com uma única aposta de R$ 5,00 !

ZE MANE
ZE MANE
1 ano atrás

O otimismo, para alguns, impera há uma década.
Nada contra, mas a vida passa…
Meu pai viu a APD grande. Ao chegar de além mar, presenciou a goleada sobre o Santos por 8 x 0, sendo esse campeão.
Fui ao Caninde pela primeira vez em 75. Vi o time ser vice naquele ano. Perdemos para o S.Paulo na quarta-feira com um gol de Pedro Rocha,com Murici ajeitando a bola com a mão. Vencemos no domingo, gol de Eneas e perdemos nos pênaltis.
Meu saudoso pai partiu no último janeiro.
Não deixou muitos bens. O maior deles o amor incondicional pela Portuguesa.
Me apresentou um time grande e promissor. Partiu sem entender direito a nossa situação, quase equivalente ao distrital na Terrinha…
Nos roubaram a esperança.
Temo não mais ver a Portuguesa grande, imponente…
Temo reencontra-lo um dia e dizer: a nossa Lusa não existe mais.
Pois é, o tempo passa rápido demais…

LEONINO
LEONINO
1 ano atrás

Zé Mané tem toda a razão ! A vida passa rápido e de 2013 prá cá já se passaram onze anos ! Aliás, a Portuguesa de Desportos não brilhou neste século atual ! Se o ser humano durasse trezentos anos até daria pra esperar …Hoje vi pelo Google uma narração histórica do Pai da Matéria Osmar Santos de um gol antológico de Dener … Já tinha visto uma narração de Silvio Luiz de um outro gol ao estilo Pelé do próprio Dener quando num jogo contra o Santos no Canindé o reizinho passa a bola por entre as pernas do defensor santista ( Índio) e vai driblando todos da zaga até fazer o gol já quase deitado e sem goleiro ! Viveremos de saudade até morrer ?

LEONINO
LEONINO
1 ano atrás

Peguei uma nave do futuro e vi a Portuguesa ser campeã paulista em 2.134 (quarto título) , campeã brasileira inédita em 2.245 , campeã da Libertadores em 2.408 e campeã mundial no mesmo ano ! Isso vale pra nós , torcedores da terceira década do século 21 ? Nem um pouco ! É agora ou nunca o retorno ao crescimento desse clube ! Queremos ver e não rezar lá de cima !!!!1

LEONINO
LEONINO
1 ano atrás

Diretoria fraca e sem rumo ! Só tá faltando trazerem Cuca , Robinho , Daniel Alves e Falcão para o clube , péssimos exemplos para a juventude lusitana ! Aí seria demais !!!!

Eduardo Dionísio
Eduardo Dionísio
1 ano atrás

Temos que acreditar sempre que iremos conseguir o objetivo,que e ser campeão mesmo que o time apresente algumas instabilidade vamos lusa