Foto: Reprodução/Lusa em Dia

O empate sem gols entre Portuguesa e São José, na tarde do último sábado (12), no Canindé, foi marcado por um episódio lamentável envolvendo torcedores lusitanos e a Polícia Militar. De acordo com relatos da torcida, a PM agiu de forma truculenta ao tentar apartar uma briga entre dois torcedores lusitanos.

+ Zago valoriza ponto, revela preocupação com atuação e explica substituições contra o São José

Os policiais teriam chegaram ao local empurrando mulheres e crianças, além de terem agredido outras pessoas que estavam longe da briga, inclusive idosos. Segundo alguns integrantes da torcida presentes, a discussão já havia sido resolvida antes da chegada dos policiais.

Logo os torcedores usaram as redes sociais para criticar a ação da Polícia, principalmente diante de pessoas idosas, mulheres e crianças. Algumas pessoas tiveram que ser atendidas no estádio. Inclusive, algumas fotos e vídeos do momento da confusão viralizaram entre grupos de lusitanos.


A confusão foi relatada na súmula pela juíza Marianna Nanni Batalha e, diante disso, a Lusa pode ser punida pelo incidente. Além disso, o quarto árbitro, Giovanni Domenico, comentou no documento que, aos 80 minutos de partida, um policial entregou duas baquetas que teriam sido arremessada pelos torcedores lusos.

“Informo que aos 80 minutos de jogo o cabo Rodrigues, da Polícia Militar, veio até mim, Giovanni Domenico Canneto Venturini, quarto árbitro da partida, e apresentou duas baquetas de instrumentos, em que havia as escritas “Leões da Fabulosa”, e informou que as baquetas foram arremessadas pela torcida da Associação Portuguesa de Desportos em direção aos policiais militares que estavam dentro das imediações do campo de jogo”, afirmou.  

Na manhã deste domingo (13), a torcida organizada Leões da Fabulosa divulgou uma nota de repúdio em suas redes sociais, no qual condenaram “agressão da polícia a torcedores. Não se justifica tal violência em meio a uma multidão, podendo resultar em tragédia”. Além disso, eles ressaltaram que é “inaceitável o uso excessivo da força, incluindo agressões a mulheres, crianças e idosos, sem nenhuma justificativa plausível”.

Confira o trecho relatado na súmula sobre a confusão:

Veja o vídeo do momento da confusão divulgado pela página Lusa em Dia:

Confira a nota da Leões na íntegra

Os Leões da Fabulosa condenam veementemente a agressão da polícia a torcedores. Não se justifica tal violência em meio a uma multidão, podendo resultar em tragédia.

É inaceitável o uso excessivo da força, incluindo agressões a mulheres, crianças e idosos, sem nenhuma justificativa plausível.

A falta de preparo é evidente, e a torcida merece respeito. Desejamos as mais sinceras força aos agredidos – uma pequena discussão entre dois torcedores não deveria terminar de maneira tão brutal e triste.

Não dá para tolerar nos estádios cenas como as que vimos no Canindé.


22 comentários

  1. Tudo bem que a polícia agiu de forma truculenta, sem necessidade. Também sem necessidade a briga entre torcedores do mesmo time, que vão só Canindé, para, penso eu, apoiar e torcer pela Portuguesa.

  2. Eu estava com minhas filhas (crianças) a cerca de 15 metros da confusão. Não faço ideia do motivo, mas realmente foram entre 2 jovens, algo fácil de resolver, muitas pessoas tentaram acalmar os ânimos, o que provavelmente teria solucionado, salvo alguns torcedores que não estavam envolvidos resolveram interferir com provocações e novas agressões, avolumando a confusão de maneira totalmente desnecessária. Ou seja, ao invés de fazerem parte da solução, (como alguns já vinham tentando), resolveram fazer parte do problema, agravando a situação. Foi onde houve a interferência da PM, que agiu sim de forma truculenta, com força desnecessária… Já chegaram batendo no que estivesse na frente, e vieram mais reforços. Peguei minhas filhas e fui para a arquibancada central do estádio.
    Cenas de crianças chorando, idosos desesperados, mulheres, etc… Enfim, lamentável! Uma de minhas filhas disse que “nunca mais quer ir ao estádio”… Foram cenas fortes de violência!
    Como relatei aqui, algo que poderia ter sido facilmente evitado.

  3. querem apagar o fogo jogando gasolina ?????? foi o que fizeram ontem – fico imaginando a cara de pau do policial reclamando de 2 baquetas quando chegaram distribuindo porradas com cassetetes

  4. Não podemos aceitar uma briga entre a própria Torcida ” LEÕES DA FABULUSA ” Precisamos evoluir e Não regredir no Cenário futebolístico Nacional. Com essa briga por causa de um Parabéns a Você poderemos ser punido e quem perde é nossa SOFRIDA LUSA, vamos sim Torcer para nossa Lusa briga no Canindé JAMAIS isso é coisa do Passado vamos evoluir isso sim regredir Jamais.

  5. A briga começou com Taubaté e Mauro M.P!!! Rsrsrs Brincadeira amigos Lusos. A PM paulistana tem uma DIFERENÇA histórica com a nossa torcida, qualquer coisinha, mesmo mínima já chega arrepiando.

  6. Infelizmente vamos morrer na praia outra vez ,isso é reflexo do nosso time no jogo contra o São José , Castanheira abre os olhos precisamos de jogadores urgente nosso time é muito fraco precisa de gente que vista nossa camisa com muita raça ou vamos sofrer mais um ano aí vem outros e nada se resolve , Zago é muito bom mas precisa de mais 2 ou 3 jogadores de peso , acordemmmmmmmmmm…..

  7. Se não houvesse briga não teria confusão….. lamentável ter violência entre integrantes de uma mesma torcida. Há quanto tempo não há intervenção da PM em confusão no Canindé em jogo da Portuguesa ??

  8. Foi lamentável o que presenciei ontem.P9licia truculenta e despreparada,filmei vi torcedor rolando a arquibancada e um senhor saindo carregado com a cabeça ensanguentada.
    Eu desci até o nível dos policiais e pedi que eles se retirassem para não instigar a violência.
    Já vi no passado isso acontecer.
    Eles entram no meio da torcida e sem uma razão aparente saem distribuindo porrada com todo o vigor .
    Imagino qual é o nível de truculência desses maus policiais numa operação dentro de uma favela atrás de criminoso como ocorreu recentemente no Guarujá.O pior é pessoas ” de bem” apoiarem esse tipo de comportamento.
    O jogo estava um lixo e me distrai fazendo dezenas fotos das crianças com seus pais,e do nada acontece isso.
    Tem muito vídeo e material que precisam ser levados até a corregedoria da polícia militar e apurar os fatos e a diretoria tem que agir pra não sobrar para o clube.

  9. Time é fraco, reservas piores ainda, e contratações
    Pra ja, mínimo dois, tem que pegar os briguentos e ..
    Sob policiais é isso, poderiam estar melhor preparados, estava ao lado menina de quatro anos com pai e mãe, foram ver os Leões de perto, menina saiu chorando, que pena, extremamente lamentável.

  10. Nossa torcida já tem diminuido ao longo dos anos e ao invés de união para que o clube não pereça de forma triste temos ainda episódios como esse onde 2 “torcedores” do mesmo lado consegue afastar crianças e familias de bem que só querem assistir um espetáculo (que por sinal já anda ruim e dificil de dizer que é espetáculo),… Parabens aos 2 envolvidos!!

  11. 2 “adolescente” brigando na leoes, tinha que descer o sarrafo mesmo, agora sobrou pra quem nao tinha nada a ver, policia é tudo lixo, os cara ja fica puto de trabalhar em estadio de sabado, ali é só pra descarregar energia, ainda bem que nao fui no jogo,nao perdi nada…

  12. A Leões deveria fzr uma carta ao torcedor assumindo o erro de seus associados e excluindo ambos!!! Os caras chegam ao 1/2 dia, enchem o rabo de bebida, o nariz de pó e depois arrumam essa idiotice??? Punam os responsáveis primeiramente abaixo no nosso teto e depois vms correr atrás da corregedoria e pedir punição aos péssimos policiais. Vms parar com essa maldita herança de esconder o lixo embaixo do tapete!!!

  13. Parabéns Sr. Taubaté o que é certo é certo vamos solicitar a ” Leões da Fabulosa ” a exclusão desses Briguentos que NÃO respeita o torcedor do Bem que quer incentivar a Nossa Lusa e vai embora triste com essas cenas que JAMAIS deveria ocorrer no Futebol Nacional e Internacional estou contigo Sr. Taubaté.

  14. O engraçado é que ninguém comenta sobre os babacas que arrumaram a confusão. E nem comentam também que alguns membros da leões atiraram objetos contra os policiais. Aliás,esse pessoal do pandeiro se acham mais lusitanos do que os demais.

  15. Seja qual for a situação, um erro não pode justificar o outro, principalmente quando o erro é praticado por agentes do estado.

    Internamente, concordo que os causadores sejam submetidos ao que estabelece o estatuto da Leões.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here