Jogo entre Portuguesa e São José, no Canindé
Foto: Divulgação/Portuguesa

A Portuguesa empatou com o São José pela sétima rodada da Copa Paulista. No encontro dos líderes do Grupo 3, neste sábado (12), no estádio do Canindé, o placar não foi movimentado e terminou no 0 a 0.

+ FPF comete gafe e divulga escalação do Juventus com jogadores da Lusa

Apoiar sua equipe pode ser feito hoje através das apostas esportivas por telefone, com soluções dedicadas como o Betano app disponível no Brasil.

Com o resultado, o Leão chegou aos 17 pontos e se manteve firme na liderança do Grupo 3. Já a Águia do Vale, chegou a 14, mas pode perder a segunda colocação para a Portuguesa Santista. Confira a classificação das três chaves da Copa Paulista.


A Briosa ainda joga na rodada, em casa, contra o São Caetano, partida marcada para a manhã deste domingo (13), às 11h. Em caso de vitória, a Santista chegará a 15 pontos e assim assumirá a vice-liderança.

O próximo desafio da Rubro-Verde será na tarde do próximo sábado (19), às 17h, contra o EC São Bernardo, novamente no estádio do Canindé. A Lusa estava embalada com quatro vitórias consecutivas antes de encarar o São José, e tentará voltar a vencer no confronto.

O JOGO

Jogando em casa, a Portuguesa começou a partida buscando o ataque e, com menos de 1 minuto, Chrigor arriscou a finalização, mas a bola foi para fora. Instantes depois, o São José equilibrou as ações do confronto e tentava chegar na frente também. PASCOAL! Com 7 no relógio, Matheus Serafim fez boa jogada pela esquerda e finalizou bonito, para a defesaça do goleiro lusitano. No minuto seguinte, o time visitante pediu pênalti em Rafael Tanque, mas a arbitragem mandou seguir.

Com 10 no cronômetro, a Águia do Vale estava melhor na partida, mantendo a bola no campo ofensivo, enquanto a Lusa tentava sair no contra-ataque. Aos 14, Matheus Serafim voltou a levar perigo à defesa lusitana, com boa subida pela esquerda, mas foi travado no momento da conclusão. PERDEU! Rone arriscou da entrada da área, a bola desviou em Chrigor e sobrou limpa para Wendel, de frente para o gol, isolou a bola aos 17 minutos. Com 19 no relógio, Serafim arriscou novamente uma finalização, mas o arqueiro da Rubro-Verde pegou sem problemas.

Após um período tímido em campo, o Leão melhorou e, com 27 minutos, passou a ficar mais presente no ataque. Aos 30, a Portuguesa quase abriu o placar com Chrigor, após bela jogada pela esquerda, mas o cruzamento passou rente à meta adversária. Com 35 minutos, o São José tentou responder em escanteio pela direita, mas o sistema defensivo lusitano cortou a bola jogada na área. Aos 38, Eduardo Diniz arriscou de fora da área, mas a bola subiu muito e não chegou a assustar o goleiro adversário.

Com 41 minutos, a Águia do Vale avançou com Matheus Serafim, que ajeitou a bola e finalizou com força, para uma belíssima defesa de Rafael Pascoal, que jogou para escanteio. Mesmo jogando fora de casa, o São José teve as melhores oportunidades da primeira etapa e colocou o arqueiro da Portuguesa para trabalhar algumas vezes. A árbitra deu dois minutos de acréscimo e encerrou a primeira metade do confronto com 47 no relógio, após mais uma tentativa da equipe visitante no ataque: 0 a 0.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, Leandro Zago não promoveu alteração nos 11 iniciais. Os primeiros 5 minutos da última etapa foi marcada pelo equilíbrio, com ambas as equipes tentando chegar ao gol adversário, mas sem sucesso ou grandes oportunidades. Aos 7, Wendel foi derrubado próximo da área e a Lusa ganhou uma falta interessante. Na cobrança, Eduardo Diniz lançou a bola na direção da meta do São José, mas não apareceu ninguém para desviar e balançar as redes.

PASCOAL! O goleiro lusitano fez uma belíssima defesa em finalização frontal de Rodrigo Andrade, após belíssima jogada de habilidade de Matheus Serafim pela esquerda. Com 13 no relógio, o técnico lusitano colocou Hudson na vaga de Luis Gustavo, a primeira mudança no time. O tempo foi passando e os times passaram a acelerar o confronto, o tornando mais interessante. QUASE! Matheus Serafim foi novamente o nome do perigo da Águia do Vale, que cruzou no meio da área e Rafael Pascoal evitou que o adversário abrisse o placar.

Leandro Zago realizou duas mudanças de uma vez, com as entradas de Paraizo e Adriano Júnior, nas vagas de Rone e Tauã. Com 28 no relógio, a Lusa foi ao ataque e Denis arriscou de dentro da área, a bola desviou no gramado, para a defesa esquisita de Ariel. Instantes depois, Matheus Serafim cruzou pela esquerda para Anderson Cavalo, que finalizou muito próximo da meta lusitana. Com 35 no relógio, Paraizo brigou pela bola na área, foi aguerrido e quase conseguiu levar vantagem, o que o deixaria em condições de marcar, mas não se livrou da marcação.

Com 38 minutos, Anderson Cavalo teve nova chance pelo alto, mas desta vez não assustou a Lusa. Aos 43, Matheus Serafim arriscou de fora da área e tentou surpreender Rafael Pascoal, mas a finalização foi muito alta A árbitra deu 7 minutos de acréscimos na segunda etapa. Com 46 no relógio, Adriano Júnior subiu em velocidade pela direita e arriscou o chute para a defesa de Ariel. No minuto seguinte, Zago promoveu a última mudança com a entrada de Xandy no lugar de Denis. Com 54 no cronômetro, o jogo foi encerrado: 0 a 0.

FICHA TÉCNICA

12 de agosto de 2023, Estádio do Canindé, São Paulo
7ª rodada da Copa Paulista 2023

PORTUGUESA: Rafael Pascoal; Luís Gustavo (Hudson), Robson, Patrick e Eduardo Diniz; Marzagão, Tauã (Adriano Júnior) e Denis (Xandy); Rone (Paraizo), Wendel e Chrigor.
Técnico: Leandro Zago

SÃO JOSÉ: Ariel; Léo Pereira, Caio César, Matheus Abreu e Rafael Verrone; Pedro Favela, Rodrigo Andrade (João Gabriel), Gustavo Nicola (Heitor Roca) e Nicholas (Caio Vieira); Matheus Serafim (Dener) e Rafael Tanque (Anderson Cavalo).
Técnico: Ricardo Costa

Gols:
Cartões amarelos: Luis Gustavo (5 minutos do 2º tempo), Rone (21 minutos do 2º tempo) e Hudson (49 minutos do 2º tempo)
Cartões vermelhos:
Público: 2.596
Renda: R$ 46.380,00

ARBITRAGEM

O confronto foi apitado por Marianna Nanni Batalha, de 30 anos, auxiliada por Leandra Aires Cossette e Leandro Fernandes Rodrigues, os bandeirinhas, com Giovanni Domenico Canneto Venturini de quarto árbitro e Katiuscia Mayer Berger Mendonça de analista de vídeo.

31 comentários

  1. Time limitado jogadores ruins até onde vai não se sabe, só sei que pode ser mais um ano pra sonhar assim como foi dez anos ,só se os outros times que eu não tenho muito acompanhado estejam no mesmo patamar esperar e ver ,esperança a gente ate que tem mas o time ,tá difícil

    • Portuguesa líder, ok. As fragilidades vinham aparecendo mesmo em vitórias contra adversários frágeis.

      10 dias treinando e assistimos uma partida horrível!! Time mal escalado, jogadores perdidos em campo e para completar uma demora em substituir peças inoperantes. Zagueiro hoje inventou e foi muito mal!!!

      Luis Gustavo e Tauã péssimos!! Wendel e Denis sem culpa, não produziram…. Chrigor e Rone facilmente anulados pela marcação

      Fiquei extremamente preocupado

  2. Não costumo criticar jogadores da Portuguesa, gente hoje os atletas deram aula de como não se jogar futebol, só o goleiro se salvou. Assisti uma partida de futebol ontem aqui na praia e os jogadores demonstraram vontade de ganhar, esforço físico, olha e são amadores, fico com vergonha de falar que torço por esse time que se diz profissional, meu Deus a Lusa só tem jogadores medíocres, chega de sofrer, manda essa cambada de ridículos plantar batata, credo, fecha as portas Lusa acaba com o futebol, vai viver de bailinhos é bem melhor !!!

    • O jogo foi ruim (ponto). Mas vir aqui e falar que tem vergonha de dizer que torce pra Lusa, aí é demais…! Fica assistindo seu timinho de merda aí na praia, e não venha falaram asneira aqui. Criticar se m, mas “vergonha”…?! Nós torcedores é que temos vergonha de um cara que nem você… Vai falar merda em outro lugar!

  3. Treinador errou feio as mudancas deles foram horriveis o artilheiro nao e centroanante Paraizo enquanto naocompra outro tem que jogar e chrigor na ponta na outra ponta Roni tem comprar um dez o resto e so querer eventar e jogador que nao produz rua

  4. Nossa que horrível, fica 10 dias treinando não acerta um passe de meio metro,esse Luiz Gustavo ridículo Hudson entrou no lugar dele pior ainda era melhor colocar um cone que seria melhor, tauan Roni esse Denis não joga nem nos veteranos do meu bairro esses caras passa longe si não fosse o Rafael esse goleiro tem que bater palma está salvando o time ,si ei que pode chamar de time esse monte de catado ,time sem meio de campo não tem ataque, assim tem ataque de nervo pra nois torcedor.

  5. Apáticos um caralho, esses jogadores não servem nem para jogos de varzea, credo erram passes de meio metro, não sabem dominar a bola, chutar no gol nem pensar. Pessoal tá na hora de fechar as portas e vivermos do passado e de tantas glórias, estou com vergonha de dizer que sou torcedor da Lusa. Dirigentes ladrões que acabaram com a Portuguesa, não me iludo mais, prefiro ir para porta de cemitérios contar cadáveres do que assistir jogos desses amadores, ridículos !!!

  6. Fui assistir o jogo… Foi bem ruim, creio que o Zago desta vez errou na escalação e esquema tático. Ficamos mais próximos da derrota do que da vitória, salvos pelo Rafael Pascoal.
    Mas enfim, conquistamos 1 ponto, e só os líderes… Acredito que o técnico vai melhorar o time para o próximo jogo, qual provavelmente precisaremos da vitória pra continuarmos na liderança.
    Orgulho de ser Lusa… Dá-lhe!

    • Julio, entenda que nao temos ovos para fazer um omelete…..Esse time nao cria nenhuma jogada…a maioria de jogadas de perigo do Sao Jose foi porque alguem do nosso time perdeu a bola pois nao sabia o que faze com ela…nao tem construcao…o que um tecnico vai fazer de diferente para esse time melhorar me explica ? Os 3 ultimos jogos, mesmo com as duas vitorias (de sorte) nao mudou nada…E hoje jogamos em casa….eles tiveram mais chances que a gente…pode dar 1 mes para o tecnico treinar o time para o proximo que nao vai melhorar…precisamos ovos bons…

      • Mauro, concordo que o jogo foi ruim, muitos erros de passes e posse de bola. O time é limitado? Sim. Percebo que evoluí até um certo ponto, e não passa daquilo. Mas estamos jogando a Copa Paulista… Somos líderes da competição, 7 rodadas, apenas 1 gol sofrido, temos o artilheiro da competição, enfim, há times piores que o nosso. A Portuguesa vem há anos passando por um momento de austeridade. Somos um clube centenário e tradicional, não sei como, de que forma ou quando… Mas acredito que prosperaremos. Eu de fato, acredito! Meu papel é, torcer, ir ao estádio, dar meu apoio e contribuição, seja torcendo, criticando, sofrendo ou me alegrando… O que não concordo e não acho pertinente, é vir aqui e postar que se tem vergonha de torcer pra Lusa, ou que deveríamos fechar as portas…. Me desculpe, mas discordo. Posso estar errado quanto ao que acredito, ou críticas, mas tenho orgulho de ser Lusa. Quem não quer assistir aos jogos, não assista, procure outro time… Simples assim.

  7. A Lusa está de Parabéns pois vem fazendo boa campanha e a liderança já diz tudo.
    Hoje não foi moleza pois enfrentou o São José que também está reunindo forças pra uma boa campanha .
    A Lusa é time grande de grande tradição e merece todo o respeito .

  8. Sabe quem não tem culpa nenhuma, os ” jogadores”. Eles com certeza não chegaram no portão desse estádio em estado lamentável e disseram, “Tem brecha ai”. Culpado é quem administra.

  9. Infelizmente nosso lateral direito mostrou sua fragilidade e o Serafin fez a festa por ali, único local por onde o SJ conseguiu chegar. O Denis na criação perdeu muita bola por optar por dominar e depois lançar tendo dificuldade em lançar de primeira ou conseguir limpar o lance e tocar com rapidez o que poderíamos criar muito mais perigo. Agora é avaliar se o Hudson não está em melhores condições que o Luís e torcer para que os contundidos se recuperem rapidamente, em especial o Luís Felipe. Dentro do orçamento cabível para a CP é o que temos e bola pra frente, se possível algum reforço para a próxima fase.

  10. mando 3 recados, 1 pro ZAGO , pedi pra contratar porque senão vai sobrar pra vc, outro é para os torcedores que querem acabar com o futebol, facil vão torcer pra outro time e não enchem o saco a Portuguesa não precisa de voces e por ultimo aqueles torcedores que pedem para escalar jogadores da base, vão se catar por que esses jogadores são tudo pé de rato,(hudson e cia)

    • José Figueiredo, concordo com praticamente tudo o que escreveu, com exceção aos jogadores da base.
      Nossos antigos jogadores da base que deram certo, foram entrando aos poucos, em times que na época eram muito bons. Nenhum deles tinha responsabilidade de carregar o time nas costas.
      Atualmente a coisa é muito diferente.
      Os atuais times são tecnicamente e individualmente fracos, aí, fica difícil para um garoto entrar e mostrar qualidade, visto que o time não consegue lhe dar o suporte necessário.

  11. Resumindo tudo que foi fito aqui, a única coisa que presta nesse time é realmente os goleiros, o resto um pior que o outro. A única esperança que tenho é que no mata-mata consigamos segurar um empate nos 2 jogos e ganharmos nos pênaltis, fora isso só um milagre, se bem que ultimamente andam acontecendo alguns pelos lados do Canindé.

  12. Não vi um comentario sobre o Marzagão. Jogador mediocre e idolo de alguns aqui. Quase tomamos um gol no contra ataque de uma cena que esse infeliz fez no ataque, rolando que nem um louco e atrapalhando nosso ataque que inclusive já não presta.

  13. Desde o começo do campeonato, nós, meros torcedores, identificamos que o time apresenta problemas do meio para a frente.
    A Comissão Técnica, por serem profissionais do ramo, certamente identificaram o mesmo.
    Falta criação no meio de campo.
    Está na hora de fazer a conta do custo benefício.
    Contratar um bom armador experiente que possa potencializar o ataque e um centro avante matador, daqueles cuja performance seja de meio gol por jogo para mais.
    Gastar agora para recuperar adiante.

  14. mereciamos perder,o nosso goleiro pascoal salvou a lavoura hoje, essa liderança é enganosa, nao estamos jogando nada, no mata mata se nao abrir o olho ja vamos cair logo no 1 mata mata, com sempre nos momento decisivo vamos cagar no pau,e o castanheira por onde anda???

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here