Antes da bola rolar para Portuguesa e Santo André, na tarde do último sábado (1°), no Canindé, a Portuguesa fez uma homenagem em alusão aos 50 anos da conquista do Campeonato Paulista de 1973. Um dos campeões e capitão do título disputado contra o Santos de Pelé, Badeco, deu o pontapé inicial na goleada da Lusa sobre o time do ABC Paulista.
+ Leandro Zago comemora vitória da Lusa e destaca gol no início
Além do pontapé, o ex-jogador também entregou a faixa de capitão, com um “B” em sua homenagem, para o goleiro Thomazella, capitão da Lusa na partida. A braçadeira será utilizada em todos os jogos da Copa Paulista desse ano. O camisa 1 comemorou o resultado e também sobre a homenagem ao ex-atleta lusitano.
“Um dia muito especial para mim. Em comemoração aos 50 anos do título Paulista da Portuguesa em 1973, recebi a faixa de capitão das mãos e do braço do nosso eterno capitão Badeco. Feliz por esses momentos e também muito feliz pela estreia na copa paulista com Vitória diante do nosso torcedor em casa. Parabéns a todo grupo. Estamos no caminho certo. Vamos, por mais”, afirmou, por meio do Instagram.
A final entre Portuguesa e Santos aconteceu no dia 26 de agosto de 1973, no Morumbi. Após um empate por 0 a 0 no tempo normal, com direito e gol de Cabinho mal anulado por impedimento, a partida foi para a prorrogação. Basílio teve as chances de fazer o gol do título, mas o goleiro Cejas defendeu com a perna esquerda, cara-a-cara com o jogador rubro-verde.
O jogo acabou indo para os pênaltis, no qual o árbitro Armando Marques encerrou a disputa e declarou o Santos campeão, mesmo com a Lusa tendo chances matemáticas de reverter o placar. Entretanto, O árbitro admitiu o erro ainda no campo de jogo e tentou, sem sucesso, fazer os times retornarem para a disputa. Os jogadores da Portuguesa já tinham deixado o estádio do Morumbi.
Após muita discussão nos dias seguintes, os clubes decidiram, em comum acordo, dividir o título daquele Campeonato Paulista.
A Portuguesa volta a campo no próximo sábado (8), às 19h, quando enfrenta o São José, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. Como de praxe, o NETLUSA transmite a partida.
Armandinho safado, deu impedimento em bola atrasada pela defesa. – Parabéns Badecão
Badeco é um exemplo!!!!! Esse é o cara!!!!
Grande Badeco! Parabéns à todos os verdadeiros e únicos campeões de 1973! A mídia tenta vitimizar o Santos mas a Portuguesa foi ROUBADA pelo safado do Armando Marques. A FPF queria muito dar o título ao Santos por ser o último campeonato inteiro que o Pelé participaria. Depois de ser roubado em campo o Dr. Oswaldo Teixeira Duarte conduziu a saída imediata do time do Morumbi. Ele chegou a propor outro jogo, coisa que o Santos não quis. Aí o título foi dividido.
Grande Dr. Badeco, nosso eterno capitão! Monumento vivo da história da Lusa.
Tive a benção de ver o Badeco jogando no Canindé. Como eu era molequinho na época, o Badeco parecia um guerreiro gigante no meio de campo.
Homenagem prá lá de merecida!
Grande Capitão Badeco!