Maurício Capela: Sobriedade em verde e vermelho

Mesmo jogando diante do excelente Palmeiras, a Lusa foi austera na marcação, ciosa de suas limitações, mas não resistiu a uma expulsão mal marcada e a sua própria falta de pontaria no clássico; errar diante do time de Abel Ferreira é fatal

38
Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A Portuguesa jogou futebol ontem no Estádio do Canindé. A sobriedade demonstrada diante do Palmeiras na exagerada derrota por 2 a 0 – porque o placar não era para ter sido esse – foi o diferencial exibido pelo time rubro-verde, algo que ainda não havia acontecido no certame.

+ Robson elogia postura da Lusa, cita expulsão e aponta pênalti não marcado

Ainda que a arbitragem tenha deixado os jogadores do Palmeiras bem à vontade para reclamar de tudo, de todos e de qualquer lance, em boa medida até com chegadas mais fortes, e tenha errado na expulsão do atacante rubro-verde Victor Andrade, a Lusa se mostrou no jogo. Teve outra postura em campo.

Foi ciosa de suas limitações, complicou a vida do Alviverde e poderia ter pulado na frente do marcador por duas oportunidades no primeiro tempo. Uma lástima que as tenha desperdiçado, porque o Palmeiras não as jogou fora, quando as teve. Em tempo, a mim, não houve penalidade máxima no lance em cima do atacante Giovanni Augusto da Lusa.

Agora, ela se encaminha para a reta final do Paulista 2024, com a corda no pescoço. Precisa somar pontos para se classificar, alcançar a Série D e fugir do rebaixamento. E está tudo conectado. Não é luta contra descenso, é luta a favor da ressureição. Uma situação curiosa, fruto de um regulamento esquisito do certame. Mas é a regra do jogo e fim.

Muito embora tenha tido uma postura importante diante de um adversário campeão, que faz um espetacular trabalho em todas as competições, a Lusa não se acovardou. E é justamente isso que precisa repetir, esse valente espírito. Só que para isso também precisa ser capaz de colocar a bola no fundo das redes. Porque essa é uma situação desconfortável. Bastante, acresço.

Em 10 jogos, a Portuguesa balançou as redes dos adversários por sete vezes, o que lhe dá o título de terceiro pior ataque do campeonato. E vai enfrentar o Mirassol, que já marcou 17 gols, o que lhe dá a condição de segundo melhor ataque do torneio.

Mas não é só a parte ofensiva que é um senão, a defesa anda complexa também. Tomou 15 gols e é o pior sistema defensivo do Paulistão deste ano. Um desastre.

Trocando em miúdos, o jogo do próximo sábado diante do Mirassol vai marcar o encontro entre o segundo melhor ataque e a pior defesa da competição. Nem preciso investir linhas aqui para explicitar o que se avizinha, ainda que a Lusa jogue em casa.

Contudo, se repetir a postura diante do Palmeiras, a história poderá ser outra. Bem outra. Porque o que faltou, de fato, foi colocar a bola para dentro do gol. No tocante à marcação, ela esteve bem postada. Quase perfeita. Até a expulsão, claro.

Devo ainda dizer, que seria bom conseguir esses três pontos. Porque a última rodada reserva uma partida casca diante do Novorizontino. Equipe bem treinada, consciente de suas qualidades e que jogará em casa, sabe-se lá classificada ou não. A tendência é que já esteja na próxima fase, mas seu grupo é duro e há uma boa chance de a equipe necessitar de algo contra a Lusa.

Ou seja, tudo indica que um novo milagre necessitará nascer na última volta do campeonato. Porque dificilmente ela vai chegar tranquila a Novorizonte. Dificilmente.

Muito embora essa seja uma situação cavada pela própria Portuguesa, o fato é que agora nem adianta chorar pelo leite derramado. Nem adianta. Está posta.

A boa notícia é o que o grupo de jogadores é mais acostumado a isso que o do ano passado. Tem mais experiência. E gente jogando bem. Casos de Thomazella, Giovanni Augusto, Victor Andrade, Ricardinho (jogou demais diante do Palmeiras) e Eduardo Diniz. Fabinho, o treinador, foi bem à beira do gramado. Fez boas leituras e orientou bem os atletas.

Se colocar tudo na balança, a Lusa vai perceber que tem condições de conseguir o que necessita. Ainda que seja difícil. Mas pode.

Novamente, em tempo, a torcida rubro-verde foi espetacular. Tem sido. Independente do desempenho em campo, tanto que é a que mais comparece fora do Canindé. Só atrás dos outros quatro grandes clubes do Estado. Um amor incondicional. E por esse amor merece melhor sorte.

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA


guest
38 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
MARCO ANTONIO PINTO DIAS
MARCO ANTONIO PINTO DIAS
9 meses atrás

Como de costume, mais um brilhante texto do jornalista Maurício Capela! Sábado no Caninde é jogo de vida ou morte!

Félix
Félix
9 meses atrás

Tem que mostrar esse texto do Mauricio Capela para esses jogadores ter um pouco de otimismo e jogar no próximo jogo com o coração na ponta da chuteira. Não é hora de chorar já que o leite azedou, o jeito é ganhar para se livrar desse rebaixamento, pois caso contrário nem precisa ir jogar em novo horizonte WO seria a solução. Milagre só acontece uma vez e para a Lusa já aconteceu no ano passado.

GILBERTO GIGLIO VIANNA
GILBERTO GIGLIO VIANNA
9 meses atrás

GOSTEI TAMBÉM. TRANSMITE OTMISMO.

Heitor Madeira da Silva
Heitor Madeira da Silva
9 meses atrás

Belo comentário com sempre Maurício.
Só um ponto.
Tomazzela falhou todos os jogos.
Era hora de colocar Rafael Pascal.

Carlos Alberto Lourenço
Carlos Alberto Lourenço
9 meses atrás
Responder para  Heitor Madeira da Silva

Concordo plenamente, muito inseguro já passou a hora de dar oportunidade pro Rafael
acorda Pintado.

Heitor Madeira da Silva
Heitor Madeira da Silva
9 meses atrás

Belo comentário como sempre Maurício.
Só acho que o Tomazzela falhou todos os jogos.
Era hora de colocar Rafael Pascal.

LUSITANO
LUSITANO
9 meses atrás

Capella, sem ataque não há gol… pior ainda sem Vitor Andrade!!! Sendo assim, precisando ganhar, no mínimo, um dois dois jogos, quem será o responsável por colocar a bola dentro: Maceió, Paraíso, H. Dourado, Felipe Marques???? Melhor rir para não chorar… Outra coisa: no sábado pegaremos o segundo melhor ataque da competição sendo a nossa uma das piores defesas do campeonato… Ontem falhou de novo no primeiro gol dos porcos… Ou seja, em resumo, você está sendo muito otimista e talvez utópico. Porém, tomara esteja certo e a LUSA nos surpreenda favoravelmente… Tomara!!!!

FERA DE GUARULHOS
FERA DE GUARULHOS
9 meses atrás
Responder para  LUSITANO

DISSE TUDO!!!!!!

Lusa Grande
Lusa Grande
9 meses atrás

Esse Maceió é muito ruim , ou ficou com medo do Weverton! Deu uma paralisada! Quanto ao jogo de sábado e o jogo da vida da Lusa. Tem que ganhar ou ganhar. Se passar para o mata mata, além de se livrar do rebaixamento ainda deve faturar uns 2 milhões contra o Santos, para fazer caixa e levar dr vez s Copa Paulista!

Augusto Fernandes
Augusto Fernandes
9 meses atrás

É um comentário para dar forças aos jogadores mas a realidade é outra. Defesa vulnerável em todos os jogos, ataque inoperante, e futebol sem jogadas ensaiadas e nenhum conjunto sem nenhuma criatividade e jogando por uma bola!!! Temos que fazer gols, mas nunca vi no futebol ataque tão inoperante e temos uma defesa que toma gols com facilidade. Então a realidade com esse futebol é a espera de um milagre.!!!!

Rodrigo Antônio
Rodrigo Antônio
9 meses atrás

O mirassol vem a São Paulo disputando a vaga para a próxima fase e, na prática, pegam o adversário mais fraco, com mais derrotas no campeonato e que leva gol em todos os jogos. O favoritismo é todo deles. É torcer pro Curintia e pra inter de Limeira.

j alex - atibaia
j alex - atibaia
9 meses atrás

destaco 3 situações marcantes do jogo de ontem, na minha opinião é claro, = 1 = o Maceió sozinho na frente do Weverton, sem saber o que fazer, nem tentou fazer nada, = 2 = a expulsão do Vitor, inclusive destaque no jornal Record em Portugal, em um ângulo parece falta, noutro parece acidente de trabalho, mas na dúvida pró Leila $$$, =3= no 1o. gol, foram 2 cabeçadas dentro da pequena área, 2 atacantes contra 1 beque, que só prá variar foi vencido pelo alto e nosso goleiro ficou só esperando.

Augusto Fernandes
Augusto Fernandes
9 meses atrás

SR. ALEX, OS PROBLEMAS FORAM: 1- CONTRATACAO ERRADA DE TREINADOR 2 – CONTRATACAO DE JOGADORES 3 -ESQUEMA DD JOGO. 4 – NOVO TREINADOR COM OUTRO ESQUEMA DE JOGO.5 – JOGADORES LIMITADISSIMOS QUE OBRIGOU A RECORRER A BASE E SEM NENHUMA EXPERIENCIA. 6- ISSO RESULTA NUM TIME FRACO COM FALHAS INDIVIDUAIS E SEM CONJUNTO. É CAUSA E
CONSEQUENCIA. E O RESULTADO NAO PODIA SER OUTRO EM FUNÇAO PRINCIPALMENTE DA INCOMPETENCIA E MEDIOCRIDADE DESSA DIRETORIA NO PLANEJAMENTO DO FUTEBOL. É UMA INCOMPETENCIA CRONICA QUE SE INSTALOU NO CANINDE.!!!!!

Carlos Alberto Lourenço
Carlos Alberto Lourenço
9 meses atrás
Responder para  Augusto Fernandes

Incompetente demais nossa diretoria sem vivência em futebol nunca jogaram bola poo…e enxergar os trastes que contrataram ,o Dado com a sua fala nansa foi o culpado de trazer esses caras velhos e sem compromisso com a lusa …

Jorge Oliveira
Jorge Oliveira
9 meses atrás

Concordo, não foi pênalti, mas se fosse a favor do Palmeiras? Aí seria!!!

Félix
Félix
9 meses atrás
Responder para  Jorge Oliveira

Cadê o Castanheira para levantar a lebre na FPF?? Eles tem que rever o lance onde errou o juiz e reverter a pena ao jogador luso. A Lusa só se f…..e.

Lucas Lambert
Lucas Lambert
9 meses atrás

Como relatou Maurício Capela, a Portuguesa jogou como time de série A. Marcou bem, criou boas alternativas para chegar ao gol do Palmeiras, porém não conseguiu. Atuando sem centroavante fixo e pontas rápidos, a Portuguesa conseguiu dar trabalho para a defesa palmeirense. Infelizmente houve uma expulsão injusta, pois houve falta contra o Palmeiras no lance anterior. O pênalti não marcado em Giovanni Augusto foi correto, porém o juiz, não consultando o VAR, já indicava que o Palmeiras teria privilégio com o árbitro. Espero que esse excelente jogo que a Lusa fez ontem sirva de estímulo para o jogo contra o Mirassol.

Jorge Oliveira
Jorge Oliveira
9 meses atrás

Gostaria de fazer uma pergunta, como o var chama o árbitro antes de verificar que Victor Andrade já tinha dado o passo, estava com os dois pés sem contato com o gramado, não tinha como mudar o passo e na verdade recebeu um carrinho.
Vergonhoso var!

Inglês de Souza
Inglês de Souza
9 meses atrás
Responder para  Jorge Oliveira

O grande responsável pela expulsão foi o cara lá do VAR, escutei o áudio, ele ficou procurando pêlo em ovo. Muito tendenciooso.

Laercio Rinaldi
Laercio Rinaldi
9 meses atrás

Tenho esperança, se jogar como o primeiro tempo contra o Palmeiras acredito em bons resultados. Vamo LUSA!!!!

José
José
9 meses atrás

Tem que voltar Dourado e Paraizo a dupla de ontem é muito ruim.

Antonio
Antonio
9 meses atrás

Uma pergunta para quem saiba responder:
Na hipótese de rebaixamentos da LUSA e do Santo André, sendo o Santo André o lanterna;
Mesmo rebaixada estaremos na série D em 25?

Rodrigo Antônio
Rodrigo Antônio
9 meses atrás
Responder para  Antonio

Sim

Rodrigo Antônio
Rodrigo Antônio
9 meses atrás

Morreu o dono da imobiliária.

Rodolfo Vicente Teixeira
Rodolfo Vicente Teixeira
9 meses atrás

Excelente matéria, jogamos até bem frente ao Palmeiras, na minha opinião só desequilibrado quando da expulsão injusta do Vitor Andrade, é pensar no Mirassol, o que fica é a mágoa com a arbitragem, como de costume sempre roubando nossas ambições, bola pra frente e VAI LUSA PÔ!

LEONINO
LEONINO
9 meses atrás

Acho que nem interessaria estar na série D do Brasileiro e na A2 do Paulista ! A1 e D , só isso mostraria uma melhora no patamar da Lusa ! Cair no Paulistão seria ainda mais traumatizante do que não estar na D em 25 ! Pra mim, foi pênalti claro e expulsão injusta , ficando clara a intenção de nos prejudicar ! Até quando isso ? Primeiro passo após um novo milagre este ano é de fato a mudança de nome do clube ! Porquê quero ? Não, no fundo não quero , mas se torna preciso ! Enquanto a Portuguesa for Portuguesa , vão continuar a querer nos afundar ! Temos que tentar uma equiparação aos três da capital e essa tentativa de equiparação deve começar pela mudança de nome ! Precisamos lutar pelo retorno de crescimento do clube ! Chega de nos imporem derrotas e perda de títulos apenas porque nos chamamos Portuguesa ! Até mesmo João Havelange ,presidente da FIFA por muitos anos ( praticamente um ditador do futebol ) , nos odiava por causa do nome ! Sonho em ver esse clube brigando de igual pra igual com os três da capital ! Há espaço para quatro gigantes na cidade de São Paulo e este sonho me persegue há anos !!!! Não estou citando o Santos por ser de outra cidade … Dói ver a Lusa sendo roubada há várias décadas só porque se chama Portuguesa !

Alex
Alex
9 meses atrás

Hoje em dia NINGUÉM, ninguém reclama mais, vcs acham que o Castanhola vai reclamar? Esbravejar?
Até parece…o cara é um baita de um marketeiro.

Se briga, c federação e TV, não enchem o bolso de 💰💰💰💰💰

LEONINO
LEONINO
9 meses atrás

Também dói ver aquele Canindé “tomado de porcos” ! Se tivéssemos mais torcida , eles nem entrariam ! Mostra também que a FPF nos considera mais próximos de um Juventus do que de um Palmeiras ! Isso esses dirigentes malditos teriam que por na mesa e analisar ,procurando o melhor caminho para o clube ! Na TNT de ontem porquê só chamaram um ex-palmeirense prá opinar ( Veloso) ? Porquê não chamaram um Badeco que é um cara letrado e foi um grande jogador lusitano ? Esse Mauro Betting nem sabe comentar e percebemos que desconsiderou a Lusa em vários comentários durante a partida ! O narrador só chamou o jogo de clássico uma vez , mas falou várias vezes do próximo clássico entre Palmeiras e São Paulo neste final de semana ! Falou da dívida de 400 milhões da Portuguesa, como que querendo insinuar que somos um clube falido ! E se estivesse sendo transmitido pela Globo-Lixo , então ? STeria sido ainda bem pior !!!!

Wilson Gomes
Wilson Gomes
9 meses atrás

Árbitros de futebol são instruídos: na dúvida podem afundar ainda mais a Lusa (eu não digo que a Lusa ia escapar da derrota), mas o que causa indignação é justamente isso, o valor de venda do Endrik dá pra comprar a Lusa com estádio e tudo, aí ele fica fingindo em campo provocando cartão para o jogador da Lusa, o Abel em todas as faltas cometidas pela Portuguesa ele perguntava se já deu cartão, sendo que o Palmeiras fez muito mais falta, o pênalti em Giovani augusto foi bem mais nítido do que aquele do Corinthians, a expulsão do Victor Andrade , antes foi falta para Lusa e o juiz não deu, vergonha, muito vergonha, um time que está fazendo das tripas o coração para manter sua existência tem que enfrentar além de adversários infinitamente superiores , juízes que os ajudam, triste isso!

LEONINO
LEONINO
9 meses atrás

O Lupa deveria ter morrido na cadeia , mas deveria ter continuado vivo e ainda estar na cadeia …e por muitos anos ! Ainda assim , não pagaria nunca o mal que fez ao clube !!! Minhas condolências ‘a família !

LEONINO
LEONINO
9 meses atrás

Endrik , nota nove como jogador ! Foi bom a gente ter visto seu futebol no Canindé ,bem inferior ao futebol do saudoso Dener ! Aliás,comparando ,nota dez pro Dener e nota três para o Endrik ( quando comparado ao Dener ) ! Nos dias de hoje , nesse caso , compraríamos o Morumbis e a Neoquimica com a venda de Dener !!!!

Valter Luiz da Silva
Valter Luiz da Silva
9 meses atrás

Muito bem colocado Capela. E sobre a arbitragem, nada acontece??? E jogar sem o Victor Andrade é um time morto, só ele busca o jogo. Se conseguir um empate vai ser de grande valia, não vislumbro nada além disso.

Valter Luiz da Silva
Valter Luiz da Silva
9 meses atrás

Nunca tinha visto a “Vera Verão” em Campo, foi a primeira vez. Falando em futebol; estamos perdidos com essa geração, o pior é toda a estrutura do nosso futebol que segue essas patifarias e dá suporte, apitam falta pra tudo que simulam esses pseudo jogadores. A menina se joga ao chão ao menor contato, rebola todo no chão igual a uma lombriga, deprimente ver as cenas. Essa atual escola de jogadores nunca vai ganhar nada.

Renato
Renato
9 meses atrás

Com aquele LANGO-LANGO número 3 lá atrás, não dá para ganhar de ninguém. Quem falou que aquilo é um jogador de futebol??? É uma aberração.

Edimar Fidencio
Edimar Fidencio
9 meses atrás

Gostei da matéria. Reflete a verdade do nosso time. Parabéns. Alguém sabe dizer se na comissão técnica existe um profissional para trabalhar a questão emocional do elenco. E imprescindível, sobre tudo agora.

Mário
Mário
9 meses atrás

Como alguns acham que não foi penalti? O cara deu carrinho, não acertou a bola, deixou a perna, que impede a corrida do atacante. Isso é penalti em qq lugar, menos contra a Lusa. A expulsão, a bola estava parada. Ele havia dado falta pra Portuguesa. Depois… Se quiser ganhar no sábado, joga com Marco Antônio e Patrick, coloca 4 no meio e dois atacantes. Quintana e Robson é um show de falhas de posicionamento e técnica.

Inglês de Souza
Inglês de Souza
9 meses atrás

Desculpem meus amigos, mas o mais provável é que tenhamos que torcer para Ituano e Santo André não reagirem, praticamente temos o pior ataque e a pior defesa, quantos gols de bola aérea + casquinha + finalização tomamos? Pelas minhas contas foram 7!!! Todo mundo sabe disso e todo mundo faz gol na Portuguesa assim!!! Também vamos jogar sem Victo Andrade contra o Mirassol, de novo, espero estar errado, mas caso Ituano vença estamos na A2.