Gabriel Fernandes: Clássico em Brasília é o maior erro da gestão Castanheira

Ação tira dos torcedores a oportunidade de ver o único clássico no Canindé

18
Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Assim que foi divulgada a tabela do Campeonato Paulista, a primeira reação da torcida da Portuguesa foi procurar em quais rodadas aconteceriam os tão esperados clássicos. Especialmente aquele que seria o Canindé.

+ Paraizo salva a Lusa de um desastre; veja as notas da Portuguesa

Então, descobrimos que o adversário seria o Corinthians, pela oitava rodada, no dia 12 de fevereiro. Qual torcedor ou torcedora da Lusa não aproveitou o momento para brincar e tirar uma onda com aquele amigo corintiano? A ansiedade e a expectativa só aumentaram. Afinal, foram anos de arquibancada na Série A-2, debaixo de sol e chuva, aguardando justamente por esse reencontro.

Mas aí, o sentimento e a fidelidade da torcida ficaram em segundo plano. Em uma decisão para lá de controversa, a diretoria da Portuguesa decidiu mandar o confronto para Brasília. Ou seja, o torcedor que sofreu e lutou junto à Portuguesa nos últimos 7 anos foi privado de acompanhar o confronto in loco.

Não é segredo para ninguém que o clube passa por dificuldades financeiras. A montagem do elenco e a dificuldade para contratar jogadores refletem isso. Mas, me perdoem o uso da frase clichê, existem coisas que o dinheiro não compra. O orgulho do torcedor em receber um clássico como esse no seu estádio é uma dessas coisas. 

Sem contar o sócio torcedor. Aquele que durante a pandemia, sem poder ir aos jogos, continuou ajudando mensalmente o clube do coração. Aliás, ainda hoje, conferia uma publicação do clube, incentivando a adesão da torcida. Sabe qual era um dos atrativos desta publicação? O confronto contra o Corinthians.

E veja só, eu ainda nem falei do aspecto esportivo. O Corinthians seria favorito no Canindé, como será em Brasília. Mas a diferença seria menor. E, como sabemos, cada ponto é fundamental para o objetivo da Portuguesa em permanecer na primeira divisão.

Se alguém duvida da importância e influência do Canindé e da torcida da Lusa, basta perguntar aos remanescentes da Série A-2 quem ajudou a segurar aquela vitória contra o Juventus, com dois jogadores a menos. Pergunte ao Thomazella como foi ter a torcida ao seu lado num momento tão importante de sua vida pessoal. Ou então para o Patrick de onde ele tirou forças para marcar aquele gol contra o Taubaté, já nos acréscimos. Essa torcida, mesmo que em pequeno público, teve um papel fundamental para esse tão esperado acesso. E merecia ser reconhecida por isso.

* Gabriel Fernandes, ou GabiLusa, como apelidou o Professor Antônio Quintal, tem 26 anos e nasceu no ano do vice-campeonato brasileiro, em 96. É jornalista formado pelo Mackenzie e apaixonado por futebol e pela Portuguesa. Agora também tem um cantinho aqui no NETLUSA para dar uns pitacos e conversar com a torcida que ele aprendeu a amar desde muito cedo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA


18 Comentários
Mais votado
O mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Geraldo de Moura Neto
Geraldo de Moura Neto
1 ano atrás

Concordo que foi um erro vender o mando, mas não foi o maior erro, na minha opinião o maior erro foi no planejamento para esse paulistão, que ao que tudo indica vamos brigar MUITO forte para não cair de volta,…. Se tivesse um planejamento melhor perderiamos um jogo e ganhariamos um calendario completo no ano que vem,… Talvez acontece algum milagre e nós tenhamos esse calendário, mas o planejamento com certeza foi o maior erro dessa gestão.

Portumito
Portumito
1 ano atrás

Maior erro é demorar para contratar o camisa 9, arrecadou 6,5MM para jogar o Paulistão de Cota, + 1MM da venda de mando do jogo…. Kd o dinheiro????

Paga por 3 meses o Deyverson o cara está no campeonato do Cuiabá, depois ele volta para jogar o Brasileirão. Eu contrataria o Robinho (pedalada) parado acho que ajudaria.

LUSITANO
LUSITANO
1 ano atrás

Castanheira traidor e traíra!!!! E ainda fala em sócio-torcedor!!! Só sendo otário para aderir a essa enganação!!! Sócio-torcedor que vale alguma coisa é para clubes que montam times competitivos, que favorecem e prestigiam o seu torcedor em jogos grandes…. tudo ao contrário dessa gestão medíocre e incompetente que comanda o futebol do clube… mais do mesmo… de novo: CASTANHERA VTNC!!!!

Alexandre Mendes
Alexandre Mendes
1 ano atrás

No que diz a respeito sobre “futebol” um erro atrás do outro Demorou de mais pra nos colocar na A1 e agora pode nos devolver para a A2 de forma mais rápida e humilhante Nunca chegou perto de uma sequência nas divisões nacionais Poderia ter contratado um gestor para o futebol com visão mais moderna, mas continua com a mentalidade de rei do acesso Demorou pra mandar FM embora, desmontou o trabalho do SS, mandou ele embora e no lugar colocou alguém inferior na minha opinião A base do time campeão fica no banco Chamou a torcida para o pau,… Leia mais >

VALTER DOS ANJOS ALVES
VALTER DOS ANJOS ALVES
1 ano atrás

Sou Sócio-Trouxador – Plano Tradição (ou Traição ?), portanto, em jogos com o mando da Lusa tenho acesso a cadeira coberta. Vou dar um jeito de falar com o Castanheira e solicitar passagem e hospedagem pra assistir o jogo em Brasília-DF.
(Comentário muito irônico de minha parte …)
Por conta dessa atitude, pode ocorrer uma evasão de torcedores nos próximos jogos no Canindé ! Abrolhos (abra os olhos) Castanheira !

Jose
Jose
1 ano atrás

Concordo que o time é fraco, o SS era superior, o time da A2 era superior, mandamos alguns jogadores razoáveis embora e foi contratado fracos, mas esse amor repentino pelo Canindé tá um pouco exagerado. E depois outra, contra times grandes no Canindé a torcida fica com medo da adversária que vai em muito, mas muito maior numero e pipoca(não comparece). O Clube precisa honrar seus compromissos e precisa de grana. Já jogamos contra corinthians em SJ Rio Preto, em Pres. Prudente e ninguém reclamou.

Mário
1 ano atrás

Sou lusitano há 60 anos, tenho 3 cadeiras cativas que nem sei se valem algo, pago 4 ST…e grito nas arquibancadas. Apesar dos apelos emocionais, não vejo problema na venda do jogo diante da condição em que estamos (dívidas comprometidas e falta de receita). Sabemos bem que nossa média histórica nos últimos 100 anos não passou de 3 mil e olha lá!. Sabemos bem que em clássicos, mesmo no Canindé, nossa torcida é mais diminuta ainda (muitos têm receio de ir e n levam esposas e crianças). Não sou daqueles que falo do pseudo passado glorioso que sempre foi o… Leia mais >

Carlos Henrique
Carlos Henrique
1 ano atrás

Castanheira, vai pagar a passagem aérea e hospedagem para mim?Há anos que não vemos um clássico no Canindé, só vemos”clássicos” contra Juventus, Taubaté, Água Santa, entre outros. Obrigado pela preferência!

Raphael
Raphael
1 ano atrás

Parem de chorar. O time paga 250 mil de acordo trabalhista tirando sei lá de onde. Tem que vender e fazer grana. Não tô nem aí se o jogo é contra o Corinthians ou o Juventus.

Mário
1 ano atrás

O problema vai ser a revolta dos 1.000 ST que vão parar de pagar pq n vai ter “clássico” no Canindé! Ou a revolta dos demais 1.300 que não pagam ST e não vão mais aos jogos este ano.

RODOLFO VICENTE TEIXEIRA

Concordo com a venda, no Canindé a renda seria menor, tudo pela sobrevivência da APD. VAI LUSA PÔ!

Eduardo Pires
Eduardo Pires
1 ano atrás

Para mim o que menos importa é a venda do jogo, se tivéssemos um grande time poderia vender o jogo até para o Japão.

Antonio Luso
1 ano atrás

Acho um erro vender o mamdo de campo, porque gera um círculo vicioso. A torcids deixa de ir porque nunca tem um grande jogo (clássico). O grande jogo não vem porque não vai ter torcida. Mas é justamente a realização de grandes jogos em casa que faz a torcida crescer. Veja este exemplo: você conhece o Espanhol? Sim, você acertou, é o outro time de Barcelona e não passa na cabeça dos dirigentes do Espanhol em vender o mando de campo do seu maior clássico ou quando vai receber o gigante Real Madrid. O Sarriá (lembram desse estádio?) foi demolido… Leia mais >

Paulo Kasparian
Paulo Kasparian
1 ano atrás

Parabéns Castanheira, apoio total a sua atitude. Torcida da Portuguesa acho que tem Alzheimer, não é possível, querem administrar o clube com o coração e isso não paga boletos e salários. Castanheira entrou desacreditado, todo mundo com um pé atrás com ele e mostrou que tem muita capacidade, acho que torcedor já esqueceu das administrações desastrosas anteriores, já esqueceu da pandemia que atingiu todos os clubes o que dirá o nosso que há anos está na UTI. Castanheira conseguiu acordos que os outros não fizeram e quando fizeram não cumpriram. É muito fácil criticar da arquibancada achar mil soluções com… Leia mais >