A Portuguesa jogou futebol ontem no Estádio do Canindé. A sobriedade demonstrada diante do Palmeiras na exagerada derrota por 2 a 0 – porque o placar não era para ter sido esse – foi o diferencial exibido pelo time rubro-verde, algo que ainda não havia acontecido no certame.
+ Robson elogia postura da Lusa, cita expulsão e aponta pênalti não marcado
Ainda que a arbitragem tenha deixado os jogadores do Palmeiras bem à vontade para reclamar de tudo, de todos e de qualquer lance, em boa medida até com chegadas mais fortes, e tenha errado na expulsão do atacante rubro-verde Victor Andrade, a Lusa se mostrou no jogo. Teve outra postura em campo.
Foi ciosa de suas limitações, complicou a vida do Alviverde e poderia ter pulado na frente do marcador por duas oportunidades no primeiro tempo. Uma lástima que as tenha desperdiçado, porque o Palmeiras não as jogou fora, quando as teve. Em tempo, a mim, não houve penalidade máxima no lance em cima do atacante Giovanni Augusto da Lusa.
Agora, ela se encaminha para a reta final do Paulista 2024, com a corda no pescoço. Precisa somar pontos para se classificar, alcançar a Série D e fugir do rebaixamento. E está tudo conectado. Não é luta contra descenso, é luta a favor da ressureição. Uma situação curiosa, fruto de um regulamento esquisito do certame. Mas é a regra do jogo e fim.
Muito embora tenha tido uma postura importante diante de um adversário campeão, que faz um espetacular trabalho em todas as competições, a Lusa não se acovardou. E é justamente isso que precisa repetir, esse valente espírito. Só que para isso também precisa ser capaz de colocar a bola no fundo das redes. Porque essa é uma situação desconfortável. Bastante, acresço.
Em 10 jogos, a Portuguesa balançou as redes dos adversários por sete vezes, o que lhe dá o título de terceiro pior ataque do campeonato. E vai enfrentar o Mirassol, que já marcou 17 gols, o que lhe dá a condição de segundo melhor ataque do torneio.
Mas não é só a parte ofensiva que é um senão, a defesa anda complexa também. Tomou 15 gols e é o pior sistema defensivo do Paulistão deste ano. Um desastre.
Trocando em miúdos, o jogo do próximo sábado diante do Mirassol vai marcar o encontro entre o segundo melhor ataque e a pior defesa da competição. Nem preciso investir linhas aqui para explicitar o que se avizinha, ainda que a Lusa jogue em casa.
Contudo, se repetir a postura diante do Palmeiras, a história poderá ser outra. Bem outra. Porque o que faltou, de fato, foi colocar a bola para dentro do gol. No tocante à marcação, ela esteve bem postada. Quase perfeita. Até a expulsão, claro.
Devo ainda dizer, que seria bom conseguir esses três pontos. Porque a última rodada reserva uma partida casca diante do Novorizontino. Equipe bem treinada, consciente de suas qualidades e que jogará em casa, sabe-se lá classificada ou não. A tendência é que já esteja na próxima fase, mas seu grupo é duro e há uma boa chance de a equipe necessitar de algo contra a Lusa.
Ou seja, tudo indica que um novo milagre necessitará nascer na última volta do campeonato. Porque dificilmente ela vai chegar tranquila a Novorizonte. Dificilmente.
Muito embora essa seja uma situação cavada pela própria Portuguesa, o fato é que agora nem adianta chorar pelo leite derramado. Nem adianta. Está posta.
A boa notícia é o que o grupo de jogadores é mais acostumado a isso que o do ano passado. Tem mais experiência. E gente jogando bem. Casos de Thomazella, Giovanni Augusto, Victor Andrade, Ricardinho (jogou demais diante do Palmeiras) e Eduardo Diniz. Fabinho, o treinador, foi bem à beira do gramado. Fez boas leituras e orientou bem os atletas.
Se colocar tudo na balança, a Lusa vai perceber que tem condições de conseguir o que necessita. Ainda que seja difícil. Mas pode.
Novamente, em tempo, a torcida rubro-verde foi espetacular. Tem sido. Independente do desempenho em campo, tanto que é a que mais comparece fora do Canindé. Só atrás dos outros quatro grandes clubes do Estado. Um amor incondicional. E por esse amor merece melhor sorte.
* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA
Como de costume, mais um brilhante texto do jornalista Maurício Capela! Sábado no Caninde é jogo de vida ou morte!
Tem que mostrar esse texto do Mauricio Capela para esses jogadores ter um pouco de otimismo e jogar no próximo jogo com o coração na ponta da chuteira. Não é hora de chorar já que o leite azedou, o jeito é ganhar para se livrar desse rebaixamento, pois caso contrário nem precisa ir jogar em novo horizonte WO seria a solução. Milagre só acontece uma vez e para a Lusa já aconteceu no ano passado.
GOSTEI TAMBÉM. TRANSMITE OTMISMO.
Belo comentário com sempre Maurício.
Só um ponto.
Tomazzela falhou todos os jogos.
Era hora de colocar Rafael Pascal.
Concordo plenamente, muito inseguro já passou a hora de dar oportunidade pro Rafael
acorda Pintado.
Belo comentário como sempre Maurício.
Só acho que o Tomazzela falhou todos os jogos.
Era hora de colocar Rafael Pascal.
Capella, sem ataque não há gol… pior ainda sem Vitor Andrade!!! Sendo assim, precisando ganhar, no mínimo, um dois dois jogos, quem será o responsável por colocar a bola dentro: Maceió, Paraíso, H. Dourado, Felipe Marques???? Melhor rir para não chorar… Outra coisa: no sábado pegaremos o segundo melhor ataque da competição sendo a nossa uma das piores defesas do campeonato… Ontem falhou de novo no primeiro gol dos porcos… Ou seja, em resumo, você está sendo muito otimista e talvez utópico. Porém, tomara esteja certo e a LUSA nos surpreenda favoravelmente… Tomara!!!!
DISSE TUDO!!!!!!
Esse Maceió é muito ruim , ou ficou com medo do Weverton! Deu uma paralisada! Quanto ao jogo de sábado e o jogo da vida da Lusa. Tem que ganhar ou ganhar. Se passar para o mata mata, além de se livrar do rebaixamento ainda deve faturar uns 2 milhões contra o Santos, para fazer caixa e levar dr vez s Copa Paulista!
É um comentário para dar forças aos jogadores mas a realidade é outra. Defesa vulnerável em todos os jogos, ataque inoperante, e futebol sem jogadas ensaiadas e nenhum conjunto sem nenhuma criatividade e jogando por uma bola!!! Temos que fazer gols, mas nunca vi no futebol ataque tão inoperante e temos uma defesa que toma gols com facilidade. Então a realidade com esse futebol é a espera de um milagre.!!!!
O mirassol vem a São Paulo disputando a vaga para a próxima fase e, na prática, pegam o adversário mais fraco, com mais derrotas no campeonato e que leva gol em todos os jogos. O favoritismo é todo deles. É torcer pro Curintia e pra inter de Limeira.
destaco 3 situações marcantes do jogo de ontem, na minha opinião é claro, = 1 = o Maceió sozinho na frente do Weverton, sem saber o que fazer, nem tentou fazer nada, = 2 = a expulsão do Vitor, inclusive destaque no jornal Record em Portugal, em um ângulo parece falta, noutro parece acidente de trabalho, mas na dúvida pró Leila $$$, =3= no 1o. gol, foram 2 cabeçadas dentro da pequena área, 2 atacantes contra 1 beque, que só prá variar foi vencido pelo alto e nosso goleiro ficou só esperando.
SR. ALEX, OS PROBLEMAS FORAM: 1- CONTRATACAO ERRADA DE TREINADOR 2 – CONTRATACAO DE JOGADORES 3 -ESQUEMA DD JOGO. 4 – NOVO TREINADOR COM OUTRO ESQUEMA DE JOGO.5 – JOGADORES LIMITADISSIMOS QUE OBRIGOU A RECORRER A BASE E SEM NENHUMA EXPERIENCIA. 6- ISSO RESULTA NUM TIME FRACO COM FALHAS INDIVIDUAIS E SEM CONJUNTO. É CAUSA E
CONSEQUENCIA. E O RESULTADO NAO PODIA SER OUTRO EM FUNÇAO PRINCIPALMENTE DA INCOMPETENCIA E MEDIOCRIDADE DESSA DIRETORIA NO PLANEJAMENTO DO FUTEBOL. É UMA INCOMPETENCIA CRONICA QUE SE INSTALOU NO CANINDE.!!!!!
Incompetente demais nossa diretoria sem vivência em futebol nunca jogaram bola poo…e enxergar os trastes que contrataram ,o Dado com a sua fala nansa foi o culpado de trazer esses caras velhos e sem compromisso com a lusa …
Concordo, não foi pênalti, mas se fosse a favor do Palmeiras? Aí seria!!!
Cadê o Castanheira para levantar a lebre na FPF?? Eles tem que rever o lance onde errou o juiz e reverter a pena ao jogador luso. A Lusa só se f…..e.
Como relatou Maurício Capela, a Portuguesa jogou como time de série A. Marcou bem, criou boas alternativas para chegar ao gol do Palmeiras, porém não conseguiu. Atuando sem centroavante fixo e pontas rápidos, a Portuguesa conseguiu dar trabalho para a defesa palmeirense. Infelizmente houve uma expulsão injusta, pois houve falta contra o Palmeiras no lance anterior. O pênalti não marcado em Giovanni Augusto foi correto, porém o juiz, não consultando o VAR, já indicava que o Palmeiras teria privilégio com o árbitro. Espero que esse excelente jogo que a Lusa fez ontem sirva de estímulo para o jogo contra o Mirassol.
Gostaria de fazer uma pergunta, como o var chama o árbitro antes de verificar que Victor Andrade já tinha dado o passo, estava com os dois pés sem contato com o gramado, não tinha como mudar o passo e na verdade recebeu um carrinho.
Vergonhoso var!
O grande responsável pela expulsão foi o cara lá do VAR, escutei o áudio, ele ficou procurando pêlo em ovo. Muito tendenciooso.
Tenho esperança, se jogar como o primeiro tempo contra o Palmeiras acredito em bons resultados. Vamo LUSA!!!!
Tem que voltar Dourado e Paraizo a dupla de ontem é muito ruim.
Uma pergunta para quem saiba responder:
Na hipótese de rebaixamentos da LUSA e do Santo André, sendo o Santo André o lanterna;
Mesmo rebaixada estaremos na série D em 25?
Sim
Morreu o dono da imobiliária.
Excelente matéria, jogamos até bem frente ao Palmeiras, na minha opinião só desequilibrado quando da expulsão injusta do Vitor Andrade, é pensar no Mirassol, o que fica é a mágoa com a arbitragem, como de costume sempre roubando nossas ambições, bola pra frente e VAI LUSA PÔ!
Acho que nem interessaria estar na série D do Brasileiro e na A2 do Paulista ! A1 e D , só isso mostraria uma melhora no patamar da Lusa ! Cair no Paulistão seria ainda mais traumatizante do que não estar na D em 25 ! Pra mim, foi pênalti claro e expulsão injusta , ficando clara a intenção de nos prejudicar ! Até quando isso ? Primeiro passo após um novo milagre este ano é de fato a mudança de nome do clube ! Porquê quero ? Não, no fundo não quero , mas se torna preciso ! Enquanto a Portuguesa for Portuguesa , vão continuar a querer nos afundar ! Temos que tentar uma equiparação aos três da capital e essa tentativa de equiparação deve começar pela mudança de nome ! Precisamos lutar pelo retorno de crescimento do clube ! Chega de nos imporem derrotas e perda de títulos apenas porque nos chamamos Portuguesa ! Até mesmo João Havelange ,presidente da FIFA por muitos anos ( praticamente um ditador do futebol ) , nos odiava por causa do nome ! Sonho em ver esse clube brigando de igual pra igual com os três da capital ! Há espaço para quatro gigantes na cidade de São Paulo e este sonho me persegue há anos !!!! Não estou citando o Santos por ser de outra cidade … Dói ver a Lusa sendo roubada há várias décadas só porque se chama Portuguesa !
Hoje em dia NINGUÉM, ninguém reclama mais, vcs acham que o Castanhola vai reclamar? Esbravejar?
Até parece…o cara é um baita de um marketeiro.
Se briga, c federação e TV, não enchem o bolso de 💰💰💰💰💰
https://www.futebolinterior.com.br/luto-morre-manuel-da-lupa-presidente-da-portuguesa-no-titulo-da-serie-b-e-no-caso-heverton/
Também dói ver aquele Canindé “tomado de porcos” ! Se tivéssemos mais torcida , eles nem entrariam ! Mostra também que a FPF nos considera mais próximos de um Juventus do que de um Palmeiras ! Isso esses dirigentes malditos teriam que por na mesa e analisar ,procurando o melhor caminho para o clube ! Na TNT de ontem porquê só chamaram um ex-palmeirense prá opinar ( Veloso) ? Porquê não chamaram um Badeco que é um cara letrado e foi um grande jogador lusitano ? Esse Mauro Betting nem sabe comentar e percebemos que desconsiderou a Lusa em vários comentários durante a partida ! O narrador só chamou o jogo de clássico uma vez , mas falou várias vezes do próximo clássico entre Palmeiras e São Paulo neste final de semana ! Falou da dívida de 400 milhões da Portuguesa, como que querendo insinuar que somos um clube falido ! E se estivesse sendo transmitido pela Globo-Lixo , então ? STeria sido ainda bem pior !!!!
Árbitros de futebol são instruídos: na dúvida podem afundar ainda mais a Lusa (eu não digo que a Lusa ia escapar da derrota), mas o que causa indignação é justamente isso, o valor de venda do Endrik dá pra comprar a Lusa com estádio e tudo, aí ele fica fingindo em campo provocando cartão para o jogador da Lusa, o Abel em todas as faltas cometidas pela Portuguesa ele perguntava se já deu cartão, sendo que o Palmeiras fez muito mais falta, o pênalti em Giovani augusto foi bem mais nítido do que aquele do Corinthians, a expulsão do Victor Andrade , antes foi falta para Lusa e o juiz não deu, vergonha, muito vergonha, um time que está fazendo das tripas o coração para manter sua existência tem que enfrentar além de adversários infinitamente superiores , juízes que os ajudam, triste isso!
O Lupa deveria ter morrido na cadeia , mas deveria ter continuado vivo e ainda estar na cadeia …e por muitos anos ! Ainda assim , não pagaria nunca o mal que fez ao clube !!! Minhas condolências ‘a família !
Endrik , nota nove como jogador ! Foi bom a gente ter visto seu futebol no Canindé ,bem inferior ao futebol do saudoso Dener ! Aliás,comparando ,nota dez pro Dener e nota três para o Endrik ( quando comparado ao Dener ) ! Nos dias de hoje , nesse caso , compraríamos o Morumbis e a Neoquimica com a venda de Dener !!!!
Muito bem colocado Capela. E sobre a arbitragem, nada acontece??? E jogar sem o Victor Andrade é um time morto, só ele busca o jogo. Se conseguir um empate vai ser de grande valia, não vislumbro nada além disso.
Nunca tinha visto a “Vera Verão” em Campo, foi a primeira vez. Falando em futebol; estamos perdidos com essa geração, o pior é toda a estrutura do nosso futebol que segue essas patifarias e dá suporte, apitam falta pra tudo que simulam esses pseudo jogadores. A menina se joga ao chão ao menor contato, rebola todo no chão igual a uma lombriga, deprimente ver as cenas. Essa atual escola de jogadores nunca vai ganhar nada.
Com aquele LANGO-LANGO número 3 lá atrás, não dá para ganhar de ninguém. Quem falou que aquilo é um jogador de futebol??? É uma aberração.
Gostei da matéria. Reflete a verdade do nosso time. Parabéns. Alguém sabe dizer se na comissão técnica existe um profissional para trabalhar a questão emocional do elenco. E imprescindível, sobre tudo agora.
Como alguns acham que não foi penalti? O cara deu carrinho, não acertou a bola, deixou a perna, que impede a corrida do atacante. Isso é penalti em qq lugar, menos contra a Lusa. A expulsão, a bola estava parada. Ele havia dado falta pra Portuguesa. Depois… Se quiser ganhar no sábado, joga com Marco Antônio e Patrick, coloca 4 no meio e dois atacantes. Quintana e Robson é um show de falhas de posicionamento e técnica.
Desculpem meus amigos, mas o mais provável é que tenhamos que torcer para Ituano e Santo André não reagirem, praticamente temos o pior ataque e a pior defesa, quantos gols de bola aérea + casquinha + finalização tomamos? Pelas minhas contas foram 7!!! Todo mundo sabe disso e todo mundo faz gol na Portuguesa assim!!! Também vamos jogar sem Victo Andrade contra o Mirassol, de novo, espero estar errado, mas caso Ituano vença estamos na A2.