De um lado, o segundo melhor aproveitamento da Copa Paulista 2022, 70%. No canto oposto, a equipe com segundo pior aproveitamento, quase 47%. Olhando assim, de soslaio, há quem imagine que a primeira frase pode fazer referência à Portuguesa de Desportos e a segunda sentença trataria do Desportivo Brasil. Mas a realidade é bem diferente e é justamente o contrário.
LEIA TAMBÉM: Sérgio Soares destaca experiência da Lusa para se classificar
Com um desempenho ruim na etapa classificatória, a Lusa vai dar início neste sábado (10) às quartas de final do torneio no Canindé contra o Desportivo Brasil. Ou seja, jogando diante de sua torcida, às 8 da noite, a Portuguesa vai receber um clube, que em dez jogos fez 18 gols e tomou dez tentos. Um adversário que acumula 6 vitórias e tem o artilheiro do certame, Wallisson Bahia – que, inclusive, já deixou o clube -, com sete gols. Presa fácil? Longe disso.
Longe, não apenas pelos números. Mas fundamentalmente pelo futebol apresentado até aqui. Em que pese a equipe rubro-verde ter o vice-artilheiro da competição, Caio Mancha, com 5 gols, o fato é que a Lusa nunca jogou bem essa Copa Paulista de 2022. Raramente se coloca em campo como o time a ser vencido. E poucas vezes se comporta como favorita ao caneco.
Então, a culpa é do treinador? Depende. Sérgio Soares faz um trabalho de recuperação da Lusa, desde que assumiu o posto no início de 2022. Conseguiu o título e o acesso à Série A1 do Paulista numa campanha exemplar, o que não é pouca coisa. Pelo contrário. É muita coisa. Mas agora se vê diante, talvez, da falta de motivação de seu elenco ou do imaginário de que se resolve qualquer jogo a qualquer momento. E isso é um veneno no mundo da bola, seja na Copa Paulista ou na Champions League.
Contudo, ainda que seja um bom motivador de vestiário, basta ver os vídeos divulgados pela Lusa TV, Sérgio Soares, penso, precisaria de um toque de ousadia nesse momento. Está na hora de tirar a cadeira cativa de titular de alguns atletas. Quais? Basta olhar os números e voilà a mágica irá acontecer em campo.
Porque vamos combinar… Faz sentido um time, com esse nível de elenco, em dez jogos ter vencido três partidas? Tem cabimento um elenco com essa qualidade técnica ter feito apenas 14 gols? E mais, ter tomado dez gols? Dez gols! As respostas, qualquer torcedor as têm na ponta da língua.
Trocando em miúdos, algo diferente precisará ser feito para amanhã, caso contrário o caldeirão rubro-verde vai ferver. Vai, porque as vaias já pululam ali e acolá. Vai, porque no último jogo já tivemos jogador discutindo com torcedor. E vai porque a torcida da Portuguesa quer vencer a Copa Paulista. Ela quer voltar a ter divisão nacional. Como diz sempre Sérgio Soares à Lusa TV, “aqui, é time grande, meu filho”. E é mesmo, professor. Tens toda razão.
Portanto, mesmo não sendo adepto de filosofias baratas como “vamos meter a garotada em campo e ver como é que fica”, defendo que é preciso chacoalhar a rapaziada. Paraizo como titular? Por que não? Wevysther e Lucão no banco de reservas? Qual é o problema? A mim, nenhum. Zero.
Ah, mas eles vão jogar contra o Ituano no Paulista Sub-20. Pois bem, é para isso que existe um departamento de fisiologia. Só perguntar ao cabo do confronto de hoje como andam os pupilos fisicamente. E pronto, saímos do campo do achismo e vamos para o das certezas.
O fato é que a Portuguesa não pode repetir o futebol que vem demonstrando até aqui na Copa Paulista. Ela precisa controlar o jogo. Ser protagonista. Em resumo, ser Portuguesa. E ah, se me permite, só mais uma observação. Por favor, joguemos de verde e vermelho. Ok, a camisa verde da Adidas é bonita, mas é verde e é comemorativa. E nós somos rubro-verdes e, no momento, não temos nada a comemorar. Nada.
* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.
Concordo em substituir titulares, ruim é que os reservas até agora não mostraram capacidade, mas tá difícil suportar alguns atletas.
Também concordo com você, Maurício. Alguns estão “sentados na conquista da A-2” e se acham intocáveis ou que devemos reverenciá-los para sempre. Como tudo na vida as metas precisam ser cumpridas. A do primeiro semestre foi conquistada com louvor, mas se não cumprirmos a meta do segundo semestre arruinamos os planos do calendário de 2023.
O único modo de melhorar o elenco para o ano que vem é atrair investimento para a Saf e valorizar a base. Mas para isso continuar precisa conquistar a vaga na série D e voltar ao cenário Nacional.
Mais uma excelente análise desse jornalista que gosta da Lusa e quer o melhor para ela! O Atlético Paranaense tem um atleta com 17 anos de idade no seu time principal, é um atacante jogando muito! Porque a Lusa não pode aproveitar seus jovens da base? Mirem-se no exemplo do finalista da Copa Libertadores! Deixem os jovens jogar!!!
Eu acho que deve usar o Paraíso o moleque tá arrebentando na base tem faro de gol antes que alguém o veja e leve. …esse garoto pode ser a nossa mina ….ou não. Mas devemos apostar e da chance….55%chance de da certo e 45%0nao. Vamos arriscar Sérgio Soares ..no moleque tá mostrando que é artilheiro……Mas acredito no seu trabalho …Lusa sempre