Tiago Cabral: Qual Portuguesa nós queremos?

Apresentação dos investidores da Tauá Futebol, XP Investimentos e Revee mostra que só a SAF pode nos salvar

15
Foto: Divulgação/Portuguesa

Na última quarta-feira (06), a Portuguesa testemunhou uma noite histórica. Os investidores da única proposta de SAF, que mostrou as garantias necessárias para a viabilidade do projeto, liderados por Alex Bourgeois e André Berenguer, apresentaram o plano para que a Lusa se torne uma SAF. Definitivamente, nunca houve uma conversa desse nível no Canindé. Para um clube que não tem planejamento para 5 dias, imagine ouvir que há algo para ser construído pelos próximos cinco anos, com metas, gestão e dinheiro.

+ COF agenda para quarta-feira análise do parecer da SAF da XP

O detalhamento sobre os percentuais de divisão nas ações, a reestruturação do pagamento das dívidas, a remodelação do terreno e a construção de uma cultura de futebol, integrando base e equipe profissional, soam como um sopro de esperança. O projeto mostrou ao torcedor que há solidez na proposta e um futuro promissor batendo à nossa porta.

Historicamente, a Lusa nunca foi um clube rico. Apesar de grande parte da colônia possuir bastante dinheiro e influência na sociedade paulistana, muitos sequer possuem qualquer relação com o principal clube da colônia no país. O que nos ‘restou’ são os empreendedores do caos, os ‘grandes homens’ que afundaram o clube criminosamente, gestão após gestão.

Nos últimos anos, o nosso dia a dia tem sido buscar alternativas para a Lusa sobreviver, fugindo das penhoras e leilões do terreno. A dívida que gira em torno dos 550 milhões, nos sufoca e destroí qualquer planejamento para caminhar com as próprias pernas.

Em resumo, torcedor, ou assinamos com essa SAF, ou não teremos mais um time para torcer. Não há mais dinheiro, cotas foram adiantadas, rendas estão penhoradas e, em breve, nosso estádio voltará a ser leiloado. Entendo quem faça ponderações sobre alguns pontos do projeto que não estão claros, mas, repito: assinamos com essa SAF, ou não teremos mais um time para torcer!

Ao longos dos nossos 104 anos de história, vivemos o momento mais delicado. O futebol encareceu muito, a competitividade do campeonato paulista é elevada e, sem dinheiro, não haverá como sobreviver. Aliás, sem a mescla de gestão e dinheiro, quase ninguém sobrevive no futebol moderno.

Após a apresentação, só estão contra o projeto aqueles que possuem interesses escusos ou rabo preso com os arquitetos da destruição. Senhores de sobrenomes conhecidos que passam esse legado de incompetência de pai para filho (alguns tão eficientes nesse aspecto, passaram para os netos, irmão, sobrinhos, etc.).

Quem realmente ama a Portuguesa e quer a sua sobrevivência, depois dessa apresentação, sabe que a SAF é a última gota de esperança para que possamos ter um clube para amar até a nossa morte. A torcida presente na reunião mostrou que quem sempre vai definir o que é melhor para Portuguesa, somos nós! Resta-nos cobrar e exigir de cada associado (patrimonial), de cada conselheiro e de cada membro do COF que conhecemos, a aprovação do plano e a reestruturação profissional da Portuguesa.

Ninguém que fale em nome do clube definirá unilateralmente o que é melhor para nós. Nossa  torcida já gritou o que quer e o que precisa ser feito. É urgente a assinatura do contrato! É fundamental ‘ir em frente para tirar a nossa Lusa dessa gente!’.

* Tiago Cabral, 33 anos, privilegiado por ter visto a última era de ouro da Portuguesa. Súdito de Capitão, cover fracassado de Clemer e o maior anticandinho do Pari. Corneteiro profissional com análises totalmente ácidas quando se trata da Lusa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA


guest
15 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
joão paiva lopes
joão paiva lopes
1 mês atrás

Acho que não nos resta outra alternativa senão fechar logo esse acordo.
Manter o atual “status quo” é continuar jogando Copa Paulista e mofar tentando,
ano após ano, chegar na série D.

ADILSON PEREIRA DE OLIVEIRA
ADILSON PEREIRA DE OLIVEIRA
1 mês atrás

Parabéns Tiago mais um guerreiro levantando a espada contra essa corja de urubus, SAF imediatamente a Lusa é muito maior dos aventureiros que nos rouba dia a dia.

LEONINO
LEONINO
1 mês atrás

Nós sabemos ! Eles talvez não saibam , por nunca amarem o clube ! Pensam no próprio umbigo sempre …e talvez morram de hérnia umbilical necrosada !!!

LEONINO
LEONINO
1 mês atrás

Estão em dúvida se vão tirar o pai da forca !!! Prá eles , mais vale um pai morto a ter que perder os reais fixos no bolso ! Segurança futura , mesmo suja e imunda !!!!

Francisco Antonio Moura
Francisco Antonio Moura
1 mês atrás

Acredito que já somos SAF então vamos pensar em nosso time e com condições porque não sonhar. Temos um belo plano de MKT desenhando para gritar voltamos e ele se chama David Luiz do Flamengo. Não é o último gole da coca, mas imagina o barulho hein! David Luiz na Lusa!!!!!

LUSITANO
LUSITANO
1 mês atrás

SAF para ontem… ninguém aguenta mais incompetentes, medíocres e corruptos comandando a LUSA há tantos anos…

HELDER QUEIROGA PEREIRA
HELDER QUEIROGA PEREIRA
1 mês atrás

Todos quinta feira no canindé mostrando nosso apoio a SAF

Eduardo Pires
Eduardo Pires
1 mês atrás

Ficar analisando o que? É melhor 10%, 20% ou 30% de milhões ou 100% de nada? Chega!!! Não tem mais o que analisar, ou assina ou “assassina”o clube.

Gerson
Gerson
1 mês atrás

Agora, iremos separar os torcedores dos interesseiros.

Laercio Rinaldi
Laercio Rinaldi
1 mês atrás

Se for para o bem da nossa LUSA que venha logo essa SAF, senão já era.

LEONINO
LEONINO
1 mês atrás

De quarta , dia 13 , já mudaram prá quinta ? Véspera de feriado ??? De repente , só depois do Natal e Reveillon !!! E por aí vai !!!! Coitadinhos , são tão ocupados !!!! Ou estão receosos de pararem no abismo dos que tentam retroceder e nunca evoluir ? Meras moscas querendo um grão de açúcar!

Amilcar Augusto Gouveia Filho
Amilcar Augusto Gouveia Filho
1 mês atrás

Tiago Cabral, saudações. Parabéns pelo artigo! Tenho 76 anos, Engenheiro, faço parte de um grupo de pesquisas na Escola Politécnica da USP, família da Portuguesa desde 1928, sou a terceira geração desde 1952 e já estamos na quinta. Quase um século de Portuguesa. A XP é uma entidade de jovens investidores, inteligentíssimos e tem no Itaú – maior banco privado deste país – ainda um acionista de peso. Nenhuma das duas empresas aplica dinheiro em lugares que não lhes traga retorno. O que a XP e as suas duas parceiras, TAUÁ e REVEE esperam da Nova Portuguesa? Retorno do capital a investir no futebol e sua estrutura, simples assim. A nossa localização é privilegiada e lembro, com todo o respeito à Zona Norte, nos estamos na Zona Central de São Paulo, subprefeitura da Sé, a menor distância do marco zero da cidade comparada com o Allianz Park e outros. Defronte à mais movimentada avenida do Mundo, próximo ao Metropolitano, a dois shoppings, de bons hotéis e de ótimos restaurantes. Isto significa pontos para retorno de investimentos. Discordo do teu artigo apenas num ponto: há alguns abnegados endinheirados que ainda estão atrás das nossas contas atuais, de tal maneira que nossos colaboradores recebem em dia – podemos dizer, isto é obrigação, mas não era o que acontecia há pouco – abnegados incógnitos. Na placa atrás do técnico em suas entrevistas, mostra alguns e um deles, gigante, com várias das suas empresas. Está longe da Portuguesa, hoje, pois cansou do baixo nível moral e intelectual de alguns componentes de diretorias, conselhos e assembleia. Ainda assim, banca parte das nossas contas do dia a dia. São esses componentes da estrutura arcaica que não querem largar as suas vaidades e falcatruas. São os que serão varridos para sempre! Mais vez, parabéns pelo artigo.

LEONINO
LEONINO
1 mês atrás

Queremos aquela Portuguesa insinuante e destemida do início dos anos 50 com a cabeça atualizada e o dinheiro de agora !!!! Ou seja ,tudo a ver com o sucesso dentro e fora do campo !!!! Algo que soa meio no ar , mas se puderem entender o raciocínio , tá bom demais !!!!!

Luiz Gustavo - Santos/SP
Luiz Gustavo - Santos/SP
1 mês atrás

Concordo 100% contigo, Tiago! Chega de falta de transparência e futebol gerenciado por quem não entende nada da matéria. Precisamos de agilidade para fechar logo antes que outros venham botar olho gordo ou querer furar o negócio. Eu quero a minha Portuguesa de volta!!!! Meu sangue é rubro-verde!

Orlando Fonseca
Orlando Fonseca
1 mês atrás

Eu sinto que dificilmente o COF e o Conselho irão aprovar esta SAF. Há muitas ressalvas contra a gestão do Castanheira e eles vão impor dificuldades. Podem até judicializar o processo. É o tal negocio não aprovar a SAF do Castanheira, a SAF do Tomé, a SAF do fulano e do ciclano. Muito cardeal pra pouco clube. Como diz o Luis Nascimento voltaremos aos anos 30 pra disputar a liga amadora e o Desafio ao Galo.