Foto: Divulgação/Portuguesa

Após eliminação na Copinha, enfim, o ano de 2024 começa para o torcedor rubro-verde. Matamos um pouco da saudade assistindo a ótima participação da equipe treinada por Alan Dotti. Mas o que todo torcedor espera com enorme ansiedade é a chegada do Paulistão.

+ Portuguesa oficializa a contratação do volante Marco Antônio

É consenso que a Portuguesa brigará para evitar uma nova queda para a A2. Nesse mesmo balaio podemos colocar, por hora, como adversários diretos: Santo André, Inter de Limeira, Ponte Preta e Água Santa.

O fato de ser o único clube sem divisão nacional na competição e sem um ‘mecenas/investidor’ por trás, automaticamente, aumenta o desafio para montagem de um bom elenco. Porém, isso não pode servir, mais uma vez, como muleta para os dirigentes justificarem um péssimo trabalho. No futebol atual, que muitos dos jogos são televisionados e as estatísticas disponíveis aos montes em sites e aplicativos, o que se espera do departamento de futebol é coerência, planejamento e muito estudo para a escolha do elenco.


Olhando o plantel montado para este começo de campeonato, se comparado ao ano passado, no papel, nosso time melhorou, o que não é garantia de sucesso em um torneio de tiro curto, com jogos quarta e domingo sem interrupção. A construção do elenco foi uma mescla de jogadores remanescentes como Thomazella, Patrick, Chrigor, Paraízo e outros, junto com novos reforços, que apesar de terem tido algum momento de destaque na carreira, chegam a Portuguesa em baixa, casos de Ricardinho, Zé Ricardo, Giovanni Augusto e Henrique Dourado.

Essa receita para formação do elenco parece um filme repetido de 2023: Permanência de alguns atletas mesclando com jogadores chegando de temporadas ruins, vindos da reserva (grande maioria) nos seus clubes ou se recuperando de graves contusões. Apesar de serem atletas com currículo melhor do que o time do ano passado, esse histórico acende uma luz de alerta na cabeça do torcedor. Haverá tempo hábil para colocar esses atletas novamente nas suas melhores formas? O elenco dará ‘liga’? Ou sofreremos até a última rodada mais uma vez?

Os primeiros amistosos de preparação não dão uma ideia do potencial desse grupo. Geralmente, são partidas que a comissão técnica busca um foco maior em ritmo de jogo, organização tática e testes do time base. Aliás, o próprio dono da casamata rubro-verde é uma incógnita.

Dado Cavalcanti, que recentemente esteve na comissão técnica rotativa da seleção brasileira, chega sem grandes certezas de como será o seu trabalho. Possui um histórico recente bem ruim. A carreira promissora de belos trabalhos no Mogi Mirim e Paysandu, nunca se concretizou. Ano após ano tem pulado de time em time sem muito destaque. Resta saber se conseguirá dar um padrão para um elenco montado com seu aval.

Domingo nossas dúvidas começarão a serem respondidas. O primeiro adversário será um confronto direto, pontuar é necessário. Vencer é fundamental para nossa sobrevivência.

* Tiago Cabral, 33 anos, privilegiado por ter visto a última era de ouro da Portuguesa. Súdito de Capitão, cover fracassado de Clemer e o maior anticandinho do Pari. Corneteiro profissional com análises totalmente ácidas quando se trata da Lusa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

17 comentários

  1. Se a Portuguesa se intitulou como time pequeno , deve querer apenas se safar do rebaixamento , que só não se concretizou no ano passado por puro milagre ! Porém, essa ótica pessimista tem que mudar ! Para um clube que voava mais alto , não pode ficar se achando uma galinha de vôos baixos e dependendo , nem isso ! A administração lusitana de muitos anos fez o torcedor ficar com a pulga atrás da orelha e essa pulga insiste em procriar pelo corpo todo ! Devemos ,como torcedor ficar atentos pois dessa cartola pode sair coelho e outros bichos ! Mas esse clube já passou da hora de voltar a pensar grande , com ou sem uma boa diretoria ! Aliás, sempre digo , ou corremos atrás de um Palmeiras ou vamos emparelhar definitivamente com um Juventus , e falo com todo o respeito ao tradicional clube da Rua Javari ! Neste ano parece haver um cenário melhor ! Vamos ver no que dá e se der tudo errado , tá na hora ou já passou da hora de uma revolução dentro do Canindé! Não devemos nos contentar com farelos ! Temos uma história dentro do futebol brasileiro e essa história se já foi mançhada vamos precisar no mínimo daquele branquinho ou de uma borracha ou de um borrão !

  2. O único clube do Paulistão sem divisão nacional ….Sei , mas isso não deve servir de desculpa pra nada , caso nada dê certo neste ano ! Sempre estivemos dentro da série A e por motivos administrativos começamos a perder altitude , principalmente a partir de 2013 ! Vários outros clubes nem sonhavam com alguma divisão nacional , num tempo em que já estávamos presentes ! É tomar atitude e assumir um pouco de vergonha na cara !

    • Nada me dói mais nesse mundo do que ver times como Cuiabá e Fortaleza na série A e a gente sonhado com série D, não tem coisa mais difícil de aceitar do que ver América Mineiro e Goiás disputando copa Sul Americana e nós copa paulista, nada me causa mais inveja do que ver Bragantino recebendo milhões da Red Bull e a gente com Dadinho estampado na camisa!! E o pior de tudo é ver o Fluminense que começou tudo isso campeão da Libertadores. Sério!! Esse time tem a OBRIGAÇÃO de ser campeão Paulista, já ví Ituano 2 vezes, Inter de Limeira, São Caetano e o próprio Bragantino 1 e nós só A2. Até o Paulista de Jundiaí e Santo André fizeram bonito em ganhar a Copa do Brasil e a gente não tem nada!! Eu me pergunto, será mesmo que a gente vai ficar patinando a vida inteira?

      • Tenho a mesma frustração quando vejo times do nosso patamar (ou de nível inferior) jogando a Série A ou a Sulamericana. O que serve de alento é ver que não é necessário ser um clube de massa pra chegar lá. Vide o América-MG, que tem torcida menor que a nossa. Mas também não sei se ganhar o Paulistão é obrigação (pelo menos não no cenário de curto/médio prazo). Obrigação mesmo é ter uma divisão nacional e chegar logo na Série B do BR para voltar a ter visibilidade. E jogar a A1 pra competir e não pra evitar rebaixamento.

  3. Concordo Inglês! Pra mim , o maior culpado da saída prematura dessa Copinha tão tradicional ! Veja que o Cruzeiro tomou um baile do Santos no primeiro tempo ,mas o técnico deles mexeu com maestria para o segundo tempo e tacou 3 gols no próprio Santos , que perdeu o rumo ! Sim ,tem técnico que ganha jogo sim ,assim como tem técnico que perde o jogo !

  4. Quando Castanheira assumiu, nao tinhamos time pra disputar a Copinha, nem categoria de base. As coisas não mudam do dia pra noite. O CT já foi reformado e suas instalações ampliadas. Sem falar no risco do estádio ir a leilão. Também conseguiu fechar acordo das dívidas trabalhistas. Esse ano, vamos nos classificar pra Série D e copa do Brasil.

  5. A caminhada é longa ( 2024 até 2028) isso, se tudo der certo e sem erros. Não é fácil a tarefa.
    Só espero que nessa largada, a nossa Lusa não queime justamente nesse campeonato. Esse Paulistão é sem dúvida alguma, o mais importante dos últimos anos.

  6. Penso num bom ano , mesmo porque já são vários anos de Castanheira e nada evoluiu pelo lado futebolístico ! Estar no cenário nacional é obrigação dessa direção lusa …ou que se mude tudo !!!! Se continuar nessa toada , daqui há pouco , vamos estar falando em melhores possibilidades para a década de 30 !!!!

  7. Concordo com você, Tiago. São incógnitas que esperamos que se encaixem e tragam um pouco de alegria ao surrado, mas fiel torcedor rubro-verde. Embora alguns discordem, e eu respeito a opinião de todos, nosso torcedor é nosso maior patrimônio. Se não fosse essa torcida fabulosa, apaixonada, teimosa mesmo a Portuguesa já teria fechado as portas. Pra cima deles, Lusaaaa!

  8. O time FEMININO do Palmeiras fechou patrocínio da camisa com tal de “aposta da sorte” por 23 milhões de reais por contrato de 1 ano. Pergunta que faço, será que o FEMININO do palmeiras dá mais “Ibope” que a Portuguesa? Sinceramente não acredito. Tá lá no site do Jorge Nicola.

    • É uma pergunta genuína? Tudo bem que torcedor querer exaltar o time, mas desculpa, a Portuguesa não tem a menor chance de se comparar a qualquer grande de SP. Em qualquer aspecto.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here