Tiago Cabral: Viver é melhor do que sonhar!

Em noite épica, a Portuguesa exorcizou seus fantasmas e voltou a desfrutar a sensação de estar viva

21
Foto: Divulgação/Portuguesa

A Portuguesa do século 21 é um clube totalmente oposto ao que sempre foi. Deixou de ser aquele clube chato, que incomodava os grandes, que sempre chegava aos campeonatos e morria na praia, para ser mais um clube tradicional que amarga o ostracismo, resultado das sucessivas administrações maléficas que dilapidaram nosso patrimônio, nossa história e nossa reputação.

+ Além da Lusa, outros 16 times estão confirmados na Série D de 2025

Vivemos os últimos 22 anos de sobreviver. Todo jogo e todo campeonato são uma incansável odisseia para nos mantermos de pé. As escassas vitórias não passam de mera obrigação para o clube continuar respirando por aparelhos. As derrotas constantes possuem um efeito cada vez mais devastador. O torcedor na arquibancada passou da indignação e do inconformismo, para uma bucólica tristeza.

Nessa jornada de caos, que aparecemos na grande imprensa apenas quando somos novamente rebaixados ou nosso patrimônio é judicializado; São raros os momentos que respiramos alegres e felizes. De 2002 para cá, apenas os anos de 2007 e 2011 são dignos da nossa grandeza. O restante do tempo é praticamente uma mescla de vexames, vergonhas e escândalos.

Muitos de nós vamos ao Canindé pela teimosia, buscamos, lá, algo que nem sabemos o que é. Parece até uma obrigação ir, afinal, se não estivermos lá, quem estará? No fundo, lá no nosso coração, a Lusa é um lugar de afeto, um pedaço da nossa história que jamais poderemos omitir. Nunca será possível contar a nossa história, sem mencionar aquilo que mais amamos.

Faço parte da última geração que teve a oportunidade de ver uma Lusa gigante. Daquele time que ia para as grandes partidas no Maracanã, Mineirão e Morumbi. Que rodava os maiores e melhores estádios do Brasil. Um time que cedia jogadores para seleção. Um clube que a base revelava com certa regularidade inúmeros novos talentos para o futebol.

Porém, grande parte da minha vida adulta assistiu a um outro lado da Portuguesa, um lado desconhecido que chegou a um poço sem fim. Dentro dessas intermináveis tragédias, eu e grande parte dos torcedores, inclusive o próprio clube, nos esquecemos do tamanho que a Lusa possui. O futebol e o mundo não foram construídos de 2000 para cá.

Apesar desse esquecimento, de quem nós realmente somos, do nosso tamanho e da importância do nosso clube para o futebol, o que de fato ainda nos faz ir a todo jogo no Canindé, o que nos faz acompanhar esse clube em qualquer partida, é o nosso sonho de reviver as grandes histórias, de estar vivo e de ‘ter’ um clube para torcer. A torcida precisa apenas de um time que tenha alma, que jogue o jogo, que entre em campo ciente da importância daqueles 90 minutos.

No último sábado, mais uma vez, quis o destino que o Mirassol cruzasse o nosso caminho em outra ‘decisão’. Todos os nossos desejos e sonhos se materializaram naqueles 90 minutos. Uma equipe com alma, uma equipe com entrega, um time que jogou pela nossa história, pela nossa torcida e pela nossa sobrevivência, empurrado pelos gritos de mais de 3 mil vozes cansadas do ostracismo e do sofrimento interminável.

Após o apito final, o grito forte (mais alto do que na hora do gol) que ecoou pelas arquibancadas, foi um sinal de vida de um gigante adormecido que jamais acabará. Grito esse dado por nós e por tantos outros (familiares, amigos e conhecidos) que já não estão aqui, mas que foram importantes na construção do nosso amor.

Os últimos dias foram de imenso prazer e euforia. Os sentimentos e as expectativas despertadas não se limitam ao jogo com o Mirassol. São apenas um passaporte para reviver grandes momentos. Que venha o Santos! Que venha mais um capítulo lindo na nossa história tão bonita e centenária!

Enquanto houver amor e vontade viver, saibam: A LUSA NÃO VAI ACABAR, NUNCA!

* Tiago Cabral, 33 anos, privilegiado por ter visto a última era de ouro da Portuguesa. Súdito de Capitão, cover fracassado de Clemer e o maior anticandinho do Pari. Corneteiro profissional com análises totalmente ácidas quando se trata da Lusa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA


21 Comentários
Mais votado
O mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Evandro Prado
Evandro Prado
6 meses atrás

Ótimo texto, também sou privilegiado por ter visto a última era de ouro da Lusa, e espero que possa vir outra.

Ricardo
Ricardo
6 meses atrás

Imaginem, contra o santos, no vestiário da lusa estivessem, rodrigo fabri, capitao, ze roberto, cesar , emerson, clemer, tico, Leandro Amaral, ze maria… para dar uma motivação para este time! Seria surreal!!!

Rodolfo Vicente Teixeira
6 meses atrás

Vamos em busca de todos os objetivos possíveis, acho que virão um empate e uma vitória tão sofrida quanto os minutos finais contra o Mirassol, se for pros pênaltis a Lusa ganha. Sonhar não custa nada, VAI LUSA PÔ!

LEONINO
6 meses atrás

Nunca fomos um time que incomodava os grandes ! Éramos um grande ,pois quantas vezes aplicavamos goleadas nos nossos rivais ! Acho que estão nos confundindo com o Moleque Travesso da Rua Javari , daí seu apelido ! Ocorre que ao invés de entrarmos numa ascendente como os outros , entramos numa descendente , devido a gestões falhas e que impediram a trajetória de ascensão! Em 2013 , ano nefasto e do real início de queda aplicamos ,mesmo assim ,4X0 no Corinthians ! Viradas históricas contra o Santos como naquele 4X2 no Canindé no início dos anos noventa ! Sem… Leia mais >

Mário
6 meses atrás

Sim, tenho saudades de quando morríamos na praia. Mas, como lusitano convicto sei que navegar é preciso. Não por menos, nossa próxima navegação é no lugar mais adequado…Santos será bombardeada pela nau lusitana.

LEONINO
6 meses atrás

Morriamos na praia por ação direta de juízes a serviço da FPF !

Luis Manuel Pereira Simões

Parabéns pelo lindo texto. Sou de uma geração mais antiga…70. Vi, sofri e já tive grandes alegrias…vi grandes craques e ainda hoje espero por novos momentos. Essa história jamais se apagará. VIVA NOSSA LINDA E AMADA PORTUGUESA DE DESPORTOS.

Alberto Dionisio
6 meses atrás

Sou torcedor do Corinthians e muito simpático a portuguesa……tbem acho que a luza sempre foi prejudicada por árbitros tendenciosos….como em 98…..por exemplo naquele jogo de paulistao……pena que em 96 faltando acho que 20 minutos para o fim …deixaram escapar o título…..a história da luza hoje seria diferente!…..força conta o Santos.

fernandinho tatuape
fernandinho tatuape
6 meses atrás

boa tiago,exatamente,como eu penso,dos anos 2000 pra frente,tivemos pequenos relances em 07,11 e agora,eu mesmo nao perdia um jogo da lusa,ajudava a por as faixa da leoes da fabulosa praticamente sozinho em varios estadios do brasil,os anos se passaram,a vontade de ir em jogo foi se acabando ano após ano,mas o amor pela lusa continua o mesmo,só com o coração um pouco ferido,ja estou louco pra assistir santos x lusa ao vivo,vamo lusa…..

fernandinho tatuape
fernandinho tatuape
6 meses atrás

estamos vivos, estamos saindo nas ruas com a nossa camisa da lusa com o ‘peito estufado’,como devia ser sempre…

LEONINO
6 meses atrás

Muita mentalidade arcaica ainda dentre aqueles que torcem por esse clube ! Mas sei que a própria mídia maldita conduziu a isso ! Devemos nos considerar grandes ,como de fato somos ! E se morriamos na praia ,pelo menos chegavamos nela ! E nunca fomos apenas sombra dos demais grandes ! Sempre os encaramos e muitas vezes venciamos com galhardia ! Grandes já fomos ,grandes somos e grande sempre seremos ! Essa deve ser a mentalidade de todo grande torcedor rubroverde !!! Infelizmente Ilídio ,Lupa e Alexandre de Barros quiseram e tentaram sepultar o clube ! Não conseguiram ,estamos novamente… Leia mais >

Henrique Dos Santos Augusto
Henrique Dos Santos Augusto
6 meses atrás

Eu ainda sonho em reviver a LUSA que MORRIA na praia
E pra que isto aconteça, neste ano precisamos na verdade é de NASCER na praia.
Sábado passado ganharíamos mesmo que fosse contra o Real Madrid
E é com essa garra que temos que entrar nesse duelo das quartas.

Tem que mirar no objetivo de classificar pra copa do Brasil. Não podemos perder o foco agora.

Parabéns pelo texto.

A LUSA ESTÁ MAIS VIVA DO QUE NUNCA.

LEONINO
6 meses atrás

Alberto ,seja simpático ao Corinthians e torcedor da Portuguesa ! Aí sim !!!!!!!!! Agora , quando um corinthiano assume o roubo de 98 fica mais que comprovado que enquanto tentavam tirar títulos da Portuguesa ,outros títulos eram forçosamente adicionados ao Corinthians ! Só que em 98 não deu certo e o São Paulo acabou sendo o campeão paulista ! Porquê? Porquê o Corinthians de 98 era muito mais fraco que a Portuguesa ! Esta sim poderia ter sido campeã encima do São Paulo !

Eduardo Pires
Eduardo Pires
6 meses atrás

Henrique brilhante seu comentário, pra quem sempre morreu na praia agora tem a chance de renascer nela.

Aulacio Almeida
Aulacio Almeida
6 meses atrás

Tudo isso é bonito, más temos quê lutar e fazer de tudo prá ganhar do Santos, ai vai ser uma loucura, torcida, imprensa, e a Mídia toda, jogadores, dirigentes e ano que vêm, subir prá C, Quem sabe Saf, ai ninguém nos segura.
Tenho 62 anos não aguento esperar mais.

Cleyton/Lusitano - Goiásl
Cleyton/Lusitano - Goiásl
6 meses atrás

Galera pensamento positivo sempre!
Sejamos realistas… nosso time é bom entre os medianos, agora contra o Santos será dificílimo… se conseguir um empate e ir para a loteria dos pênaltis será uma vitória. Mas também se a gente sofrer uma goleada não vamos crucificar a diretoria o técnico nem jogadores… eles deram o máximo!
Vamos exaltar todos, pois resgataram o sentimento Lusa de ser.
Bora lusaaaa!!!!

Cleyton/Lusitano - Goiásl
Cleyton/Lusitano - Goiásl
6 meses atrás

Galera estendendo o meu comentário… É possível sim passar pelo Santos, mas precisamos ganhar do novohorizontino e chegar embalado para tentar sonhar com um empate e passar nos pênaltis pelo Santos jogo será na Vila Belmiro (dificílimo) mas eu acredito no nosso time que apesar de todo nosso passado glorioso, estamos na série D mas a distância para o Santos atual não está nenhum abismo nacional eles estão na série B, portanto só 01 divisão separa o combalido Santos atual da Renovada Portuguesa atual. É possível sonhar! Mas a portuguesa tem que jogar fechado do meio para trás e por… Leia mais >

Eduardo Pires
Eduardo Pires
6 meses atrás

Clayton, o problema é que daqui até o fim do campeonato seremos sempre visitantes.

Dgl
Dgl
6 meses atrás

Excelente matéria. Eu sou torcedor desde os anos 70 e chego a conclusão que os desastres de 2013 até 2019 forjaram uma nova visão na nossa torcida, que antes cornetava qualquer vice-campeonato ou top 5. Hoje, a torcida valoriza toda vitória, empate ou derrota, desde que o time ali tenha raça e dedicação no campo, além de honrar o time e a torcida. Olhando o final do jogo contra o Mirassol, pela primeira vez eu senti pena das torcidas dos grandes clubes paulistas. Percebi que no fundo, todos outros torcedores gostariam, de uma certa forma, fazer parte de uma torcida… Leia mais >