O ex-técnico do time principal feminino da Portuguesa, Prisco Palumbo, faleceu neste sábado (25), aos 78 anos. A informação foi confirmada pelo EC São Bernardo, atual clube do ex-técnico lusitano. A causa da morte, assim como as informações sobre o velório e enterro não foram divulgadas.
+ Portuguesa e Santo André empatam na Copa Conectafoot Sub-20
“Hoje o Brasil perde um grande ícone do esporte e da vida. Um homem que lutou do começo ao fim. Neste momento triste, desejamos muita força aos familiares e amigos”, afirmou o clube do ABC Paulista, em nota.
Como jogador, treinador e repórter esportivo, Prisco Palumbo viveu os melhores momentos do futsal do Brasil nos anos 70, 80 e 90. Em 2011, seguia morando em São Paulo, onde era treinador do time feminino da Portuguesa de Desportos e consultor da Federação Paulista de Futsal. Além disso, desde 1994, ele era presidente da Associação Paulista de Futebol.
O comandante foi o que mais comandou o time feminino principal da Rubro-Verde, tendo participado do projeto por 15 anos. Além disso, ele ajudou a revelar alguns dos grandes nomes do futebol feminino brasileiro, tais como a goleiro Andrea, Debinha, Grazi, entre outras.
Em 2023, a Portuguesa confirmou a não participaria do Campeonato Paulista Feminino, fato esse que se repetiu nesta temporada. Na época, Prisco revelou ao NETLUSA que a decisão de não participar do torneio estadual partiu da diretoria lusitana.
“A Portuguesa falou que não vai disputar o Campeonato Paulista Feminino porque a situação está muito difícil. É desagradável, porque estou há 15 anos na Portuguesa. Hoje em dia, o futebol feminino cresceu e os clubes têm que acompanhar. Fiquei um pouco entristecido”, comentou, na ocasião.
No clube do ABC Paulista, ele comandou a equipe no Paulistão feminino, além do campeonato brasileiro A3 e jogos regionais, sendo que foi campeão deste último. Neste ano, o EC São Bernardo está disputando a Taça Paulistana.
Confira a nota divulgada pelo EC São Bernardo: