Foto: Divulgação/Portuguesa

Bastaram 90 minutos para o torcedor perceber que o retorno ao Paulistão será muito mais difícil do que já se imaginava. O time da Portuguesa deixou a sensação de um elenco fraco, presenteando o torcedor que compareceu em bom número, com um cartão de visita amargo, muito semelhante aos anos de sofrimento na A2.

+ “Temos que melhorar bastante”, avisa Thomazella

O primeiro jogo escancara que o planejamento para a A1 desde o acesso foi um fiasco: fracasso na copa paulista, sendo eliminado para uma equipe da Série A3, reforços ruins (colocando em cheque a capacidade do departamento de futebol) e a manutenção de grande parte do elenco campeão, que a princípio era um acerto. Demonstram que um ajuste no processo de montagem de elenco era necessário, mas que não foi feito.

A diretoria recém-eleita para mais um triênio dobrou a aposta em Toninho Cecílio no departamento de futebol. O executivo remunerado, apontado como principal responsável pela montagem do elenco campeão da A2, logo após o título, prometeu que estaria atento à Série B e Série C para buscar atletas de destaque. Na prática, vendo o jogo de sábado e fazendo um levantamento dos dados de 2022 dos atletas contratados para o Paulistão, me parece que ele não assistiu qualquer jogo.


O erro já começou em apostar em um técnico de pouco sucesso na carreira, como Mazola Júnior, que teve um 2022 de mais baixos que altos. Apesar do título do interior com o Ituano, foi demitido do clube na porta do rebaixamento da Série B, em 14º lugar. Após sua saída, o clube do interior começou uma arrancada que quase culminou no acesso. Ao final do ano, ainda passou pelo Novorizontino, evitando a queda do clube com uma combinação de resultados.

Com o aval de Mazola e Toninho, desembarcaram no Canindé 14 novos reforços, uma mescla de jovens desconhecidos com medalhões em fim de carreira. Quase todos vindo de um 2022 difícil, ficando maior parte do tempo no banco de suas equipes. As únicas exceções são Fabiano (lateral esquerdo), Gustavo Bochecha (volante), Pará (lateral direito) e Victor Ramos (zagueiro). Estes dois últimos com algumas observações adicionais: o lateral foi substituído em 18 dos 23 jogos que começou de titular. Já o zagueiro perdeu 1/3 da temporada por contusão.

Analisando reforço a reforço, reparamos que uma parte considerável já trabalhou com Mazola em outros clubes. O curioso é que esses atletas, mesmo sob o comando do treinador, pouco jogaram. Casos de Lucas Nathan (meia), que foi titular em apenas três dos 51 jogos feitos pelo Ituano em 2022 e Ramon Rocha (lateral direito), que não atuou sequer um minuto em 2022, único atleta a não ter qualquer registro no aplicativo Sofascore ou no site transfermarkt.

Outros dois casos que chamam bastante atenção, analisando os números do ano passado, são Lucas Venuto (meia-atacante), ex-Guarani, que sequer conseguiu ser titular nas 53 partidas do Guarani, e Pedro Bortoluzo (centroavante), formado no São Paulo, que teve uma passagem no ‘vistoso’ futebol de Singapura, após fracassar no Paraná, Guarani, Criciúma e Votuporanguense.

Diante desse cenário catastrófico que se avizinha, é nítida a necessidade de reforços, mas a Portuguesa está de mãos atadas. Resta apenas uma vaga em aberto de 26 possíveis para inscrição. O torcedor terá de rezar muito para que essa vaga seja preenchida por algum Eneas, Ivair ou Dener. Caso contrário, as chances de uma campanha histórica negativa são enormes.

Além dos erros sucessivos no futebol, confiando um planejamento em um executivo ultrapassado e um técnico sem grande destaque, o torcedor é obrigado a conviver com aumento do valor do sócio-torcedor, disparada do preço de ingressos e um presidente que chantageia a torcida para justificar uma possível venda de mando no clássico contra o Corinthians.

Definitivamente, o sucesso no Canindé parece ser efêmero. Muito pela incapacidade de se fazer o básico e pelo ego do sucesso que ilude não só o torcedor, mas também aqueles que têm nas mãos o poder de decidir o futuro de uma história centenária.

* Tiago Cabral, 33 anos, privilegiado por ter visto a última era de ouro da Portuguesa. Súdito de Capitão, cover fracassado de Clemer e o maior anticandinho do Pari. Corneteiro profissional com análises totalmente ácidas quando se trata da Lusa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

32 comentários

  1. Texto perfeito Tiago Cabral
    Descreveu com perfeição a nossa situação
    Só os torcedores da Associação Castanheira de Desportos estão felizes, os da Portuguesa não
    Alguém ontem citou a Leões, cadê a faixa de ponta cabeça, os gritos de fora Toninho Cecilio, os gritos de queremos jogador e por fim ei Castanheira vai….

  2. Bela matéria, Tiago. Assino em baixo. Falamos muitas destas coisas aqui. Repito: dinheiro poucos clubes tem, o que falta no Canindé é competência. Esse papinho de que o Botafogo-SP é mais forte porque disputa a Série B é balela, me desculpe que pensa assim. Fui domingo de manhã ver Portuguesa Santista 4 X 2 Novorizontino (time de Série B). Sabe quem marcou gol? Caio Mancha e Danilo Pereira que, na minha opinião, teriam lugar neste elenco mambembe da Lusa para este ano. Ah, a Briosa tem um bom técnico: Sérgio Guedes, diferentemente deste enganador que contrataram para a nossa APD.

  3. Não vai ser fácil. Não achei o time uma catástrofe completa. Tem peças inviáveis: Victor Ramos e Thalysson por exemplo. Porém temos jogadores que apresentaram potêncial e podem progredir ao longo do campeonato com entrosamento. Porém a situação esta longe de ser fácil, mas sempre soubemos que iriamos lutar p não cair esse ano…

  4. Fala, Mauro Gomes! Tudo bem? Espero que sim. Na matéria sobre a derrota do último sábado jamais cometeria a heresia de comparar nossa Lusa com a seleção da Argentina. Apenas coloquei ali o que ouvi de algum torcedor no pós jogo do Netlusa quando ainda saía do Canindé em direção ao Shopping D. Disseram que a Argentina havia começado a Copa perdendo e acabou campeã. Apenas enumerei algumas diferenças que impedem qualquer tipo de comparação. Vou aos jogos sempre que possível (subo a serra sozinho ou com a família e amigos) e sou sócio-torcedor. Algumas vezes (como sábado) compro o ingresso para ajudar o clube. Só para citar estes últimos fatídicos anos fui à Comendador Souza, Rua Javari, Indaiatuba, Campinas (RB Brasil), etc, além do Canindé. Não sou o único e por isso te digo que quem ama esta camisa somos nós, torcedores. Dirigentes, técnicos, gerentes de futebol e muitos jogadores só se interessam por dinheiro. Quem assiste jogos de futebol indica 20 jogadores baratos muito melhores que este catadão horroroso que montaram. O problema é que tem que ser amiguinho do técnico, do gerente, do empresário, etc. Nossa torcida é nota 1000. Passamos por tudo de ruim e continuamos ajudando a manter a Portuguesa viva. Todos, desde os Leões até aquele que não consegue ir ao estádio mas segue de casa, temos que querer nossa Portuguesa de Desportos de volta. Chega de humilhação. Um abraço!

  5. Tiago vc falou tudo que pensava em falar qdo da contratação desses refugos, pode contar estamos na primeira rodada, eu afirmo com este plantel de refugos não temos chance nenhuma em continuar na primeira divisão do Paulista o ano que vem. Como sempre contratamos quantidade e não qualidade. Nosso presidente Castanheira é ótimo na parte administrativa, agora de futebol ele não entende nada e ainda quer culpar a torcida por não ir ao Canindé e cobrar ingresso de time grande

  6. Perfeito!!! Assino embaixo!!!! Toninho Cecílio fez mer… na copa da varzeana e está repetindo a dose na série A1… e como o Castanheira não entende nada de futebol e delegou o “comando”, a luta contra o rebaixamento será dura e as possibilidades de queda enormes… seria mais uma vergonhosa e catastrófica aventura da outrora grande Portuguesa…. Aliás mentiram mais uma vez… Quem não se lembra das promessas feitas após o acesso…. Mas na cabeça deles a culpa é do torcedor que não comparece e não entra no sócio-torcedor…. Pergunta que não quer calar: o que a diretoria oferece ao seu público??? O jogo de ontem??!!! A venda do mando de campo contra os grandes como fazem todos os “pequenos”??!!! Fato: querem fazer o apaixonado torcedor-sofredor de otário!!!! Comigo não!!!! A minha LUSA é grande e a deles é medíocre… Melhor ficar em casa e assistir a LUSA dos anos 70/80/90 no YOUTUBE… aí sim… sem aborrecimento e sem compartilhar o desastre com esses incompetentes…. Recado para a LEÕES: quem te viu e quem te vê!!! Em outras épocas perder para um pequeno em casa era tiro, porrada e bomba… mas agora….. batem palmas para a mulambada…. Mais que um time grande, perdemos a alma rubro-verde….

    • Não deveria demitir ele , foi o maior erro, perdeu copa Paulista, acontece, mas ele fez um bom time, e agora fizeram um time ruim
      Vai sofrer porquê perderam um treinador muito bom
      Sérgio Soares

  7. Assino embaixo sua postagem.
    Conseguiu transmitir o sentimento da maior parte dos torcedores ao qual me incluo.
    Agora, cuidado, logo vão aparecer os puxa-sacos do Castanheira para te criticar, pois não temos dinheiro, faça melhor, coloca dinheiro lá, foi no jogo, é sócio torcedor e etc.
    Eles ainda não perceberam que não falta só dinheiro, falta gente competente que entenda de futebol, que vá na várzea olhar os moleques que estão espalhados pelo Brasil.
    Como o Palmeiras, Santos, SP e etc conseguem garimpar tanta molecada boa e na APD não?
    Será que é sorte? Esta claro que não…é competência.
    Como disse anteriormente, quem chama o time para o estádio é o time…Se o time demonstra comprometimento, raça, a torcida aparece, caso contrario….

  8. Escreveu tudo que penso. Fica nítido a dificuldade da Lusa em montar um bom elenco. Não sei se é pela incapacidade dos dirigentes ou a má vontade dos atletas em aceitar jogar aqui. Talvez pelos erros e dificuldade dos antigos dirigentes em cumprir suas obrigações

  9. São muitas falhas em todos os aspectos do time. Todas com uma origem comum: a mentalidade tacanha e medrosa de quem está no comando. O treinador anterior, ultrapassado e medroso, morreu abraçado com os medalhões e meteu o pé sem testar e aproveitar jogadores jovens da base. Vamos jogar os garotos na fogueira agora? O treinador atual, salvo prova em contrário, tem o mesmo perfil e os reforços também. O Márcio Zanardi foi técnico na nossa base e está firme no São Bernardo com A1, Copa do Brasil e Série C. Fabio Toth saiu daqui e se firmou rápido no Desportivo Brasil. Alan Dotti já provou que é bom treinador, por quê não recebeu uma chance? Por quê o treinador tem que ser o macaco velho do ditado que não bota a mão na cumbuca? Por quê os jogadores têm que ser todos macacos velhos? O que aconteceu na nossa última Série D não serviu de lição? A mentalidade tacanha e medrosa nos derrotou naquela ocasião também. A panelagem que o Tite fez na Copa do Mundo acontece o tempo todo no Canindé. Aqui teve família Marchiori, Sérgio Guedes, agora Mazola… Vamos repetir o erro e pagar com o rebaixamento?

  10. Pior de tudo é que temos vaga apenas para inscrever mais 1 jogador, ou talvez ter que rescindir meia duzia desses refugos e contratar 6 novos jogadores melhores, mas para isso teremos que pagar a rescisão de contrato desses medíocres. Castanheira põe na cabeça o barato sai caro, sem time não teremos torcida, e sem torcida não teremos receita

  11. Deus queira que eu esteja erradíssimo, mas, com esse time, temos que torcer para que a nossa Lusa não seja humilhada por derrotas com placares muito dilatados. Rebaixados, praticamente, já estamos; só um milagre para nos livrarmos de um novo rebaixamento. Não dou mais três jogos para o técnico Mazola pegar o beco e nos deixar de lembrança um rastro de dívidas com o plantel que escolheu. A que ponto chegamos, meu Deus do céu!

  12. Leio todos os dias os comentários da TORCIDA DA LUSA e concordo plenamente com pelo menos 99%, q time fraquíssimo q montaram , para apresentar isto q vimos sábado era muito melhor deixar a maioria do jogadores q atuaram na A2, esse técnico é um perdedor é só puxar o curriculum dele. Deixar no banco Marzagão,Daniel Costa,mesmo o Hudson,o Paraizo, deixar sair o Gustavo França,o Caio Mancha para colocar estes pés de rato q ¨jogaram¨sábado é muita incompetência . Sr. Castanheira, sua competência como Administrador é excelente esta nos tirando de um buraco sem fundo mas para o futebol está péssimo.Falta de dinheiro não é desculpa veja a Portuguesa de Santos com um técnico competente , um plantel q nos causa inveja com muita dedicação e respeito á camisa q vestem.Como dizia o grande OTD ganhar,perder ou empatar é do jogo,porém tem q correr,suar a camisa.Até quando ficaremos com toda essa incompetência , se o SS tivesse ficado mesmo não conquistando a Copa Paulista, creio q a atuação do time seria outra.

  13. fabiano lateral se machucou o tailson e fraco.

    toninho cecilio 2 laterais alta performace.

    Marco e Carlos Henrique e so contratar

    ai teremos a roda do dinheiro _ paRA ganhar a COMISSAO

  14. Cansei de alertar sobre isso desde o final do ano passado! Tudo ilusão! Time medíocre que não vai brigar pela vaga da série D com os outros 6 times (3 vagas para 6 times). O foco ser a brigar par atentar se manter na A 1 e mais nada! Prevejo vexames perante os times grandes ainda para por mais vergonha em nós! Ahhh então venham com o “crias da lusa” ! Outra ilusão ! J tinh adiantado tudo aso irmãos Gomes !! Parabéns pela coluna e pela matéria!

  15. O Tiago foi cirúrgico na análise dessa montagem do chamado time da Portuguesa.
    O plantel treinou e treinou e ainda não se ajustou para o Paulistão, aliás não tiveram tempo pois o catalão foi composto há poucos dias por incompetência dos profissionais do futebol da Lusa. A incompetência prevalece no Canindé e a crença do torcedor sempre prevalecerá nos jogadores que aí estão. Além de torcer ainda temos que ter de contar com a sorte. Só frimento.. avisa para o Mazola olhar no retrovisor pois a A2 está na curva.

  16. Concordo plenamente com os comentários e observações de cada um de vocês, a começar pela análise fria e precisa do Cabral. Descaracterizaram o que tivemos de bom na A2 do ano passado – um time de luta, de garra (Marzagão é o símbolo disso). Daniel Costa ficar no banco desse tal de Nathan é piada. Desprezaram o Caio Mancha entre outros erros grosseiros. Contratações fracas de um time para A3 ou no máximo A2. Vamos sofrer muito, seremos humilhados com toda certeza em várias ocasiões. Infelizmente um (time?) muito aquém das nossas tradições. Deus nos ajude!!

  17. O estranho é que há quem defenda o sofrível Mancha e os limitadíssimos Marzagão e Tauã -todos jogadores de quase 30 anos ou mais e que nunca se destacaram nem em time médio – o inexpressivo França e o fim de carreira Daniel Costa (que só jogou em time pequeno) como titulares…

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here