Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Depois de uma eleição conturbada, Antonio Carlos Castanheira assumiu a presidência da Portuguesa no início desse ano com metas ambiciosas. Ciente de que a Lusa é uma das cinco grandes equipes do Estado de São Paulo, o mandatário precisava reverter anos de más gestões que tiraram o clube da elite paulista e do cenário nacional.

Logo no início, Castanheira deixou claro a importância do torcedor, pois graças à esta paixão o clube está vivo, firme e forte até hoje. Diferentemente dos valores de anos anteriores, realizou promoções na venda de ingressos durante a Série A2 e tentou trazer de volta o bom ambiente ao Canindé. Com isso, conseguiu a maior média de público do torneio.

Os resultados, no entanto, não vieram no início do Estadual. Com elenco e comissão técnica definidos ainda pela gestão anterior, a equipe chegou a frequentar a zona de rebaixamento. Então, Castanheira foi preciso e trouxe o técnico Fernando Marchiori, que era o atual campeão da competição na época. As vitórias começaram a aparecer e o time embalou, entretanto, a pandemia chegou e forçou a paralisação dos jogos de futebol.

Frustração e alegria pós-pandemia

Mas nem isso foi razão para a diretoria ficar parada. Diversas ações de marketing foram feitas, valorizando a marca da Rubro-Verde. A festa do centenário, mesmo sem a presença do torcedor, trouxe ainda mais esperança de um ano vitorioso. Além disso, novos jogadores chegaram para deixar o time com a cara do comandante.


Quando o futebol voltou, a equipe mostrou que ainda não tinha perdido o embalo e, sem sofrer nenhum gol, venceu as últimas três partidas da primeira fase da A2. Nas quartas de final, 20 minutos de domínio sobre o XV de Piracicaba, 2 a 0 no placar, até que um drone apareceria para mudar o rumo. A Lusa sofreu a virada na ida e perdeu a volta, em casa, e se despediu do torneio.

Se a grande meta, que é voltar à elite paulista, não foi alcançada, restava buscar algo na Copa Paulista. Contudo, não há muito o que falar do desempenho lusitano desse torneio. Com a melhor campanha da história, a Rubro-Verde se sagrou campeã e confirmou seu retorno para a Série D do Campeonato Brasileiro.

Claro que comemorar dentro de campo é o mais prazeroso, no entanto, também vale destacar os ‘títulos’ fora dele. Novos patrocinadores chegaram ao clube, que foi noticiado de maneira positiva na mídia após anos. A Portuguesa ainda foi à Justiça para renegociar suas dívidas e participou de palestras sobre gestão esportiva.

Em apenas um ano como presidente, Castanheira acendeu a luz no fim do túnel que todos esperavam na Portuguesa. Pois, mostrou que é possível o clube se reerguer e voltar a ter uma posição de destaque no futebol brasileiro. A esperança vive nos corações rubro-verdes ao lado da expectativa de um retorno imediato à Série A1 do Paulista.

Esperamos que as respostas, dentro e fora de campo, continuem aparecendo.

22 comentários

  1. Espero que compreendam minha opinião mas considero que Castanheira poderá terminar este primeiro mandato como um dos três maiores presidentes da nossa história ao lado de Luís Portes Monteiro e Oswaldo Teixeira Duarte. Se um comprou o terreno do Canindé, Teixeira Duarte uniu nossa torcida e, também com muita luta, fez da Portuguesa um dos maiores clubes do mundo e a confiança em sua seriedade nos fez chegar à incrível marca de 90.000 sócios. Castanheira está tirando a Lusa do caminho da extinção e fazendo com que possamos novamente acreditar. Presidente, seu sonho na construção da arena é a certeza que a Portuguesa é grande.

  2. A diretoria e a comissão técnica precisa analisar a qualidade e o nível dos clubes da Série D e assim formar um time bem competitivo para sermos campeões da série D ou no mínimo ficar entre os 4 primeiros para subirmos para a série C. A partir de 2021, torcida, diretoria e comissão técnica precisam ficar unidos para que a diretoria possa mostrar competência e montar o time que precisamos para subir para a série C , B e A.

  3. A verdade uma só com boa gestão….foco e seriedade a Lusa vai certamente retornar ao seu lugar, insisto em dizer que a uniao peça fundamental…fico me perguntando estando longe aqui em MG qual motivo de tanta divisao interna, observo que tem muita gente boa que poderia somar a administraçao atual, fico indignado com isto…ja que e assim, vamos mesmo apoiar e ajudar no que podemos como torcedor…nosso Presidente sabe e tem tido que o caminho certo sera melhorar a nossa base e buscar meios de ter mais recurso pois pros acessos futuros o time deve ser cada vez melhor.

  4. A portuguesa está no caminho certo acompanho a Lusa já um tempo acredito nessa diretoria e no presidente volto a afirmar seria fundamental a Lusa construir um novo estádio ou uma arena gigante traria muita visibilidade patrocinadores e renda para o clube enquanto isso o marketing da lusa está indo bem Boa sorte e Parabéns pra Portuguesa #somostodoslusa

  5. Já que não dá pra mudar o nome, que tal separar o clube com nome de Portuguesa do time de futebol com o nome de Lusa Brasil ou Lusa Brasileira ou somente Lusa ?. O nome Portugusa sempre foi vítima de preconceito que pesou muito para levar a Lusa a beira da falência. Agora é mais uma chance de ressurgir com um nome mais abrasileirado.

  6. Na Vitória na derrota Sempre LUSA.
    Parabéns diretoria e todos da comissão técnica e envolvidos.
    Agora já temos um calendário nacional,com pés nos chão e sabedoria chegaremos lá.
    Obrigado presidente Castanheiro.

  7. Parabéns a todos pela conquista e tenho certeza que vamos voltar a velejar em grandes mares. Quanto a mudança de nome que se referiram até que em parte sou favorável, pois sou sócio desde os anos 50 da lusa. E vi que o nome Portuguesa às vezes atrapalha; pois naquela época quando fizemos a TRI FITA AZUL no cenário internacional , no ano seguinte a portuguesa carioca pois tudo a perder em excursão nefasta. É a nossa Lusa perdeu muito no exterior. É o Sr João Havelange certa vez disse que com êsse nome jamais seríamos campeões brasileiros. Que tal: Brasillusa ou Lusobrasileiro?

  8. Que viagem, mudar o nome de um clube centenário.
    Todo mundo sabe quem é a Portuguesa. E o apelido, Lusa, já é bem consolidado. Trocar o nome não fará o clube conquistar títulos, o que a Lusa precisa é de profissionalismo, e essa gestão começou a dar os primeiros passos.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here