Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

Depois de abrir dois gols de vantagem nos primeiros quinze minutos, a Portuguesa, no entanto, sofreu uma virada nesta segunda-feira (7). Com a ajuda do árbitro, que inventou um pênalti para o XV de Piracicaba quando o jogo ainda estava 2 a 0, a Rubro-Verde saiu derrotada por 3 a 2 do estádio Barão de Serra Negra. O NETLUSA transmitiu a partida com narração de Gomão Ribeiro.

Com esse resultado, a Rubro-Verde precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na volta para avançar às semifinais. Caso vença por apenas um de diferença, o classificado será conhecido nas cobranças de pênalti. O duelo de volta acontece na próxima segunda-feira (14), às 17h, no Canindé.

O jogo

A Lusa começou arrasadora. Pois, aos oito da primeira etapa, Guilherme Nunes passou pela defesa do XV na esquerda e, dentro da área, tocou para o meio. Lúcio Flávio deixou a bola passar, contudo Diego Rosa estava atrás e não teve muito trabalho para tocar na bola e abrir o placar.

Em seguida, logo aos 15 minutos, foi a vez do próprio Guilherme Nunes balançar a rede. No meio-campo, o volante começou a jogada com um roubo de bola e um passe para Lucas Douglas. Este, tocou para Lúcio Flávio, que levantou na área. Sem deixar a bola cair, Guilherme Nunes bateu na saída de Mota e já correu para o abraço.


Aos 19 minutos, um drone paralisou, por duas vezes, a partida. O atraso de quatro minutos esfriou os ânimos da Rubro-Verde. O time da casa teve uma grande chance aos 27, mas abriu o placar somente com uma ajuda da arbitragem. Em uma falta de Vinicius em Macena, que só o juiz viu, o pênalti foi marcado e Daniel Costa descontou. Menos de dois minutos depois, nova penalidade, desta vez por causa de um toque no braço do zagueiro Ícaro. Daniel Costa bateu do mesmo jeito e empatou o confronto.

Segundo tempo

Com sete minutos da segunda etapa, Daniel Costa anotou seu terceiro gol para dar a virada ao XV. Logo após contragolpe da equipe mandante, ele recebeu a bola na entrada da área de Feijão e finalizou de primeira.

O técnico Fernando Marchiori fez duas alterações de uma só vez aos 18 minutos Diego Rosa e Lúcio Flávio saíram para dar espaço à Adilson Bahia e Anselmo. Contudo, o XV de Piracicaba continuou levando perigo e o goleiro Dida, aos 21, evitou que Diego Jussani cabeceasse a bola para anotar o quarto tento. Aos 28, Vinicius falhou feio na defesa e deixou a bola para Macena, que deixou Marcelinho na cara do gol, mas ele acertou o travessão.

Com 32 minutos, Geovane e Jobinho entraram para tentar dar mais poder ofensivo à Lusa. Contudo, os atacantes, durante todo o segundo tempo de uma forma geral, não conversaram bem para criar grandes chances. A equipe ainda alçou algumas bolas na área, mas sem levar muito perigo.

Ficha técnica

Portuguesa 2 x 3 XV de Piracicaba

Quartas de final da Série A2 do Campeonato Paulista – Jogo de ida
07/09/2020 – 17h30
Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba

Portuguesa: Dida; Caíque, Ícaro, Felipe Gregório e Vinicius Silva; Carlão, Guilherme Nunes e Roger Gaúcho (Jobinho 32’/2ºt); Lucas Douglas (Geovane 32’/2ºt), Lúcio Flávio (Anselmo 18’/2ºt) e Diego Rosa (Adilson Bahia 18’/2ºt).
Técnico: Fernando Marchiori

XV de Piracicaba: Mota, Jefferson Feijão, Douglas Marques, Diego Jussani e Paulão (Samuel Balbino); Felipe Manoel, Gabriel Soares e Daniel Costa (Erison); Kadu Barone (Erick), Macena (Kelvin) e Caio Mancha (Marcelinho).
Técnico: Evaristo Piza.

Árbitro: Leandro Carvalho da Silva
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho e Mauro André de Freitas.

21 comentários

  1. O árbitro não atrapalhou, ele deliberadamente prejudicou a Portuguesa O primeiro pênalti nem o Castrilli apitaria. Os jogadores do XV cansaram de cometer faltas e o tal Leandro não os puniu ao menos com o cartão amarelo. É sempre assim , em jogos importantes da Lusa escalam um soprador de apito de baixíssimo nível e ele não desaponta quem o escolheu.

  2. JUÍZES LADRÕES, AJUDAM O CORINTHIANS E ROUBAM NOSSA LUSA… ATÉ QUANDO ISSO ? É ETERNO O ROUBO NO APITO ??? CRIEM CORAGEM E TIRE O TIME DE CAMPO….SEMPRE ESSA HISTÓRIA DE APITO CONTRA A LUSA !!!

  3. VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA!
    Escalaram um juiz para decidir o jogo. Para mim os dois pênaltis foram marcados “por alguém que queria MUITO ver pênalti”. Além disso deixou os caras baterem à vontade e parar toda jogada. Sujo, baixo… Vergonhoso! Assim como foi contra o Vila na Série C e contra a Ferroviária na Copa Paulista.
    Jogamos bem no início e depois também “amarelaram”. Qual é a do Vinicius??? Quase entregou várias bolas! Depois do 2 X 2 não jogaram nada. Tirar o Diego Rosa e colocar o Adilsom Baia?????? Pô deixa o time com um a menos que é melhor. Pelo menos não tem um para atrapalhar. Não sei porque me iludo. A FPF não quer que voltemos à elite. E nossos jogadores além disto SEMPRE amarelam na hora “H”. Estou de saco cheio!

    • Para quem pensava que o Castrili estava enterrado, eis que a história se repete….dois pênaltis inexistentes. Agora, se o Ícaro não vira de costas a bola não teria batido na sua mão, apesar do braço estar colado ao corpo.
      O que preocupa é a falta de um centroavante para empurrar para dentro …
      No mais, há jogadores que não reúnem a menor condição de vestir a nossa camisa.
      O problema é que o ataque tem que ser assertivo, pois não não criamos chances de gol. Enfim, só nos resta acreditar, mais uma vez …

  4. não adianta chorar o penalti
    o time jogou mal
    a segunda bola era sempre deles
    o terceiro gol erramos o passe no ataque e eles meteram o contra ataque

    o time estava jogando bem
    mas hoje não mereceu

    tem que mudar certas peças

    ainda acredito
    VAMOS LUSA !!!!!!!!!

  5. O segundo tempo foi sofrível, perdemos todas divididas e não ganhamos quase nenhum rebote , se tivesse um cone no gol deles dava conta. Obs. Nosso lateral esquerdo gosta de uma emoção hein!

    • O lateral-esquerdo, Vinicius, tava louquinho para fazer besteira. Depois o “genial” técnico ainda queria te cortado o Cesinha da lista de inscritos para esta fase. É cada uma que se vê…

  6. , 1- juiz safado, não teve nenhum penalti e os caras do XV fizeram 200 faltas. 2- nossa defesa foi ridícula, os 2 beques perdidos e os 2 laterais deviam ser deixados lá em Piracicaba. – 3 – cadê o Gaucho ???? alguem viu ele por ai ???? 4- o Lúcio Flávio depois que voltou, NÃO VOLTOU, 5 – o XV queria ganhar o jogo, mas só cruzava bolas na área , tudo pela nossa direita, . 6 -Segundas bolas ???? onde ? cadê ? 7 – Para um time que quer subir nós não fizemos por onde, 8 – EU QUERO UM TIME DE MACHOS

  7. O juiz é safado… estava clara a intenção de fazer o resultado… futebol se ganha dentro e fora do campo.. acorda diretoria!!!!! Agora, também não podemos ignorar a péssima defesa que estava em campo… defesa de várzea é melhor!!!! Roger Gaúcho = piada, o ataque foi cardíaco.. ou seja, hoje o time foi um desastre…o XV vacilou… hoje era o dia da classificação.. se tivesse continuado na pressão teria goleado e definido a situação… ainda existem possibilidades de reversão mas, como sempre, a praia está a vista… vergonha!!!!

  8. 100 anos sendo roubada!
    Simples assim.
    Triste sina a nossa
    Mesmo não jogando bem a vitória estava bem encaminhada, mas o juiz inventou um pênalti, depois o segundo que pra mim era duvidosa, mas na dúvida “sempre” o apito é contra nós….
    Lamentável
    Mas vamos reverter no Canindé
    Vai LUSA vamos subir

  9. Péssimo assoprador. Roubou nossa LUSA na cara de pau. Ele pensou que o adversário fosse o corintxa pelas cores e nos garfou.

    Próximo jogo da para reverter, só não pode esquecer de voltar ligado.

  10. Segundo o próprio site da FPF esse péssimo árbitro é totalmente inexperiente, tendo até o momento dirigido apenas dois jogos entre profissionais na série A3 ( Rio Preto 0 x 2 Noroeste e Batatais 2 x 1 Desp. Brasil). O jogo XV e Portuguesa exigia alguém mais experiente e capacitado e escolhem um soprador de apito desse nível. Era para dar problema mesmo.

  11. Pesquisei o nome do Leandro Carvalho da Silva no Google e de cara estavam três partidas polêmicas com este arbitro no centro das confusões causando inclusive quebra pau em uma partida do Nacional. Em uma partida da 2 divisão ele operou o S José contra o União de Mogi das Cruzes. Em outra na A3 ele operou o Rio Preto com muita reclamação do técnico. Incrível que os dirigentes da Lusa não façam a lição de casa e investiguem o arbitro antes de uma partida importante como esta.

  12. O juiz realmente foi totalmente parcial, além da firmesa em dar os penaltis foi nítido a complacência nas faltas cometidas pelo XV que bateu muito e a vontade…foram camisas puxadas safanões e tudo bem…passou impune…tem saber de onde é esse juiz mas já dou minha sugestão…é do interior..!!!

    De qq forma nossa zaga e meio deram muitos espaços e o XV mesmo perdendo entrava toda hora em nossa área….precisamos ter mais pegada no meio e termos o lateral Danilo Baia e William Magrão de volta senão será difícil demais…e nosso técnico mexeu errado tirou Lucio Flavio q até estava brigando e Diego Rosa q não estava mal e matou o time com essa mexida….

    Precisamos recuperar o psicológico e tentar motivar os jogadores com essa safadeza do juíz pra darmos o troco em dobro aqui….

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here