Foto: Divulgação/Portuguesa

O adversário era tão ruim quanto nós e vinha para buscar um ponto e rifar a sorte na última rodada, conforto que nós não tínhamos. Em situações assim, é necessário criar um ambiente hostil e isto se faz enchendo o estádio.

+ “Todos nós temos responsabilidade”, afirma técnico da Lusa

Existem outras formas, digamos, menos republicanas, que remeteriam aos anos 1980 e 1990, que não direi aqui porque não devem ser feitas e, honestamente, não servem para nada que não seja deixar o adversário com sangue nos olhos. E sangue, já bastava o nosso.

Promoção no preço do ingresso. Brigar para que o jogo seja disputado em um horário decente. Fazer o torcedor se sentir importante e peça fundamental na luta pela vitória, que poderia significar a sobrevivência.


Nada disso foi feito.

Nada disso foi tentado.

Nada disso foi passado ao torcedor.

Em vez disso, o ingresso continuou custando 60 mirréis e o recado foi dado: mais ajuda quem não atrapalha. Mas isso serviu ao São Bento, que, sem a pressão vinda das arquibancadas, que poderiam sim empurrar um time ruim, mas animicamente aditivado, não foi forçado ao erro.

Conforto. O São Bento mais parecia um cliente em uma loja de colchões, que chegou, foi atendido da maneira mais cordial, deitou-se, descansou e foi embora sem levar nada, além do ponto que lhe servia. Só faltou o cafezinho.

E nós ficamos como o vendedor que despendeu tempo e atenção, mas não fez a venda que era necessária para bater a meta daquele dia. Como tem sido em quase todos os jogos, é bom que se diga.

Analogias e colchões à parte, a Portuguesa chega à última rodada dependendo de outros resultados para não voltar ao limbo da Série A2. Neste final de semana, quase todos os resultados que eram precisos aconteceram: a Inter de Limeira perdeu, o Ituano entrou pelo cano, a Ferroviária dançou.

Só faltou um, o nosso.

No próximo domingo, torceremos por novos tropeços dos mesmos adversários, mas será preciso fazer a nossa parte, coisa que não fizemos até agora. Se cair, e tudo indica que sim, tudo o que restará será aquela mesma turma que é vista como entrave, empecilho, inimiga íntima. Que com ou sem colchão, confortável ou não, está lá.

Só não sabemos até quando, pois colchão ruim cansa.

* Marcos Teixeira, 45, é jornalista, lusitano e colunista do site Ludopédio.org

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

14 comentários

  1. Não se desejava estádio cheio. Montaram o pior time da Portuguesa na A-1 de todos os tempos. Saco de pancadas. Se antes estávamos no ostracismo complemento da mídia e torcedores, hoje somos piada. “Não tinha nem que ter subido.”, “O lugar de vocês é na A-2 mesmo.”, “A Portuguesa acabou. Se liga e arranja outro time para torcer porque a “burra” já era.”, “Troca de Portuguesa. A Santista é melhor.” e por aí vai… O estádio cheio seria pressão para o São Bento e também para a diretoria. Aliás, parabéns à Denise que foi ao estádio para segurar a bronca sozinha. Com tudo isto ainda tem gente que defende o presidente. Torcem para o Castanheira F.C. Os inconformados que opinam aqui torcem para a Associação Portuguesa de Desportos e não aceitam a humilhação a que este centenário clube vem sofrendo. Esta é a diferença básica nos posicionamentos aqui. Portuguesa sempre Portuguesa. Nenhum presidente é maior que a instituição.

  2. o Castanheira fez coisas boas na administração, nada sabendo de futebol, contratou o TC. – O TC montou um bom time para a A2 e foi promovido, ai alguma coisa aconteceu no 2o. semestre que não deu certo. – Cairam de pau em cima dele afirmando que se mantido aquele time batia e voltava, que ele fez ? , ouviu as reclamações e contratou uma baciada de amigos da Nasola jr., ai entornou tudo. – treinador ruim, jogadores ruins, ingresso $ 60 (queria $ 80).- Pelo que vi ontem caimos, não houve empenho, não houve raça, não houve chutes ao gol, um monte de atletas (?) que não acertam 2 passes seguidos. Triste

  3. Segunda Feira começa a faxina no Time da Lusa. Roberto Cordeiro – Diretor de Futebol arruma essa barca furada que acabamos de Assistir exemplo: Jogadores de Péssima Qualidade e sem Motivação para jogar. Será que Não acertaram o Bicho por Resultados Positivos ou será que são Ruim Mesmo. Mas de uma coisa estou certo Trazer uns Pé de Rato como esse Time NUNCA mais. Passamos vergonha a Série A1 Inteira. Sugestão: Contrata o Ex- Técnico do Flamengo Dorival Junior e da carta branca para ele.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here