Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

O que esperar da Portuguesa nessa Série A1? Honestamente, eu não sei. Como torcedor, acho que nossa obrigação é começar qualquer torneio com a mentalidade de tentar o título. Seria maravilhoso o tetracampeonato justamente quando se completam 50 anos da nossa última conquista.

+ Onde assistir ao vivo Portuguesa x Botafogo pelo Paulistão 2023

Sendo mais racional, e olhando o abismo financeiro entre nós e times que estão na elite nacional e continental, é prudente deixar os dois pés no chão. Mas esse é o lado bom de não entrar como favorito. O que vier é lucro! Qualquer coisa que não seja o rebaixamento já é motivo de alívio: querendo ou não, ficar em 14º na A1 traz o mesmo resultado que o título da A2. E nós comemoramos bastante o título da A2, não?

Uma vaga na Série D já seria pra comemorar pra caramba – e olha que estamos falando de voltar a um torneio nacional só daqui a um ano e meio… Passar de fase, então, seria um sonho, provavelmente pegando o Palmeiras. Nem lembro se já tivemos algum jogo oficial do profissional no Allianz Parque….


Tem ainda o tal Troféu Independência, que a FPF bizarramente decidiu mudar o regulamento na véspera do Paulistão, e agora não dá mais vagas à Copa do Brasil. Vale a pena tentar, porque título é título, mas não parece mais algo tão chamativo.

Lembro que no Brasileirão de 2012 tinha um clima de bastante euforia na última rodada, contra a Ponte Preta. O simples fato de não cairmos já era motivo pra vibração. Para um clube do nosso tamanho, ficar em 14º no Paulistão pode não significar nada. Mas para um clube do nosso tamanho que ficou quase uma década longe de tudo… As coisas mudam de proporção. Assim como ficar em 16º no Brasileirão na década de 90 não era nada demais, mas em 2012…

Vamos aproveitar. Temos 12 jogos mágicos, decisivos, animadores pela frente. Vamos comparecer, torcer, apoiar. Sem entrar em campo, é o que podemos fazer. Espero que venham mais outros tantos nas fases seguintes, mas existe uma possibilidade real de voltarmos pra A2 e ficarmos sabe-se lá quanto tempo longe da elite de novo. Aliás, depois da repercussão dos R$ 80, a diretoria voltou atrás e abaixou o preço dos ingressos, corretamente. Agora só falta cravar que o clássico contra o Corinthians será no Canindé!

São praticamente oito anos longe de uma divisão de elite. A verdade é que parece até estranho voltarmos a uma competição com tanta cobertura midiática. Meu amigo Gustavo, o “Mr. Lusa”, me mandou uma mensagem essa semana relembrando “como era o mundo” da última vez que a Lusa jogou uma partida na A1. Novelas, músicas, governantes, a proximidade de meses com o 7 a 1 do Brasil… Parecia outro mundo.

Nesse embalo, aproveito pra relembrar nossa última escalação na elite paulista: Rafael Santos; Cascardo (Filipi Souza), Guilherme Almeida, Valdomiro e Alex Lima (Luan Peres); Ferdinando, Caíque, Betinho e Jean Mota; Léo Costa e Edno.

Rumo ao tetra! Mas com os pés no chão! Nos vemos no Canindé!

PS: Para ficarmos de olho… A vaga na D parece mais acessível via A1 do que via Copa Paulista. Há uma série de times com vaga garantida no calendário nacional do ano que vem, ou seja, não disputam conosco: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Red Bull na Série A. Botafogo, Guarani, Ituano, Mirassol, na Série B, e o São Bernardo, na Série C. Levando em conta que Inter de Limeira, Ferroviária e Santo André estão jogando a D e podem subir para a C…

* André Carlos Zorzi é jornalista, autor de “Para Nós És Sempre O Time Campeão – A Portuguesa de 1996” e coautor de “Lusa: 100 Anos de Amor e Luta”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

5 comentários

  1. Tô achando que não vamos obter um pontinho sequer nesse campeonato , serão 12 derrotas, somos o Ibis do campeonato paulista, todos adversários nos venceram sem problemas. E ainda chamam os jogos da lusa contra o Corinthians , São Paulo e Santos de clássicos , para vai.

  2. Essa mentalidade de time pequeno é o que nos apequena cada vez mais. Comemorar ou incentivar um 14o lugar é como aceitar uma possível queda…Times que jogam com tanto risco de cair e essa espécie de pensamento, são fadados ao fracasso…Creio que o objetivo deva ser a classificação e não a manutenção na primeira divisão. Quanto menores os objetivos, menores as conquistas.Sei da limitação do clube e da diretoria, mas esse tipo de conteúdo só é útil para jogador e técnico medíocres terem um argumento defensivo, do tipo “pelo menos o clube ficou na Primeira Divisão. Agora é se “planejar” para 2024″. Não precisamos de discurso, precisamos de ação, atitude e seriedade. O que temos é o agora, e o agora é o Paulistão 2023. Que joguem para se classificar

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here