Zorzi: Sem desespero, mas com preocupação

Derrota da Lusa no jogo de ida em Prudente cria dificuldade extra, mas classificação continua plenamente possível

11
Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

A melhor campanha da 1ª fase contra a pior. Como todo campeonato de mata-mata depois de pontos corridos, a chance de acontecer uma zebra ou ‘injustiça’ é grande. Dessa vez, a Lusa foi a vítima, perdendo pro Grêmio Prudente por 1 a 0.

+ SAF da Lusa será negociada após Copa Paulista, afirma rádio

Há motivo para desespero? Ao meu ver, não. E para precupação? Nesse caso, a coisa muda um pouco de figura. Vamos esquecer aqui os pontos e a classificação, e pensar apenas nos jogos que a Portuguesa fez em casa:

4 x 0 Santo André
1 x 0 Santista
0 x 0 São José
1 x 0 EC São Bernardo
2 x 0 São Caetano

Receba as notícias da Portuguesa de GRAÇA no seu WhatsApp!
Siga o canal do NETLUSA agora mesmo!


Tirando o São Caetano, já eliminado e em ritmo de treino na última rodada, e o fraco Santo André na estreia, nenhum resultado que nos classificaria direto. Vejamos também o Grêmio Prudente fora de casa:

0 x 1 Noroeste
0 x 0 Marília
0 x 1 Mirassol
2 x 1 Comercial
2 x 2 São Bento

Também não conseguiu grandes resultados, mas, caso repita qualquer um deles agora, ou se classifica, ou conseguiria pelo menos disputa por pênaltis. Pensando num time que pode vir ‘fechado’, jogando pelo empate e buscando nervosismo do adversário, temos que tomar cuidado.

É claro que tudo isso é muito relativo. Em todos os jogos citados, há circunstâncias, times mais ou menos fracos, que já estavam eliminados ou brigando pela classificação. Mas o destaque que faço aqui é: tanto Lusa quanto o Grêmio Prudente não tiveram jogos espetaculares, mas também não passaram vergonha. Isso vale pra campanha toda, praticamente.

Mesmo com a liderança da fase inicial, a sensação é de que a Portuguesa vem fazendo um trabalho mediano. Mas, convenhamos, isso é compreensível, já que tem sido praxe na Copa Paulista – nenhum campeão recente foi muito além disso.

Acho que será um jogo difícil, mas a Portuguesa tem todas as condições de se classificar. Fazer dois ou três gols sobre o Grêmio Prudente, jogando em casa, com incentivo da torcida e uma mentalidade de decisão, é plenamente possível.

Ou que seja nos pênaltis. O que importa é que essa derrota nos sirva de combustível para chegar com tudo na semifinal!

* André Carlos Zorzi é jornalista, autor de “Para Nós És Sempre O Time Campeão – A Portuguesa de 1996” e coautor de “Lusa: 100 Anos de Amor e Luta”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA


guest
11 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários