Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

A melhor campanha da 1ª fase contra a pior. Como todo campeonato de mata-mata depois de pontos corridos, a chance de acontecer uma zebra ou ‘injustiça’ é grande. Dessa vez, a Lusa foi a vítima, perdendo pro Grêmio Prudente por 1 a 0.

+ SAF da Lusa será negociada após Copa Paulista, afirma rádio

Há motivo para desespero? Ao meu ver, não. E para precupação? Nesse caso, a coisa muda um pouco de figura. Vamos esquecer aqui os pontos e a classificação, e pensar apenas nos jogos que a Portuguesa fez em casa:

4 x 0 Santo André
1 x 0 Santista
0 x 0 São José
1 x 0 EC São Bernardo
2 x 0 São Caetano


Tirando o São Caetano, já eliminado e em ritmo de treino na última rodada, e o fraco Santo André na estreia, nenhum resultado que nos classificaria direto. Vejamos também o Grêmio Prudente fora de casa:

0 x 1 Noroeste
0 x 0 Marília
0 x 1 Mirassol
2 x 1 Comercial
2 x 2 São Bento

Também não conseguiu grandes resultados, mas, caso repita qualquer um deles agora, ou se classifica, ou conseguiria pelo menos disputa por pênaltis. Pensando num time que pode vir ‘fechado’, jogando pelo empate e buscando nervosismo do adversário, temos que tomar cuidado.

É claro que tudo isso é muito relativo. Em todos os jogos citados, há circunstâncias, times mais ou menos fracos, que já estavam eliminados ou brigando pela classificação. Mas o destaque que faço aqui é: tanto Lusa quanto o Grêmio Prudente não tiveram jogos espetaculares, mas também não passaram vergonha. Isso vale pra campanha toda, praticamente.

Mesmo com a liderança da fase inicial, a sensação é de que a Portuguesa vem fazendo um trabalho mediano. Mas, convenhamos, isso é compreensível, já que tem sido praxe na Copa Paulista – nenhum campeão recente foi muito além disso.

Acho que será um jogo difícil, mas a Portuguesa tem todas as condições de se classificar. Fazer dois ou três gols sobre o Grêmio Prudente, jogando em casa, com incentivo da torcida e uma mentalidade de decisão, é plenamente possível.

Ou que seja nos pênaltis. O que importa é que essa derrota nos sirva de combustível para chegar com tudo na semifinal!

* André Carlos Zorzi é jornalista, autor de “Para Nós És Sempre O Time Campeão – A Portuguesa de 1996” e coautor de “Lusa: 100 Anos de Amor e Luta”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

11 comentários

  1. Estrutura de clube amador dá nisso ! Muita conversa fiada prá boi dormir ! Nesse duelo contra o Grêmio Prudente não se pensava em fator campo ! Vitória magra lá e goleada aqui eram as perspectivas maiores ! Agora , vimos que o leão de lá tem dentes e vamos ter que matar esse leão aqui , não tem outra saída !….

  2. Conhecendo a APD como nós conhecemos é motivo sim de desespero.
    Mesmo sendo contra um time de A3 a APD consegue tropeçar nas próprias pernas.
    Tomara estar enganado !!!
    É incrível a que ponto chegamos, todo esse desespero para almejar uma Serie D.
    Quem diria, parabéns aos “ilustres dirigentes” que colocaram a Lusa nessa merd@.
    Fora cambada de abutres, que venha uma SAF independente dessa máfia que existe lá pelas bandas do Canindé.

  3. Se fosse há uns 10 anos, tudo bem, agora com esse time de bosta, Dúuuuuuuuuuvido!!!

    Diretoria de merda, sempre fudendo o time, como consegue contratar sempre mal, que dizer que os outros tem mais dinheiro que a gente???? Para que tantos patrocinadores se não consegue montar uma merda de um time p disputar uma COPA do MUNDO PAULISTA????

    Pode escrever….A2 tá bem pertinho…Porque o Din Din sempre some! VSF>

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here