Foto: João Loureiro/Ag.Paulistão

Os grupos do Paulistão 2024 estão definidos. A Portuguesa está ao lado de Santos, Ituano e Santo André no Grupo A – ou seja, são justamente os times que NÃO vamos enfrentar na 1ª fase.

+ Presidente afirma que Lusa tem reforços encaminhados para o Paulistão

É claro que é difícil analisar o grau de dificuldade agora, afinal, alguns times ainda não sabem nem em qual divisão do brasileiro estarão no ano que vem. Mas já dá para ter algumas noções.

Por exemplo: no último Paulistão, Santos e Santo André fizeram 14 pontos, o Ituano 12, e nós 10. Nenhuma campanha brilhante.
Considerando que são apenas 16 clubes, e que a maioria deles está em condição melhor que nós olhando o retrospecto recente, qualquer grupo que caíssemos pareceria difícil. Mas quando comparamos com os outros três, dá a impressão de que tivemos certa sorte.


É justamente aí que mora o perigo. A suposta ‘sorte’ em ter um grupo com times mais fracos deixa a gente sonhar em passar de fase e jogar um mata-mata, mas ao mesmo tempo pode ser considerado como um ‘azar’ pensando na luta contra o rebaixamento.
No ano passado, mesmo, Ituano, São Bento e Ferroviária caíram no mesmo grupo. Três times que brigaram para não cair até a última rodada, mas não tiveram a possibilidade de jogar entre si – justamente os times mais fracos, boa chance de pontuar.

A Lusa, por sua vez, evitou confrontos com Palmeiras e São Bernardo, os dois melhores da competição. Talvez se estivéssemos no outro grupo estaríamos na A2 hoje. Em 2024, o Grupo C, com Corinthians e Red Bull juntos, tem potencial para ser esse “bom para quem não quer cair”.

Dito isso, outra dúvida: qual a ‘obrigação’ da Lusa pro Paulistão-2024? Apenas não cair? Pegar vaga na Série D? Passar de fase?
Sendo realista, sinto que, de novo, será não cair. Se garantir a permanência de forma menos turbulenta do que na última vez, já estaria ótimo. Pode parecer que é pensar pequeno, mas é só trauma de A2!

Agora, sendo torcedor, seria lindo classificar prum mata-mata e de quebra levar uma vaga na Série D. Resta à Portuguesa não cometer os mesmos erros desse ano, porque não é todo dia que a manteiga cai virada pra cima.

* André Carlos Zorzi é jornalista, autor de “Para Nós És Sempre O Time Campeão – A Portuguesa de 1996” e coautor de “Lusa: 100 Anos de Amor e Luta”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

6 comentários

  1. Temos que ficar na frente do Santo Andre e torcer pra ter um outro time muito ruim em outro grupo
    É o nosso título infelizmente
    Um dia voltaremos a ser grande ….
    Espero está vivo e ser testemunha desse milagre !!!

  2. O pensar pequeno apequena mais ainda ! Mas sabemos que para pensar grande temos que imaginar que de repente essa administração acerte na mega sena do futebol ! Castanheira ,Cordeiro e Montemor já conseguiram o mais difícil , não nos colocar na D24 ! …Que o avião consiga chegar ao seu destino ,mesmo com uma tripulação que só manja de aviãozinho de papel !

  3. Grupo forte ou fraco não vale de nada o 2 piores caem de 16 independente não pode perder pontos em casa como foi contra inter limeira perdeu e são bento empate. O água santa não vai ser o mesmo deste ano
    Santo André também tem que vencer
    São Bernardo confronto direto demais pontos e lucro .

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here