Opinião: É hora de fazer as pazes com a Lusa e olhar para frente

Todo mundo conhece um lusitano que se afastou do Canindé nos últimos tempos; chegou o momento para a reaproximação

6
Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Quem costuma andar por aí vestindo a camisa da Lusa provavelmente já recebeu variadas abordagens na rua. Na maioria das vezes, um “gosto muito da Lusinha!”, “como anda a nossa Lusa?” ou algum comentário demonstrando simpatia, mas desconhecimento básico sobre a situação do time. Às vezes, também vem alguma provocação. Lembro de uma vez em 2017, logo depois de cairmos na Série D, que um rapaz olhou pra mim e gritou: “Segundona!”. Mal sabia ele…

LEIA TAMBÉM: Presidente da Lusa se reúne com patrocinador e governo federal

Vez ou outra, porém, a gente esbarra com algum torcedor ‘de fato’. E, muitas vezes, vem um discurso de ressentimento: “Já fui bastante ao Canindé, mas não piso lá desde não sei quando”, “Enquanto fulano de tal continuar no clube, eu não volto mais”. “Já sofri muito, aquilo lá não tem mais jeito”, “Tem que demolir tudo e recomeçar do zero, aí penso em voltar”, e por aí vai… Você provavelmente conhece alguém assim.

Claro que cada um torce da maneira como quiser, e pode se aproximar ou afastar dependendo da situação do time. Mas saiba, torcedor, que você faz falta. E é uma boa hora para fazer as pazes com a Portuguesa.

Uma das coisas que mais nos diferencia de tantos outros clubes por aí, além de nossas conquistas e tradição, é a nossa torcida. Às vezes a gente reclama que vão “os mesmos 1.500 de sempre”, mas não percebe o quanto que esse é um número expressivo, ainda mais depois de tantos anos de sofrimento e rebaixamentos.

Proporcionalmente, talvez sejamos até uma das torcidas mais presentes do estado. No mesmo fim de semana do jogo contra a Santista, em que cerca de 2.500 torcedores foram ao Canindé, na A1, o São Paulo levou 21 mil ao Morumbi e o Santos levou 10 mil à Vila Belmiro. Mas a torcida do São Paulo não é só oito vezes maior que a nossa, e a do Santos não deve ter apenas quatro vezes o nosso tamanho, o que valoriza nossa presença.

A Portuguesa terá o jogo de volta contra o Primavera no Canindé na próxima terça-feira, 29, às 19h. A volta da Lusa às divisões de destaque depende muito do time em campo, mas também passa pelo nosso apoio. Por isso, sugiro: se puder, vá ao Canindé! As frustrações do passado continuarão sempre lá, mas o futuro está sendo escrito agora.

O mata-mata da A2 é a nossa chance de voltar à primeira do Paulistão. A nossa chance de jogar novamente os clássicos (os pra valer, não contra os times de garotos de Santos, Corinthians ou São Paulo que enfrentamos na Copa Paulista). A nossa chance de facilitar o caminho para o Brasileirão, com as vagas direta para a Série D. A nossa chance de ter mais holofotes, de trazer melhores jogadores. É a nossa chance de fazer a Lusa “voltar a ser o que era”.

Sei que ainda estamos em pandemia, que o horário é ingrato, que é dia de semana, que foi um sufoco para entrar no estádio na última partida. Mas é a nossa chance! Sem passar pelo Primavera, não tem semifinal, e sem a semi, não tem acesso.

O tempo é cruel e passa mais lentamente para quem está por baixo na pirâmide do futebol. Se a gente subir, podemos jogar a Série A1 daqui a nove meses. Do contrário, na melhor das hipóteses, só em 2024. Como já disse, é a nossa chance. Rumo ao tri!

* André Carlos Zorzi é jornalista, autor de “Para Nós És Sempre O Time Campeão – A Portuguesa de 1996” e coautor de “Lusa: 100 Anos de Amor e Luta”.


guest
6 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
HELDER QUEIROGA PEREIRA
HELDER QUEIROGA PEREIRA
2 anos atrás

Alguem sabe como comprar ingressos para jogo de Indaiatuba?………

RODRIGO SERRA
RODRIGO SERRA
2 anos atrás

Excelente texto André

Porém,
Eu tenho ido em todos os jogos no canindé com minha família e agora na hora da cereja no bolo, a FPF coloca o jogo do líder do campeonato terça-feira as 19h, tá de brincadeira …

E nossa diretoria o que fez para seus torcedores?
Qual indignação com todo esse descaso?

Agora é fácil vir pedir a presença da torcida ou ap volta de quem um dia se afastou por se sentir desrespeitado, ex; episódio do jogo passado .

Mas precisamos de mais ações de vdd e menos falatórios, infelizmente nós calam com migalhas de dinheiro e que nada vai mudar nossa situação

Infelizmente terça-feira serão menos 5 torcedores na arquibancada a favor de nossa lusa

E digo mais olhem para o futuro de nossa torcida que são as crianças de hoje, sabe quando terei a oportunidade de levar meus filhos 09 e 03 anos ao canindé com 3mil pessoas ?

Não teremos segundo semestre pq copa Paulista é uma competição varzeana prefiro assistir copa pionner…..

Torço para que possamos passar para semifinal e aí sim levar minha família ao estádio 🏟

Desculpa minha indignação
Mas ficar em primeiro lugar, nos deu o privilégio de jogar contra o adversário em pleno sábado e o jogo de volta em uma terça-feira às 19h

Merecemos mais respeito, pq sem nossos 1500 de sempre já não existiriamos mais.

Boa tarde a todos !

RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
2 anos atrás

É Rodrigo, a FPF vive para prejudicar a Lusa e sua torcida, já fica a mostra sua imparcialidade.

Antonio Costa
Antonio Costa
2 anos atrás

Eu estarei no Canindé na terça, a Lusa fara um bom jogo no sábado e finalizaremos na terça, já estamos nas semifinais.

Mário
Mário
2 anos atrás

A final da Copa do Mundo de 1994 foi às 12h, com 40º, por conta da TV. Se a Lusa falar algo, o que acontece é que vai pra geladeira e depois pro cemitério. Isso com qq time ou o Corinthians manda na grade horária? Se olhar por outro lado, não foi descaso…foi porque a Lusa dá audiência. Apesar de ficar chateado que seremos – 3 por conta disso e nem na TV vou ver. MAs, sei que futebol há tempos é negócio. Afinal, a maioria aqui quer SAF, mas não quer negociar coma TV. Incoerência!

RODRIGO SERRA
RODRIGO SERRA
2 anos atrás
Responder para  Mário

Mario entendo seu ponto de vista.

E nossa lusa já esta no cemitério só falta a FPF enterrar e já começaram…

Discordo de seu ponto de vista em algumas questões.

Principalmente por comparar copa do mundo com campeonato Paulista e a respeito do curintia o mesmo para a FPF interferir em horários deles ela paga milhões para isso a famosa cota de TV
E tenho certeza que se fosse eles jamais colocariam jogo contra no final de semana e como mandante em uma terça as 19h

Quando disse que concordo, sei dos interesses pessoais e financeiros que cada clube tem .

Porém me lembro de estar com meu pai em uma noite fria no canindé, eu com 6 anos e ver aquele gol antológico do Dener estádio cheio e o restante não preciso mais citar …….é sobre isso que eu penso o futuro, ele está aí basta plantar a semente em nossas crianças, Porém a importância para todas as diretorias é outra e não sua torcida sofrida.

Desculpa se caso fui rudi com meus comentários
Espero que entenda meu ponto de vista