Gustavo França balançou as redes contra a Briosa
Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Na tarde deste sábado (19), a Portuguesa venceu a Portuguesa Santista por 3 a 1, com gols de Daniel Costa, Gustavo França e Flávio Boaventura. Com o resultado, a Lusa foi a 32 pontos e se garantiu em primeiro na fase de classificação da Série A2 do Campeonato Paulista.

LEIA TAMBÉM: Invicto em clássicos? Palmeiras perdeu para a Portuguesa em janeiro

O jogo aconteceu no estádio do Canindé. Quem ameaçava a posição da Rubro-Verde nessa 15ª e última rodada da fase de classificação era o Oeste, que venceu o Audax por 3 a 1, em casa. A equipe de Barueri se manteve na segunda colocação na tabela.

Além de Portuguesa e Oeste, se garantiram no G8 e, consequentemente, nas quartas de final da competição: XV de Piracicaba, Rio Claro, Velo Clube, São Bento, Linense e Primavera, nesta ordem. Como ficou em primeiro, a equipe lusitana vai encarar o Primavera, que terminou em oitavo. Confira a classificação final da primeira fase.


Com o adversário definido, a Portuguesa ainda saberá as datas e horários do jogos de ida e volta contra a equipe de Indaiatuba, o que será divulgado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta segunda-feira (21), após Conselho Técnico. A Lusa terá a vantagem de definir a classificação em seus domínios.

O JOGO

A partida começou com quase cinco minutos de atraso por causa da ausência de ambulância, motivo que impossibilitou a torcida de entrar no estádio antes da bola rolar. Jogando em casa, a Portuguesa começou a partida tomando as primeiras iniciativas de ataque. Com dois minutos, em boa jogada pela esquerda, Caio Mancha recebeu na entrada da área e finalizou para a defesa de Leandro. Com quatro no relógio, Daniel Costa e Gustavo França tabelaram bonito na entrada da área e o camisa 10 marcou um belo gol para colocar a Lusa na frente. Aos seis, foi a vez do camisa 7 chutar ao gol, mas o arqueiro adversário salvou. Com 12 no cronômetro, a Lusa saiu em contra-ataque e, desta vez, Gustavo França recebeu de Daniel Costa e anotou o segundo tento lusitano.

A dupla Daniel Costa e Gustavo França estava funcionando muito bem no confronto, se aproveitando também das limitações técnicas do adversário. Com 34 minutos, a Briosa tentou chegar ao ataque, mas sem muito sucesso, com a zaga lusitana bem postada. Aos 26, a Santista chegou pela direita com Ermínio, que finalizou fraco para a defesa simples de Thomazella. Com 39 no cronômetro, Everton foi ao ataque em velocidade, mas a finalização foi em cima da zaga e saiu para escanteio. No minuto seguinte, Thiago limpou a marcação e finalizou de longe, fácil para o arqueiro da Lusa.

Com 31 minutos, Eduardo Diniz arriscou de fora da área para a Portuguesa, mas a bola ficou presa na defesa. O lateral voltou a chutar de fora, a bola desviou na zaga e passou rente à trave esquerda de Leandro, saindo para escanteio. Com 44 no relógio, Ermínio teve uma oportunidade após cruzamento pelo lado esquerdo, mas a cabeçada foi muito ruim. A Lusa, com a vantagem, tentou adotar um ritmo lento para os minutos finais da primeira etapa, estratégia que deu certo e, aos 47, o árbitro apitou o fim da primeira metade do jogo.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, o técnico Sérgio Soares colocou Flávio Boaventura na vaga de Marzagão, que já tinha cartão amarelo. Com três minutos, Gustavo França ficou muito perto de marcar o terceiro da Lusa. O atacante recebeu pela esquerda, driblou o zagueiro e finalizou, mas o chute foi por cima do gol. Com 12 no cronômetro, o jogo estava equilibrado, com a Lusa sustentando a boa vantagem. No minuto seguinte, Eduardo Diniz fez boa tabela com Gustavo França e cruzou para a área, mas a zaga cortou antes que Cesinha completasse. No contra-ataque, os visitantes subiram em velocidade, mas o chute de Raphael Toledo foi por cima.

Chegando em 15 do segundo tempo, o comandante lusitano colocou Luan e Anderson Ligeiro nas vagas de Cesinha e Gustavo França, nessa ordem. Aos 17, a Briosa voltou a atacar em cruzamento pela direita, mas a cabeçada de Deivid, desiquilibrado, não foi boa. Com 20 no relógio, a Portuguesa subiu em velocidade e a bola chegou na esquerda para Anderson Ligeiro. O atacante cortou o zagueiro e finalizou bem, de direita, mas o goleiro Leandro fez grande defesa. Aos 22, Daniel Costa cobrou escanteio na medida e Flávio Boaventura cabeceou forte para fazer o terceiro gol lusitano. Com 15 minutos, Danilo Pereira entrou no lugar do amarelado Luizão Nascimento.

A Briosa diminuiu o placar aos 30 minutos, com Thiago, após cobrança de escanteio. Dois minutos depois, os visitantes subiram pela esquerda com Diego Palhinha, que invadiu a área e finalizou em cima da marcação. Com 35 no relógio, Dudu recebeu pela direita e chutou cruzado, passando perto da meta de Thomazella. Instantes depois, a Portuguesa Santista voltou a colocar pressão na Lusa, só que o camisa 1 lusitano estava atento. Aos 40, Sérgio Soares promoveu a sua última substituição: Carlos Henrique na vaga de Eduardo Diniz. Com o placar a seu favor, a Portuguesa só esperou o apito final para comemorar a liderança da primeira fase da Série A2.

FICHA TÉCNICA

19 de março de 2022, Estádio do Canindé, São Paulo

Confronto válido pela 15ª rodada do Campeonato Paulista Série A2

ESCALAÇÕES

PORTUGUESA: Thomazella; Railan, Luizão Nascimento, Naldo e Eduardo Diniz (Carlos Henrique); Marzagão (Flávio Boaventura), Tauã e Daniel Costa; Cesinha (Luan), Caio Mancha e Gustavo França (Anderson Ligeiro).
Técnico: Sérgio Soares

PORTUGUESA SANTISTA: Leandro; Everton (Dudu), Douglas (Érico), Mauricio Ramos e Thiago; Betinho, Raphael Toledo e Giovanni Palmieri (Diego Palhinha); Deivid, Ermínio (Nilson) e Juninho.
Técnico: Cristiano Troisi

ARBITRAGEM

A partida foi apitada pelo árbitro Danilo da Silva, auxiliado por Fabio Rogério Baesteiro e João Petrucio Marimônio de Jesus dos Santos, os bandeirinhas.

Ouça os gols da vitória da Portuguesa:

15 comentários

  1. Gostei de ver! Vitória convincente como as primeiras. Time jogou com autoridade. Gustavo França voltou a jogar e o time no geral foi bem. Que venha o Primavera! Vamos subir, Lusaaaa!

  2. Rodrigo, os pontos não continuam. Se passar pelo Primavera, pegaremos o 4o X 5o, ou seja, Rio Claro ou Velo. Apenas os pontos servirão para quem joga a 2o partida em casa.

  3. Só para esclarecer: os pontos continuam sim somando. Logo, é impossível prever quem enfrentaremos em uma possível semifinal. Certo é que, na semi, o time com maior pontuação terá pela frente o quarto que mais pontuou entre os classificados, enquanto o segundo pega o terceiro. Repito: não tem chaveamento definido. Abraços.

  4. o que ocorreu com a ambulância ?????? e o mais incrível, o jogo começou sem a dita cuja e nós do lado de fora. Meu Deus- os times podem jogar, mas nós não podemos entrar ?????????? que venha o Primavera

  5. Alguém sabe me dizer se esse tal de Raylan é jogador de futebol mesmo? O cara consegue ser pior que o Feijão. E pensar que não renovaram com o Lenon pra trazer ele, mais uma vez jogaram o escasso dinheiro da Portuguesa no lixo.

  6. Análise realista: Ótima vitória com um começo de partida bastante agressiva e isso resultou nos dois gols em 15 minutos. mas vi dois pontos negativos: Perdemos gols cara a cara que no mata mata não podemos perder e alguns vacilos na defesa principalmnete nas bola altas e algum espaço para chutes ao nosso gol e depois dos 2 x 0 paramos de jogar. Se a Santista faz um gol nos 2 x 0 poderia dificultar . Hoje não tivemos o Marzagão nos melhores dias, estava meio fora de rítmo.E como sempre os laterais deixam a desejar não marcam bem e apoiam mal. Mas no geral fizemos uma boa partida. Precisamos pressionar praticamente o jogo todo e isso será muito importante para mata mata. VAMOS LUSA, VAMOS SUBIR!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here