Com gol relâmpago e má atuação na primeira etapa, a Portuguesa foi derrotada pelo Votuporanguense por 2 a 0 e se despediu da Copa Paulista. A partida que sacramentou a eliminação rubro-verde na semifinal da competição foi disputada neste sábado (28), na Arena Plínio Marin, em Votuporanga. Nando e Danilo Mariotto, ex-Lusa, fizeram os gols do jogo.
+ COF agenda nova reunião para discutir projeto imobiliário e SAF
Na partida de ida da semifinal, no estádio do Canindé, a Lusa venceu por 1 a 0, vantagem que foi revertida pela equipe do interior ainda no primeiro tempo do duelo. Apesar da eliminação, a Portuguesa, que já está garantida na Série D de 2025, tem grandes chances de disputar a Copa do Brasil do mesmo ano, objetivo principal na disputa da Copa Paulista. Para isso, Novorizontino ou Santos precisa conquistar a Série B, e São Paulo, Palmeiras e Red Bull Bragantino (ao menos dois desses) ficarem acima da nona colocação no Campeonato Brasileiro.
O Votuporanguense agora terá o Monte Azul pela frente na final da Copa Paulista. As datas e os horários das partidas serão divulgados durante a semana pela Federação Paulista de Futebol.
O JOGO
O início de jogo não poderia ser pior para a Portuguesa. Logo aos quatro minutos, o Votuporanguense abriu o placar. Após o terceiro escanteio consecutivo pela direita, Nando apareceu sozinho na primeira trave para cabecear e deixar a semifinal empatada no agregado.
Depois do gol sofrido, a Portuguesa começou a se encontrar em campo, mas sem assustar a meta do goleiro João Paulo. Melhor em campo, a equipe de Votuporanga controlava o jogo e tinha as melhores oportunidades, tanto que ampliou aos 22 minutos. Após tabela pelo lado esquerdo, Frank foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro. A bola passou pelo goleiro Rafael Pascoal e chegou até Danilo Mariotto, que finalizou de esquerdo para fazer o segundo dos donos da casa. Ex-jogador da Lusa, Danilo disputou quatro partidas na Série A2 de 2017 e não balançou as redes.
Atrás do placar e precisando de um gol para levar a decisão para os pênaltis, a Portuguesa se soltou mais em campo, mas ainda sem assustar o goleiro João Paulo, o que mudou na segunda etapa.
A equipe do técnico Alan Dotti voltou melhor no segundo e passou a ter mais posse de bola. Aos 13 minutos, na melhor chance da Lusa na partida, Cristiano recebeu o levantamento do lado direito e cabeceou forte. O goleiro João Paulo fez excelente defesa e salvou o Votuporanguense.
Três minutos depois, mais uma chegada de Cristiano. A Lusa chegou rápidamenta pela direita, com Leandro, que fez o cruzamento para a grande área. O camisa 10 da Portuguesa cabeceou, mas sem força e a bola não teve direção.
Apesar do controle de jogo rubro-verde no segundo tempo, o Votuporanguense quase anotou o seu terceiro gol aos 24, em cabeçada de Vinicius Bala, após cruzamento do lado direito. Aos 28 minutos, a Lusa respondeu com duas grande chances, mas o goleiro João Paulo salvou a equipe do interior. Na primeira, Leandro avançou pela direita, invadiu a grande área e finalizou para boa defesa do camisa 1 adversário. Na sequência, após cobrança de escanteio pela direito, Marco cabeceou para nova defesa do arqueiro.
Nos últimos 15 minutos, a partida ficou mais truncada, com poucas oportunidades de gol e mais faltas, o que foi melhor para o time da casa, que tinha o placar a seu favor e conseguiu neutralizar as chances da Lusa. Na pressão no fim do jogo, aos 50 minutos, o lateral direito Ben-Hur avançou pela direita, cortou para o meio e finalizou colocado de pé esquerdo. A bola bateu caprichosamente na trave e foi para fora, terminando assim a partida.
FICHA TÉCNICA
VOTUPORANGUENSE: João Paulo; Luizão, Amorim, Léo Paraíso e Frank; Jonatas Paulista, Nando (Orlando Júnior) e Bady (Felipe); Wendel Júnior (Gabriel Moyses), Danilo Mariotto e Vinicius Bala.
Técnico: Rogério Corrêa
PORTUGUESA: Rafael Pascoal; Ben-Hur, Marco, Maurício e Pedro Henrique; Ferreira, Elvis (Deivid) e Cristiano; Maceió, Anderson Magrão e Carlos Henrique (Leandro).
Técnico: Alan Dotti
Público: 3.388 torcedores