Portuguesa vence o Votuporanguense no jogo de ida da semifinal da Copa Paulista

Com gol de Cristiano, a Lusa venceu o Votuporanguense e deu um passo importante rumo à final da Copa Paulista.

36
Portuguesa vence o Votuporanguense pela Copa Paulista
Portuguesa vence o Votuporanguense pela Copa Paulista (Foto: Divulgação/ Portuguesa)

Na tarde deste sábado (21), a Portuguesa venceu o Votuporanguense por 1 a 0, no Estádio do Canindé, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Paulista 2024.

O único gol do jogo foi marcado por Cristiano, aos 9 minutos do segundo tempo. De acordo com a divulgação no estádio, 3.064 torcedores compareceram para apoiar a Lusa, o que resultou em uma renda bruta de R$64.640,00.

A partida de volta será na noite do próximo sábado (28), às 18h, no Estádio Plinio Marin, em Votuporanga. Com a vitória simples, a equipe lusitana precisa somente de um empate para avançar à final da competição.

Na outra semifinal, Monte Azul e União São João se enfrentam em busca da outra vaga na final. O primeiro embate, em Araras, terminou empatado sem gols e a classificação será decidida em Monte Azul Paulista.

O JOGO

A partida começou com o visitante tendo mais atitude, com investidas ao ataque nos 5 minutos iniciais, mas sem levar grande período à meta lusitana. A primeira grande chance foi da Portuguesa, que em subida ao ataque pela esquerda, Cristiano recebeu dentro da área e finalizou com força para a defesa de João Paulo. Chegando em 15 no relógio, a Lusa assumiu o protagonismo e levava mais problema ao Votuporanguense, que tentava sair nos contra-ataques.

Com 20 no cronômetro, a Rubro-Verde seguia com mais presença ofensiva e Carlos Henrique conseguiu uma falta perigosa na entrada da área. Na cobrança, Ben-Hur chutou colocado, mas a bola subiu muito e passou longe do gol. No lance seguinte, o time visitante saiu em contra-ataque, John Egito ficou de frente para a meta lusitana e finalizou no cantinho, passando rente a trave. Chegando em 30 minutos, o confronto se encontrava equilibrado e com poucas ações ofensivas.

O cenário do confronto se manteve o mesmo com 40 no relógio, mas com mais velocidade, embora as oportunidades estivessem ainda escassas. O árbitro deu dois minutos de acréscimo e a primeira etapa do embate decisivo foi encerrada aos 47, com o 0 a 0 ainda no placar do Estádio do Canindé. Na saída de campo para o intervalo, o goleiro Rafael Pascoal, pouco exigido na primeira metade, analisou a partida e deu destaque a qualidade do adversário, que tem bom retrospecto na temporada:

“É uma equipe muito forte. São 33 jogos no ano e só 3 derrotas, então é um time que constrói bem, mas tem uma transição boa também. A gente vem tendo dificuldade, conseguimos roubar algumas, mas se a gente baixar a linha imagina a dificuldade no nosso campo de defesa. Uma ideia que tínhamos e sabíamos que não ia ser fácil, como está sendo, mas acho que dentro de um contexto eles não criaram tantas oportunidades assim, então é dar sequência no jogo e tentar encaixar um pouco melhor as jogadas”, disse o arqueiro, em entrevista à TV Cultura.

Na volta do intervalo, a equipe lusitana voltou sem alterações. A primeira chance da segunda etapa foi do Votuporanguense, com Wendel Junior que recebeu em profundidade e cabeceou pela linha de fundo, assustando a defesa da Portuguesa. No lance seguinte, foi a vez do time da casa atacar, com Carlos Henrique, que finalizou sem muita pontaria. GOL DA LUSA! Com 9 minutos no relógio, Cristiano recebeu a bola dentro da área e finalizou com força, a bola teve leve desvio em Léo Paraíso e estufou as redes: 1 a 0.

Aos 12, Bady observou a defesa da Rubro-Verde desorganizada, arriscou a finalização, mas a bola subiu muito. De qualquer forma, a falta foi marcada pela arbitragem no lance passado. Com 16 minutos, o auxiliar-técnico César Michelon foi obrigado a fazer a primeira mudança no time com a lesão de Glauco, que deu lugar a Kauã. Agora coma desvantagem no placar, o Votuporanguense passou a ser mais ofensivo, marcando presença no campo de ataque, mas a Lusa conseguia neutralizar as jogadas.

A segunda alteração da Portuguesa aconteceu com 24 no relógio, com Diogo na vaga de Elvis. Com 28 minutos, Nando subiu alto após escanteio, mas a cabeçada foi para fora e o time visitante perdeu uma boa chance. A Portuguesa levou perigo aos 33 com Ferreira, que arriscou de fora da área, com força, muito perto do gol. Chegando na reta final do jogo, a Pantera pressionava em busca do empate, e a Rubro-Verde tentava sair nos contra-ataques. Com 40 no cronômetro Marco entrou no lugar de Anderson Magrão, a terceira substituição.

Em contra-ataque, Carlos Henrique partiu em velocidade e, com a chegada da marcação, ganhou o escanteio. Na cobrança, Ben-Hur mandou na pequena área, mas a defesa afastou para longe. O árbitro deu 5 minutos de acréscimos considerando as pausas ao longo da segunda metade do jogo. A equipe adversária pressionou nos instantes finais, mas a partida acabou aos 50, com a vitória lusitana por 1 a 0, que garantiu a vantagem para o embate de volta, em Votuporanga, em busca da vaga na finalíssima da Copa Paulista. Na saída de campo, o autor do gol, Cristiano, analisou o resultado:

“Primeiro quero dedicar esse gol ao meu filho que vai fazer aniversário. É uma decisão de 180 minutos, a gente sabe da importância de vencer em casa. A qualidade do Votuporanguense também é muito grande, isso enaltece ainda mais a nossa vitória, e a gente sai feliz de conseguir esse resultado e sabemos que lá estará em aberto, não vamos sentar em cima dessa vantagem. Nós vamos entrar para vencer a partida mais uma vez e ir à final”, disse Cristiano, em entrevista à TV Cultura.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA: Rafael Pascoal; Ben-Hur, Glauco (Kauã), Maurício e Pedro Henrique; Ferreira, Elvis (Diogo) e Cristiano; Carlos Henrique, Anderson Magrão (Marco) e Maceió.
Técnico: Alan Dotti (César Michelon)

VOTUPORANGUENSE: João Paulo; Vinícius Baracioli (Luizão), Amorim, Léo Paraíso, Frank; Jonatas Paulista, John Egito (Gabriel), Bady (Igor Pimenta); Wendel Junior, Nando (Hugo) e Orlando Junior (Bala).
Técnico: Rogério Corrêa


guest
36 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Lusitano de Goiás
Lusitano de Goiás
1 mês atrás

Hoje não jogamos bem! Maceió passou perto de ser expulso qdo foi reclamar com o bandeirinha(que fechou a cara p ele) Mas importante foi a vitória!
Agora se jogar desse jeito hoje(sem vontade) no jogo de volta em votuporanga estamos ferrados!
Mas no geral valeu a vitória 👏👏

orcida
orcida
1 mês atrás

Parabéns a todos os jogadores e comissão técnica da LUSA pelo resultado o jogo foi difícil pois o Votuporanguense tem uma boa equipe e sabe jogar portanto Parabéns torcida Lusitana pelo comparecimento dos mais de 3.000 torcedores presentes. Vamos Lusa que dia 28/09/24 tem mais.

Orlando Augusto de Oliveira
Orlando Augusto de Oliveira
1 mês atrás

Parabéns a todos os jogadores e comissão técnica da LUSA pelo resultado o jogo foi difícil pois o Votuporanguense tem uma boa equipe e sabe jogar portanto Parabéns torcida Lusitana pelo comparecimento dos mais de 3.000 torcedores presentes. Vamos Lusa que dia 28/09/24 tem mais

Inglês de Souza
Inglês de Souza
1 mês atrás

Eu assisti uma parte do jogo durante o trabalho e quando a Lusa fez o gol eu tinha acabado de colocar pra assistir!! Parabéns Lusa, vamos seguir para a final se Deus quiser 🙏🙏🙏

VIRGILIO FIGUEIREDO
VIRGILIO FIGUEIREDO
1 mês atrás

Todos os times são nivelados por baixo, a nossa vantagem é a vontade, esse time tem vontade.
Se tivessemos dois jogadores nota 8 do meio pra frente ganharíamos com mais facilidade, da até dó quando a bola chega para o último passe, de 10 erramos 11… passes de 3 metros… quando acertamos um… foi gol.
Mas tudo bem, vamos lá, falta só mais um jogo pra final.

j alex - atibaia
j alex - atibaia
1 mês atrás

estou com o Virgilio, acredito que esse time com o Portuga e o Hudson ganharia todos os jogos tranquilamente, mas não se pode negar a vontade deles em campo, pode ser suficiente.

Taubaté
Taubaté
1 mês atrás

A rola da NOSSA LUSA ficou dura……preparem o bumbum!!!

Victor
Victor
1 mês atrás

E a torcida hein, 3k em uma semifinal. Difícil…

fernandinho tatuape
fernandinho tatuape
1 mês atrás
Responder para  Victor

tem coisa nisso ai,tinha mais de 4 mil pessoas hoje no caninde, acho que nao contabilizaram mulheres e crianças que entraram de graça,muito estranho…

Carlos José Fernandes
Carlos José Fernandes
1 mês atrás
Responder para  fernandinho tatuape

Também acho não tinha o mesmo público que o o jogo conta o xv de jeito nenhum

Antonio
Antonio
1 mês atrás

Estive novamente no Caninde jogo mediano contra uma boa equipe mas creio que temos totais chances de passar pra final só que perder o Glauco complica após sua saída quem o substitui foi mal mas o que interessava era a vitória que veio então bora classificar em Votuporanga

Augusto Fernandes
Augusto Fernandes
1 mês atrás

Depois da saída do Glauco ficamos atraz e ainda bem que eles erraram nas finalizações. Lá não vai ser fácil precisamos marcar o tempo todo sob pressão. O nosso centro AVANTE é muito lento. Precisamos de mais velocidade pra lá jogar no contra ataque.

Joao F J Oliveira
Joao F J Oliveira
1 mês atrás
Responder para  Augusto Fernandes

O Anderson Magrao foi uma nulidade total !

Milto
Milto
1 mês atrás
Responder para  Joao F J Oliveira

CONCORDO PLENAMENTE COM VC

Rodolfo Vicente Teixeira
Rodolfo Vicente Teixeira
1 mês atrás

Parabéns pela vitória, que na próxima partida consiga chegar na final da Copa Paulista. VAI LUSA PÔ!

Henrique Dos Santos Augusto
Henrique Dos Santos Augusto
1 mês atrás

Depois de muito tempo consegui ir ao estádio
Que bom
Achei o Magrao muito apagado e o Henrique um tanto confuso.
No mais parabéns pela vitória.

Se em Votuporanga aprimorarmos a pressão na saída de bola deles, vamos ganhar de novo.
Ali é só apertar que eles confessam.

Já me sinto na Copa do Brasil em 2025.

Eduardo Pires
Eduardo Pires
1 mês atrás

Alguém sabe me dizer, se a Lusa for para a final e perder e o campeão escolher a Copa do Brasil, como fica essa situação?

J. Alberto
J. Alberto
1 mês atrás
Responder para  Eduardo Pires

Aí dependemos de uma combinação de resultados:

– 2 de 3 na próxima Libertadores: Palmeiras, São Paulo e Bragantino
– Campeão da Série B: Novorizontino ou Santos

Ou ainda Palmeiras, São Paulo e Bragantino na Libertadores independente de quem ganhar a Série B.

Victor
Victor
1 mês atrás
Responder para  J. Alberto

Não sabia dessa lógica, muito obrigado pelo esclarecimento.
Eu acredito que os outros times que estão na semifinal da Copa Paulista escolhem a Copa do Brasil ao invés da Série D, ou seja, ou somos campeões dessa campeonato pré amador ou vale a lógica acima.

Dgl
Dgl
1 mês atrás
Responder para  J. Alberto

Em resumo: estamos torcendo pro RB, Novorizontino, Santos, Palmeiras e São Paulo. Só falta ter que torcer pro Curintia kkk

Luiz Gustavo - Santos/SP
Luiz Gustavo - Santos/SP
1 mês atrás

Vitória importantíssima. Estive no Canindé com meus filhos e também acho que o público foi maior que o anunciado. Vamos comemorar no domingo mas a partir de segunda a moçada tem que focar no jogo do próximo sábado. Não ganhamos nada ainda, mas demos um passo decisivo. Hoje vamos curtir a vitória e depois vamos falar sobre o sentimentos que vivemos durante a partida. Bom domingo à todos!

Delfim Cornalha
Delfim Cornalha
1 mês atrás

A Lusa roda e abrem a vaga pro terceiro disputar a série D, mas como Santos ou Novorizontino são favoritos ao título da série B a Lusa deve garantir a vaga mesmo que não ganhe a CP.

Amilcar Augusto Gouveia Filho
Amilcar Augusto Gouveia Filho
1 mês atrás

Eduardo Pires, saudações lusitanas. Os quatro das semifinais preferem a Copa do Brasil e como já temos a Série D, nos resta ganhar a Copa Paulista sem depender dos paulistas na Série B.

LEONINO
LEONINO
1 mês atrás

Maceió e Carlos Henrique têm que entender que precisam jogar muita bola ainda , aqui na Lusa
, se almejam , pelo menos , times intermediários da Inglaterra ou Espanha !!! Isso aí…ou desaparecem de vez !

Amilcar Augusto Gouveia Filho
Amilcar Augusto Gouveia Filho
1 mês atrás

Luiz Gustavo, saudações lusitanas. Antes de tudo, sem saber a idade dos teus filhos, parabéns pela presença da família. Minha família é Portuguesa desde que chegou ao Brasil, há noventa e sete anos. Sou a terceira geração Portuguesa. Parte da família estava lá, ontem. Quanto ao público, penso ter sido um pouco maior, mas bem longe dos quinze mil da semifinal da A2 contra o Rio Claro. Não entendemos, ainda, que em 2025 com Paulista A1, Brasileiro D e Copa do Brasil, poderemos planejar para ganhar títulos. Lembro que Paulista e Santo André foram campeões da Copa do Brasil e com respeito aos seus feitos, são menores do que nós. Neste ano, com uma Equipe mediana, fomos melhores do que o Santos nas quartas e perdemos por coitado futebol.

Luiz Gustavo - Santos/SP
Luiz Gustavo - Santos/SP
1 mês atrás

Oi, Amilcar. Concordo com você. Na semifinal da A-2 tinha muito mais gente. Também acho que títulos de maior expressão ainda vão demorar. No momento precisamos mesmo é fazer parte da “patota” e aumentar a recita do clube. Sobre meus filhos, hoje eles tem mais de 20 anos mas frequentam o Canindé desde pequenos (aquela coisa de entrar em campo com jogadores…). Um abraço!

Amilcar Augusto Gouveia Filho
Amilcar Augusto Gouveia Filho
1 mês atrás

Leonino, saudações lusitanas. Gosto do Alan Dotti, é um trabalhador, estrutura a Equipe para os adversários à frente, mas é triste assistir trinta e três chutões para a frente, ganhar só três e na sequência deles três impedimentos. Apesar de não gostar e pela mediocridade do atual futebol brasileiro, tem hora para o chutão, mas muito mais momentos para Fernando Diniz – foi campeão da Libertadores – e o técnico do Votuporanguense. A posse de bola deles foi muito maior do que a nossa. Aínda bem que para chutar a gol, ontem, não estavam nos melhores dias. Sem sol, felizmente, pois o jogo será à noite, mas vejo a Equipe fechadíssima como a única solução para um empate ou uma jogada lúcida e sair um gol, com a única de ontem.

Aníbal Gomes Filho
Aníbal Gomes Filho
1 mês atrás

Muito feliz aqui no extremo sul do RS assistindo a minha Lusa querida pela TV Cultura. O adversário é muito bom dentro do nosso parâmetro. Mas como a Lusa conseguiu jogar melhor contra o XV no jogo da volta, espero que ocorra o mesmo no próximo sábado. Em frente sempre Lusa do meu coração

Dgl
Dgl
1 mês atrás

Quem diria e depois de toda a lambança que fizeram com o Alan Dotti neste campeonato ele colocaria a Lusa a um empate da Copa do Brasil.

fernandinho tatuape
fernandinho tatuape
1 mês atrás
Responder para  Dgl

e o castanheira cara de pau,depois de sabotar o time e o campeonato ja está dando entrevistas e se vangloriando,cara de pau…..

RICARDO NOVAES FERREIRA
RICARDO NOVAES FERREIRA
1 mês atrás

Time bom deles,mas vejo a nossa Lusa mais firme e num momento de alta confiança na hora certa. Segura o empate em 0 x 0 e traz a final para a capital.

LEONINO
LEONINO
1 mês atrás

Se o Portuga ainda estivesse aqui , teríamos feito pelo menos 3×0 no Votuporanguense e praticamente já estaríamos na final ! Castanheira , você é burro futebolístico e deveria estar de gandula ! Num jogo contra o São Paulo ,seu time do coração , nem de gandula ! Vai catar coquinho e pare de querer aparecer agora , SAFado !

walter TERRA
walter TERRA
1 mês atrás

O que nos falta de tradição nos sobram de disposição . Parabéns lusinha

LEONINO
LEONINO
1 mês atrás

Esse cara aí 👆👆👆 deve ser torcedor de outro time !!! Arrisco no Corinthians ou Juventus !!! Lusinha é a mãe !!!!

LEONINO
LEONINO
1 mês atrás

E também deve desconhecer a história do clube do Canindé ! Quem não tem tradição é o time do seu bairro !!!! Cara pentelho !!!!

LEONINO
LEONINO
1 mês atrás

Walter Plutão 👆