A Portuguesa perdeu para o Santos na tarde desta quinta-feira (27), por 4 a 1, na Vila Belmiro, pelo segundo jogo da semifinal do Campeonato Paulista Sub-20. Hyan, Ivonei (duas vezes) e Wesley Patati anotaram os gols do clube alvinegro, que eliminou a Rubro-Verde da decisão do estadual. Kadir descontou para a Lusa no fim.
LEIA TAMBÉM: Artilheiro da Copa Paulista, Caio Mancha anuncia saída da Lusa
Para o confronto deste meio de semana, o técnico Alan Dotti escalou a equipe do Canindé com duas novidades. O volante João Goiano, que foi desfalque de última hora no empate sem gols contra o Peixe após sentir dores no aquecimento, voltou. Além dele, o lateral Rodrigo, que cumpriu suspensão na última partida, também atuou.
Em contrapartida, Portela cumpiu suspensão automática e desfalcou a Lusa. Além disso, Kauã Victor, sentiu uma lesão após o jogo da Paulista Cup e também esteve fora do jogo.
Já no lado dos donos da casa, Miguelito, que estava no time principal, foi a novidade. Contudo, ele não viajou para jogar com o Flamengo, pelo Brasileirão, para ser convocado para o clássico deste meio de semana pelo sub-20.
O JOGO
Confronto teve início com pressão santista, que chegou a arriscar, com alguns minutos de campo, mas a bola bateu na trave. No retorno, a defesa afastou o perigo.
A Lusa trabalhou a bola mais tranquilamente, apesar do susto. Contudo, a primeira boa chance da Rubro-Verde surgiu apenas aos 13 minutos. Em cobrança de escanteio, Misael recebeu a bola rasteira e mandou uma bomba, mas a defesa mandou para a linha de fundo. Na segunda tentativa, Wevysther mandou e João Goiano cabeceou, mas o goleiro santista fez uma boa defesa.
O confronto passou a ficar equilibrado, mas com a Lusa apostando na tranquilidade para tentar explorar mais a área santista. Aos 22, em contra-ataque de velocidade velocidade, o Santos arriscou rasteiro, mas Ronaldo espalmou, no rebote, o camisa 1 lusitano, com o pé, defendeu novamente e afastou o perigo.
Contudo, foi no final da primeira etapa que surgiu o primeiro gol dos mandantes. Aos 46, em cobrança de falta, Ivonei aproveitou o cruzamento e finalizou, para colocar os donos da casa na frente do placar.
SEGUNDO TEMPO
Na etapa final, a Rubro-Verde foi a campo sem mudanças em relação a primeira etapa. O confronto teve início com a Lusa pressionando, em busca do gol de empate, enquanto o Alvinegro buscava aproveitar os erros de passe para explorar o contra-ataque.
Aos poucos, a Lusa criou uma das melhores oportunidades no jogo. Aos 11, João Goiano cruza rasteiro, a defesa afasta, Talles recebeu passe e mandou uma bomba, que explodiu na trave adversária.
Contudo, aos 17, o árbitro marcou pênalti para o Santos. O juiz apontou toque de bola na mão de Lucão. Na cobrança, Ivonei chutou, Ronaldo ainda tentou segurar, mas ela foi para o fundo das redes, para aumentar a vantagem santista. 10 minutos depois, em jogada de velocidade pelo lado direito, Ivonei, de cabeça, ampliou a vantagem dos donos da casa.
Aos 39, O Santos teve mais uma oportunidade e conseguiu ampliar a vantagem, com Wesley Patati, que chutou no canto direito do gol. Contudo, no minuto seguinte, Kadir tentou chutar rasteiro, a defesa mandou para o alto e encobriu o goleiro, diminuindo a desvantagem lusitana.