O documentário “Invictos – O título da Lusa na Copinha de 1991” entrou para a mostra online do CINEfoot, um dos maiores festivais de cinema de futebol do Brasil. O filme estará em exibição online e gratuita a partir desta sexta-feira (26), até segunda-feira (29). Clique no link e confira.
+ Gerente confirma permanência de Rafael Pascoal para a Copa Paulista
A produção do Acervo da Bola trata do título da Portuguesa na Copa São Paulo de 1991. Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento são os diretores da obra. A estreia do filme foi em 2021, de forma on-line, e contou com a participação de mais de 1 mil pessoas.
A produção, inclusive, foi premiada no próprio CINEfoot daquele ano. O documentário ganhou como terceiro melhor longa-metragem. Ao todo, concorreram 72 produções, entre nacionais e estrangeiras.
Na terceira colocação, ‘Invictos’ ficou atrás apenas de ‘O vice de ouro’, sobre o Botafogo-SP em parceria com a TV Globo, e ‘Em busca da história do Cruzeiro’, filme financiado por meio de leis de incentivo à cultura.
O filme resgata a essência rubro-verde de formadora de craques. Por isso, conta como aquele time se formou, lembra a trajetória dos principais atletas, como Dener, Sinval, Tico e Pereira. Além disso, aborda a importância do treinador Écio Pasca e destaca todos os passos da conquista.
Bom rever uma história que tive o prazer de acompanhar diretamente, grande equipe, um sonho que terminou rápido, bem que poderiam ter muitas mais além da de 2002, VAMOS PORTUGUESA SUA HISTÓRIA É TÃO BONITA!
E que fim levou os outros craques de bola desse timaço? Jogaram na Europa? O Denner eu já sei que caminhava para o fim de carreira aos 23 anos, só queria saber de farra…
Jogaram com a sua mãe nessa merda de time que vc torce. Some daqui, seu imundo.
Bons tempos! Grande documentário e iniciativa do Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento. Parabéns!!
e lembrar que fui em qse todos os jogos dessa copinha e perdi a grande final, isso vai me corroer até o fim da minha vida,rs, chovendo pra caramba em sao paulo e nao consegui ir na final no pacaembu….
Idem, Fernandinho. Foi o batizado da minha sobrinha e não pude subir. Foi uma Copinha com gosto de título do Brasileirão!
Romário e Renato Gaúcho sempre foram de farra e estão bem vivos até hoje ! Nenhum foi jogar na Europa ,mas Dener já havia sido comprado pelo Eintracht Frankfurt ! In felizmente ,o motorista do Dener dormiu no volante , mas que foi dormir pra sempre foi esse grande craque , admirado até pelo Maradona ! Vamos dizer que Pelé está sozinho na primeira prateleira , a segunda ,terceira e quarta prateleira do futebol sempre estiveram vazias e a briga pelo segundo maior jogador do mundo começa na quinta ,com Maradona ,Messi , Puskas ,Ronaldinho Gaúcho e outros poucos ! Dener poderia ter ocupado tranquilamente aquela segunda ou terceira prateleira vazia ! E quem ia tanto pra Europa nos anos noventa ? Poucos !!! E o primeiro a ir foi Julinho Botelho ,nos anos cinquenta , saindo da Portuguesa e indo pra Fiorentina ,que ficou com o único título italiano , graças ao próprio Julinho !!!
Aquele time do Dener , na Copinha ,foi o maior dentre todos os campeões desta Copinha ! Técnica, raça futebol moleque e futebol arte !