Campeonato Português: três gols brasileiros na vitória do Estoril no encerramento da rodada

0

Três gols brasileiros na vitória do Estoril em Vila do Conde no encerramento da rodada.

Ontem à noite no Estádio dos Arcos em Vila do Conde, o Rio Ave foi surpreendido pelo Estoril que venceu por 3 a 1 com três gols brasileiros. Os amarelinhos abriram a contagem aos 26’ da primeira etapa com Matheus Oliveira. Primeiro tempo encerrado com a vantagem mínima dos visitantes. Na segunda fase, aos 6’, Matheus Oliveira voltou a marcar e aumentou o placar. Depois de cinco minutos, o artilheiro Léo Bonatini aproveitou a cobrança de uma penalidade máxima e fez o terceiro. Ainda houve tempo para o Rio Ave diminuir. Aos 36’, Helder Postiga marcou para os donos da casa.

Sporting ganha presente de grego e Benfica assume a liderança.                          Depois de vinte e cinco rodadas o Benfica chegou à liderança isolada do Campeonato Português ao vencer o Sporting, 1 a 0, no Estádio José Alvalade. A partida foi disputada na noite de sábado e contou com a presença de 49.699 espectadores. O gol da importante vitória encarnada foi marcado pelo grego Mitroglou aos 20’ da primeira etapa.

Tudo igual na Capital do Móvel.                                                            Sexta-feira na abertura da rodada, Paços Ferreira e Marítimo fizeram partida das mais movimentadas que acabou com a igualdade em dois gols. Ao final da fase inicial o placar do Estádio Capital do Móvel registrava um nulo. Na segunda parte surgiram os gols. Aos 5’ e aos 9’, Diogo Jota marcou, abriu boa vantagem e deu a impressão que os mandantes ficariam com os três pontos. No entanto os madeirenses reagiram e foram buscar o empate com gols do lateral João Diogo aos 12’ e do brasileiro Dyego Sousa aos 25’. Resultado que agradou os insulares que somam ponto fora de casa.

Lanterna perde em casa e se afunda mais ainda.                                    No Estádio João Cardoso, Tondela, o lanterna Tondela perdeu mais uma. Desta feita o vencedor foi o Arouca que teve seu gol marcado aos 27’ do segundo tempo pelo angolano Mateus. Depois de mais um insucesso não há mais dúvida do rebaixamento do Tondela.

Na Madeira faltaram os gols.                                                                 Quem foi ao Estádio do Centro Desportivo da Madeira, Ribeira Brava, saiu de lá sem ver gols. União da Madeira e Belenenses não conseguiram mexer no marcador. Uma divisão de pontos que acabou sendo justa pela inoperância ofensiva das duas equipes.

Moreirense surpreende em Setúbal.                                                         Uma das surpresas da rodada aconteceu em Setúbal onde o Moreirense venceu o V.Setúbal por 1 a 0. O gol dos vencedores foi marcado aos 18’ da etapa final pelo brasileiro Nildo Petrolina.

Nacional vence no Bessa e complica a vida do Boavista.                       No Estádio do Bessa, o Boavista foi batido pelo Nacional da Madeira por 1 a 0. O gol dos madeirenses foi assinalado aos 23’ da primeira parte pelo médio Salvador Agra. Derrota que complica a vida dos axadrezados que ficam seriamente ameaçados de cair com os resultados dessa rodada. Para o Nacional a vitória praticamente o livra de vez da degola.

Ufa! Acadêmica vence em Coimbra.                                                     Jogando no Estádio Cidade de Coimbra, finalmente a Acadêmica venceu. Quem pagou o pato foi o irregular V.Guimarães que perdeu por 2 a 0. O nome do jogo foi Salvador Agra que assinalou os dois tentos dos mandantes, aos 5’ e aos 7’ da fase final. Placar que temporariamente tira os “estudantes” da zona de rebaixamento.

S.Braga acaba com qualquer esperança do Porto.                             No Estádio Municipal de Braga, o S.Braga venceu o Porto por 3 a 1 e praticamente colocou fim aos sonhos do Porto em chegar ao titulo nacional da temporada. O placar só foi movimentado na etapa complementar. Aos 26’ o egípcio Hassam marcou o primeiro gol do Braga. O Porto buscou e conseguiu o empate aos 40’ com o uruguaio Max Pereira. Quando todos imaginavam que o empate seria o resultado do encontro, o extremo Rafa Silva desempatou aos 44’ para o Braga e no minuto seguinte surgiu o terceiro gol dos mandantes com o brasileiro Alan. Final de partida com a boa e merecida vitória dos minhotos. A derrota foi fatal para as ultimas esperanças portistas.

Classificação

P J V E D GM GS DG
1 Benfica 61 25 20 1 4 66 17 +49 a
2 Sporting 59 25 18 5 2 49 15 +34 a
3 FC Porto 55 25 17 4 4 49 21 +28 a
4 Braga 47 25 13 8 4 44 19 +25 a
5 Arouca 38 25 9 11 5 34 27 +7 a
6 Rio Ave 36 25 10 6 9 36 37 -1 a
7 V. Guimarães 34 25 8 10 7 35 38 -3 a
8 Estoril Praia 33 25 9 6 10 28 30 -2 a
9 Paços Ferreira 32 25 8 8 9 33 34 -1 a
10 Belenenses 29 25 7 8 10 31 52 -21 a
11 Marítimo 29 25 8 5 12 36 48 -12 a
12 Nacional 28 25 7 7 11 29 37 -8 a
13 V. Setúbal 28 25 6 10 9 35 45 -10 a
14 Moreirense 26 25 7 5 13 30 43 -13 a
15 U. Madeira 25 25 6 7 12 16 32 -16 a
16 Académica 22 25 5 7 13 24 42 -18 a
17 Boavista 21 25 5 6 14 17 33 -16 a
18 Tondela 13 25 3 4 18 21 43 -22

 

LIGA DOS CAMPEÕES

Nesta quarta-feira o Benfica volta a atuar pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. O adversário será o Zenit no jogo da volta. Vale lembrar que na primeira partida, realizada no Estádio da Luz, os encarnados venceram por um a zero, gol do brasileiro Jonas, aos 46’ do segundo tempo. Os portugueses jogam por um empate em solo russo.

II LIGA

Zebra em Santa Maria da Feira.                                                                                                          Na abertura da 33ª rodada da II Liga, a zebra deu as caras no Estádio Marcolino de Castro onde o Atlético venceu o favorito Feirense por 2 a 1. Depois de terminarem o primeiro tempo sem marcar, as duas equipes voltaram mais dispostas para a etapa final e mexeram no placar. O Feirense abriu a contagem aos 3’ com Fabinho. Os atleticanos chegaram ao empate aos 32’ com o suíço Cephas Malele. No ultimo minuto da partida, Minor López, guatemalteca, fez o segundo gol da turma da Tapadinha. Resultado que atrapalhou os planos do Feirense em se manter na ponta da classificação.

Mesmo empatando em casa, Chaves mantém liderança.                         Diante de 2.080 torcedores presentes no Estádio Municipal Eng.Manuel Branco Teixeira, Chaves, o Desportivo de Chaves ficou no empate, 1 a 1, contra o V.Guimarães B e mesmo assim mantém a ponta dos candidatos ao acesso. Aos 38’ da fase inicial os mandantes marcaram com Braga. Na etapa complementar surgiu o empate dos visitantes aos 36’ com o brasileiro Rafinha.

Em Mafra o placar não foi acionado.                                                      No Parque Desportivo e Municipal de Mafra, com 900 torcedores presentes, Mafra e Benfica B fizeram um jogo fraco e sem gols, bem de acordo com as fracas campanhas que os dois fazem na competição.

Em Portimão uma goleada que ninguém esperava.                             No Estádio Municipal de Portimão, aconteceu o inesperado. O S.Braga B goleou o Portimonense por 5 a 1. Os bracarenses começaram a todo vapor e ao final da primeira parte venciam por 4 a 0. Gols do Ganês Emmanuel Oti aos 8’ e aos 15’, de Carlos Fortes aos 22’ e Didi aos 33’. No período final os visitantes marcaram o quinto gol aos 20’. Coube ao brasileiro Lucas fazer o tento de honra dos mandantes aos 43’. Derrota que breca o Portimonense na subida aos primeiros postos da classificação.

Bom empate do Famalicão no Alcochete.                                             Quem somou um ponto importante fora de casa foi o Famalicão ao empatar sem gols com o Sporting B no Stadium Aurélio Pereira, Alcochete.  Igualdade que levou o Famalicão ao segundo lugar.

Porto B e Olhanense não conseguiram balançar as redes.                         Com apenas 419 espectadores presente no Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, Vila Nova de Gaia, Porto B e Olhanense não mostraram futebol para que o placar fossei movimentado. Duas equipes que não aspiram nada no campeonato.

Penafiel vence em Viseu.                                                                           No Estádio do Fontelo, Viseu, o visitante Penafiel derrotou o Acadêmico de Viseu por 2 a 0. Os gols foram assinalados no primeiro tempo pelo artilheiro Caetano aos 17’ e aos 45’.

Empate em Vila das Aves, pior para os mandantes.                          No Estádio de Vila das Aves, diante de 1.100 torcedores, Desportivo de Aves e Freamunde empataram por um gol. Alexandre Guedes marcou para o Aves aos 43’ da fase inicial. O gol da igualdade surgiu aos 10’ do segundo tempo quando o argentino Mauro Dalla Costa marcou para o Freamunde que recebeu o resultado de forma positiva. Para a turma da casa o empate impediu que o Aves se aproximasse dos primeiros lugares.

S.Covilhã ganha mais uma em casa.                                                            O S.Covilhã jogou e venceu o Santa Clara, 1 a 0, no Estádio Municipal José dos Santos Pinho diante de apenas 300 torcedores. O único gol do jogo foi apontado por Diogo Ribeiro aos 42’ da fase inicial. Foi a décima primeira vitória dos Leões de Covilhã que dessa forma vão fugindo da ameaça do rebaixamento. Já para os açorianos a situação é das mais ameaçadoras, o Santa Clara está colado ao grupo da morte.

Farense faz lição de casa ao vencer o Oriental                                     Jogando no Estádio São Luís, Faro, o Farense soube tirar proveito dos fatores campo e torcida e venceu o Oriental pela contagem mínima. O gol da vitória dos mandantes foi marcado aos 5’ da fase final pelo lateral Hugo Ventosa.

Gil Vicente vence e volta a sonhar com o acesso.                                 Diante de 1.200 torcedores que compareceram ao Estádio Cidade de Barcelos, o Gil Vicente venceu o Leixões ,2 a 0, e volta a sonhar com a possibilidade de conquistar o acesso à Liga na próxima temporada.   Os gols do time gilista foram anotados pelo nigeriano Simy Nwankwo aos 21’ da primeira parte e aos 25’ da segunda. Derrota que volta a ameaçar o Leixões de cair de divisão.

Em sua casa o lanterna derrota Varzim.                                                   Em Oliveira de Azeméis, o lanterna Oliveirense venceu o Varzim por 1 a 0.O gol foi marcado por Mario Mendonça aos 20’ da fase inicial na cobrança de penalidade máxima. No Estádio Carlos Osório, apenas 300 torcedores compareceram. Mesmo vencendo, o Oliveirense segue na ultima colocação e muito dificilmente escapará da degola.   

Classificação

P J V E D GM GS DG
1 FC Porto B 60 33 18 6 9 63 41 +22 a
2 Chaves 59 33 15 14 4 44 30 +14 a
3 Famalicão 56 33 15 11 7 46 34 +12 a
4 Feirense 55 33 15 10 8 39 29 +10 a
5 Freamunde 53 33 14 11 8 37 23 +14 a
6 Portimonense 53 33 14 11 8 42 38 +4 a
7 Gil Vicente 53 33 14 11 8 44 33 +11 a
8 Desp. Aves 49 33 14 7 12 36 29 +7 a
9 SC Braga B 48 33 13 9 11 39 38 +1 a
10 Varzim 46 33 12 10 11 37 35 +2 a
11 Olhanense 46 33 13 7 13 33 35 -2 a
12 Sp. Covilhã 45 33 11 12 10 34 36 -2 a
13 Atlético CP 42 33 10 12 11 33 33 0 a
14 Sporting B 41 33 11 8 14 36 42 -6 a
15 Penafiel 41 33 9 14 10 35 36 -1 a
16 Farense 40 33 11 7 15 32 36 -4 a
17 Ac. Viseu 40 33 9 13 11 31 38 -7 a
18 Leixões 39 33 10 9 14 36 43 -7 a
19 Santa Clara 37 33 10 7 16 35 41 -6 a
20 Benfica B 37 33 10 7 16 36 47 -11 a
21 V. Guimarães B 36 33 9 9 15 33 47 -14 a
22 Mafra 35 33 7 14 12 23 27 -4 a
23 Oriental 32 33 8 8 17 37 49 -12 a
24 UD Oliveirense 26 33 5 11 17 31 52 -21 a

 

Quero enviar um grande abraço ao amigo Felipe Lucena que recentemente se desligou da PORTUGUES DE DESPORTOS. Por questões particulares Felipe Lucena optou por deixar o clube rubro-verde. Sem dúvida, um grande e competente profissional que merece todo o sucesso possível em sua carreira.

Um abraço e até a próxima.

Antonio Quintal