Porto vence Benfica na Luz e o Sporting agradece

0

Antonio Quintal

A vigésima segunda rodada do Campeonato Português foi aberta ontem com o clássico Benfica e Porto que se enfrentaram em Lisboa. Ao final da partida a vitória, de virada, ficou com a equipe do Porto por 2 a 1.

Jogo aguardado com enorme expectativa por parte das duas torcidas onde o Benfica começou melhor e abriu o marcador aos 18’ com o grego Mitroglou.  Em função da má fase que atravessa o Porto e por ter sofrido o primeiro gol de forma rápida, muita gente imaginou que o jogo estava nas mãos encarnadas e que o resultado positivo seria dos donos da casa. Passados dez minutos e o panorama começou a mudar dentro e campo. Aos 28’ o mexicano Herrera, acertou chute rasteiro no canto esquerdo de Julio Cesar e igualou o escore que ficou estampado até o final da fase inicial.   No segundo o tempo o jogo continuou muito disputado e aos 20’ o camaronês Aboubakar assinalou o segundo tento azul e branco. Na Catedral da Luz, estiveram presentes 61.536 espectadores.   O Benfica jogou e perdeu com: Júlio César, André Almeida, Lindelof, Jardel e Eliseu ( Salvio), Samaris (Talisca), Pizzi (Carcela), Renato Sanches e Gaitán, Jonas e Mitroglou. O Porto venceu com: Casillas, Maxi Pereira, Martins Indi, Awazien e Layún, Danilo Pereira, Herrera e André André (Ruben Neves), Corona, Aboubakar (Marega) e Brahimi (Varela).

Ao final do encontro, o técnico Rui Vitória disse que o empate seria injusto ao Benfica, a derrota foi muito mais.  Do outro lado o José Peseiro, que pela primeira vez ganhou na Luz, elogiou a conduta de seus jogadores enfatizando que eles souberam representar o Porto. O Benfica que vinha de uma invencibilidade de treze jogos com onze vitórias consecutivas e dividia a liderança com o Sporting, agora se preocupa com os Leões que podem ficar isolados na primeira colocação ao final desta rodada. Já os Dragões, depois de estupenda vitória de ontem, voltam a sonhar com o título, mesmo reconhecendo a distancia para os Leões.

Boa vitória do Belenenses em Moreira de Cônegos
O Belenenses deu-se bem fora de casa ao bater o Moreirense por 3 a 2 no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, Moreira de Cônegos.           O placar foi aberto aos 11’ quando o brasileiro Rafael Martins cobrou pênalti e marcou. O colombiano Aguilar empatou aos 18’ e Fãbio Sturgeon virou aos 43’. Logo no começo da fase complementar, aos 3’, Rafael Martins marcou novamente para o Moreirense. Bakic aos 21’ marcou o terceiro gol do Belenenses que ficou com os três pontos. Apenas 757 torcedores viram o jogo.

Sporting passeou na Madeira e segue na liderança
Depois de agradecer o presente dado pelo Porto, o Sporting foi à Madeira,  goleou o Nacional, 4 a 0, e comemorou a volta ao primeiro lugar de forma isolada. Os gols dos Leões de Alvalade começaram aos 3’ do primeiro tempo com o argelino Slimani. Na segunda fase a goleada se consumou com Adrien Silva aos 7’ na cobrança de grande penalidade, João Mário aos 18’ e novamente Slimani aos 41’ quando aproveitou a cobrança de pênalti. Pelo jeito o Sporting vai caminhar rumo ao sonhado titulo de Campeão Português. O passeio do líder foi visto por 4.127 torcedores.

V.Guimarães e V.Setúbal sem vencedor
No Estádio D.Afonso Henriques, Guimarães, V.Guimarães e V.Setúbal ficaram no empate por dois gols. Os visitantes marcaram aos 8’ do primeiro tempo e abriram o placar. Antes do final da primeira etapa Josué Sá empatou para os donos da casa. Na segunda etapa a equipe de Setúbal voltou à frente com o gol de Salim Cissé aos 11’. O time do V.Guimarães igualou tudo aos 26’ quando o brasileiro Otávio converteu grande penalidade.  O clássico dos Vitórias contou com 9.178 espectadores.

Arouca passa fácil pelo União
No Estádio Municipal de Arouca, o Arouca não tomou conhecimento do União e venceu a equipe da Madeira por 3 a 0. Aos 5’ da primeira fase o brasileiro Lucas Lima abriu o placar. Na segunda parte aos 2’ Mateus aumentou a vantagem e aos 8’ Adilson Tavares, também brasileiro, definiu o placar para os donos da casa.

No Estoril deu a lógica
Diante de seu público, no Estádio Antonio Coimbra da Mota, deu a lógica quando o Estoril venceu o Tondela por 2 a 1. O lanterna surpreendeu nos primeiros minutos e aos 11’ o brasileiro Nathan Junior cobrou pênalti e marcou o tento do Tondela. O francês Mendy empatou aos 18’ da fase inicial. No segundo tempo os amarelinhos chegaram ao triunfo com o gol assinalado aos 16’ pelo também francês Tikito que marcou contra. Só um milagre livrará o Tondela de voltar à segunda Liga na próxima temporada.

No Bessa o placar ficou mudo
Em jogo dos mais disputados no Estádio do Bessa, no Porto, Boavista e Acadêmica de Coimbra que não mexeram no placar. Empate nada bom para o time axadrezado. Para os estudantes o empate foi considerado bom.

S.Braga deitou e rolou na Madeira
No Estádio dos Barreiros, Madeira, o S.Braga deitou e rolou ao bater o Marítimo por 3 a 1. Os arsenalistas abriram o marcador aos 17’ quando Pedro Santos converteu uma penalidade máxima. Aos 34’,  Pedro Santos voltou a marcar e aumentou a vantagem bracarense. Aos 43’ o brasileiro Dyego Sousa diminuiu. Na segunda etapa os visitantes consolidaram a vitória quando fizeram o terceiro gol com o egípcio Hassam aos 24’. Depois foi só administrar o tranqüilo placar e somar mais três pontos na competição.

Nesta segunda-feira a rodada será encerrada com o encontro entre Rio Ave x Paços Ferreira.

II LIGA

Boa vitória do Varzim na Póvoa
Na Póvoa, o Varzim derrotou o Atlético por 3 a 2 em jogo dos mais movimentados. Os gols demoraram a sair e somente na segunda etapa o placar foi mexido. Aos 15’ Gil Dias marcou o primeiro do Varzim. Aos 29’, Manafá aumentou a vantagem local. Os atleticanos lutavam muito e aos 35’,o costa-marfinense Vouho diminuiu para os visitantes. Um minuto depois, Jorge Ribeiro igualou o marcador para surpresa da torcida do Varzim. No ultimo minuto o brasileiro Bruno Moraes salvou o Varzim do empate aos assinalar o terceiro gol.

Tudo igual em Viseu
No Estádio do Fontelo, Acadêmico de Viseu e Benfica B empataram por dois gols. O camaronês Steve Ekedi marcou para o time da casa aos 21’ da primeira fase. O sérvio Saponjic empatou aos 36’. No período complementar Kiko marcou o segundo dos mandantes aos 9’. Depois de dois minutos  Pedro Rodrigues igualou para os encarnados.

Mafra vence em casa
No Parque Desportivo e Municipal de Mafra, o Mafra, que vai mal das pernas, bateu o S.Braga B por 1 a 0. O gol salvador do Mafra foi assinalado aos 26’ da fase inicial com Léo Tomé.

S.Covilhã surpreende no Faro
O S.Covilhã obteve importante vitória fora de casa ao derrotar o Farense por 2 a 0 no Estádio São Luis,Faro. Os gols dos visitantes foram apontados na fase final. O brasileiro Davidson marcou o primeiro gol aos 23’ cobrando penalidade máxima. Aos 30’ Diarra definiu o placar. Resultado que leva o time de Covilhã aos 35 pontos e aumenta as chances de escapar da zona de reabaixamento.

Famalicão derrota Porto B
Jogando no Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, Vila Nova de Gaia, o Famalicão venceu o Porto B por 2 a 1. O brasileiro Leandro Souza abriu o placar aos 9’ da fase inicial para o Famalicão. Aos 23’ o panamenho Diaz empatou para o Porto. Aos 3’ da etapa final Leandro Souza voltou à marcar e definiu o valiosíssimo resultado do Famalicão que se junta ao pelotão dos candidatos ao acesso.

Sporting B faz a lição de casa
No Alcochete, o time B do Sporting não teve nenhuma dificuldade para vencer o Oriental por 3 a 0. Os gols do Sporting foram marcados no segundo tempo. Aos 13’ Domingos Duarte marcou, aos 28’ e aos 45’ pelo brasileiro Mateus Pereira.

Ninguém segura o Desportivo de Aves
Em Vila das Aves, confirmando sua boa fase, o Desportivo de Aves venceu o Olhanense pela contagem mínima. O gol da vitória foi anotado aos 12’ da segunda fase por Pedró. Placar que leva o D.Aves aos 48 pontos se aproximando dos líderes da prova.

Chaves dá mais um passo rumo à Liga
Com o Estádio Municipal Eng.Manuel Branco Teixeira recebendo 3.401 torcedores, o D.Chaves venceu apertadamente o Freamunde por 1 a 0 e manteve a ponta da classificação do campeonato. O brasileiro Perdigão marcou o gol do Chaves aos 38’ da primeira etapa. Um resultado importantíssimo para os donos da casa no chamado jogo de seis pontos.

Não houve vencedor em Barcelos
No Estádio Cidade de Barcelos, Gil Vicente e Santa Clara fizeram bom jogo, cheio de alternativas e empataram por dois gols. Os açorianos começaram ganhando. Aos 16’ da primeira parte, Cadú marcou contra. No segundo tempo os gilistas empataram com Djamal aos 18’ cobrando grande penalidade. Os  mandantes viraram o placar aos 28’ com Avto. No ultimo minuto de jogo o moçambicano Reginaldo igualou para a equipe dos Açores.

Oliveirense não consegue vencer em casa
Nem mesmo jogando em casa, Estádio Carlos Osório, Oliveira de Azeméis, o lanterna Oliveirense conseguiu vencer. A equipe mais fraca da competição apenas empatou com o Penafiel por um gol. Logo aos 3’ Mário Mendonça marcou para os mandantes. Na etapa final o Penafiel empatou aos 41’ com o brasileiro Vieira. Com apenas 23 pontos ganhos, o Oliveirense está virtualmente rebaixado. Enquanto isso o Penafiel luta muito para sair da zona da degola.

Feirense vence em continua na cola do Chaves
Jogando diante de seus torcedores no Estádio Marcolino de Castro, o Feirense venceu o Portimonense por 2 a 1. A representação de Portimão abriu o placar logo aos 3’ da fase inicial e provocou tensão na torcida local que viu sua equipe terminar a primeira etapa em desvantagem.  Na segunda parte aos 27’ Barge empatou para o Feirense. O gol da vitória do time da casa veio somente aos 43’ quando Kizito Luwagga desempatou para alívio do time de Santa Maria da Feira. Com os três pontos ganhos o Feirense segue perseguindo o D.Chaves que também venceu na rodada e segue puxando a fila dos favoritos ao acesso.

V.Guimarães vence o Leixões em casa
Na ultima partida da rodada, o time B do V.Guimarães venceu o Leixões por 1 a 0 no Estádio D.Afonso Henriques. O gol do time da casa foi apontado aos 21’ da primeira parte quando Denis Duarte soube cobrar uma grande penalidade. Derrota que aumenta o risco de rebaixamento do time de Matosinhos.

Classificação

P J V E D GM GS DG
1 FC Porto B 55 29 17 4 8 61 38 +23 a
2 Chaves 53 29 14 11 4 39 26 +13 a
3 Feirense 52 29 14 10 5 35 24 +11 a
4 Desp. Aves 48 29 14 6 9 33 22 +11 a
5 Freamunde 47 29 13 8 8 34 21 +13 a
6 Famalicão 46 29 12 10 7 42 34 +8 a
7 Gil Vicente 46 29 12 10 7 38 29 +9 a
8 Portimonense 46 29 12 10 7 39 33 +6 a
9 SC Braga B 39 29 10 9 10 30 33 -3 a
10 Varzim 39 29 10 9 10 33 33 0 a
11 Sporting B 39 29 11 6 12 34 37 -3 a
12 Ac. Viseu 38 29 9 11 9 30 34 -4 a
13 Olhanense 38 29 11 5 13 29 33 -4 a
14 Atlético CP 37 29 9 10 10 27 27 0 a
15 Sp. Covilhã 35 29 8 11 10 30 36 -6 a
16 Farense 34 29 9 7 13 29 33 -4 a
17 V. Guimarães B 34 29 9 7 13 29 39 -10 a
18 Santa Clara 33 29 9 6 14 32 37 -5 a
19 Leixões 33 29 8 9 12 30 38 -8 a
20 Penafiel 33 29 7 12 10 28 34 -6 a
21 Benfica B 33 29 9 6 14 32 42 -10 a
22 Mafra 31 29 6 13 10 22 25 -3 a
23 Oriental 28 29 7 7 15 35 45 -10 a
24 UD Oliveirense 23 29 4 11 14 29 47 -18 a

Um abraço e até a próxima.

Antonio Quintal.