Antonio Quintal
V.Setúbal se reabilita em casa. Depois de ser goleado pelo Boavista, 4 a 0, na ultima rodada, o V.Setúbal se reabilitou ao vencer a Acadêmica por 2 a 1 na noite da ultima sexta-feira em jogo que abriu a 19ª jornada do Campeonato Português. O time da casa abriu o placar aos 38’ da primeira etapa. Na fase final os “estudantes” chegaram ao empate aos 14’ com Nuno Piloto. O gol da vitória dos mandantes veio aos 36’ quando o congolês Issoko marcou. Depois da partida, feliz com o resultado, o técnico Quim Machado elogiou a postura de seus jogadores. Do outro lado Filipe Gouveia reconheceu os méritos do Setúbal. No Estádio do Bonfim estiveram presentes 2.289 torcedores.
Benfica vence com tranqüilidade na Luz. No sábado diante de 51.611 torcedores presentes no Estádio da Luz, o Benfica venceu o Arouca por 3 a 1 e manteve a vice-liderança. A bola rolou e pouco demorou ao Benfica abrir a contagem. Aos 3, Pizzi marcou. Ainda na primeira etapa os encarnados chegaram ao segundo gol com o grego Mitroglou aos 19’. Na etapa final o brasileiro Jonas fez o terceiro aos 22’. Coube ao venezuelano Velesquez apontar o gol de honra dos visitantes.
Boa vitória do Estoril fora de casa. No Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, Moreira de Cônegos, diante de 1.054 torcedores, o Estoril não tomou conhecimento do Moreirense e venceu por 3 a 1. O brasileiro Anderson Luís abriu a contagem logo no primeiro minuto de jogo. O time da casa se abalou com o gol sofrido e depois de dois minutos sofreu outro, desta feita foi Diego Amado que marcou. Ainda na primeira fase, aos 45’ o brasileiro Rafael Martins diminuiu para os mandantes. Na etapa final os amarelinhos sacramentaram a vitória aos 48’ quando Michael Moraes, também brasileiro, fez o terceiro.
Fim de papo, na Madeira quem manda é o União. A torcida unionista anda feliz da vida com seu time e cheia de orgulho diz que o União manda na Madeira. No Sábado, em jogo realizado no Centro Desportivo da Madeira , na Ribeira Brava, o União venceu o derby madeirense ao faze r 3 a 0 no Nacional. O nigeriano Shehu Aldullahi abriu a contagem aos 30’ da primeira parte. Aos 34’, Toni Silva aumentou para os donos da casa. Na segunda parte a vitória foi consolidada aos 3’ quando Toni Silva voltou a marcar. Triunfo que vai afastando o União da zona da degola. Para o Nacional a derrota foi péssima e muito preocupante, os alvinegros não conseguem sair do fundo da classificação.
Sporting vence na Capital do Móvel e conserva liderança. Jogando no Estádio Capital do Móvel, perante 5.920 espectadores, o Sporting conseguiu três pontos importantes ao vencer o Paços Ferreira por 3 a 1. O brasileiro Bruno César abriu o placar aos 40’ da fase inicial. Na parte final, aos 18’ o argelino Slimani fez o segundo gol que deu mais tranqüilidade aos comandados de Jorge Jesus. Quando faltavam oito minutos para o fim da partida, o Paços marcou com Bruno Moreira e deu a falsa impressão que poderia pressionar o Sporting na busca pelo empate. A esperança da torcida local durou pouco, já que aos 41’Slimani voltou a marcar. Dessa forma os Leões de Alvalade continuam na liderança da prova.
Chuva de gols no Restêlo. No Estádio do Restelo com 5.147 torcedores presentes, Belenenses e V.Guimarães fizeram um grande jogo e empataram por 3 a 3. Aos 8’ do primeiro tempo Miguel Rosa marcou para o Belenenses. Aos 24’ o montenegrino Bakic aumentou a vantagem azul e branca. Aos 36’ o costa-marfinense Bouba Saré diminuiu para o Guimarães. Quando faltavam dois minutos para terminar a primeira parte, Filipe Ferreira marcou contra e colocou igualdade no placar. No segundo tempo, aos 20’, o espanhol Ortunho marcou o terceiro dos donos da casa. O brasileiro Henrique Dourado deu números finais ao jogo na marca dos 30’ quando empatou para os visitantes.
Notável goleada do S.Braga em casa. Atuando diante de sua torcida, 9.855 assistentes, no Estádio Municipal de Braga, o S.Braga goleou o Rio Ave por 5 a 1. O egípcio Hassam abriu a goleada aos 10’ da primeira parte. Aos 17’ ele voltou a marcar e deu sinais que uma vitória elástica poderia ser registrada pelos donos da casa. No segundo período, a equipe de Vila do Conde chegou a diminuir com o belga Kayembe aos 2’. Aos 19’ Pedro Santos marcou o terceiro do Braga, aos 21’ Rafa Silva fez o quarto e aos 30’ Rui Fonte passou a régua e fechou aos contas a favor dos arsenalistas.
Gol contra dá vitória magra ao Porto na estréia de Peseiro. Diante de 32.120 espectadores o Porto precisou de um gol contra para vencer o Marítimo pela contagem mínima. Aos 22’ da primeira parte, o francês Romain Salin mandou a bola para suas próprias redes, o que serviu para o Porto ficar com os três pontos na estréia do técnico José Peseiro. Uma vitória pálida, sem brilho, de uma equipe que sabe não ter mais nenhuma chance de chegar ao título nacional. Aliás, a temporada do Porto foi fraquíssima, eliminado de todas as competições que disputou.
Nesta segunda-feira a bola rola no duelo dos desesperados. Em Tondela, jogam Tondela ( ultimo colocado) x Boavista ( penúltimo). Jogo que marca o encerramento da 19ª. Rodada a segunda do returno.
Na II Liga a briga pelo acesso está cada vez melhor.
Benfica B não consegue vencer em casa. Jogando no Seixal o time B do Benfica não passou de um empate, 1 a 1, com o Atlético de Lisboa. Ao final do primeiro tempo os encarnados venciam com o gol marcado por Pedro Rebocho aos 33’, quando aproveitou a cobrança de um pênalti duvidoso marcado para os donos da casa. Na segunda fase os atleticanos conseguiram a igualdade com Regula que também converteu uma penalidade máxima aos 29’. Dessa forma o Benfica B somou seu sétimo jogo consecutivo sem vencer. O ultimo resultado positivo encarnado aconteceu no começo de Dezembro.
Oriental vence Porto B em Lisboa. No Estádio Eng. Carlos Salema, Lisboa, o Oriental derrotou o Porto B por 2 a 1. O Porto abriu a contagem aos 6’ da primeira etapa com Rubem Macedo. Os donos da casa empataram aos 38’ com Hugo Grillo. Na etapa final, logo aos 3’ o brasileiro Fernando dos Santos fez o gol da vitória lisboeta.
Nada de gols nos Açores. Jogando no Estádio São Miguel, Ponta Delgada, Açores, Santa Clara e Oliveirense não conseguiram mexer no placar. O resultado traduz a falta de qualidade técnica das duas equipes na partida de sábado. Resultado ruim para os açorianos que não conseguiram somar os três pontos contra o lanterna da prova.
D.Aves surpreende em Portimão e sobe na classificação. No Estádio Municipal de Portimão, o Desportivo de Aves foi muito bem ao vencer o Portimonense por 1 a 0. O gol da vitória da equipe de Vila das Aves foi apontado aos 44’ do primeiro tempo pelo senegalês Théo Mendy. Assim o D.Aves sobe na classificação, se aproxima do primeiro pelotão e já começa a sonhar com a briga para voltar à Liga.
Grande vitória do Famalicão contra o líder em jogo de muitos gols. Os 3.907 torcedores que foram ao Estádio Municipal de Famalicão, viram um grande jogo onde o Famalicão derrotou o D.Chaves por 4 a 3. Os visitantes começaram marcando, aos 14’, Luís Pinto fez o primeiro. Os locais reagiram logo e aos 16’ o brasileiro Mauro Alonso empatou. Aos 37’, outro brasileiro, Leandro Souza virou o placar para os donos da casa. O Chaves respondeu aos 45’ quando Braga colocou igualdade no marcador. Na segunda parte as emoções continuaram, aos 13’ Leandro Souza voltou a marcar e devolveu a vantagem ao Famalicão. A equipe de Chaves não desistiu e aos 36’ Luís Barry empatou novamente. No ultimo minuto da partida o brasileiro Luiz Alberto assinalou o ultimo gol do jogo que deu os três pontos ao seu time. Portanto com quatro gols brasileiros o Famalicão venceu Chaves e volta a pensar em acesso.
Feirense perde pontos importantes em Mafra. No Parque Desportivo Municipal de Mafra, diante de 350 torcedores, Mafra e Feirense empataram por 1 a 1. O Feirense marcou seu gol aos 22’ da primeira parte com o brasileiro Ícaro Silva. No segundo tempo o Mafra empatou aos 32’ com Ivan Fidalgo. Resultado que não agradou ninguém. O Mafra continua enfiado no fundo da classificação e deve ser rebaixado, por sua vez o empate tirou a equipe de Santa Maria da Feira dos primeiros lugares.
Tudo igual em Penafiel. A rodada apresentou outro empate no Estádio 25 de Abril onde Penafiel e Olhanense se enfrentaram e empataram, 1 a 1. O time de Olhão marcou aos 33’ da primeira fase com o italiano Lorenzo Galassi. O tento que deu a igualdade aos mandantes foi assinalado aos 45’ do segundo tempo por Caetano. Empate que tira do Portomonense a oportunidade de subir na tábua classificatória e encostar nos líderes.
Em Braga o placar não foi mexido. Jogo fraco, feio e sem gols aconteceu no Estádio 1º de Maio em Braga onde S.Braga B e Acadêmico de Viseu não conseguiram balançar as redes.
S.Covilhã faz grande jogo e derruba Gil Vicente. Jogando para pouca gente, apenas 202 torcedores presentes no Estádio Municipal José dos Santos Pinto, o S.Covilhã derrotou o Gil Vicente por 3 a 0 no sábado à tarde. Ao final da primeira parte os locais venciam por 2 a 0. Aos 33’ o espanhol Éder Diez abriu a contagem. Aos 43’ Diego Ribeiro aumentou. Na fase final, aos 34’ o brasileiro Davidson fechou o placar. Vitória importante para o S.Covilhã que luta para sair da zona da degola. A derrota roubou dos gilistas a chance de chegar ao topo da classificação.
No Faro o Sporting B não viu a cor da bola. No Estádio São Luís, Faro, o Sporting B não viu a cor da bola e foi derrotado pelo Farense por 3 a 0. O ganês Thomás Agyri abriu o marcador aos 39’ da fase inicial. Na segunda parte o Farense marcou aos 30’ com o iraquiano Osama Rashid e aos 45’ com o cabo-verdiano Rambé.
Festa em Freamunde com vitória e colocação. No Complexo Desportivo de Freamunde, o Freamunde derrotou o V.Guimarães B por 3 a 0 e provocou muita festa por parte de seus torcedores. Placar construído com gols de Pedrinho aos 12’ da primeira etapa e aos 2’ da segunda e Bruno Alves contra aos 30’. Resultado que levou a equipe do Feamunde ao segundo lugar do campeonato. Agora é só manter a performance para garantir o acesso.
Varzim atropela Leixões longe da Póvoa. O Varzim surpreendeu no Estádio do Mar ao golear o Leixões por 4 a 0. Aos 20’ da primeira etapa Eliseo abriu o marcador para a equipe da Póvoa. No segundo período, aos 11’, o nigeriano Stanely marcou. Aos 30’ foi a vez de Gil Dias marcar e aos 38’ Stanley fechou a contagem para o Varzim que se recuperou na competição e ocupa lugar intermediário na classificação. Para o time de Matosinhos o sinal vermelho continua aceso.
Classificação
P | J | V | E | D | GM | GS | DG | ||||
1 | FC Porto B | 52 | 26 | 16 | 4 | 6 | 58 | 33 | +25 | a | |
2 | 7 | Freamunde | 46 | 26 | 13 | 7 | 6 | 33 | 18 | +15 | a |
3 | 8 | Chaves | 46 | 26 | 12 | 10 | 4 | 35 | 24 | +11 | a |
4 | Gil Vicente | 43 | 26 | 12 | 7 | 7 | 34 | 25 | +9 | a | |
5 | Feirense | 43 | 26 | 11 | 10 | 5 | 30 | 23 | +7 | a | |
6 | Portimonense | 42 | 26 | 11 | 9 | 6 | 36 | 31 | +5 | a | |
7 | 7 | Desp. Aves | 39 | 26 | 11 | 6 | 9 | 28 | 21 | +7 | a |
8 | 7 | Famalicão | 39 | 26 | 10 | 9 | 7 | 36 | 30 | +6 | a |
9 | 8 | SC Braga B | 38 | 26 | 10 | 8 | 8 | 28 | 28 | 0 | a |
10 | 8 | Sporting B | 36 | 26 | 10 | 6 | 10 | 30 | 32 | -2 | a |
11 | Olhanense | 35 | 26 | 10 | 5 | 11 | 26 | 30 | -4 | a | |
12 | 7 | Varzim | 34 | 26 | 9 | 7 | 10 | 28 | 29 | -1 | a |
13 | 7 | Farense | 33 | 26 | 9 | 6 | 11 | 29 | 30 | -1 | a |
14 | 8 | Atlético CP | 33 | 26 | 8 | 9 | 9 | 23 | 23 | 0 | a |
15 | 8 | Ac. Viseu | 33 | 26 | 8 | 9 | 9 | 26 | 31 | -5 | a |
16 | 8 | Santa Clara | 32 | 26 | 9 | 5 | 12 | 29 | 32 | -3 | a |
17 | 8 | V. Guimarães B | 31 | 26 | 8 | 7 | 11 | 26 | 34 | -8 | a |
18 | Leixões | 30 | 26 | 7 | 9 | 10 | 27 | 35 | -8 | a | |
19 | Penafiel | 30 | 26 | 7 | 9 | 10 | 25 | 31 | -6 | a | |
20 | 7 | Sp. Covilhã | 29 | 26 | 6 | 11 | 9 | 25 | 33 | -8 | a |
21 | 8 | Benfica B | 28 | 26 | 8 | 4 | 14 | 27 | 38 | -11 | a |
22 | Mafra | 26 | 26 | 5 | 11 | 10 | 21 | 25 | -4 | a | |
23 | Oriental | 26 | 26 | 7 | 5 | 14 | 33 | 40 | -7 | a | |
24 | UD Oliveirense | 21 | 26 | 4 | 9 | 13 | 25 | 42 | -17 | a | |
Um abraço e até a próxima.
Antonio Quintal