Antonio Quintal
Porto tropeça em Moreira de Cônegos.
A 6ª.rodada do campeonato português, aberta na ultima sexta-feira, começou com surpresa. O líder Porto não passou de um empate, 2 a 2, com a modesta equipe do Moreirense que até agora faz campanha das mais fracas. O Porto abriu o marcador quando o zagueiro brasileiro Maicon cobrou falta aos 18’ do primeiro tempo. Com a vantagem mínima do Porto a fase inicial foi encerrada. No tempo complementar o placar foi mais movimentado. Aos 5’, o Moreirense empatou com um gol de Iuri Medeiros, o Porto chegou ao desempate com o mexicano Corona aos 35’. Quando todos imaginavam que a contagem ficar daquele jeito, surpreendentemente os donos da casa chegaram á igualdade novamente. Aos 43’, André Fortes colocou números finais na partida. Festa em Moreira de Cônegos. Um tropeço azul e branco que poucos esperavam. O Estádio Comendador Joaquim Almeida Freitas contou com a presença de 4.425 torcedores.
Sporting se atrapalha no Bessa.
Jogando no sábado, diante de uma equipe bem fechada na defesa, marcando forte e buscando a bola do contragolpe, o Sporting se enroscou no Boavista e não foi capaz de marcar e sair do 0 a 0. Dessa forma o time de Jorge Jesus deixou escapar excelente oportunidade de se isolar na liderança depois do escorregão do Porto na sexta-feira. Mais uma vez ficou clara a fraca condição técnica ofensiva do time de Alvalade que requer alguém com mais imaginação para armar as jogadas de ataque com lucidez e qualidade. Quanto aos axadrezados, o resultado foi recebido com muita alegria, afinal de contas somar um ponto contra um favorito ao título não deixa de ser um bom negócio. No Estádio do Bessa,Porto, estiveram presentes 11.575 espectadores. É assim que o Sporting vai largando pontos pelo caminho e se afastando da chance de chegar à conquista máxima.
O Benfica aproveita os tropeções dos rivais e faz sua parte na Catedral.
O maior beneficiado com os resultados da rodada foi o Benfica que fez sua parte na Luz quando venceu o Paços Ferreira, 3 a 0, e se aproximou da ponta da classificação. Motivado pelos empates dos concorrentes e pelo entusiasmo dos 45.276 torcedores presentes ao estádio encarnado, ao Benfica não foi preciso muito esforço para conquistar os três pontos. O brasileiro Jonas abriu o marcador aos 34’ da primeira etapa. No segundo tempo Gonçalo Brandão aos 22’ ampliou e novamente Jonas aos 29’ deu números finais ao placar. Com o triunfo de ontem os encarnados encolheram a diferença para dois pontos. Sinal que vai pegar fogo no campeonato.
Estoril faz a lição de casa e sobe na classificação.
Jogando no Estádio Antonio Coimbra da Mota, diante de 1.412 torcedores, o Estoril soube se impor e venceu o União por 2 a 1. Demorou para os mandantes furarem o ferrolho madeirense, somente aos 41’ da primeira fase Léo Bonatini abriu o placar.
No segundo tempo o brasileiro Bruno César aumentou aos 30’ e coube a Eder Farias diminuir para os insulares ao 35’.
Belenenses deixa escapar a vitória em Arouca.
Depois de abrir uma vantagem de dois gols, o Belenenses não resistiu à reação do Arouca e cedeu o empate ao final da partida. Aos 41’ da primeira etapa o time do Belém inaugurou o marcador com André Sousa. Com a vantagem mínima a seu favor o time de Lisboa terminou o primeiro tempo. Aos 26’ da fase final o Belenenses chegou ao segundo gol quando Luis Leal marcou. Depois de cinco minutos começou a reação dos donos da casa. Aos 31’, Nuno Valente diminuiu e aos 41’ Hugo Bastos igualou tudo e tirou a vitória do Belenenses. No Estádio Municipal de Arouca pouco mais de 800 torcedores estiveram presentes.
Nacional fica no empate com o V.Setúbal.
No Estádio da Madeira, 1.763 espectadores viram o empate, 1 a 1, entre Nacional e V.Setúbal. Os visitantes começaram melhor e aos 14’ do primeiro tempo. Na etapa final, logo aos 2’, Rui Correa empatou o duelo. O jogo foi equilibrado e o resultado final retratou o comportamento das duas equipes.
No ultimo minuto o Marítimo consegue vencer.
Ontem no Estádio dos Barreiros, diante de 4.500 torcedores, foi preciso muita luta, muito empenho para que o Marítimo chegasse à vitória diante do novato Tondela Somente aos 49’ da segunda etapa os madeirenses conseguiram marcar o gol da vitória com Marega.
No clássico minhoto o S.Braga foi melhor.
Com o Estádio D.Afonso Henriques recebendo 19.064 torcedores, V.Guimarães e S.Braga fizeram uma partida das mais disputadas onde a vitória sorriu parao S.Braga por 1 a 0. O gol dos bracarenses surgiu aos 29’ da segunda etapa quando Rafa mexeu no placar. Mesmo trocando de técnico os mandantes não conseguiram melhorar e ficar com os três pontos. Com esse resultado o S.Braga se juntou ao pelotão que briga nas primeiras colocações.
A rodada será encerrada nesta segunda-feira com a partida entre Rio Ave x Acadêmica em Vila do Conde.
Classificação
1- Porto 14
2- Sporting 14
3- Benfica 12
4- S.Braga 12
5- Estoril 12
6- Arouca 9
7- Rio Ave 8
8- Marítimo 8
9- Boavista 8
10-Paços Ferreira 8
11-V.Setúbal 7
12-Nacional 7
13-Belenenses 7
14-União 6
15-V.Guimarães 6
16-Tondela 3
17- Moreirense 2
18-Acadêmica 0
Próximos Jogos ( 7ª rodada )
V.Setúbal x Estoril
Paços Ferreira x Nacional
Tondela x Moreirense
Acadêmica x Marítimo
Rio Ave x Boavista
União x Benfica
S. Braga x Arouca
Porto x Belenenses
Sporting x V.Guimarães
Neste meio de semana a bola volta a rolar para Porto e Benfica pela Liga dos Campeões.
Grupo G
Amanhã, dia 29, o Porto recebe o Chelsea de José Mourinho. Os portugueses somam um ponto ganho no empate contra o Dínamo Kiev enquanto os ingleses são os líderes com três pontos depois de golearem o Macabi Telavive por 4 a 0 na primeira rodada. Chance para o Porto vencer e saltar à liderança.
Grupo C
Na próxima quarta-feira (30), jogam Atlético Madrid x Benfica no Estádio Vicente Calderon na Capital espanhola. As duas equipes lideram o grupo com três pontos ganhos
Na Liga Europa teremos as participações de S.Braga, Sporting e Belenenses.
Grupo F
Na próxima quinta-feira (dia 1), o S.Braga recebe o Gronigen. O time português está com três pontos ganhos e ocupa a segunda colocação.
Grupo H
Também na quinta-feira (1) o Sporting vai à Turquia buscar a primeira vitória no grupo diante do Besiktas que já ganhou na primeira rodada. Missão complicada para a equipe de Jorge Jesus.
Grupo I
Ainda na quinta-feira, o Estádio do Restelo se prepara para ver um grande jogo. Belenenses x Fiorentina é a atração na Capital portuguesa. O time italiano está na ultima colocação do grupo sem nenhum ponto ganho, já os portugueses empataram fora de casa e somam um ponto.
No encerramento da 6ª rodada a Acadêmica perde mais uma.
Mesmo com novo técnico a Acadêmica perde outra vez. Ontem em Vila do Conde, diante de 2.558 torcedores, no jogo que encerrou a sexta rodada do campeonato português, o Rio Ave venceu a Acadêmica por 1 a 0. A equipe de Coimbra tinha como maior atração e esperança a estréia do técnico Filipe Gouveia que foi contratado junto ao Santa Clara dos Açores. O gol da vitória do time da casa surgiu aos 36’ da primeira parte com Bressan. Resultado que marca a péssima campanha que faz a equipe da Acadêmica, até aqui foram seis derrotas em seis jogos disputados e a lanterna na mão. Do lado do Rio Ave tudo segue caminhando bem, com a vitória de ontem, a equipe de alviverde chegou ao sexto lugar com onze pontos ganhos. No momento são três pontos que separam o Rio Ave dos líderes Porto e Sporting. Os vilacondenses voltam a jogar no próximo sábado contra o Boavista em Vila do Conde. No mesmo dia, os estudantes tentaram a primeira vitória na competição quando jogarão no Estádio Cidade de Coimbra contra o Marítimo da Madeira.
Um abraço e até a próxima.
Antonio Quintal